segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Prefeitura promove oficina de cooperativismo

Somando forças com a população, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco realizou uma oficina sobre Cooperativismo no sábado, dia 19 de outubro. O evento contou com a participação dos servidores da prefeitura, representantes das Associações Comunitária do bairro Metalúrgicos e de Catadores de Materiais Recicláveis, equipe da Cooperativa de Artesãos e interessados em montar uma cooperativa de serviços no município. Durante o encontro, o professor e Mestre em Administração, Geraldo Magela da Silva, ministrou a palestra “Cooperar para crescer e Desenvolver”. O Professor deu dicas para o desenvolvimento das cooperativas e o histórico do cooperativismo no Brasil. “Cooperativa é uma sociedade de pessoas que se unem com o intuito de satisfazer suas necessidades e aspirações sociais e econômicas, através de um empreendimento coletivo, fundamentado na ajuda mútua.”

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Eleitos os novos representantes do Conselho do Idoso

Várias entidades da sociedade civil e a prefeitura de Ouro Branco se uniram e realizaram a eleição para definir os representantes para compor o Conselho Municipal do Idoso (CMI). A eleição foi realizada na terça-feira, dia 22 de outubro, no plenário da Câmara e contou com a participação da comunidade, da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria das Graças, vereador Charles Gomes e do tenente da 65ª Companhia da PM, André Resende. Abrindo o evento foi realizada uma palestra sobre a importância dos conselhos municipais e a importância da participação da sociedade na luta pelos seus direitos. Thaíse Seixas, coordenadora de Creas, explanou sobre “O papel do conselheiro.” Na sequência, foi iniciado o processo de escolha dos representantes das entidades. Para a moradora do Centro, Maria da Conceição Gregório Eugênio, 66 anos, a eleição foi importante. “Participo do Grupo Atividade há mais de 5 anos e sei da importância de nos unirmos. Procuro participar de todas as reuniões que dizem respeito aos idosos.” Elson Martins Soares, bairro Minas Talco, 67 anos, também gostou do resultado. “Foi uma reunião muito produtiva e pudemos entender nossos direitos e deveres. A eleição do Conselho e a união com as autoridades é fundamental na luta por nossos direitos.” A prefeita Cida Campos defende a bandeira das lutas sociais. “Nosso papel enquanto gestores é ouvir e acatar os pedidos de nossa população, sobretudo da terceira idade. Mas também, como cidadãos e seres humanos, devemos estar atentos à qualidade de vida de todos que sempre contribuíram e fizeram a história da nossa cidade e do país.”

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prefeita se reúne com o Arcebispo de Mariana

Na quarta-feira, dia 16 de outubro, a prefeita Cida Campos e o secretário de Cultura, Ildeu Ferreira, se reuniram com o Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha. O encontro foi realizado na Arquidiocese de Mariana e o tema da reunião foi á preservação do patrimônio cultural, artístico e religioso do município. A prefeitura e a Arquidiocese abriram negociações para discutir o assunto bem detalhadamente. Cida Campos comemorou o encontro. “Demos um importante passo a fim de fortalecermos parcerias para o desenvolvimento social.” O Arcebispo, Dom Geraldo Lyrio Rocha, também se disse satisfeito. “Estamos totalmente abertos ao diálogo para que possamos solucionar pendências antigas, para que juntos possamos desenvolver Ouro Branco.”

Muita alegria e animação

Brinquedos, pipoca, algodão-doce e muita animação marcaram á tarde da criançada do bairro Luzia Augusta e da comunidade de Olaria, que participaram duas edições da Caravana de Lazer, realizadas pela prefeitura de Ouro Branco, no último final de semana. No sábado, dia 19 de outubro, a comunidade rural de Olaria recebeu a equipe que levou muita alegria para mais de 200 crianças que se reuniram na quadra poliesportiva. Os vereadores, Nilma Aparecida Silva, Charles Silva Gomes, Rodrigo Vieira Duarte e Neném prestigiaram o evento que contou ainda com a participação da Trupe Sorrisos dos alunos da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ), campus Ouro Branco. Os universitários promoveram oficinas de pintura facial, corrida do saco e ovo, além de aulas de Slackline, modalidade em que os participantes caminham sobre uma corda elástica suspensa. A Associação Comunitária de Olaria apoiou a realização da caravana e organizou um belo lanche, além de deliciosos bolos, docinhos e salgados que foram servidos aos participantes. Já no bairro Luzia Augusta a Caravana de Lazer da prefeitura foi realizada na manhã de domingo, dia 20 de outubro, também contou com o apoio da Associação Comunitária do Luzia Augusta e com a participação de moradores dos bairros Centro, Alto Chalet e Nova Serrana e dos Vereadores Neném e Rodrigo. A presidente da Associação Comunitária do bairro Luzia Augusta, Sônia Lúcia Moreira, gostou da atividade. “A caravana foi muito boa. As crianças gostaram e as mães nos pediram para que sejam realizadas novas edições do evento aqui no nosso bairro. Após a Caravana, nós também organizamos uma festa que se estendeu ao longo de todo o dia.” A prefeita Cida Campos também se mostrou satisfeita. “O dever de nossa equipe é estar integrada à comunidade ouvindo todos os cidadãos e promovendo a inclusão social.”

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Uma semana de ciência, tecnologia e cultura

A 2ª Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura realizada pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Branco terminou na última sexta-feira, dia 25 de outubro. As atividades aconteceram durante toda a semana e contou com exposições e mostras, que ficaram abertas a visitação pública no prédio do Instituto. A prefeita Cida Campos participou da abertura do evento, ocorrida na segunda-feira, dia 21 de outubro. Ela acompanhou a oficina de Maculelê com a apresentação da Acafro, mostras e oficinas, entre elas terapias alternativas com reick e acupuntura e da palestra da professora da UFSJ, dra. Kelly Torres Dozimel. “Professores, alunos e todos os envolvidos para o sucesso do evento estão de parabéns. Esse evento proporciona crescimento intelectual e social para todos os participantes. Nossa Administração fica feliz em fazer parte dessa ação,” alegra-se Cida. Além dela estiveram presentes também a secretária de Educação, Lúcia Helena Pereira Gomes, o secretário de Esportes, Nélison José Alves e a vereadora Nilma Aparecida da Silva. A prefeita e outras autoridades foram recepcionadas pelo diretor do IFMG, Luís Roque, pelos professores Wagner Sade e Rafael Marinho, que apresentaram toda a feira e os experimentos. O Instituto possui cerca de 270 alunos divididos em dois turnos. São ministradas aulas no Ensino Médio integradas aos cursos de Metalurgia, Informática e Administração. Na área de graduação são realizados os cursos de Administração, Engenharia Metalúrgica e Licenciatura em Informática. Há ainda os cursos técnicos subsequentes de Metalurgia, Informática e Administração. A Prefeitura de Ouro Branco apoiou a realização do evento dando suporte e enviando servidores para participar das oficinas e mostras. Segundo Luís Roque, diretor do IFMG, a intenção é melhorar cada vez mais o desempenho dos alunos. “Essa é a segunda edição do evento e estamos felizes pelo fortalecimento de parcerias, entre elas a com a Prefeitura. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais as possibilidades para nossos alunos”, explica. O aluno do 2º período de Engenharia Metalúrgica, Túlio Henrique, se mostrou empolgado. “O Curso está excelente e o evento servirá para nos mostrar o leque de opções que teremos no mercado de trabalho.” Elisa Chaves, da Herbalife, montou um estande sobre vida saudável e também gostou do Evento. “Ficamos felizes ao vermos a união de vários grupos e entidades da cidade para a formação de uma atividade como essa. Essa Feira está sendo um espaço muito produtivo e esperamos que nos próximos anos as parcerias sejam mantidas.”

sábado, 2 de novembro de 2013

Matriz de Santo Antônio reabre as portas

As missas da Paróquia de Santo Antônio voltarão a ser celebradas na Igreja Matriz e Santo Antônio em Ouro Branco, que reabre as portas para a comunidade no próximo dia 2 de novembro, às 19h30. Desde dezembro de 2010, não estava sendo possível celebrar missas no local, uma vez que obras de restauração estão sendo realizadas Como as obras de restauração ainda não foram finalizadas, a partir desta data, as celebrações de todos os sábados e domingos serão realizadas na igreja e durante a semana continuarão sendo celebradas no auditório Dom Orione, na praça Santa Cruz. Já foram realizadas a recuperação integral do telhado e do seu madeiramento, onde foi colocada uma manta para proteger as pinturas do forro da igreja, atribuídas ao mestre Ataíde, além do piso interno e outras partes. A restauração integral da Matriz de Santo Antônio está sendo realizada pela Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco e conta com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da CEMIG, do BNDES e do Governo de Minas. As obras de restauro são orientadas e fiscalizadas a partir dos critérios estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Jantar de comemoração de resultados

Cerca de 400 pessoas participaram do jantar de confraternização oferecida pela Gerdau para profissionais da seção de laminação de fio máquina e logística. O evento aconteceu no dia 17 de setembro e contou a presença de esposas e filhos dos funcionários, que desfrutaram que musica ao vivo, play ground para as crianças e um delicioso jantar, servido pelo Ivan’s Buffet e Eventos. A empresa tem a política de premiar aqueles resultados diferenciados e comemoração é uma das formas de reconhecer o esforço adicional de cada um. Elas são feitas à medida que as metas são alcançadas. A seção de laminação de fio máquina, que é composta da área de produção, área de logística e as áreas de manutenção, é premiada com esta confraternização há três anos. “Tenho que reconhecer o conhecimento e esforço desta turma é que vem trazendo estes resultados para nós. São eles que fizeram o resultado. É a terceira festa. Estamos agradecendo há ele que de ano em ano nós estamos conseguindo alcançar resultados cada vez melhores”, explica o gerente do laminador de fio máquina, Glauco P. Figueiredo. Ela agradece a equipe pelo excelente trabalho que está sendo realizado e afirma que isso é fruto do conhecimento, maturidade, trabalho de equipe. “Eu não trabalho sozinho, eu trabalho com uma grande equipe e eu quero agradecer por tudo isso”, explica. Carlos Borges facilitador de rotina da laminação de fio máquina, contou que o grupo conseguiu superar as metas de produção e diminuiu o volume de perdas metálicas, que são indicadores usados para medir a eficiência dos processos. “É todo o grupo que contribui para o resultado”, ressalta.