quarta-feira, 11 de outubro de 2023

 

Isabelly Laudelino é eleita Rainha da Batata 2023









 
Um super desfile realizado na noite de quinta-feira, dia 5 de outubro, entra para a história de Ouro Branco. A Eleição do Concurso Rainha da Batata 2023 agitou a feira da Avenida Mariza de Souza Mendes. As cinco finalistas, jurados, familiares e amigos, além dos organizadores do desfile fizeram uma bonita festa! O show da noite ficou por conta do DJ Adriano Oliveira.

A Rainha da Batata 2022, Thaís Honorato, abrilhantou o evento, dando todo carinho as finalistas, desfilando sua graça, beleza e simpatia, encantando toda a população.

Chegaram a final do Concurso: Izadora Leane, Kamila Amorim, Carol Faria, Jussara Ferreira e Isabelly Laudelino.

Os jurados foram Ceny Lúcia Machado, Leonardo Vieira, Isabel Cristina Braga Rodrigues, Lawrence de Andrade Magalhães Gomes e Madu Campos, que analisaram Beleza, Simpatia e Desenvoltura. Além disso, Carol Faria conquistou 1 ponto pela votação popular, por meio do aplicativo Conecta Ouro Branco.

Conquistando a maior somatória de votos foi eleita Rainha da Batata 2023, Isabelly Laudelino; na segunda colocação a Princesa, Carol Faria; e, em terceiro, a Princesa, Jussara Ferreira. Na premiação principal a com Rainha R$ 3 mil, 2º R$1.500 e 3º R$ 500.

O vice-prefeito Dr. Celso Vaz e o Secretário de Esporte, Turismo, Cultura e Lazer, Wilson Vilela e a chefe de Gabinete, Cássia Kelly, a gerente de Eventos, Celma Marotta e o coordenador/produtor do Concurso, Douglas Pereira, participaram das atividades. Representando a câmara municipal de Ouro Branco estava o vereador, Neymar  Meirelies.

A coroação da Rainha e Princesas acontece na abertura do 37º Festival da Batata 2023, no dia 11 de outubro, na Praça de Eventos, no dia do show do cantor Luan Santana.

Durante o evento foi anunciado o vencedor do Concurso de Vidrines de 2023. A classificação ficou assim: Casa Nadir, primeiro lugar, Nathalia Store, segundo lugar e Diafan, terceiro lugar.

Agradecimentos aos organizadores, patrocinadores, lojistas, empresários, a todas as candidatas, aos familiares, amigos e a todos que colaboraram para o sucesso do Concurso Rainha da Batata 2023.

Festival da Batata de 2023

Entre os dias 11 e 15 de outubro, Ouro Branco será palco de shows de grandes nomes da música brasileira no tradicional Festival da

Batata. Ao longo dos cinco dias de evento, se apresentam Alok, Luan Santana, Ludmilla, Péricles, Nando Reis e Hungria, além de DJs, bandas regionais e locais. No domingo dia 15 de outubro a entrada será gratuita.

Shows

Na quarta-feira, dia 11/10, o cantor de sertanejo Luan Santana será a atração principal. Em 2009, o artista estourou no Brasil com o hit “Meteoro” e, aos poucos, foi se consolidando como o fenômeno

que é hoje, colecionando mais de 86 prêmios no Brasil e no mundo, além de quatro indicações ao Grammy Latino. Luan é o recorde de público do Festival da Batata, na edição de 2011, quando levou a Praça de Eventos 25 mil pessoas.

A noite também contará com a apresentação de Madu Campos  convidando Cláudio Rodrigues, e os DJs Rodrigo e Adriano Oliveira.

Na quinta-feira, dia 12/10, o som fica por conta de ninguém menos que Alok, DJ e produtor musical brasileiro, eleito o 4º melhor DJ do mundo e que ficou conhecido internacionalmente com seu sucesso mundial “Hear Me Now”. Outra atração que irá comandar as pick ups será o trio de música eletrônica Rooftime. O público também irá curtir o som da dupla Diogo e Hernani, que recentemente lançaram um novo DVD e dos DJs Be e Vavá.

Na sexta-feira, dia 13/10, a noite fica por conta do cantor  Péricles. Com 29 projetos musicais lançados, mais de 15 milhões de discos vendidos ao longo dos seus 36 anos de carreira, Péricles é o grande porta-voz do mais brasileiro dos ritmos: o samba e o pagode. Também se apresentam o grupo de pagode Profisamba, além dos DJs Roaz, Rafa Ganime, Rodrigo Vavá e Tallez.

No sábado, 14/10, quem agita o Festival é uma das estrelas da música pop brasileira, Ludmilla. Primeira cantora negra da América Latina a alcançar mais de 1 bilhão de streams somente no Spotify, ficou conhecida por suas produções de funk, além de projetos paralelos de pagode e samba, que lhe renderam um Grammy Latino, pelo álbum “Numanice #2”. Também sobem ao palco no sábado o rapper Hungria, surpresa que levou ao delírio os ourobranquences.  O sertanejo Felipe e Nando, e os DJs Rodrigo Vavá e Hauz fecham a noite.

No domingo, dia 15/10, a festa terá entrada gratuita e será para toda a família, com a atração infantil Pé de Sonho.

O grande destaque será o cantor e compositor Nando Reis que, com mais de 40 anos de carreira, é considerado um dos maiores compo s i t o r e s e hitmakers brasileiros. Também se apresentam a banda Oh Véi, Vô Zito e DJ Rodrigo Vavá.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

 

Gerdau abre vagas para programa de estágio em 

Ouro Branco



 

Estão abertas as inscrições para o G.Start 2024, programa de estágio universitário da Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, em Ouro Branco. O programa visa empoderar novos talentos e oferece uma trilha de desenvolvimento elaborada para potencializar o futuro de cada participante. As pessoas interessadas terão até o dia 17 de outubro para se inscreverem pelo site. São mais de 200 vagas abertas, válidas para as unidades da companhia nos estados do Alagoas, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

 

Para participar, os candidatos e as candidatas precisam estar matriculados nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e da Computação, Engenharias Civil, Controle e Automação, ou Engenharia da Computação, Engenharia de Bioprocesso, Engenharia de Materiais, Engenharia de Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Logística, Psicologia e Segurança do Trabalho, entre outros, ter formação prevista entre dezembro de 2024 e dezembro de 2026, disponibilidade para estagiar 6h por dia e residir próximo da unidade escolhida.

  

Há mais de 122 anos, a produtora de aço investe na atração e formação de novos profissionais e na promoção de um ambiente inovador, digital, diverso e inclusivo. “Buscamos estudantes com vontade de aprender, se desenvolver e contribuir para a construção da Gerdau do futuro, por meio de experiências práticas e diárias e de uma troca contínua com seus tutores e gestores”, afirma Flavia Nardon, diretora global de Pessoas e Responsabilidade Social. “Como diferencial do G.Start 2024, para as mais de 200 vagas em todo o Brasil, teremos um olhar intencional para a contratação de mulheres e pessoas autodeclaradas pretas e pardas”, completa.

O programa G.Start 2024 conta com uma trilha de desenvolvimento desenhada para potencializar o futuro de cada participante e com um pacote de benefícios. Entre eles estão vale transporte ou fretado (disponível para algumas localidades), vale-refeição (disponível nas unidades onde não há refeitório) ou refeitório no local, plano de saúde, plano odontológico e seguro de vida.

Em Minas Gerais as vagas de estágio abertas são válidas para as unidades de Barão de Cocais, Belo Horizonte, Divinópolis, Itabirito, Lavras, Miguel Burnier, Ouro Branco, Ouro Preto, Sete Lagoas e Três Marias.

 

A Gerdau está presente em nove países e conta com mais de 36 mil colaboradores e colaboradoras diretos e indiretos em todas suas operações. A empresa é a maior recicladora da América Latina tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço.

 

Serviço

Inscrições até 17 de outubro de 2023.

Para mais informações, acesse o site.

 

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (COe), de 0,89 t de COe por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de COe por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de COe por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo(B3), Nova Iorque(NYSE) e Madri(Latibex).

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

 Jornal O Alto Paraopeba

Edição 1214








 Jornal O Alto Paraopeba

Edição 1213






Câmara fecha o mês de setembro aprovando o pagamento do piso da                                                    Enfermagem em Ouro Branco 

Outros nove projetos de lei foram aprovados pelo plenário no nono mês de 2023 



A Câmara Municipal aprovou, na última sessão do mês de setembro, realizada no dia 25, o projeto de lei que autoriza o pagamento do piso salarial aos profissionais da Enfermagem em Ouro Branco. O projeto nº 130/2023, de autoria do Executivo, foi protocolado na Casa Legislativa em urgência regimental no dia 21 de setembro. O projeto de lei veio para regulamentar a transferência dos recursos enviados pela União aos servidores contemplados pela Lei Federal 14.434/2022. O repasse anual da União será de cerca de 700 mil Reais e o Município contribuirá com quase 1,7 milhão de recursos próprios.

 O presidente da República sancionou no mês de maio deste ano, sem vetos, a lei que permite ao governo federal transferir R$ 7,3 bilhões para estados e municípios pagarem o novo piso da enfermagem. Para viabilizar a transferência, a lei abriu crédito especial no Orçamento da União. Os R$ 7,3 bilhões serão financiados pela capitalização do Fundo Social, instituído pela Lei 12.351, de 2010. O fundo foi criado para subsidiar gastos em ações de desenvolvimento da saúde, entre outras áreas, por meio de poupança formada com recursos arrecadados da exploração do petróleo.

 Com a vigência da lei, os valores mínimos mensais que a iniciativa privada ou pública deve pagar aos enfermeiros é de R$ 4.750. Os técnicos de enfermagem não podem receber menos de R$ 3.325 e os auxiliares de enfermagem e as parteiras, R$ 2.375. O Município pagará os retroativos aos profissionais na extensão dos recursos que recebeu da União para este fim.

 Setembro na Câmara

 O mês de setembro começou na Câmara Ouro Branco com a aprovação, em segunda votação, no dia 4 de setembro, do Projeto de Lei nº 093/2023, de autoria do Executivo, que altera a Lei Municipal 1.794/2021, que instituiu a Lei de Uso, Parcelamento e Ocupação do Solo, a Lei Municipal 1.619/2007. O projeto foi tema de Audiência Pública na Casa Legislativa no dia 16 de agosto e trata de alterações na altura de algumas edificações, na construção de condomínios fechados, e na permissão para novos estabelecimentos de alimentação, hospedagem e academias em algumas vias da cidade. Na mesma sessão foi aprovado o Projeto de Lei nº 097/2023, também de autoria do Executivo, que altera as Leis Municipais 1.887/2011 e 2.396/2019, que dispõem, respectivamente, sobre a política municipal de saneamento ambiental de Ouro Branco e seus instrumentos; e a criação do fundo municipal de saneamento básico.

 No dia 11 e setembro, na segunda sessão ordinária do mês, os vereadores Leandro Souza e Nilma Silva tiveram aprovado o Projeto de Lei nº 110/2023. O projeto autoriza a criação do programa "Auxílio Catador", que objetiva a concessão de incentivo financeiro a catadores de materiais recicláveis do município de Ouro Branco. Na mesma sessão, o vereador Warley Pereira teve aprovado o Projeto de Lei nº 123/2023, que dá denominação à via atualmente chamada de Travessa Dom Silvério, no Centro, de “Rua Maria Lúcia Barbosa”, mesmo nome da Unidade Básica de Saúde do bairro Centro, que se localiza nesta rua.

 Na sessão do dia 18 de setembro, os vereadores aprovaram quatro projetos. De autoria da presidente da Câmara, vereadora Nilma Silva, foi aprovado o Projeto de Lei nº 112/2023, que dispõe sobre a proteção da pessoa idosa e/ou portadores de deficiência nos procedimentos de contratação de empréstimo consignado, de cartão de crédito consignado e de serviço cujo desconto incida sobre a folha de pagamento. De autoria do vereador Leandro Souza, foi aprovado o Projeto de Lei nº 117/2023, que declara de utilidade pública a Associação Resgatados por Cristo – ARPC. Dois projetos que tratam da comunidade autista de Ouro Branco, de autoria do vereador Warley Pereira, também foram aprovados: o Projeto de Lei nº 114/2023, que altera a Lei 2.304/2018, que determina que, no âmbito do município de Ouro Branco, os estabelecimentos públicos e privados insiram nas placas de atendimento prioritário o símbolo mundial do espectro autista; e o Substitutivo 01 ao Projeto de Lei nº 115/2023, que altera a Lei 2.495/2021, que institui sobre Políticas Públicas do Município de Ouro Branco-MG, para garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares.

 Fechando o mês de setembro, na sessão do dia 25, outro projeto foi aprovado,  juntamente com o PL do piso da Enfermagem: o Projeto de Lei nº 116/2023, de autoria dos vereadores Leandro Souza e José Heleno de Souza (Dezinho), que dá denominação à estrada que liga Ouro Branco a Cristais de “Rodovia Efigênia Mapa de Jesus”.

 Durante todo o mês de setembro, também foram aprovados 21 Projetos de Resolução que concedem Honrarias da Câmara Municipal de Ouro Branco.

Acompanhe a tramitação de todas as proposições e saiba tudo sobre a Câmara Ouro Branco no site www.ourobranco.cam.mg.gov.br.

 Assista a íntegra das sessões no canal do YouTube da Casa Legislativa e fique por dentro de tudo que acontece no Legislativo Municipal seguindo as redes sociais da Câmara. Em todas as plataformas, basta procurar por “camaraourobranco”.

sábado, 7 de outubro de 2023

 

Jornal O Alto Paraopeba

Edição 1212







 

Ouro Branco recebe a 17a Semana da Música








Entre os dias 6 e 11 de outubro, músicos e estudantes de diversos lugares participam do festival que tem uma programação intensa. 

 A Casa de Música de Ouro Branco realiza a décima sétima edição da Semana
da Música entre os dias 6 e 11 de outubro. Este ano, o festival terá uma
programação que reúne concertos, recitais, masterclasses e oficinas.
A abertura da Semana da Música será dia 6 de outubro, sexta-feira, em Belo
Horizonte, às 20h, no Teatro Feluma, e no dia 7 de outubro, sábado, na Capela
de Santana da Fazenda Pé do Morro, em Ouro Branco, às 20h. O concerto reúne
a Jovem Orquestra de Ouro Branco, a JOOB, com regência do maestro Marcos
Silva-Santos, e o violoncelista Matias de Oliveira Pinto. O repertório escolhido
homenageia Joseph Haydn.
“Juntamente com Bach, Haydn foi responsável por lançar as pedras
fundamentais para muitas práticas da música ocidental de concerto posterior a
ele. A música de Haydn é extremamente detalhista em vários aspectos:
instrumentação, tratamento temático, simetrias e assimetrias formais, parecendo
refletir sua personalidade descrita por biógrafos como irônico, sagaz,
inteligente, brincalhão e perspicaz”, afirma o regente da JOOB.
Do próprio Haydn, a orquestra escolheu o Concerto para violoncelo em Ré
Maior. Ainda faz parte da homenagem a abertura da ópera O Rei Pastor de
Mozart, um pupilo direto de Haydn.
“A Semana da Música chega em sua 17ª edição com muito frescor e
participações especiais. Teremos professores renomados e a vinda de alunos de
diversos lugares, além de concertos em Ouro Branco – que se consolida a cada
dia como a cidade da música – e em Belo Horizonte”, afirma Kênia Libanio,
coordenadora da Casa de Música e diretora geral da Semana da Música.
A Casa de Música oferece 100 vagas para estudantes de fora. Além disso,
participam da semana os 90 alunos da instituição.

PROGRAMA

06 de outubro, sexta-feira 20h
Teatro Feluma (Alameda Ezequiel Dias, 275 - 7º Andar - Centro, Belo
Horizonte)
Ingressos: R$10,00 e R$ 20,00 (venda pela plataforma Sympla)
Concerto da Jovem Orquestra de Ouro Branco
Regência: Marcos Silva Santos
Solista: Matias de Oliveira Pinto- violoncelo W A Mozart Abertura "O Rei Pastor"
J. Haydn
Concerto para violoncelo em Ré Maior
J. Haydn Sinfonia N. 49 em Fá Menor " La Passione"


07 de outubro, sábado 20h
Capela de Santana - Fazenda Pé do Morro – Ouro Branco
Entrada franca
Concerto da Jovem Orquestra de Ouro Branco
Regência: Marcos Silva Santos
Solista: Matias de Oliveira Pinto- violoncelo
W A Mozart Abertura "O Rei Pastor" J. Haydn
Concerto para violoncelo em Ré Maior J. Haydn
Sinfonia N. 49 em Fá Menor " La Passione"


08 de outubro, domingo
Capela de Santana- Fazenda Pé do Morro – Ouro Branco, 20h
Entrada Franca
Diego Salvetti (violão)
E. Morricone
Once Upon a Time in the West
F.Tarrega
Recuerdos de la Alhambra
(L. Mozzani)
Coup de Vent
B. Powell. V. De Moraes
Canto de Xangô
D. Reis
Eterna Saudade
Paco de Lucia
Lá Barrosa
D. Salvetti Choro Flamenco
D. Salvetti Estudo n.16
D. Salvetti Samba do lago
D. Salvetti Assad
Z. De Abreu e W. Azevedo
Tico-tico and Brasileirinho
Elizabeth Fayette (violin solo)
Reena Esmail
When the Violin (2020)
Freya Waley-Cohen
Caffeine (2021)
J.S.Bach
Chaconne from Partita No. 2 in d minor BWV 1004 (1718)
Gloria Coates
Berceuse from Sonata for Solo Violin (2000)
Cheryl Frances-Hoad
The Snow Woman (2007)
I. Allegro Moderato
II. Adagietto
III. Allegro Vivace
Bis: Ning Kam Theme and Variations on Amazing Grace (2007)
09 de outubro, segunda-feira
Capela de Santana- Fazenda Pé do Morro – Ouro Branco, 20h
Entrada franca
Duo Violino e Contrabaixo Hyu-Kyung Jung e Valdir Claudino
R. Gliere
Duo para violino e contrabaixo
- Prelúdio
- Gavotte
Duo Viola e Contrabaixo - Iberê Carvalho e Valdir Claudino
D. Dittersdorf
Duo para viola e contrabaixo
Tema e variação
Quarteto de Cordas
Rommel Fernandes, Hyu Kyung Jung , Iberê Carvalho e Eduardo Swerts
Joseph Haydn
Quarteto em Ré Maior, "A Cotovia" Op.64 nº 5 Hob.III:63
Allegro Moderato
Adagio, Cantabile
Menueto: Allegretto
Finale: Vivace
Quinteto de sopros
Renata Xavier, Alexandre Barros, Alexandre Silva, Francisco Silva, José
Francisco dos Santos
Georges Bizet
Carmen Suite (1838-1875)
arrangement for Woodwind Quintet by Jean-François Taillard
Aragonaise
Habanera
Séguedille
Lés Dragons ď Dragons
Toréador
R. Miranda
Variações Sérias para quinteto de sopros.
Catulo da Paixão Cearense Joaquim Antônio Callado Flor amorosa
Arr. William barros.
Pixinguinha/Benedito Lacerda
Segura Ele.
Arr. Antônio Bruno
C. Gardel
Por una cabeça.
Arr. F.Leone.
Astor Piazzolla
Libertango
Arr. Jeff Scott


10 de outubro, terça-feira
Capela de Santana- Fazenda Pé do Morro – Ouro Branco 20h
Duo Contrabaixo e piano- Valdir Claudino e Ana Paula Simões
Carlos Gomes Protofonia
Arr.: Valdir Claudino
Duo Iberê Carvalho e Larissa Paggioli
M. Nobre - Poema II
Quarteto com piano: Hyu Kyung Jung , Iberê Carvalho e Eduardo Swerts,
Larissa Paggioli
W.A. Mozart
Quarteto em Sol menor, KV 478
Allegro
Andante
Rondeau
Piano: Peter von Wienhardt
Richard Addinsell the Warsaw Concert
C.Ph.E Bach: Württembergische Sonate Nr.1 in a-Minor
H.V. Lobos: Prole du bébé nº1
George Gershwin Rhapsody in blue.
Dia 11 de outubro, quarta-feira
Capela de Santana- Fazenda Pé do Morro – Ouro Branco 20h
Entrada gratuita
Márcio Carneiro
J.S.Bach Suite para violoncelo nº 2 em Ré menor BWV 1008
Orquestra da 17ª Semana da Música de Ouro Branco
Programa a confirmar
Informações para a imprensa: (31) 98628 - 2248