segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Via 040 sinaliza dispositivos que serão duplicados em Congonhas

   O prefeito Zelinho se reuniu, na quarta-feira, 3, com o gerente de Relações Institucionais da Via 040, empresa que administra a BR-040, no início da instalação das placas de localização das obras de duplicação de pontes e viadutos no trecho de Congonhas. A secretária Rosemary Benedito também esteve presente ao local. A antecipação destas melhorias, que fazem parte da requalificação total da via, havia sido anunciada pela concessionária em agosto de 2015. Esta ação se deve às negociações do Governo Municipal com a empresa, que conseguiu autorização especial do Ibama para executá-la. Os serviços terão início assim que o processo de contratação de pessoal, que está em fase final, for concluído.
  O primeiro passo será a duplicação de todas as pontes e viadutos da região. Também será construído o trevo da entrada norte. As intervenções vão trazer mais segurança aos usuários da via e fluidez do trânsito.  Também estão previstos 28,4 quilômetros de obras de adequação da pista, que serão iniciadas após a liberação das devidas licenças, cujo processo estão sendo conduzidos pela EPL junto ao Ibama.
  Dispositivos - Trevo de acesso Norte – extensão (m) 81,73m, km608. Viaduto Telésforo Cândido de Rezende – extensão 81,73m, km 610. Viaduto de acesso à Congonhas (pista sentido RJ) – extensão 42,18m, km 611. Viaduto de acesso à Congonhas (pista sentido BH) – extensão 43,14m, km 612. Ponte sobre o rio Maranhão (pista Norte) – extensão 52,68m, km 615. Viaduto sobre a ferrovia – extensão 81,73, km 616
  Em 12 de agosto de 2015, quando a Via 040 anunciou a duplicação das pontes, viadutos e construção do Trevo Norte de Congonhas, o prefeito Zelinho afirmou: “E uma grande conquista para a nossa cidade a construção do trevo da entrada Norte, como também a duplicação de todas as pontes e viadutos que cortam a BR 040 em Congonhas. Nós tivemos várias reuniões com o Dr. Túlio fazendo esse pedido e justificando o perigo das pessoas atravessarem a rodovia e a necessidade de duplicar as pontes que são antigas datadas de 1957. Fica aqui o nosso agradecimento a Via 040 por priorizar a nossa solicitação”.
   “O projeto de modernização da BR-040 prevê um amplo leque de melhorias para a região de Congonhas. Nosso ritmo de trabalho ficará ainda mais intenso assim que o licenciamento ambiental for publicado, com a implantação de novas obras na região, como pistas marginais, acessos, retornos e passarelas, além da adequação das pistas atuais”, explica Tulio Abi-Saber, presidente da Via 040.

Associação Sócio Cultural os Bem-te-vis promove atividade de férias

   O ano de 2016 iniciou com muitas novidades na pequena comunidade de Itatiaia. Isso porque a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis vem promovendo diversas ações gratuitas para comunidade. Uma dessas atividades foi a Oficina de Música de Férias que agitou toda comunidade durante dois finais de semana.
  Nos sábados 23 e 30 de janeiro, a comunidade pode participar de diversas ações de música como confecção de instrumentos e percepção musical. A ação foi promovida pela Associação e teve a participação de crianças e adultos da comunidade de Itatiaia.
  Para o coordenador de Projetos da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, esta é a forma de continuar integrando a comunidade aos projetos da instituição: “Realizar uma atividade de música, que a comunidade tanto gosta é algo que fortalece a maior participação nas ações permanentes que realizamos durante todo o ano”. Conclui Wilton Fernandes.
  Desde o ano de 2001, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis promove diversas ações gratuitas de música, teatro, dança, artesanato, preservação de patrimônio e tem como foco principal a inclusão das comunidade atendidas. Mais informações: www.osbemtevis.org.br

domingo, 7 de fevereiro de 2016

Ouro Branco na luta contra a dengue e o Aedes aegypti

  O Poder Público e a comunidade devem se unir para combater um dos problemas que mais tem preocupado todo o Brasil, o Aedes aegypti e todas as doenças que ele transmite. Além do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Endemias, Ouro Branco também aderiu ao Programa "10 minutos Contra a Dengue" que envolve a população e os Governos Federal, Estadual e Municipal.
  O objetivo é formar uma força tarefa regional para a realização de novas ações na luta contra a dengue, chikungunya, zica vírus e outras doenças. O Programa foi apresentado a representantes de cidades de nossa região em uma reunião realizada na tarde de segunda-feira, dia 11 de janeiro, coordenada pela Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, superintendente de Saúde, Robson Campos Vidigal.

Capacitação Servidores

  Agindo de forma rápida, na manhã de quarta-feira, dia 13 de janeiro, teve início a capacitação de cerca de 70 servidores da Saúde (Agentes de Saúde que trabalham nos Postos de Saúde e Agentes de Controle de Endemias). Os funcionários receberam as informações sobre o Programa e as atividades que intensificarão o combate ao Aedes aegypti em Ouro Branco.

10 minutos Contra a Dengue
  Segundo a Fundação Fiocruz, a proposta da iniciativa 10 Minutos Contra a Dengue é inspirada em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do A. aegypti.
  O mosquito transmissor da dengue vive e se reproduz dentro das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença.
  Fique ligado em nossas publicações e confira mais informações sobre o Programa "10 minutos Contra a Dengue" em Ouro Branco. Desde já, faça sua parte! Dedique 10 minutos do seu dia e limpe seu lote, o quintal de sua casa e elimine possíveis pontos que possam virar criadouro do mosquito Aedes aegypti.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Carnafolia na cidade de Congonhas


Prefeitura inaugura Academia ao Ar Livre na comunidade de João Gote




A Prefeitura termina 2015 e inicia 2016 com mão e pé direitos

  O Ano Novo começou cobrando-nos a todos muito trabalho, criatividade e dedicação a enfrentarmos a crise econômica que principia a atravessar as fronteiras do Brasil e a tomar de assalto também países que até ontem não se preocupavam tanto com o declínio econômico, tal qual a China que acaba de anunciar dificuldades financeiras.
   Se os substantivos adequados a enfrentar esta crise, quer sejam escritos em mandarim, quer sejam grafados em português, são trabalho, criatividade e dedicação estamos seguros, pois, a Prefeitura de Ouro Branco conhece-os bem e os utiliza dia após dia em suas atividades. Bom exemplo são as benfeitorias entregues à população às últimas semanas. Ao final de 2015 foram inauguradas academias, unidade básica de saúde e agência transfusional. E, agora, abrimos as portas de 2016 com a mão direita e pisamos em seus campos insondáveis com o pé correto, também o direito. O trabalho, a criatividade e a dedicação de todos os gestores e servidores municipais permitiram à Prefeitura inaugurar ao dia 07/01/2016 mais uma academia ao ar livre. Esta, dedicada com muito carinho à população do bairro Alto Chalé.
  As academias ao ar livre são opções ótimas a quem quer começar a fazer atividades físicas e a manter o organismo saudável e em adequado funcionamento. A Prefeitura contou com a ajuda de parceiros a poder construir e a entregar à população do bairro Alto Chalé a sua academia. Três desses parceiros são a Secretaria Estadual de Turismo e Esporte de Minas, o Ex-Deputado Estadual Marques Abreu e o Presidente da Câmara Legislativa de Ouro Branco, Vereador Edson Miguel Vieira de Paula (Nénem da Vina). Outros grandes parceiros nesta importante realização são a população ouro-branquense, os líderes comunitários e os servidores municipais, sobretudo aqueles que atuam às secretarias de Obras, Planejamento e Esportes.
  Durante todo o cerimonial de inauguração, a Prefeita Cida Campos se mostrou muito contente com a realização de mais um grande feito. “Estou muito feliz em poder entregar à população mais uma importante obra, a Academia ao Ar Livre do Bairro Alto Chalé. Esta obra contribuirá muito com a manutenção da boa saúde da nossa população”; Cida apontou para a edificação situada ao lado da Academia e continuou, muito contente e animada: “Neste bairro, entregamos no ano passado a reforma e a ampliação da Escola Municipal José Estevão Batista e equipamos a unidade com mobiliário e parquinho muito modernos e bonitos. Estamos trabalhando com muita dedicação para levar melhorias ao bairro Alto Chalé e a toda a cidade; estou confiante pois, apesar das dificuldades, tenho a certeza de que vamos fazer ainda mais para a nossa população!”, garantiu-nos.
  Mais uma academia inaugurada, o mês de janeiro ainda não terminou e a Prefeitura promete muitos benefícios à população antes que se finde o primeiro mês do ano. Dia 16 de janeiro será inaugurada a Academia ao Ar Livre em dedicação à comunidade de João Gote e dia 28 será a vez do bairro 1º de Maio ganhar também a sua academia.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Instituição realiza o 7º Edição do Projeto “Um Sonho de Cinderela”

 A instituição Missionários Bons Samaritanos de Nosso Senhor Jesus Cristo realizou a 7º Edição do Projeto sociocultural “Um Sonho de Cinderela”, no dia 19 de dezembro de 2015, no clube do Astra, localizado bairro praia, em Congonhas.  O evento contou com 15 debutantes e três crianças floristas e tem como objetivo transformar a vida das adolescentes e seus pajés, de famílias humildes filhas e netas dos mineradores, garimpeiros, construtores civis, e outros profissionais.
  A cerimonia emocionou os 600 convidados num caldeirão de culturas com programas, oficinas, culto ecumênico, palestras com vários temas, jantar, anéis, valsa, bolo, os parabéns, baile, fotos, filmagem, ou seja, uma viagem fantástica extraordinária em comemoração á vida. De acordo com o fundador da instituição, Paulo surubim Miranda, essa solenidade prestigia o maior patrimônio cultural da humanidade, que são os seres humanos. “São eles que construíram igrejas, museu, casas, indústrias, etc.”, ressalta.
  As aniversariantes foram Samela Vitoria Santos silva, Jayane Mendes Santos, Mary Rosy Araújo Candido, Ingrid Nayara Freitas de Oliveira, Vitória Rosaria Leopoldino da Silva, Ana Paula Cruz Santana, Vanusa Soares Coelho, Naiana Araújo de Souza, Carla Silvestre Santos Araújo, Ana Paula do Carmo, Paloma Firmino Jesulino, karollaine Silvestre Santos Araújo, Patrícia Dantas, Andreia Paulina, Stephanie Nonita da Silva Pereira, Andreia Paulina Ferreira, Patrícia Tamara Souza Dantas. Floristas Pietra, Iasmim, Lavinha, do bairro Novo Rosário de Congonhas.
  “Um anel de pequeno diâmetro foi mais que suficiente para transformar em satisfação, realidade e esperança, os sorrisos das debutantes ao verem seus sonhos serem realizados, tanta felicidade de cada uma daquelas debutantes, tornando-se em um dia muito especial e se pudesse ser dimensionado, com certeza daria volta ao mundo. Gerando uma repercussão de elogios dos familiares das debutante e convidados”, explica o diretor Paulo Surubim.
  Ele ressalta que pesquisas mostram que as crianças e adolescentes são frutos do meio em que vivem. “Buscamos propiciar ao público alvo, um momento de lazer confraternização familiar, apresentando estas adolescentes à sociedade. Mostrando que apesar das diferenças sociais e financeiras, elas podem almejar um futuro diferente”, acrescenta.  Além da festa, os diretores da Associação, acompanham essas crianças e tentam lhes proporcionar emprego de menor aprendiz, estagiários, por meio de parceiros.
  A diretoria agradece o apoio das autoridades jurídicas, diretoria da Instituição, Padre Paulinho, Padre Joao, prefeito Jose de Freitas Cordeiro (Zelinho), juízes Juiz Flavia Generoso de Mattos e Geraldo Antônio de Freitas, Promotor de justiça Vinicius Alcântara Galvão, delegada Juliana Aparecida Neto, a presidente do Conselho Tutelar Luciana Carla de Oliveira Carlos, comandante da 9º Cia da PM  Jardel Eduardo da silva.
  OS agradecimentos são estendidos também ao Clube do Astra, loja Bela Noiva, Sonho de Noiva, Magnifica Noivas, Edna Noivas, Salão da Mel, Salão Ideal, Mega Fios, Sandra Rejane, Studio de Beleza Distak. Mecânica GG, Gerfan, Grupo Seday, Avapex, Seda y Serda, Construouro, FS Embalagem, Bar do Gordo, Rocha Car,  Comercial Santiago Messias Produções, Guilherme Beleza, Açougue Casa de Carne Ivo Pereira, Açougue Casa de Carne Martins, Supermercado Xisto, Prefeita de Ouro Branco. Voluntários da Gerdau, Sacolão e Mercearia Souza, Super Gomes, Bar e Mercearia Ourinhos, Lanchonete e Restaurante Parada de Minas, Mercearia Novo Rosário, Matadouro ER Frigorifico Silva, Dinho de Lafaiete, Buffet Lindaura Lopes e Dulci Buffet Segurança GSF Geovani de Congonhas.  DJ Ademir de Congonhas, Robson Presidente dos Altos de Congonhas, Loja Pereira, Magno Borges funcionário da empresa ISS. Familiares e colegas de trabalho da Vanessa patrícia da Drogaria Americana, familiares de Andreia Souza Dantas e amigos na  Elaine diversão com alegria, sacolão SM, Cesta Básica Marcos Flagra, Darquinha e familiares, Izabel e adolescentes da Crisma, Maria Nazaré Cordeiro e família, Padaria Alvorada da Rosangela e Wagner, bomboniere do Tati Açougue JF do Jonas Ferreira, Supermercado irmãos Monteiro, Kely zeladora da Igreja do Rosário, Açougue do Nono, Drogaria Americana, Barbearia Big Boss barba Chopp, Herbert e Marisa. Varejão sacolão Máxima, Loja Roupa Nova, Salão Studio Mega Fashion.
 Emissoras das rádios Cidade 98.7, Colonial, Fundação Rádio difusora de Congonhas, Educativa 97.5 FM, Romaria, Carijós, Cidade 98 FM, Queluz Aliança, além da TV Lafaiete e jornais ALTO PARAOPEBA, Ponto de vista, Correio da Cidade e Jornal Baruc também receberam agradecimentos.
  A presidente do Projeto, Maria Alexandrina da Silva de Miranda, mais conhecida por Branca do surubim ressalta que este projeto, em defesa da vida, vem sendo executado desde 1970. Contudo em 2009, transformou-se em uma mega festa de gala. “Reunimos as aniversariantes num só lugar, com artes cênicas, museu itinerante apresentando nossa história com fotos, vídeo em audiovisuais”, finaliza.  Além desde projeto, a instituição foi registrada em cartório em 1977, realiza também o natal solidário, oficinas. Projeto a festa dos mineradores com vários programas e oficinas são realizados no mês de maio, programas a festa dos tropeiros, do trabalhador rural, etc.
 Contatos: instituicaobonssamaritanos@bol.com.br ou instituicaobonssamaritanos@viareal.com.br- Telefones 98698-0524 e 98691-3521-