Agenda de
visita do promotor Marcelo Mafra
Coordenador
da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas
Gerais
Com 26 anos no mercado, o Jornal O Alto Paraopeba se tornou referência em Ouro Branco e outras cidades da região. O jornal possui uma linguagem clara e objetiva e um formato dentro da tendência mundial e traz informações locais e regionais semanalmente para os seus leitores.
Abrindo a série de matérias sobre os artistas
locais, falemos sobre a escritora Ângela Magda Soares Veríssimo, pseudônimo,
Ângela Magdá
Residente na cidade desde adolescente, a autora é mãe de
dois filhos da “Terra do Ouro”, Vinicius que é cadete aviador do ar, está na
Força Aérea Brasileira, e Bruno, que foi aprovado recentemente na UFV para
cursar Ciências da Computação.
Segundo a escritora que é advogada há muitos anos, sua
vocação para a escrita criativa despertou na pandemia e de lá prá cá, possui
dois contos premiados, o primeiro em um edital literário publicado pela editora
PHILIA que se chama “A menina que queria voar” e é inspirado em uma memória de
infância da autora, que quando criança
passava férias em Itabira/MG, na casa dos avós.
Ressalta, que embora não tenha nascido em Itabira, a
escritora considera que como toda mulher guerreira, que trabalha e é mãe, tem
sangue de Maria Bonita e carrega em sua pele o solo em que Drummond nasceu.
O outro conto premiado pela Academia de Ciências e Letras
de Ouro Branco, é um conto de empoderamento feminino intitulado “O Padre” que
narra a história de uma professora de Congonhas vítima de estelionato afetivo
que tenta se suicidar no Lago Soledade e tem a intervenção do Padre, figura do
folclore de Ouro Branco, superando sua adversidade ao final.
A escritora terá em breve seu primeiro livro publicado pelo
Edital do Fundo Municipal de Cultura, é um romance ambientado no segundo
império, que traz como cenário Ouro Preto, Ouro Branco e Belo Horizonte que, na
época dos fatos, era Curral del Rei.
Para Ângela, a ação cultural que promove artistas locais é
fundamental para valorização do povo ourobranquense, destacando que o livro se
chamará Ouro, Café & Mulher.
Mas, não para por
aí, a escritora tem outro livro pronto, segundo ela, um livro para quem não tem
tempo de ler, com vários contos de temas diversos, de forma que o leitor se
identificará com algo narrado.
Conquanto, vamos esperar Ouro, Café & Mulher nascer,
para depois falarmos sobre novas histórias.
As
obras da estrada de Cristais estão a todo vapor!
Com a estiagem das chuvas nos últimos dias, a Prefeitura
Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Planejamento e Obras,
conseguiu avançar nas obras. Somente na quinta-feira, 02 de março, foram
pavimentados, aproximadamente, 600 metros. Com isso, até o momento, já foram
pavimentados uma extensão de 2.800 metros.
Um dos destaques dessa obra é a grande preocupação com a
drenagem. Nos pontos de maior infiltração de água estão sendo feitos colchões
drenantes, que tem como principal função a captação e condução das águas do
lençol freático e águas provenientes de infiltração de águas pluviais. Essa
medida aumenta a vida útil do asfalto promovendo também a melhoria da estrutura
local.
Vereadores aprovaram
cinco projetos na sessão do dia 6 de março
De autoria do Legislativo, foram aprovados projetos na área da segurança e do ciclismo

Mesa Diretora da Câmara Municipal 2023
De
autoria do Legislativo, foram aprovados os Projetos de Lei nº 012 e 015/2023.
De autoria do vereador Neymar Meireles, o PL nº 012/2023 autoriza o Poder
Executivo a instituir o Programa Ouro Branco Mais Segura e cria o Programa
Municipal de Segurança nas Comunidades de Ouro Branco. “A segurança pública
garante que cada cidadão tenha seus direitos individuais protegidos, fazendo
com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar,
conviver em sociedade e se divertir. Logo, são necessárias novas formas de combater
a criminalidade, e uma das maiores armas é a junção entre as polícias e a
sociedade”, destacou o autor do projeto.
Já o Projeto de Lei nº 015/2023, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos e Festas do município a Semana Municipal do Ciclismo denominada "Pedala Ouro Branco", de autoria do vereador Lan Andrade, propõe que as comemorações ocorram na semana do dia 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclismo. “O uso de bicicletas pela sociedade traz inúmeros benefícios, em diversos segmentos, com a saúde, trânsito, meio ambiente, mas é necessário que sejam implementadas ações para a segurança dos ciclistas”, lembrou o vereador Lan.
Projetos da Prefeitura
.jpeg)
Vereadores Imar, Lan e Dezinho
De autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 013/2023, altera o Art. 10 da Lei Municipal 2.530/2021, altera o Art. 61 da Lei Municipal 1.867, retira o cargo de Técnico em Meio Ambiente do quadro de cargos em extinção e acresce uma vaga para o seu exercício, cria o cargo de Agente de Contratação, amplia vagas dos cargos da saúde que especifica. Pelo projeto, são criadas novas vagas para o cargo de técnico em enfermagem, para adequação devido ao número de plantões dos profissionais e à ausência de profissionais suficientes aprovados em concurso público. Sobre o cargo de técnico de meio ambiente, a necessidade veio com o desenvolvimento municipal e o fortalecimento de políticas públicas municipais. O projeto aprovado também cria o cargo de agente de contratação e amplia as vagas para os cargos de farmacêutico-bioquímico, instrumentador cirúrgico, nutricionista e fisioterapeuta.
.jpeg)
Vereadores Warley e Valéria. O vereador Rodrigo esteve ausente por problemas de saúde
Câmara aprova projeto que incentiva a implantação de hortas comunitárias medicinais nas escolas do Município
Na última sessão de fevereiro também foram aprovados crédito suplementar ao orçamento municipal e alteração no dia das sessões da Câmara
![]() |
| Vereador Neymar, secretário, e vereadora Nilma, presidente. O vice-presidente, vereador Leandro, esteve ausente por problemas de saúde |
Na
sessão ordinária realizada na Câmara Municipal no dia 28 de fevereiro, foi
aprovado o Projeto de Lei nº 002/2023, que dispõe sobre a criação do Projeto de
Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias Medicinais nas escolas,
denominado como "Farmácias Vivas", destinados à plantação de mudas e
cultivo de plantas medicinais na rede municipal de ensino do Município. De
autoria do vereador Imar Vieira, o projeto objetiva difundir os conhecimentos
científicos acerca dos princípios ativos das plantas medicinais; incentivar os
laços de solidariedade, autoestima e confiança entre as pessoas; ressignificar
espaços públicos; incentivar práticas de atividades ocupacionais como a
reutilização de recipientes recicláveis e reaproveitáveis para construção de
jarros e canteiros; desenvolver manuais e métodos pedagógicos para propagar os
conhecimentos científicos e populares presentes na medicina popular; e desenvolver
uma perspectiva dialógica com os alunos, professores e a comunidade, ocupando
áreas que hoje estão em desuso, podendo, até mesmo, se tornar criadouros para
vetores de doenças.
Superávit e mudança no
dia das sessões
![]() |
| Vereadores Warley, Rodrigo e Valéria na sessão do dia 28/02
|
Demais projetos

Vereador Imar propôs projeto para implantação de hortas medicinais nas escolas
Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal no site e redes sociais da Câmara: www.ourobranco.cam.mg.gov.br e @camaraourobranco.