terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dia do livro

  O Dia Nacional do Livro foi celebrado em todo o Brasil, no dia 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacional do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.
  O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura. Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.
  O livro é um meio muito importante para adquirir conhecimento, e contribuir com o desenvolvimento da nossa linguagem e escrita. Além de ser muito gostoso ler! Hoje temos livros de todos os temas, assuntos, histórias, e idades.  Mas nem sempre foi assim.
  Você sabia que na Idade Média os livros eram feitos a mão e produzidos por monges que usavam tinta e bico de pena para escrever os textos? Um livro pequeno levava meses para ficar pronto. Imaginem só se não tivéssemos todos os recursos avançados que temos hoje para produzir os livros? Com toda a tecnologia que temos hoje, por maiores que sejam eles ficam prontos rapidamente.
  Atualmente, os programas de promoção do livro têm sido o ponto forte das bibliotecas públicas brasileiras. Estudo conduzido pela Fundação Pensamento Digital mostra que as ações para preservação de memória e estímulo a escritores também se destacam nos serviços prestados.
  O Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), por exemplo, fornece, desde 1997, obras de literatura e pesquisa, revistas e periódicos para que toda escola pública tenha uma biblioteca para os seus alunos. Executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), o programa atende de forma universal e gratuita, em todos os estados do país, escolas públicas da educação básica cadastradas no Censo Escolar.

Ouro Preto em alerta

  Uma série de boatos ganhou as ruas da cidade de Ouro Preto, na região Central do Estado, e provocou pânico, principalmente, entre os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Publicações nas redes sociais divulgam a existência de uma roleta russa onde pessoas contaminadas com HIV estariam transmitindo a doença durante relações sexuais.
  Depois das mensagens nas redes sociais, o pânico tomou conta dos estudantes, uma vez que eles costumam ir para festas e fazem sexo com pessoas desconhecidas e sem camisinha. Apavorados muitos estudantes estão procurando os centros de saúde para fazer exames que diagnosticam a presença do vírus.
  Foram tantos pedidos de novos exames, que a prefeitura da cidade teve que posicionar-se sobre o assunto para garantir que não há qualquer evidência de modificações no quadro normal destas incidências na região.
  A prefeitura está deflagrando ações de conscientização da população sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis nas unidades de saúde, na comunidade estudantil e em locais públicos.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sucesso marca Feira Livre Itinerante na avenida Mariza

   Há algumas semanas, a Associação dos Feirantes e a Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Gerência de Agricultura vem realizando a Feira Livre Itinerante na avenida Mariza de Souza Mendes.
  Com o apoio da Prefeitura, os Feirantes levam seus produtos e a comunidade vem aprovando essa ideia. O objetivo é dar cada vez mais visibilidade ao trabalho dos feirantes de nossa cidade. Vale lembrar que a Feira que acontece aos sábados de manhã na Praça das Rotas continua sendo realizada normalmente.



Atividades do Outubro Rosa divulgam a Saúde da Mulher

   Muita alegria, descontração e informação marcaram a manhã de sexta, dia 09/10, na Praça das Rotas - PITUR. A equipe da PMOB, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas atividades para celebrar o Outubro Rosa, mês de divulgação dos cuidados com a saúde da mulher.
  Foi realizado um momento de oração, aulão de zumba, ginástica, sorteio de brindes oferecidos por comerciantes locais, além de stands de exames e informações sobre saúde, com apoio da FASAR e Laboratório Diag Cito.


domingo, 1 de novembro de 2015

Trilha Ecológica no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco

  Na manhã de sábado, dia 17/10, dezenas de moradores, equipe da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Equipe IEF, Analista Ambiental/ Bióloga e Gerente da Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra de Ouro Branco, Letícia Dornelas Moraes, se reuniram para uma trilha ecológica no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco. A Trilha foi coordenada pela equipe do IEF, com apoio da PMOB. 
  Segundo a Equipe do IEFl, “a atividade envolveu aproximadamente 20 participantes e equipe de apoio. Durante o passeio foram discutidos a importância do Parque, seus objetivos de criação, os diferentes biomas que ocorrem no seu interior, entre outros assuntos.”
  “As pessoas tiveram ainda a oportunidade de conhecer a Gruta do Muro e ao final do percurso puderam saborear uma farta mesa de frutas que foi organizada com o apoio de empresários locais: Supermercado Rotor, Lanchonete Lima Limão, lojas Pena Surf e Tribus, Bar e Lanchonete Radar, Supermercado Líder, Sacolão Máximo, Verdurão Pioneiros e Mercadinho Hortão. Como as doações foram muitas, uma parte das frutas foi repassada ao Lar Comunitário Frederico Ozanam, tornando ainda mais especial a ação. Esta trilha foi escolhida por causa do grau de dificuldade e baixo risco para os visitantes. A gerente do Parque espera continuar com as ações das trilhas ecológicas.”

Defesa Civil de Ouro Branco faz alerta contra as queimadas


  A Equipe da Defesa Civil de Ouro Branco faz um alerta contra as queimadas. Nas últimas semanas, a Equipe vem intensificando as ações em vários pontos da cidade.
  Recentemente, foram realizadas intervenções no bairro Inconfidentes, entorno do Viveiro Municipal e Praça de Eventos, acesso ao bairro 1º de Maio, avenida Maria Firmina, bairros Soledade, Bela Vista, Mata do Campestre, entre outros.
  A Defesa Civil e a Prefeitura pedem a colaboração da comunidade na luta contra as queimadas.  Defesa Civil de Ouro Branco (31) 98605-3102, (31) 3741-4632, (31) 98798-4813 e 98977-2112.



Gincana da Solidariedade- arrecadando materiais de limpeza para o Lar Frederico Ozanam

Entrega  de donativos ao Lar Frederico Ozanam
  Buscando desenvolver o espírito de solidariedade dos alunos e a integração entre a família e escola, a Escola José Francisco Nogueira realizou a "Gincana da Solidariedade" em prol do Lar Comunitário Frederico Ozanan.
  Participaram da Gincana 278 estudantes que arrecadaram materiais de limpeza. Como premiação e incentivo, as turmas vencedoras (4º ano Professora Marilene e 5º ano- Professora Therezinha) entregaram os donativos à direção do Lar durante uma visita na tarde de terça-feira, dia 29/09.
 Segundo a Diretora da Escola, Roseli de Lourdes Rafael Pereira, o objetivo era desenvolver o espírito de solidariedade, trabalhar valores e ensinar as crianças a doar amor, carinho, respeito e a se preocupar com o próximo. “Durante a visita as crianças tiveram a oportunidade de conversar, demonstrar  e sentir o carinho dos idosos. E para alegrá-los cantaram e  apresentaram uma coreografia da música Aquarela.” 
  O projeto foi idealizado por Roseli de Lourdes Rafael Pereira (Diretora), as pedagogas Viviane Marotta e Lelena Rodrigues e  todas as professoras abraçaram a causa. Bem como as demais funcionárias. Professoras: Antônia Rezende  Milagres da Silva, Maria Therezinha Santos Marques, Soraya Costa Faria, Leila Maria de Honório, Maria do Carmo Nepomuceno dos Santos, Vilma Da Costa de Souza Pinheiro, Gilda Santos Ramos, Maria Geralda Santos Oliveira
  Juliana Maria Vieira dos Santos, Helhaiz Sérgio Franco, Girlaine Miller Silva Coutinho, Marilene Florido Muniz e Sayonara Aparecida Paiva.
  A direção agradece os funcionários, aos alunos e familiares que colaboraram e tornaram possível a realização deste projeto!Doar é um ato de amor!