quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

LivreMente realizada a última etapa da 8ª Edição da Olimpíada


  Muita alegria e emoção marcaram a premiação dos alunos do 5º do Ano da Escola Municipal LivreMente, participantes da 7ª Olimpíada de Matemática que se reuniram na sexta-feira, dia 21 de novembro, no auditório do Colégio João XXIII. A Professora do LivreMente, Maurisa das Dores, que recentemente recebeu o diploma Paulo Freire, organizou o evento ao lado da secretária de Educação, Sônia Vieira Mapa, diretora Eliane, pedagoga Alessandra e das professoras Irany e Stela, além de toda a equipe pedagógica da Escola LivreMente.
  A Professora Maurisa realizou uma retrospectiva do Projeto Olimpíada de Matemática e realizou a premiação de todos os alunos destaques desde 2008. Maurisa anunciou sua aposentadoria e foi homenageada por pais e alunos. Emocionada, a professora agradeceu a todos pelo carinho. Ao longo da noite, foi realizada a última etapa da 8ª Edição da Olimpíada entre os alunos do 5º Ano.




Gerdau conclui primeira edição do Monitoramento Participativo das Águas



  Por meio do Programa Gerdau Germinar, a Gerdau acaba de realizar o Seminário de Encerramento do projeto Monitoramento Participativo das  Águas. A primeira edição da iniciativa contou com a participação de dez escolas do interior de Minas Gerais, que se envolveram no acompanhamento periódico de córregos, riachos ou lagos localizados nas comunidades onde estão inseridas as instituições de ensino. Nesta edição, participaram do projeto instituições de Congonhas, Itabirito, Ouro Branco e Ouro Preto.
  Mais de 160 pessoas compareceram à reunião de conclusão do projeto, realizada no Biocentro Gerdau Germinar, no dia 14 de novembro. De acordo com analista de Desenvolvimento Ambiental do Programa, Fernanda Montebrune, este foi um momento para todas as escolas apresentarem os resultados físicos, químicos e biológicos dos recursos hídricos monitorados. “Foi muito significativo, uma grande troca de experiências e ideias entre alunos e educadores envolvidos nesse projeto”, afirma.
O Monitoramento Participativo das Águas teve início em março deste ano, com a capacitação dos educadores e distribuição dos Ecokits, que continha as ferramentas necessárias para coleta e análise da água. Posteriormente, a equipe técnica da Universidade Federal de Minas Gerais, parceira do projeto, realizou duas visitas às escolas, para acompanhar os trabalhos.
De acordo com a supervisora da Escola Estadual Barão de Paraopeba, de Congonhas, Maria Aparecida Freitas Policarpo, os alunos demonstraram muito interesse pelo projeto e em dar continuidade às ações de recuperação da nascente, localizada ao lado colégio. “A professora vai aproveitar o Ecokit para aplicar a mesma metodologia com outra turma de alunos”, afirma.

Arthur foi batizado

 Na manhã de domingo, dia 9 de novembro, o casal Renata e Lauro deu mais um passo importante em sua missão de pais. Eles levaram o seu filho, Arthur Ferreira Brandão Silva para ser batizado. A cerimônia aconteceu na Igreja São José Operário, no bairro Primeiro de Maio. Durante a emocionante celebração, presidida pelo padre Geraldo, os padrinhos Lucia e Antônio Carlos se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã.

sábado, 6 de dezembro de 2014

O cinquecento mais apimentado do mundo


  Fiel ao espírito “pocket rocket" (o famoso foguete de bolso), o Fiat 500 Abarth chega ao mercado brasileiro para reescrever o segmento dos esportivos pequenos. Produzido em Toluca, México, o 500 Abarth é um modelo especial e muito personalizado. Especial por ter um dos melhores motores turbo-alimentado do mercado e personalizado pelo simples fato de trazer a assinatura de uma das mais famosas casas de preparação do mundo, a Abarth. Por tudo isso, o 500 Abarth é o melhor fruto do conhecimento e do espírito de competição de um grupo com mais de 60 anos de vida, muitos deles vividos literalmente dentro das pistas.
  Usando como base o Fiat Cinquecento, sucesso mundial de vendas, o 500 Abarth é praticamente um outro carro. Desenvolvido para entusiastas da velocidade e projetado por puristas de uma verdadeira condução esportiva, o Fiat 500 Abarth pode ser facilmente identificado pelo duplo escapamento cromado, faróis e rodas de liga leve exclusivas de 16” com pneus 195/45 R16, faixas laterais disponíveis nas cores vermelho, branco e preto, e capa dos retrovisores externos acompanhando a mesma cor da faixa.
Com performance surpreendente, o 500 Abarth será, sem dúvidas, um marco no segmento. Reescrito sobre o "tratamento Abarth", o Cinquecento mais esportivo da história entrega resultados extraordinários de desempenho, como por exemplo a melhor marca de aceleração do segmento, com apenas 6,9 segundos para chegar aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 214 km/h. Esse grande desempenho é fruto do motor 1.4 Multiair 16 V Turbo com 167 cv. São quase 120 cv por litro, uma das melhores marcas do Brasil. Além disso, o elevado torque máximo de 23 kgfm é distribuído por uma ampla faixa de rotação, entre 2.500 e 4.000 rpm, dando ainda mais agilidade nas acelerações, retomadas de velocidade e prazer ao dirigir.
  Em comparação com o motor Multiair 1.4 16V da versão Cabrio Automático, o  impulso para 167 cv no Fiat 500 Abarth se dá em grande parte ao seu turbocompressor que atua com até 1,24 bar de pressão máxima, resultando em uma maior quantidade de ar nos cilindros e, por consequência, mais potência e torque. Considerado um dos melhores motores do mundo na relação consumo de combustível, baixa emissão de poluentes e entrega de potência, completa o conjunto exclusivo de alto desempenho o filtro de ar de alto fluxo e um sistema de escapamento especialmente desenvolvido para ele, com dupla saída, afinado ao estilo Abarth.
  Equipado com transmissão manual de cinco marchas, o 500 Abarth entrega prazer ao dirigir, esportividade e diversão, graças a nova direção de assistência elétrica, com relação mais direta. Um pequeno carro de corrida, travestido com a elegância das linhas italianas do Cinquecento.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Estação Ferroviária de Congonhas comemora 100 anos

   Dentro das celebrações do Bicentenário de Aleijadinho, a prefeitura realizou no último final de semana a comemoração dos 100 anos da Estação Ferroviária de Congonhas, com uma vasta programação.  A abertura aconteceu na sexta-feira, 14, e contou com uma exposição de fotos antigas da Estação. A população teve o privilégio de conhecer como era o local antigamente.
  No sábado, 15, André Candreva e Roberto Candreva fizeram um relato histórico da estação, e também homenagearam pessoas da cidade que trabalharam na ferrovia. “A estação foi fundada dia 14 de novembro de 1914. Eu e meu pai, Roberto Candreva, temos o maior prazer de expor aqui como foi essa história”, ressaltou André. Em 2005, o local passou por uma reforma, e começou a ser utilizado como centro cultural.
  O cantor e compositor mineiro Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina (grupo de artistas mineiros fundado na década de 60 em Belo Horizonte), fechou a programação no domingo, 16. O cantor encantou a todos com sua musicalidade, simpatia, e o velho e bom som da MPB, cantando canções como Paisagem na Janela, O Trem Azul, Clube da Esquina Nº 2, Quem sabe isso quer dizer amor, entre outros sucessos.  Lô Borges agradeceu ao público e parabenizou a cidade pelos 100 anos da Estação Ferroviária.


Como surgiu a festa do Rosário em Ouro Branco

  A festa do Rosário de Nossa Senhora no Brasil está ligada a grupos negros que realizam os autos populares conhecidos pelos nomes de Congada, Congado ou Congos. Por essa vinculação aos negros, o Congado se tornou também uma festa de santos de cor, como São Benedito e Santa Efigênia.  A primeira festa foi realizada em Ouro Branco no ano 1937, na residência de Edmundo Hermógenes Pinto.
  Estavam reunidos Edmundo e seus amigos Domildes Gonzaga, Joaquim Antâo e Vicente Vieira. Conversando sobre festividades e surgiu à ideia de realizar uma Festa do Rosário em Ouro Branco. Joaquim Antão encarregou-se de arrumar os dançantes e providenciar os equipamentos, coroas e capas, para o rei e rainha da festa. Participaram do reinado da primeira Festa do Rosário em Ouro Branco como Rei Pedro Badaró e Rainha Efigênia Gonzaga Aleixo, de Lobo Leite.
  A Festa do Rosário, realizada no ano de 1938 foi Rei Leôncio de Paula Almeida e Rainha Maria José Pinto.
  Em 1948, Edmundo Hermógenes Pinto e Domildes Gonzaga estiveram doentes e prometeram que se ficassem curados levantariam novamente e Festa do Rosário em Ouro Branco. Cumprindo a promessa foi realizada em 1948 a tradicional Festa do Rosário em Ouro Branco, sendo participantes como Rei Edmundo Pinto Filho e Rainha Aparecida Vieira.
No ano de 1939, participaram como Rei Antônio Anacleto e Rainha Efigênia Alves, de Santa Quitéria. Depois desta data, acabou-se a festa do Rosário em Ouro Branco.

Feliz aniversário

  No último dia 23 de outubro, Salete, colaboradora do restaurante da Dona Terezinha,  fez aniversário.  O Jornal O ALTO PARAOPEBA deseja muitas felicidades a essa amiga de longa data. Que você seja imensamente feliz e que Deus continue te abençoando. Que você tenha um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo.