quinta-feira, 23 de março de 2023

 

Agenda de visita do promotor Marcelo Mafra

Coordenador da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais



sexta-feira, 17 de março de 2023

 

Abrindo a série de matérias sobre os artistas locais, falemos sobre a escritora Ângela Magda Soares Veríssimo, pseudônimo, Ângela Magdá



Em primeiro momento, a escritora presta uma homenagem a todas mulheres, destacando suas inspirações que são sua mãe Margarida, sua tia Conceição e sua sogra Maria do Carmo.

Residente na cidade desde adolescente, a autora é mãe de dois filhos da “Terra do Ouro”, Vinicius que é cadete aviador do ar, está na Força Aérea Brasileira, e Bruno, que foi aprovado recentemente na UFV para cursar Ciências da Computação.

Segundo a escritora que é advogada há muitos anos, sua vocação para a escrita criativa despertou na pandemia e de lá prá cá, possui dois contos premiados, o primeiro em um edital literário publicado pela editora PHILIA que se chama “A menina que queria voar” e é inspirado em uma memória de infância da autora, que quando criança  passava férias em Itabira/MG, na casa dos avós.

Ressalta, que embora não tenha nascido em Itabira, a escritora considera que como toda mulher guerreira, que trabalha e é mãe, tem sangue de Maria Bonita e carrega em sua pele o solo em que Drummond nasceu.

O outro conto premiado pela Academia de Ciências e Letras de Ouro Branco, é um conto de empoderamento feminino intitulado “O Padre” que narra a história de uma professora de Congonhas vítima de estelionato afetivo que tenta se suicidar no Lago Soledade e tem a intervenção do Padre, figura do folclore de Ouro Branco, superando sua adversidade ao final.

A escritora terá em breve seu primeiro livro publicado pelo Edital do Fundo Municipal de Cultura, é um romance ambientado no segundo império, que traz como cenário Ouro Preto, Ouro Branco e Belo Horizonte que, na época dos fatos, era Curral del Rei.

Para Ângela, a ação cultural que promove artistas locais é fundamental para valorização do povo ourobranquense, destacando que o livro se chamará Ouro, Café & Mulher.

Mas,  não para por aí, a escritora tem outro livro pronto, segundo ela, um livro para quem não tem tempo de ler, com vários contos de temas diversos, de forma que o leitor se identificará com algo narrado.

Conquanto, vamos esperar Ouro, Café & Mulher nascer, para depois falarmos sobre novas histórias.

segunda-feira, 13 de março de 2023

 

As obras da estrada de Cristais estão a todo vapor!



Com a estiagem das chuvas nos últimos dias, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Planejamento e Obras, conseguiu avançar nas obras. Somente na quinta-feira, 02 de março, foram pavimentados, aproximadamente, 600 metros. Com isso, até o momento, já foram pavimentados uma extensão de 2.800 metros.

Um dos destaques dessa obra é a grande preocupação com a drenagem. Nos pontos de maior infiltração de água estão sendo feitos colchões drenantes, que tem como principal função a captação e condução das águas do lençol freático e águas provenientes de infiltração de águas pluviais. Essa medida aumenta a vida útil do asfalto promovendo também a melhoria da estrutura local.

 

A Câmara Municipal de Ouro Branco-MG informa



 

Vereadores aprovaram cinco projetos na sessão do dia 6 de março

De autoria do Legislativo, foram aprovados projetos na área da segurança e do ciclismo

 Na sessão da Câmara Municipal realizada no dia 6 de março, foram aprovados três projetos de autoria do Legislativo e dois projetos de autoria do Executivo.

 

Mesa Diretora da Câmara Municipal 2023

De autoria do Legislativo, foram aprovados os Projetos de Lei nº 012 e 015/2023. De autoria do vereador Neymar Meireles, o PL nº 012/2023 autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Ouro Branco Mais Segura e cria o Programa Municipal de Segurança nas Comunidades de Ouro Branco. “A segurança pública garante que cada cidadão tenha seus direitos individuais protegidos, fazendo com que possam exercer seu direito de cidadania em segurança, como trabalhar, conviver em sociedade e se divertir. Logo, são necessárias novas formas de combater a criminalidade, e uma das maiores armas é a junção entre as polícias e a sociedade”, destacou o autor do projeto.

Já o Projeto de Lei nº 015/2023, que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos e Festas do município a Semana Municipal do Ciclismo denominada "Pedala Ouro Branco", de autoria do vereador Lan Andrade, propõe que as comemorações ocorram na semana do dia 19 de agosto, Dia Nacional do Ciclismo. “O uso de bicicletas pela sociedade traz inúmeros benefícios, em diversos segmentos, com a saúde, trânsito, meio ambiente, mas é necessário que sejam implementadas ações para a segurança dos ciclistas”, lembrou o vereador Lan.

 Também foi aprovada a Resolução nº 004/2023, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que altera o Artigo 3º e cria o Artigo 3º A na Resolução 05/2013 e revoga o artigo 30 e §§ da Resolução 20/2007. A proposição, uma adequação a um parecer do Tribunal de Contas do Estado, institui o número máximo de vagas de estágio de graduação na Câmara e cria o cargo de coordenador de estágio.

Projetos da Prefeitura

Vereadores Imar, Lan e Dezinho


De autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 013/2023, altera o Art. 10 da Lei Municipal 2.530/2021, altera o Art. 61 da Lei Municipal 1.867, retira o cargo de Técnico em Meio Ambiente do quadro de cargos em extinção e acresce uma vaga para o seu exercício, cria o cargo de Agente de Contratação, amplia vagas dos cargos da saúde que especifica. Pelo projeto, são criadas novas vagas para o cargo de técnico em enfermagem, para adequação devido ao número de plantões dos profissionais e à ausência de profissionais suficientes aprovados em concurso público. Sobre o cargo de técnico de meio ambiente, a necessidade veio com o desenvolvimento municipal e o fortalecimento de políticas públicas municipais. O projeto aprovado também cria o cargo de agente de contratação e amplia as vagas para os cargos de farmacêutico-bioquímico, instrumentador cirúrgico, nutricionista e fisioterapeuta.

 Também de autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 011/2023, que dispõe sobre a abertura de créditos suplementares com base no superávit apurado no exercício anterior, foi aprovado em 2ª votação, com uma Emenda inserida. Pelo projeto, será adicionado crédito suplementar ao orçamento vigente no valor de R$ 25.003.407,54, proveniente de diversas fontes, e destinado a diversas secretarias municipais.

 Demais projetos

Vereadores Warley e Valéria. O vereador Rodrigo esteve ausente por problemas de saúde

 De autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 014/2023, que dispõe sobre a Política Municipal de Assistência Social e sobre o Sistema Único de Assistência Social do Município de Ouro Branco, foi aprovado em 1ª votação na sessão do dia 6. Já os projetos de lei nº 017/2023 (dispõe sobre a revisão anual dos subsídios dos vereadores e a remuneração dos servidores da Câmara Municipal de Ouro Branco – 2023) e nº 018/2023 (Institui a Política de Transparência nas Obras Públicas Municipais em andamento ou com prazo de execução suspenso no município de Ouro Branco/MG), tiveram pedido de vista pela vereadora Valéria Lopes.

 Veja a íntegra das sessões no YouTube da Câmara de Ouro Branco.

 Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal no site e redes sociais da Câmara: www.ourobranco.cam.mg.gov.br e @camaraourobranco.

 

Câmara aprova projeto que incentiva a implantação de hortas comunitárias medicinais nas escolas do Município 

Na última sessão de fevereiro também foram aprovados crédito suplementar ao orçamento municipal e alteração no dia das sessões da Câmara 

Vereador Neymar, secretário, e vereadora Nilma, presidente. O vice-presidente, vereador Leandro, esteve ausente por problemas de saúde


Na sessão ordinária realizada na Câmara Municipal no dia 28 de fevereiro, foi aprovado o Projeto de Lei nº 002/2023, que dispõe sobre a criação do Projeto de Incentivo à Implantação de Hortas Comunitárias Medicinais nas escolas, denominado como "Farmácias Vivas", destinados à plantação de mudas e cultivo de plantas medicinais na rede municipal de ensino do Município. De autoria do vereador Imar Vieira, o projeto objetiva difundir os conhecimentos científicos acerca dos princípios ativos das plantas medicinais; incentivar os laços de solidariedade, autoestima e confiança entre as pessoas; ressignificar espaços públicos; incentivar práticas de atividades ocupacionais como a reutilização de recipientes recicláveis e reaproveitáveis para construção de jarros e canteiros; desenvolver manuais e métodos pedagógicos para propagar os conhecimentos científicos e populares presentes na medicina popular; e desenvolver uma perspectiva dialógica com os alunos, professores e a comunidade, ocupando áreas que hoje estão em desuso, podendo, até mesmo, se tornar criadouros para vetores de doenças.

 “A fitoterapia ou uso das plantas medicinais como pratica terapêutica é milenar, muitos povos catalogavam as plantas para o tratamento de muitas doenças, até hoje esses saberes são repassados de geração a geração através da tradição oral e do acúmulo dos saberes específicos de cada região”, lembrou o autor do projeto. O vereador Imar também argumentou que o Ministério da Saúde instituiu a Política nacional de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos desde 2006, justamente pelo fato da fitoterapia auxiliar na saúde preventiva, curativa e terapêutica, agregando outros fatores de auxílio e prevenção como o incentivo ao cultivo e consumo de alimentos orgânicos, ou seja, sem agrotóxicos.

 

Superávit e mudança no dia das sessões

Vereadores Warley, Rodrigo e Valéria na sessão do dia 28/02


 O Projeto de Lei nº 011/2023, que dispõe sobre a abertura de créditos suplementares com base no superávit apurado no exercício anterior, foi aprovado em 1ª votação na Câmara na sessão do dia 28. Ele não pôde ir à 2ª votação pois foram apresentadas Emendas pelos vereadores. Pelo projeto, será adicionado crédito suplementar ao orçamento vigente no valor de R$ 25.003.407,54, proveniente de diversas fontes, e destinado a diversas secretarias municipais.

 Também foi aprovado na mesma sessão o Projeto de Resolução nº 001/2023, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que altera a Resolução 06/2017 que dispõe sobre o Regimento Interno da Casa Legislativa. Com a aprovação do projeto, as sessões ordinárias passam a ser realizadas às segundas-feiras, no mesmo horário: 19h.

Demais projetos

Vereador Imar propôs projeto para implantação de hortas medicinais nas escolas

 Tiveram pedido de vista os Projetos de Lei nº 012/2023 (autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Ouro Branco Mais Segura e cria o Programa Municipal de Segurança nas Comunidades de Ouro Branco); nº 013/2023 (Altera o Art. 10 da Lei Municipal 2.530/2021, altera o Art. 61 da Lei Municipal 1.867, retira o cargo de Técnico em Meio Ambiente do quadro de cargos em extinção e acresce uma vaga para o seu exercício, cria o cargo de Agente de Contratação, amplia vagas dos cargos da saúde que especifica); nº 014/2023 (Dispõe sobre a Política Municipal de Assistência Social e sobre o Sistema Único de Assistência Social do Município de Ouro Branco). O Projeto de Resolução nº 004/2023 (Altera o Artigo 3º e cria o Artigo 3º A na Resolução 05/2013 e revoga o artigo 30 e §§ da Resolução 20/2007) também teve pedido de vista. Já o Projeto de Lei nº 006/2023, que autoriza o Poder Executivo a instituir a permanência de técnicos de enfermagem em estabelecimentos de ensino que atendem mais de duzentos alunos no município de Ouro Branco, foi retirado por seus autores para adequações.

 Veja a íntegra das sessões no YouTube da Câmara de Ouro Branco.

Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal no site e redes sociais da Câmara: www.ourobranco.cam.mg.gov.br e @camaraourobranco.