quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Parabéns ao Cruzeiro

Não é segredo para ninguém que eu sou torcedor do América. Mas, diante do show de bola que o Cruzeiro mostrou no Campeonato Brasileiro, quando se tornou campeão antecipadamente, faço questão de dar aos parabéns á equipe e também aos torcedores. Acho que todas as pessoas que gostam de um bom futebol concordam comigo, e mesmo sendo de algum time rival, aceitam que o time mostrou técnica, vontade, forca, tudo isso aliado com a garra de jogadores que estavam com a vontade de mostrar serviço. Até mesmo a presidenta Dilma Rousseff, que torce para o Atlético, deixou a rivalidade de lado e também aproveitou para parabenizar a equipe cruzeirense. "Quero parabenizar à torcida e aos jogadores do Cruzeiro pelo tricampeonato brasileiro. Foi merecido!", afirmou Dilma por meio de uma mensagem postada em seu perfil oficial no "Twitter". E não é para menos, eles merecem mesmo. Na quinta-feira passada, o time se tornou campeão do Campeonato Brasileiro antes mesmo de terminar sua partida contra o Vitória, num jogo que tinha como objetivo apenas cumprir tabela. Não acompanho a numerologia do futebol, mas não estou me lembrando que nenhum time do Brasil, que tenha conseguido esse feito. Mesmo com toda a alegria da torcida, quando centenas de pessoas se reuniram na Praça 7, para acompanhar o desfile em carro aberto do time cruzeirense, que também promoveram um incansável buzinaço na capital, o time só poderá festejar com a torcida "em casa" no dia 1 de dezembro, quando enfrentará o Bahia, no Mineirão. Repito, parabéns a todos os cruzeirenses e que um dia meu time me dê uma alegria como essa. Um abraço, Antônio Carlos

Dona Jandira valoriza cultura local

Com o objetivo de valorizar a cultura local, a obra de cada compositor e promover através da música, a integração de compositores e interpretes de diversas cidades de Minas Gerais, Dona Jandira realizou o 1º Encontro de Compositores, nos dias 9 e 10 de novembro, em Itatiaia, em seu Espaço Muticultural. A ação inédita, em toda região, foi marcada com muita alegria, troca de experiências, música e cultura. Durante dois dias de evento o Espaço ficou aberto, e houve apresentações das músicas inéditas que farão parte de um CD, que será lançado no próximo ano e distribuído à formadores de opinião e mídia em geral, valorizando assim a obra do compositor e oportunizando sua circulação. Esses compositores participaram da seleção e foram escolhidos pela equipe julgadora, composta por cinco pessoas, das áreas das artes e mídia de formação geral. Para o julgamento das músicas foram observados os seguintes itens: letra, melodia, arranjo e interpretação. Idealizado por Dona Jandira, que é cantora, musicista, pedagoga e produtora, o encontro de compositores propiciou o crescimento dos valores artísticos e a descoberta de novos talentos. “As músicas deverão ser inéditas e originais, e de autoria de moradores das cidades citadas sob pena de desclassificação”, explica Dona Jandira. Ela explicou também que o Espaço Multicultural Dona Jandira é um lugar para abrigar todos os segmentos culturais e está aberto para todos. “Quando pensei nesse espaço, pensei em realizar eventos de todos os segmentos culturais. Esse primeiro Encontro de compositores é um dos primeiros de muitas atividades que vamos promover. Ele é um espaço nosso e para todos que gostam de boa cultura”, completa. Presente no evento, a vereadora Nilma Silva disse que estava orgulhosa de fazer parte de um momento tão importante. “Precisamos valorizar a nossa cultura local, as músicas que eu escutei no Encontro são belíssimas e mostram como esses compositores são artistas preciosos e que não podem ficar esquecidos. O trabalho que Dona Jandira está realizando é muito positivo e vai valorizar a cultura local”, reafirmou. Bem-Ti-Vis - No sábado, dia 9, o evento contou com a apresentação dos alunos da oficina de violão da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. A apresentação é fruto das aulas do projeto social que a entidade desenvolve na comunidade de Itatiaia. Para a presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Máxima Bernadete, a participação da entidade nesse evento, enriquece e valoriza as ações que são promovidas na comunidade. “Ficamos muito satisfeito, pela abertura e parceria que Dona Jandira, vem nos proporcionando em seu espaço. Para os alunos e o projeto como um todo é de extrema importância, pois eles podem apresentar o que aprendem nas oficinas”. Afirma Máxima. A oficina de violão faz parte dos projetos da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, é uma ação gratuita que acontece toda semana em Itatiaia. Dona Jandira, idealizadora do evento ainda concluiu: “A comunidade de Itatiaia, bem como os Bem-Te-Vis sempre serão meus parceiros em tudo que for realizar.” Espaço - O Espaço Multicultural Dona Jandira está localizado à Rua Santo Antônio, 484 – Itatiaia, em Ouro Branco. Criado pela cantora e sob a administração da mesma, o local oferece gastronomia típica mineira sustentável em cardápio assinado pela Chef de cozinha, shows, exposições de arte, espaço para artesanato, oficinas e workshops culturais, apresentações de teatro, dança e muito mais. No espaço, a cozinha mineira tradicional ganhou um toque inovador, sem deixar de fortalecer a tradição. O visitante vai encontrar desde o tradicional e maravilhoso frango com quiabo a versões deliciosas da nossa velha conhecida costelinha de porco. A cada fim de semana um prato especial “puxa a fila” para as delícias servidas que se completam com sobremesas que deixam lembranças inesquecíveis.






segunda-feira, 25 de novembro de 2013

UFSJ inaugura restaurante

A Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) inaugurou o Restaurante Universitário (RU) no Campus Alto Paraopeba, na última segunda-feira, dia 04 de novembro. O fato marca um importante fato para as áreas de educação e desenvolvimento da região. Diversas autoridades estiveram presentes e foram recepcionadas por Valéria Kemp, reitora da UFSJ dentre elas, a prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, que também é presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) e alguns prefeitos de cidades da região, além do deputado Padre João Carlos. A reitora apresentou as dependências do novo restaurante, que irá trazer mais conforto e comodidade aos alunos e professores. Na sequência, houve uma reunião entre as autoridades, presentes e a reitoria da UFSJ para a estruturação de estudos para analisar a possibilidade de serem firmados convênios entre a universidade e algumas cidades da região. Será realizada nos próximos dias uma nova reunião para análise das propostas. Cida Campos tem boas expectativas das negociações. “Um dos nossos primeiros passos no comando do Codap foi firmar uma parceria sólida com a UFSJ. Agora, estamos encaminhando as negociações para que a nossa prefeitura e algumas cidades vizinhas possam unir forças para alinharmos ensino, tecnologia e desenvolvimento social,” disse.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

- Serra Verde é campeão do Campeonato Amador 2013

Após meses de disputadas acirradas, o Serra Verde Esporte Clube conquistou o título do Campeonato de Futebol Amador 2013 no último domingo, dia 03 de novembro, que teve o 1º de Maio como vice-campeão. O Torneio foi realizado pela Liga Ourobranquense de Desportos e Prefeitura de Ouro Branco. Abrindo as atividades à partida amistosa entre as equipes do Alto Chalet e Luzia Augusta na categoria Sub 17. O jogo terminou empatado em 2 a 2 e nos pênaltis o Alto Chalet levou a melhor conquistando o troféu da partida. Na sequência, com as arquibancadas cheias, a abertura oficial contou com a participação da Banda de Música da ACafro que abriu a entrada das equipes finalistas em campo e também executou o Hino Nacional em ritmo afro. O secretário de Governo e Comunicação, Raymundo Campos Neto, parabenizou os atletas e equipes pelo empenho. “Nossa administração está lado a lado com a população em ações que envolvam o desenvolvimento social, esportivo e o reforço da tradição e cultura local.” Durante o discurso de abertura o presidente da Liga Ourobranquense de Desportos, Geraldo Faustão, agradeceu o apoio. “Gostaríamos agradecer a todos que nos ajudaram a fazer essa Campeonato tão forte. Celebramos em especial os jogadores, a diretoria dos Clubes, a Câmara e a Prefeitura de Ouro Branco que foram nossos parceiros.” Participaram da cerimônia os Vereadores Edson de Paula (Neném), Nilma Silva, Aparecido Barbosa (Paré) e Ivo Pereira (Ivinho), líder do Governo na Câmara, e a equipe da Secretaria de Esportes, liderada pelo Secretário Nélison José Alves. A Liga homenageou as figuras que ajudaram na estrutura do grupo e do Campeonato. Foram lembrados Aprígio Pinto, Dr. Geraldo, Flávio Crizanto, além do trio de arbitragem. A final entre Serra Verde e 1º de Maio terminou em 3 a 1, dando o título ao Serra Verde. Foram premiados o Goleiro Menos Vazado, Diego do 1º de Maio; Artilheiro, Marioza, do 1º de Maio, com 11 gols e Melhor Técnico, Dr. Geraldo, do Serra Verde. Todos os atletas das duas equipes receberam as medalhas das mãos das autoridades presentes, além dos troféus de Campeão e Vice 2013.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Fiéis celebram São Judas Tadeu

O dia oficial do santo São Judas Tadeu, um dos apóstolos de Jesus, foi celebrado na segunda-feira passada, dia 28 de outubro. Devotos compareceram à capela dedicada ao santo, no bairro Belvedere não só para pedir, mas também agradecer pelas graças alcançadas. O espaço mais disputado do santuário é a parte onde fica a imagem do santo. A fila para tocá-la dava a volta no quarteirão da igreja. No dia consagrado a um dos santos mais amados da Igreja Católica, foi organizada uma programação especial para marcar a data e atender aos fiéis de todos os bairros, que passarão pelo local, para homenagear o santo das causas perdidas. No dia 28 foi realizada uma procissão pelas ruas do bairro, em seguida uma missa. O vice-prefeito Palomar Vargas esteve presente contribuindo para a festa com seu carro de som. Após a carreata foi oferecido um delicioso almoço na casa do casal Paraíba e Ivone na rua Eucalipto 159. As comemorações terminaram com uma grande festa no pátio da igreja, onde houve também barracas com comidas típicas e show com duplas sertanejas e bandas. O dinheiro arrecada será utilizado para as melhorias no prédio onde é realizada a catequese. No dia 27 aconteceu a carreata de São Judas pelos bairros da cidade e deste a semana anterior estava sendo realizada uma novena é realizada no local. De acordo com Padre Ilidio, figura dos santos é muito importante na fé Católica Apostólica Romana, mas o centro da fé dos católicos não é São Judas, e sim Jesus Cristo. “Os santos e a mãe de Jesus levam as pessoas a se ligarem na pessoa e à figura de Cristo. É bonito ver a expressão de fé do povo. E São Judas é a motivação para sempre lembrarmos de Cristo", ressalta. Judas Tadeu era um dos 12 apóstolos de Jesus e foi um dos responsáveis por levar a Boa Nova aos povos. O Santo nasceu em Caná, na Galileia, onde iniciou suas pregações, indo até a Samaria. Próximo do ano 50, fez parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão. Passaram a viajar juntos. Por causa da pregação e testemunho muito intensos, sacerdotes pagãos da cidade de Edersa mandaram assassinar os dois apóstolos, no dia 28 de outubro do ano 70, a golpes de bastões, lanças e machados. Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Prefeitura investe nas Unidades Básicas de Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada no bairro 1° de Maio a cada dia se consolida como referência em atendimento médico na cidade. Atualmente, a estrutura conta com dois médicos clínicos, duas pediatras, seis agentes, uma técnica, uma enfermeira e uma farmacêutica. Todos profissionais capacitados para atender toda a população do bairro e ainda o Bandeirantes e Metalúrgicos. No total, são cerca de seis mil habitantes atendidos pela unidade. Com um espaço amplo, o local disponibiliza dois consultórios, uma sala de enfermagem, uma de sala de esterilização, sala administrativa, farmácia, uma sala de reuniões e uma sala de exames. A UBS do 1° de Maio também realiza atendimento domiciliar, que consiste no atendimento médico, em casa, dos pacientes que não conseguem se locomover e, em casos específicos existe atendimento psicológico para pacientes atendidos pela unidade. O presidente da Associação Comunitária do bairro 1° de Maio, Zé Pretinho, é um dos usuários da UBS. Ele explica que a comunidade só tem elogios a fazer sobre o atendimento à unidade. “O serviço é de primeira qualidade, as pessoas são atenciosas e os usuários se sentem acolhidos.” O líder comunitário ainda elogia o serviço de saúde de Ouro Branco. “Eu viajo muito e vejo que a saúde no nosso Município é de excelente qualidade. Eu comparo a nossa saúde com a de outras cidades e é visível o bom serviço que é prestado pela Prefeitura. A clinica odontológica do Hospital Raymundo Campos é uma coisa extraordinária, que não se vê em outras cidades”, acrescenta. Zé Pretinho disse ainda que escuta muitos elogios da comunidade sobre a saúde, em especial a UBS 1° de Maio. “O nosso posto de saúde está muito bem estruturado. Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos, médicos, agentes de saúde e à Prefeita Cida Campos que está prestando um serviço de qualidade para a saúde do Município.” Dona Sophia Gomes de Menezes tem 98 anos e é a paciente mais idosa atendida pelo grupo do Programa Saúde da Família do Bairro 1º de Maio. Segundo a filha de Dona Sophia, Sílvia Helena de Menezes Silva, a mãe gosta muito do atendimento dos profissionais da UBS do bairro 1º de Maio. “Só temos a agradecer pela atenção que recebemos por parte dos funcionários da UBS, sempre estão prontos a nos ajudar com os cuidados com minha mãe.” A prefeita Cida Campos explica que o trabalho de estruturação e excelência no atendimento não para. “Queremos promover atendimento de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde para garantir uma saúde preventiva. Além disso, as UBS’s são um conforto aos usuários, já que ficam perto da casa de cada morador.”

Ouro Branco participa do Outubro Rosa

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, a prefeitura aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. E para isso foi realizada uma grande programação com atividades ao longo da última semana. O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002. Neste ano, o evento foi aberto em Ouro Branco na segunda-feira, dia 21 de outubro, com a entrega dos laços cor de rosa. Além disso, foram realizadas oficinas de artesanato, palestras com nutricionistas, blitze de conscientização, bate papo com pacientes e psicólogos, caminhada e uma missa especial. Segundo o secretário de Saúde de Ouro Branco, Paulo Cezar Lopes Correa, esta é uma forma de chamar a atenção das mulheres. “Queremos que as mulheres se preocupem com a doença e façam exames preventivos para prevenir. Essa deve ser uma preocupação constante, afinal o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres.” A prefeita Cida Campos reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.” Pré-projeto - Durante as atividades do Outubro Rosa a foi lançado o pré-projeto para implantação do Núcleo de apoio ao paciente com câncer na cidade de Ouro Branco. O projeto foi criado pelas equipes do Hospital Raymundo Campos (HRC) e da Promoção da Saúde e o objetivo é alcançar a excelência e humanização do tratamento e qualidade de vida de pessoas com câncer no município. A moradora do bairro Bela Vista, Patrícia Fernandes, que é gerente de Promoção da Saúde, ao lado da nutricionista e coordenadora do Projeto Vida Mais Saudável, Patrícia César, moradora do bairro 1º de Maio, reforçaram o cunho social da ação. “Estamos unidos para estruturar uma atividade que proporcione conforto aos pacientes que passam por um período tão complicado em suas vidas.” Moradora do bairro Nova Serrana, Silvana das Graças Luna Nicodemos, Assistente Social, apontou a importância do Núcleo e se disse empolgada com as atividades do Outubro Rosa. “Esse Centro será válido tanto para os pacientes, quanto para os familiares que precisam de nossa atenção. O Outubro Rosa é uma ação extremamente importante para humanizar as questões do combate e tratamento contra o câncer.”