quarta-feira, 24 de junho de 2015

Prefeitura e comunidade de Ouro Branco fecham cerco contra a Dengue

  Nos últimos meses, a Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Saúde - Endemias/Vigilância em Saúde e a comunidade de Ouro Branco somaram forças na luta contra o mosquito Aedes aegypti.
  Balanço da Dengue - O último balanço da Secretaria Municipal de Saúde realizado na segunda semana do mês de junho apontou que já foram notificados/suspeitos 77 casos. Foram confirmados nove casos, sendo que oito importados, ou seja, as pessoas foram contaminadas fora do município. Foi confirmado o primeiro caso autóctone, ou seja, a pessoa foi contaminada no município. Os pacientes foram acompanhados pela equipe da Vigilância Epidemiológica, fizeram tratamento necessário e todos passam bem.
  Assim, a cidade apresenta o seguinte quadro: 77 casos notificados/suspeitos, sendo que destes oito casos positivos importados; um autóctone; 19 negativos; cinco aguardando resultado da Funed; três se recusaram a fazer o exame; um não localizado no endereço; um aguardando busca ativa; 13 foram constatados outros diagnósticos e 26 residem em outro município. Vale ressaltar que não houve registro de casos de dengue hemorrágica.
Mutirões de limpeza - Além do trabalho diário das equipes da saúde, entre os meses de março, abril e maio foram intensificados os serviços de conscientização da comunidade. Além disso, foram realizados grandes mutirões de limpeza para recolhimento de recipientes que possam cumular água e virar criadouro das larvas do mosquito.
 Esses mutirões já foram realizados nos bairros Centro, Alto Chalet, Dom Orione, Serra, Luzia Augusta, Nova Serrana, São Francisco, Pioneiros e, na última semana, Belvedere e Amália Rodrigues. Nos próximos dias, novas edições dos mutirões de limpeza serão realizadas em outros bairros.
  Em março, a prefeitura divulgou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de Ouro Branco, realizado pelo setor de Endemias/Vigilância em Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Ouro Branco, que apontou que nosso Município tem um índice de 2,8% de infestação predial acima do preconizado pelo Ministério da Saúde.  O preconizado pelo MS é de no máximo 0, 9 %. Mais informações com a Equipe de Endemias (31) 3741-4761.
  Trabalho da Prefeitura - Ao longo de todo ano a PMOB, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, equipe de Controle de Endemias, trabalha de segunda a sexta, das 8h as 17h, em todos os bairros da cidade. A equipe de Endemias é formada por 14 agentes, dois supervisores, um coordenador/educador em Saúde, um digitadora/laboratorista. Todos os dias a equipe de agentes vão para as ruas e realizam o trabalho de orientação e tratamento focal nos domicílios.
   Também é feito o tratamento focal nos imóveis (residências, comércios, oficinas, terrenos baldios, indústrias, Cemitério, etc.) onde, se necessário, é feito o tratamento de caixas d´água e a educação em saúde que consiste na conscientização dos moradores.
  Você sabia? - A equipe de Endemias da Prefeitura faz a pesquisa de campo, tratamento nos domicílios, coleta amostras de larvas que são levadas para o laboratório localizado no prédio da Saúde na rua José Guilherme. Nesse local é feita a análise morfológica das larvas. O resultado dessa análise sai em minutos e, assim, os agentes sabem exatamente o local onde os trabalhos devem ser intensificados. Mais informações com a Equipe de Endemias: (31) 3741-4761.
 

AAMMOB é ouro, prata e bronze no Mineiro de Taekwondo e Copa de Jiu-Jitsu

  A comunidade de Ouro Branco tem vários motivos para se orgulhar dos atletas de Artes Marciais da cidade. Vinte e seis membros da Associação de Artes Marciais Mistas de Ouro Branco (AAMMOB) participaram da 3º Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, realizada na cidade de Mariana.
  O evento foi nos dias 30 e 31 de maio, sábado e domingo e os atletas conquistaram treze medalhas de ouro, dez de prata e duas de bronze. A AAMMOB agradece primeiramente a Deus, depois a todas as pessoas e entidades que vem apoiando o grupo e também a Prefeitura de Ouro Branco.  
  No mesmo dia 31, domingo, outros integrantes da AAMMOB participaram da Copa Choke de Jiu Jitsu, realizada em Belo Horizonte. A AAMMOB por meio de Wellington Brancão/WB participou da Copa com os atletas Gustavo Machado e Daniel Aleixo. Gustavo conquistou o ouro e Daniel ficou em 4º lugar. Mais uma vez, a equipe da AAMMOB lembrou seus apoiadores: “Agradecemos a Academia Flex Joirson Pires e a todos os patrocinadores que estão sempre contribuindo com nossos atletas. A contribuição de cada um faz muita diferença. O que para muitos pode ser pouco, para um atleta é muito importante.”  

Prefeitura inicia obras da UBS Jardim Profeta

  A Secretaria Municipal de Obras realiza a terraplenagem no terreno que receberá a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Profeta. Este trabalho será concluído em 15 dias. A obra do prédio será executada pela empresa Casa Construção, selecionada através de licitação. A previsão é de que esta unidade seja entregue àquela comunidade ainda este ano.
  O novo prédio da UBS tipo 1, do Jardim Profeta, possuirá salas de espera, de reuniões e atividades coletivas, de cuidados, de observação, de escovação para atividades educativas, de esterilização e outra específica para o setor administrativo; consultórios odontológicos com duas cadeiras e de atendimento multiprofissional e banheiro com acessibilidade para cadeirante. 
  Atualmente a população de 3.600 pessoas dos bairros Jardim Profeta, Vila Nereu, Vila Condé, Macaquinhos, Santa Vitória, Novo Belvedere e Ipiranga é atendida pela Equipe de Saúde da Família (ESF), instalada em dois imóveis alugados para os atendimentos, que estão localizados à Rua Virgínia nº 110 e 210.
  A Equipe de Saúde da Família é formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos em enfermagem, seis agentes comunitários de saúde, além de equipe odontológica (dentista, técnico em saúde bucal e auxiliar de saúde bucal) e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) (educador físico, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, psicóloga e farmacêutica).
  “A ambiência atual de atendimento da unidade é adaptada. Na nova sede, construída conforme planta da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, os profissionais da saúde terão melhores condições de prestação de serviço e a população terá para uso um conjunto de ambientes com muito mais conforto e acessibilidade”, comenta o enfermeiro Juscelino Ribas, coordenador de Estratégia de Saúde da Família da Prefeitura de Congonhas.
  Atualmente Congonhas possui 16 Equipes de Estratégia de Saúde da Família, funcionando em 15 Unidades Básicas de Saúde, com sete sub-unidades na zona rural, além do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e a Policlínica, funcionando provisoriamente na UBS Dom Oscar.
  Na gestão do Prefeito Zelinho estão previstos, além da finalização das obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a construção de sete prédios de UBS para substituição de unidades que funcionam em imóveis alugados.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Fieis celebram o dia de Santo Antônio




  No sábado, dia 13, os fiéis celebram o Dia de Santo Antônio de Pádua, o santo casamenteiro.  Considerado um dos santos que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e também por Portugal.  Em Ouro Branco, o dia será comemorado com muitos festejos e com o encerramento da 76ª Festa de Santo Antônio.
   A programação deste sábado começa com a alvorada festiva as 5h, às 8h, haverá uma corrida rústica que já faz parte do calendário da festa, depois a rua de lazer. Ás 10h, haverá um missa, às 11 inicia o torneio de truco e os leilões, ao meio dia será servido um almoço.  E o leilão se estenderá até as 18 horas.  Ás 18h, começa a preparação para a procissão em seguida haverá a celebração da missa de encerramento da festa.
   De acordo com Padre Ilídio, Santo Antônio é muito querido na cidade, porque, a Matriz de Santo Antônio foi a primeira de Ouro Branco e por isso é a mãe as outras paróquias. “As outras paróquias surgiram posteriormente do desenvolvimento industrial siderúrgico da cidade. Por isso esta festa é muito sentida muito participada ao longo destes treze dias da novena preparatória ao dia 13”, disse.
   A Trezena foi iniciada no dia 31 de maio, com a oração da trezena que é uma preparação de reflexão sobre a vida do Santo, que foi um imitador de Jesus Cristo através da força da palavra do evangélico. “Um modelo de virtude ao qual nós recorremos nestes treze dias no dia 12 encerra a trezena”, completa.
   No dia 1 de junho, houve a 17ª Cavalgada de Santo Antônio, que saiu da comunidade de Castiliano com ais de 600 cavaleiros e a imagem de Santo Antônio a frente em uma caminhonete. Chegando no pátio da Igreja Matriz de Santo Antônio houve a benção do padre Ilídio sobre os cavaleiros e as amazonas. Em seguida foi celebrada a trezena, a missa e eventos sociais.
  Segundo o padre, a trezena foi bem frequentada todos os dias às 18h30 com um grande número de fieis. “Depois tivemos o momento social no pátio da igreja com show e barracas com comidas típicas, até às 11h, depois encerramos, pois a conotação que estamos dando é de um momento familiar”, disse.
   Ele ressalta que a festa de Corpus Christi aconteceu durante as festividades de Santo Antônio. Na ocasião foi celebrada com a procissão pelas principais ruas do centro, logo após houve a celebração da eucaristia e em seguida, a Paróquia deu continuidade nas festividades de Santo Antônio. Em outros bairros da cidade também houve procissões de corpus Christi.
  A Paróquia também prepara a festa de São Cristovão, no dia 26 de julho. Nesta data haverá uma missa às 9h30, com a carreata pelas ruas da cidade e na chegada a benção de todos os veículos e motoristas em seguida um almoço festivo.
   Outra data especial que também já está sendo preparada é a Festa da Serra, que acontecerá no dia 16 de agosto. Nesta data, haverá alvorada festiva em seguida às 9h, a carreata sai com a imagem de Nossa Senhora Aparecida da Matriz de Santo Antônio até o alto da serra. Chegando lá será celebrada uma missa, depois terá o momento do almoço, às 14h, a procissão no alto da serra.

sábado, 20 de junho de 2015

Encontro mostra diversidade na fé



Mais de 700 fieis participaram do IV Encontro Regional do Terço dos Homens organizado pela comunidade de Nossa Senhora das Graças, do bairro Luzia Augusta, em Ouro Branco e realizado no dia 24 de maio. O encontro contou com uma missa presidida pelo padre Ilídio e logo após foi servido um delicioso almoço para todos.
  Historicamente, a oração do Terço de Nossa Senhora é rezada pelos fieis católicos em todo o mundo, e é uma excelente forma de meditação sobre os passos da vida de Jesus. Mas no Brasil, uma experiência relativamente nova tem chamado à atenção, são os grupos de Terço dos Homens que têm crescido intensamente nos últimos anos. Em Ouro Branco, o grupo se reúne semanalmente e tem como objetivo resgatar homens de todas as idades, pois a presença masculina na oração é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.
Além do terço semanal, os grupos se reúnem também por cidades e regiões e por isso foi realizado o IV Encontro Regional do Terço dos Homens. O objetivo principal é a divulgação e a confraternização entre os membros dos grupos.
  O Terço dos Homens tem se revelado também como força de transformação e de verdadeiras conversões. Homens antes em descaminhos ou frios na fé, ao frequentar um grupo de Terço, têm mudado de vida e se libertado de situações degradantes próprias de quem vive longe de Deus. Entretanto, o Terço dos Homens não se prende apenas à presença masculina. Ele quer atingir toda a família dos participantes, colaborando com a formação de lares verdadeiramente cristãos.
Neste encontro participaram devotos de oito paróquias são elas: São José Operário, Santo Antônio, Sagrada Família e do Divino Espírito Santo.  De Conselheiro Lafaiete (Paróquias Nossa Senhora da Luz, Bom Pastor, São Sebastião de Monsenhor Izidro). De Entre Rios (Paróquia de Nossa Senhora das Brotas). De Cristiano Otoni (Paróquia de Santo Antônio) e de Congonhas (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição).
  Como o encontro é anual, já está marcado para 2016, o V Encontro Regional do Terço dos Homens, na Paróquia de São Sebastião de Monsenhor Izidro.



terça-feira, 16 de junho de 2015

   A Romaria recebeu exatas 20.002 pessoas durante a edição 2015 da Ação Global, que foi realizada no sábado, 30. Este e os números expressivos da prestação de serviços à população de Congonhas e região foram divulgados ao final do evento pelo Sesi-MG, realizador da Ação Global em parceria com a Rede Globo. A Prefeitura Municipal apoiou a realização desta edição. O tema este ano foi Qualidade de Vida.
  Congonhas foi escolhida para ser a sede mineira da Ação Global em virtude das comemorações dos 30 anos do título de Patrimônio Mundial concedido pela Unesco ao Santuário do Senhor Bom Jesus e Matosinhos e pela intensa atividade industrial da cidade.  Durante a manhã e a tarde, o Sesi, a Prefeitura e seus 87 parceiros prestaram 40 mil serviços e atendimentos gratuitos das áreas de saúde (como aferição da pressão arterial), cultura (shows musicais e espetáculos teatrais), cidadania (emissão de mil carteiras de identidade).
 
A programação foi aberta pelas alunas do Programa Congonhas Mais Saudável, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que participaram de um aulão de ginástica, ministrado pela educadora física Fernanda Lourenço. “Fizemos uma pequena demonstração do que oferecemos nos 15 núcleos de ginástica da cidade. O evento é bom para poder divulgar a toda a cidade esta atividade. Só fica parado em casa quem quer”, diz. Já a educadora física Michele Saraiva de Freitas ministrou uma palestra sobre Qualidade de Vida. “O tema não está ligado somente à atividade física. Além do físico, temos que desenvolver o lado social e psicológico”, explica.
  Há quase três anos, Danúbia Daniela Martins, 24, frequenta as aulas de ginástica no núcleo de Santa Quitéria. “Este foi um aulão muito bom, porque mostramos à população o que está acontecendo. Muita gente se interessa, mas não participa das aulas. Atividade física é muito importante, porque ganhamos muita disposição e ficamos mais saudável e em forma”, afirma.
  Documentos - A Ação Global emitiu 962 carteiras de identidade. A fila se estendeu da Romaria até a Basílica. A doméstica Maria Eva da Silva, 58, chegou à Romaria às 4h20 e assegurou sua 2ª via da Carteira de Identidade. “A minha estava rasgada e eu precisava trocá-la. Uma vez tentei emitir o documento, mas o órgão responsável estava sem papel”, conta. Quem também acordou cedo foi João Pedro dos Reis Francisco, 16, que chegou à Romaria às 4h30 para retirar a 1ª via do documento de identificação pessoal. “É minha primeira Identidade. Fazia muita falta e, agora, acredito que vá facilitar muito a minha vida”, acredita.
  Carteiras de Trabalho foram emitidas 309. A estudante Larissa Carla, 17, conseguiu sua primeira via do documento. “Cheguei às 7h. Já trabalho em um salão de beleza e falta pouco para eu completar 18 anos. Então, resolvi tirar aqui na Ação Global, porque, na maioria das vezes, demora muito”, diz.
  Foram emitidas ainda 300 certidões de nascimento. O prestador de serviços, Hilton Gonzaga, foi um dos cidadãos que aproveitaram a oportunidade dada pela Ação Global para trocar o documento. Morador de Conselheiro Lafaiete, ele optou pela Ação Global, porque o processo é mais simples e rápido. “A minha certidão estava em mal estado. Precisava juntar os pedaços para ler. Não dava mais para usá-la”, explica. Foram emitidos 161 CPFs, além de títulos de eleitor para todo os que procuraram este serviço.
  Outros atendimentos - O cidadão teve a sua disposição, vários outros serviços e atendimentos. A tenda de Orientação Jurídica nas áreas de Pensão Alimentícia, Separação, Criminal, Inventário, Pequenas Causas foi de responsabilidade da OAB Congonhas e a OAB BH. Maria Aparecida Rossi, conselheira da OAB de Minas Gerais e diretora do Fórum de Congonhas, conta que o “objetivo de estarmos aqui é de esclarecer e direcionar as pessoas corretamente de acordo com o problema jurídico que elas tem”.
Uma tenda ofereceu corte de cabelo. “Sou de BH e vim como voluntário para trabalhar cortando o cabelo das pessoas. Estou achando o evento de grande abrangência, a nossa tenda aqui fica cheia o tempo todo”, comenta Daniela de Jesus Santos.

Oficinas - A Oficina de reutilização de tecidos para confecção de sacolas retornáveis/sustentáveis foi idealizada por Liliane Lemos. “Como também trabalho na área de meio ambiente, achei interessante fazer a oficina para reutilizar os tecidos. Ao invés de usarmos sacolas plásticas que poluem o meio ambiente, podemos usar essas de tecido”, explica.
A “Adolescentes Online” se dedicou a ensiná-los a fazerem uso adequado das redes sociais, a construírem uma boa imagem deles, pensando no futuro pessoal e profissional. “O interessante é que as mães dos mais novos os acompanharam para aprenderem a controlar o uso da internet”, comenta a idealizadora da oficina, a jornalista Janice Mara.

Saúde - Prevenção contra a dengue, orientações sobre saúde auditiva e bucal e doenças sexualmente transmissíveis, exames clínicos e confecção de cartões do SUS foram alguns dos serviços de saúde oferecidos durante todo o dia. Além disso, os participantes puderam aferir a pressão e receberem orientações sobre nutrição.
As mulheres tiveram uma tenda especial para tirarem dúvidas sobre métodos contraceptivos, menopausa e pré-natal e se informarem sobre os cânceres de útero e mama que, quando diagnosticados precocemente, podem ter chances de cura. A porta de entrada também neste caso é o PSF. Quando há alguma alteração neles, elas são encaminhadas à Clínica da Mulher.
Uma campanha do Rotaract conseguiu 200 cadastros para doação de medula óssea. Por terem alcançado este número expressivo, o Hemominas virá a Congonhas fazer esta coletas. Outro destaque ficou por conta da Orientação Nutricional, com 850 atendimentos.
As estudantes de Nutrição Andreza Maria da Silva e Anna Carolina Baeta orientavam os participantes quanto à rotulagem dos alimentos. “Uma lei da Anvisa prevê que todas as informações do alimento devem estar no rótulo. Só que as pessoas não sabem e compram o produto sem ler. O ideal é olhar a quantidade dos nutrientes do alimento, porque não há muita diferença na quantidade de calorias entre alimentos integrais e outros, dependendo da marca e do produto”, explicam.

Voluntariado - Em Congonhas, 800 voluntários participaram do evento. Pela primeira vez em Minas, a Ação Global teve lista de espera de voluntários. O pedagogo, Jalmir Jesus de Souza Ribeiro, atua como voluntário pelo Rotaract há quatro anos. Ele participou de uma ação para incentivar as pessoas a doarem medula óssea. “Ser voluntário é muito importante, porque várias áreas da sociedade precisam de ajuda. Estou achando o evento incrível, porque não encontramos muitas das ações que tiveram aqui no dia a dia. Quando encontramos, existem muitas dificuldades burocráticas”, diz.

Polícia Militar - A Polícia Militar participou ativamente do evento. Na oportunidade, os militares da 9ª Cia PM ficaram responsável pela segurança do evento, do 31º BPM através dos militares do Canil, da 13ª Cia Mesp, do 4º Pel PM Mat, Proerd, componentes do Grupo Escoteiro 147 Inconfidência Mineira e a banda de música da 13ª RPM, compondo o estande representativo da PMMG.
Os estandes da Polícia Militar foram muito visitados pelos frequentadores do evento, sendo uma oportunidade muito interativa e comunitária junto a sociedade de Congonhas/MG e turistas. Foram distribuídas diversas dicas e serviço, bem como confecção de Boletins de Ocorrências REDS, orientação à comunidade presente sobre segurança, drogas, pedra de documentos dentre outros.





  No dia 29 de maio, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, realizou a Prestação de Contas Quadrimestral. O evento contou com a participação da Prefeita Cida Campos, equipe de Governo, Presidente da Câmara, vereadora Branca de Castilha, e os vereadores Aparecido Ferreira Barbosa, “Paré”, e Edson Miguel de Paula, “Neném”. Após a abertura, o Secretário de Finanças, Marcelo Adriano Gomes apresentou as informações.
  A Prefeita Cida Campos afirmou que a Gestão 2013/2016 trabalha com afinco e transparência. “Nossa intenção não é apenas cumprir as determinações da Lei, mas sim um compromisso moral com a comunidade. Trabalhamos com transparência nos atos da Administração Púbica.”  
  Todas as informações relativas às finanças e orçamentos da Prefeitura estão disponíveis o Portal da Transparência da Prefeitura: http://e-gov.betha.com.br/transparencia. Dúvidas e esclarecimentos: financas@ourobranco.mg.gov.br, telefone: (31) 3742-3986, ou controladoria@ourobranco.mg.gov.br, telefone: (31) 3749-6010.