quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prefeitura e associação se juntam para melhorar mobilidade urbana

O desenvolvimento e a justiça social só se fazem com a união entre a comunidade e o poder público. Pensando nisso, a Prefeitura de Ouro Branco vem estreitando cada vez mais sua relação com as associações e representantes de movimentos sociais. Um dos bons exemplos dessa parceria é o trabalho desenvolvido pela Assessoria de Assuntos Institucionais da Prefeitura e o Setor de Fiscalização, juntamente com a Associação Novo Olhar. Várias reuniões vêm sendo realizadas para analisar a legislação e estruturar planos de ação que possam melhorar a vida da população portadora de necessidades especiais em Ouro Branco. O grupo Novo Olhar tem como presidente, Walacy Menezes e vice, José Pedro, popularmente conhecido como Zé Pedro. Segundo a diretoria, a associação está em fase de estruturação e possui 35 associados. Os objetivos são a busca constante de melhorias, apoio e melhores condições de vida para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Zé Pedro explica que as principais reivindicações são as adaptações nas instalações públicas de uso comum, cursos técnicos direcionados a cada tipo de deficiência, programas voltados para atividades esportivas, uma cidade de fato acessível. “Nossa batalha é constante. Sempre procuramos sermos ouvidos pelas autoridades seja na Câmara, prefeitura ou no fórum. Trabalhamos dia e noite por respeito em todos os locais, como por exemplo, no transporte público. Nos ônibus muitas vezes as pessoas não são solicitas e não respeitam nossos direitos.” Walacy acredita que a parceria com a prefeitura vem sendo importante. “A administração municipal vem nos apoiando incondicionalmente e se disponibilizando a discutir e implementar melhorias e projetos de inclusão que possam melhorar as condições de vida em nossa cidade.” A prefeita Cida Campos reafirmou o compromisso. “Em 2014, serão realizadas novas reuniões entre a equipe da prefeitura e o grupo Novo Olhar visando à elaboração de melhorias arquitetônicas, projetos de esporte e lazer, capacitação e inclusão social.”

Defesa Civil trabalha em regime de plantão no período das chuvas

A Prefeitura de Ouro Branco mantém uma parceria sólida com a Defesa Civil Regional - Alto Paraopeba e, assim, a cidade está permanentemente protegida. O grupo da Defesa Civil de Ouro Branco trabalhou o ano inteiro de forma integrada, junto à população, e, no período das fortes chuvas, trabalha em sistema de plantão 24 horas. A equipe é composta por um gerente, um coordenador, um bombeiro civil e um agente que trabalham prestando socorro, resgate e vistoriando residências, pontos comerciais e outros locais em que haja algum tipo de risco ou dano estrutural. Em agosto de 2013, os integrantes da Defesa Civil participaram do curso de resgate e primeiros socorros ministrado pela Cruz Vermelha Brasileira - Filial Minas Gerais. A prefeita Cida Campos, que é presidente do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap), apoia o trabalho da Defesa Civil. “Nossa equipe trabalhou com empenho e muita determinação ao longo do ano. Foi um esforço diário, com realização de vistorias e, além disso, o grupo esteve presente prestando suporte no Festival da Batata e outros eventos. O combate a incêndios também foi uma constante. No Parque Estadual da Serra do Ouro Branco a atuação foi essencial para conter as chamas. Esses homens e mulheres lutam com bravura por nossa segurança.” Em caso de emergência ligue para a Defesa Civil Ouro Branco (31) 8684-7589, 8977-2112, 8555-2401 e 3749-6038.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Proteja-se do calor

Ninguém está entendendo o tempo nos últimos tempos. Primeiro. Veio aquele período chuvoso intenso que provocou todas aquelas mortes. Agora, o calor que assola o país está causando problemas de saúde em várias pessoas. E o pior, os meteorologistas dizem que a situação tende a continuar. Nestes dias em que as temperaturas locais são a prova viva e quentíssima do aquecimento global, não dá para mudar os números marcados nos termômetros, a opção pessoal é tomar algumas medidas para diminuir a sensação de calor. Para evitar queda de pressão relacionada ao calor, tome muita água. Se o dia já amanheceu quente, tome dois copos logo após se levantar. E continue se hidratando, com água ou sucos, a cada duas horas. Se houver queda de pressão, vá para um lugar fresco e deite-se, mantendo as pernas mais elevadas do que a cabeça. E esqueça aquela velha história de comer sal: não funciona, pode aumentar a retenção de líquidos e, em pessoas predispostas, desregular a pressão arterial. Outra dica importante é estocar bebidas geladas com "temperos" refrescantes: chá de capim-limão, suco de abacaxi misturado com chá-verde etc. Troque a tradicional dupla arroz e feijão por porções de carboidratos que podem ser servidas frias, como cuscuz marroquino com legumes ou salada de grãos. Introduza frutas nas saladas -como cubos de manga, gomos de tangerina, lascas de morango ou ameixa. Outra dica é usar suco de laranja gelado com ervas e outros condimentos para temperar saladas. Muito obrigado, Antônio Carlos

domingo, 15 de dezembro de 2013

Inaugurações de obra e show do Milton Nascimento marcam aniversario da cidade

A Prefeitura prepara uma grande festa para coroar um dos momentos históricos e políticos mais importantes de Ouro Branco. No dia 12 de dezembro serão celerados 60 anos de emancipação política de Ouro Branco. Isso significa que há 60 aos vários homens e mulheres lutaram para que Ouro Branco conseguisse autonomia para se estruturar econômica e socialmente, alcançado hoje os melhores índices de qualidade de vida de Minas Gerais e do país. Para comemorar essa data, a prefeitura preparou uma grande programação que terá início na quinta-feira, dia 12 de dezembro, vai até domingo, dia 15 e vai contar com a inauguração de várias obras, Caravana de Lazer na Praça Santa Cruz, corrida rústica, apresentações de artistas locais, Auto de Natal com o grupo Giramundo e Coral Jovem do Palácio das Artes. Além disso, distribuição do bolo de aniversário da cidade, inauguração das Luzes de Natal e também a apresentação do cantor mineiro Milton Nascimento. “As comemorações dos 60 anos de Emancipação Política marcam um encontro entre o passado e o presente. Momento em que celebramos o empenho dos nossos bravos integrantes do Movimento Pró Emancipação e a luta do povo ourobranquense ao longo de nossa história até os dias de hoje, para que, conforme aponta o Hino de Ouro Branco, nossa cidade possa ‘servir de modelo para a Pátria’”, explicou a Prefeita Cida Campos.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Vania e seus filhos recebem casa adaptada

A realização de um sonho e a possibilidade de um futuro melhor são as definições da dona de casa, Vânia Aparecida Borges, enquanto recebia a segunda casa entregue pela Prefeitura de Ouro Branco em parceria com o Projeto João de Barro. Ela e seus três filhos receberam as chaves da nova casa das mãos da prefeita Cida Campos, na manhã de segunda-feira, dia 11 de novembro. O imóvel fica no bairro Nova Serrana, e foi abençoado durante cerimônia que contou ainda com a presença do vice-prefeito Palomar Vargas, equipe da Secretaria de Assistência Social, Vereadores Nilma Silva, Aparecido Barbosa e Edson de Paula. Também acompanharam a entrega das chaves os pedreiros responsáveis pela obra da casa que tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A residência foi construída com infraestrutura própria para facilitar a mobilidade de uma das crianças que é cadeirante. Padre Geraldo realizou a benção das chaves e de cada cômodo da casa. A moradora Vânia Aparecida Borges ficou emocionada. “Gostaria de agradecer a Prefeitura, ao Projeto João de Barro, aos pedreiros e a todos que ajudaram minha família a viver melhor.” A prefeita Cida Campos ficou satisfeita com a conclusão da obra. “É uma alegria estruturar parcerias que garantam o desenvolvimento social. A casa ficou espaçosa, facilitando a mobilidade de toda família, inclusive de uma das crianças que necessita de cuidados especiais. É para momentos como esses que nossa equipe está empenhada e ao lado da população.”

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Apae é sucesso na olimpíada regional

A Prefeitura de Ouro Branco apoia e parabeniza os professores e estudantes da Apae de Ouro Branco que representaram o município na 2ª Etapa da 11ª Olimpíada das Apaes-Regional Centro 1. O evento foi realizado na sexta-feira 8 de novembro, na cidade de Itabirito e reuniu representantes das cidades de Ouro Branco, Ouro Preto, Itabirito, Congonhas, Belo Horizonte e Caeté. Quatorze alunos de Ouro Branco que conquistaram o 4º lugar na queimada e 5º lugar no Lance Ball. “É sempre um momento de grande alegria para nossos estudantes participar das olimpíadas. O desempenho deles foi excelente. Buscamos integrar cada vez mais a participação deles nesses eventos que promovem a inserção social e esportiva, o que motiva e estimula o desenvolvimento”, avaliou o professor Paulo Roberto, da Apae Ouro Branco. Na manhã de quarta-feira, dia 13 de novembro, o secretário de Esportes, Nelison José Alves, representou a prefeitura na cerimônia de premiação dos alunos realizada na Apae em Ouro Branco. “A administração 2013/2016 está ao lado das instituições que promovem o desenvolvimento social. A prefeita Cida Campos estimula o empenho de toda a equipe para estarmos cada vez mais ao lado da nossa população.”

domingo, 1 de dezembro de 2013

Acordo prevê reestruturação de áreas de erosões

A noite de sexta-feira, dia 8 de novembro, marcou um importante encontro entre a equipe da Prefeitura de Ouro Branco e a Gerdau. A prefeita Cida Campos, a equipe das secretarias de Obras, Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gestão Urbana, a Defesa Civil Regional, o representante da Gerdau, Bruno Castilho, moradores e comerciantes de áreas atingidas por erosões participaram de um encontro realizado na Prefeitura para a apresentação de um acordo entre o poder executivo e a empresa Gerdau para a estruturação de um plano de contenção e reestruturação das áreas atingidas pelas erosões em Ouro Branco. O Professor e Doutor Cláudio Coelho de Paula, da Universidade Federal de Viçosa, apresentou um estudo detalhado, com título “As erosões em Ouro Branco: Diagnóstico das áreas instáveis-Erosões na Avenida Mariza”. Segundo o Professor, esse foi apenas o primeiro de vários encontros em que serão apresentados aos moradores o panorama das crateras formadas pelas erosões e as modificações necessárias para solucionar o problema. A Prefeita Cida Campos afirmou que a Administração está empenhada em resolver a questão. “Nossa equipe está trabalhando com afinco para diagnosticar as necessidades de cada uma das áreas. Dessa forma podemos contratar uma empresa que, junto com os servidores da Prefeitura, irá devolver a tranquilidade para nossas famílias e comerciantes nas áreas atingidas.” O representante da empresa Gerdau, Bruno Castilho, explicou que a empresa está analisando cada uma dos detalhes. “Estamos satisfeitos e esperançosos com esse novo acordo entre a Gerdau e a Prefeitura para juntos possamos nos aprofundar nessa questão.”