domingo, 25 de agosto de 2013

Dona Jandira recebe artistas nos dias 24 e 25 de agosto

O Espaço Multicultural Dona Jandira, localizado à rua Santo Antônio, 484, em Itatiaia, estará movimentado no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de agosto.  O local criado pela cantora e sob a administração da mesma está aberto nos dias a partir das 10h, quando o público poderá saborear pratos típicos da gastronomia típica mineira. 
Mas é a noite que o público vai poder assistir a apresentação de aristas locais, regionais e ainda outros convidados especiais e amigos de Dona Jandira, que moram em Belo Horizonte e em outras capitais.  
No sábado, dia 24, a partir 20, Dona Jandira recebe os competidores e acompanhantes do Circuito Mineiro de Trekking, que estará na localidade no próximo fim de semana. Haverá apresentações de Clever Bambú, de Ouro Branco; Alvair Sampaio, Conselheiro Lafaiete, Irmãs Rita Silva e Cida, o percussionista e violonista Delano e da também percussionista Rose. Os três últimos são de Belo Horizonte.
Como a grade de programação ainda não está fechada poderá haver mais surpresas para o público. No domingo, dia 25, os mesmos artistas voltam a se apresentar para o público, a partir das 20h. Como o espaço é multicultural, o público ainda terá sua disposição exposições de arte e artesanato.




domingo, 11 de agosto de 2013

Prefeitura compra vários móveis hospitalares para melhorar atendimento no Hospital Raymundo Campos


A Prefeita Cida Campos e a acompanhante de paciente, Mariana Quaresmo de Souza, na troca do mobiliário na ala deinternação
A Prefeitura de Ouro Branco dá mais um importante passo a caminho da excelência no atendimento na Saúde da nossa cidade. Foi adquirido um novo mobiliário para dar mais conforto para pacientes e acompanhantes do Hospital Raymundo Campos. Ao todo, são mais de 100 itens, como cadeiras para acompanhantes de pacientes, banqueta giratória, cama hospitalar, colchões e cadeiras de banho. Além disso, cadeiras de roda, escrivaninha, mesa, poltrona, divã para exames clínicos, suporte para soro, Negatoscópio (dispositivo para avaliar exames de radiografias), carrinho para transporte de cadáver e berço com cesto acrílico.
Os móveis chegaram ao HRC no dia 22 de julho, e a prefeita acompanhou a entrega e distribuição dos equipamentos. Cida fez questão de visitar alguns pacientes e apresentar o novo mobiliário. Ela afirmou que essa é apenas mais uma etapa. “Nossa luta será incansável para elevar cada vez mais a qualidade em nossos atendimentos. O Hospital Raymundo Campos, assim como toda a saúde de Ouro Branco, tem a atenção redobrada da equipe de Governo a fim de proporcionar o que há de melhor para a população ouro-branquense”.
Mariana Quaresmo de Souza, moradora bairro Bandeirantes, está acompanhando o pai que está internado há 1 mês e meio. Ela elogiou o trabalho da equipe do HRC. “O atendimento é ótimo. Estamos sendo muito bem tratados por todos. Os funcionários são muito atenciosos, carinhosos, estão sempre prontos a nos atender quando chamamos. Minha tia, da cidade de Timóteo, veio nos visitar no Hospital e ficou encantada com o tratamento que ele vem recebendo e a atenção de toda a equipe. A qualidade vem desde a limpeza até a forma como somos tratados. A nova cadeira de acompanhante será mais um conforto durante esse período de internação de meu pai.”

Equipamentos
Quantidade
Banqueta Giratória
10
Cadeira de aço estofado
30
Cama Hospitalar
1
Colchão Hospitalar
27
Cadeira de banho
5
Cadeira de roda
2
Escada com 2 degraus
10
Escrivaninha 2 gavetas
2
Mesa de cabeceira
5
Poltrona
15
Divã para Exames Clínicos
1
Carro cadeira Inox
2
Suporte para soro
6
Negatoscópio1 corpo de parede
6
Carrinho para transporte cadáver
1
Berço com cesto acrílico
2
Grandes para cama
16

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Torne-se um profissional de enfermagem

Estão abertas as inscrições para os cursos da área de enfermagem da Escola Milenium. As aulas começaram no dia 1º de agosto e os interessados devem se apressar, pois existem poucas vagas e o preço está acessível.
A Escola oferece diversos cursos, entre eles o de Técnico profissional em Enfermagem, que tem duração de 18 meses, a especialização em Enfermagem do Trabalho, que pode ser feito em seis meses, além do cuidador de idosos e a complementação de auxiliar para Técnico de Enfermagem. As vagas são para o turno da noite, de segunda a sexta-feira.
A Escola Milenium conta com estrutura completa de ensino (laboratórios, biblioteca, amplas salas, material didático atualizado) e professores pós-graduados. Além disso, o curso oferece aos alunos estágio curricular supervisionado, com o intuito de integrar a teoria das aulas com a prática hospitalar.
De acordo com a diretora do Colégio Miriam Caetano,
a pessoa que se ingressar nesta área tem muitas chances de crescimento profissional, uma vez que os dados do IBGE mostram que em todo o país, existem 1,6 milhão de enfermeiros. Em relação à população, a proporção não chega a um profissional para cada mil habitantes, ou seja, faltam profissionais no mercado.
“Em algumas especialidades, a situação é ainda mais grave. Faltam profissionais nas unidades básica de saúde, e para cuidar de idosos. E conforme a população de um país envelhece, a necessidade de enfermeiros aumenta”, conclui.
Os interessados podem obter informações e realizar a inscrição na secretaria da Escola, localizada na rua Patriótica, 78 – Sala 102 – Bairro Siderurgia ou pelo telefone  (31) 8863-3856.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Prefeita Cida Campos, equipe de Governo e Líderes Comunitários vão à Brasília

Uma comitiva formada pela Prefeita Cida Campos, Secretário de Governo e Comunicação, Raymundo Campos Neto, membros da equipe de Governo da Prefeitura e 22 representantes de Associações Comunitárias de Ouro Branco seguiram para Brasília para participar da 16aMarcha em Defesa dos Municípios.
Durante a visita parte do grupo esteve com o Deputado Federal Padre João. Segundo o Secretário Raymundo: “Tivemos a oportunidade de reivindicar recursos para o Município. Fomos muito bem recebidos pelo Deputado que ratificou seu compromisso com Ouro Branco. O Deputado Padre João é autor de emendas como a Academia da Saúde no Bairro 1ode Maio (R$180 mil), Unidade Básica do Centro (R$200 mil), investimentos que beneficiem coletivamente os agricultores
familiares (R$180 mil) e ampliação do Hospital Raymundo Campos (R$2 milhões e 42 mil).
Nossos representantes também estiveram com o Deputado Federal Leonardo Quintão. Raymundo conta que o encontro serviu para buscar melhorias para nossa cidade: “O Deputado Leonardo Quintão destinou para a cidade 03 (três) emendas: construção de uma Unidade Básica de Saúde (R$532 mil), pavimentação asfáltica (R$400 mil) e máquina agrícola (R$200 mil)”.

domingo, 4 de agosto de 2013

Festival de Inverno de Ouro Branco entra para a história como um dos melhores de todos os tempos





CRÉDITO DIEGO SÁ/ARMAZÉM IMAGENS

Uma programação diversificada e de extremo bom gosto foi o repertório oferecido pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco à população ao longo dos 16 dias do Festival de Inverno (FIOB-2013). O evento foi realizado entre os dias 29 de junho e 14 de julho e registrou sucesso de público e crítica em suas diversas atividades culturais.
Na 7aedição, o FIOB foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, o 26º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) e o Festival do Teatro Nacional - Pau Brasil.
Dança, teatro, circo, oficinas de pintura, fotografia, manipulação de bonecos e música uniram artistas, professores e a população de toda cidade. Os shows foram um sucesso a parte. Os espetáculos foram realizados no Palco Praça, na Praça Santa Cruz, no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos, em escolas e praças da área urbana e também das comunidades rurais.
Abrindo a programação no sábado, dia 29/06, os how “Feicebuqui/Tropicalia Lixo Lógico” com o performático Tom Zé. “Os Gigantes da Montanha”do Grupo Galpão no domingo, dia 30 de junho, foi um dos espetáculos mais concorridos e emocionou o público na Praça das Rotas. O Coral Ars Nova foi outra atividade que merece destaque. Os músicos levaram cultura erudita para um grupo seleto que compareceu no Hotel Verdes Mares na noite de domingo, dia 29 de junho. A Maestrina Iara Fricke Matte elogiou a estrutura montada: “A cidade de Ouro Branco está de parabéns. Poucas cidades em nosso país possuem um calendário cultural tão bem organizado e diversificado”.
Ao longo das semanas, peças teatrais, shows musicais com clima mais intimista, circo e oficinas deixaram a rotina mais leve. Os moradores tiveram a oportunidade de aprender técnicas para a confecção de bonecos, produção fotográfica, pintura-têmpera e encáustica. Na parte literária, leitura e contação de histórias.
Fechando o Festival 2013 com chave de ouro,show como grandioso cantor Ney Matogrosso. A Praça Santa Cruz ficou lotada para o show da turnê “Atento aos sinais” que mescla novas composições e antigos sucessos do artista. Muito contente com a receptividade do público o cantor ampliou o número de músicas apresentadas e comentou: “Vocês estão nos levando ao máximo de nosso trabalho. Agradecemos muito pelo carinho e apoio”.
O Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Branco, Ildeu Ferreira, se disse satisfeito: “Em 2013 retornamos ao calendário oficial dos Festivais de Minas Gerais. Nossa programação foi repleta de artistas nacionais e internacionais que levaram aos espectadores o que havia de melhor nas várias formas de manifestações artísticas. Agradecemos aos nossos parceiros e firmamos nosso nome como ponto de cultura e arte em nosso Estado e País”.
O encerramento oficial foi feito pela Prefeita Cida Campos. “O show de Ney veio para coroar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura, junto com nossos parceiros. O público acolheu a programação de braços abertos. Nosso FIOB foi uma celebração da arte. Muito obrigada a todos”.













sábado, 29 de junho de 2013

Associação elege nova diretoria

Mauro Fonseca da Silva é o novo presidente da Associação Comunitária do Centro de Ouro Branco. Ele foi eleito no último dia 4 de maio, num pleito que elegeu também toda a nova diretoria da entidade para o exercício 2013 a 2017. A votação aconteceu na Câmara Municipal e a chapa única concorrendo tomou pose.
Foi eleita também toda a chapa presidida por Mauro Fonseca da Silva. A composição ficou da seguinte forma: vice-presidente: Antônio Escolástico Coelho, primeiro secretário: Maria Lúcia de Fátima Leão Vieira; segundo secretário, Antônio Márcio de Assis; primeiro tesoureiro, Álvaro Oliveira de Andrade; segundo tesoureiro, Robson Silva Martins; diretor de cultura, Aprígio Pinto Filho; diretor de esportes, Antônio Flávio dos Reis; diretor social e Dorvalino Machado.
Foram eleitos ainda os conselheiros fiscais titulares, Kleber Leão, Flaviano Bittencourt Souza, Gilberto Soares Cassemiro; além dos conselheiros suplentes, José Lana, José Marciano de Morais e Adalto Lima.
No dia 3 de junho, Mauro Fonseca da Silva entregou o segundo ofício do seu mandato para o secretario municipal de governo de Ouro Branco, Raymundo Campos Neto, com pedidos de melhorias para a região central.  Segundo informações dadas para Mauro estas reivindicações estão dentro do projeto de revitalização do centro.   Mauro agradece Roberto da Assunção, assessor de relações Institucionais da prefeitura que atendeu imediatamente seu pedido de limpeza das ruas José Guilherme e Diogo Mendes removendo entulhos e terras para a passagem da procissão de Corpus Cristian.
Entre os pedidos estão a limpeza e reforma da praça Santa Cruz; construção de passeio na rua Diogo Mendes, a saber, do número 170 ao final da rua esquina com Av. Raimundo Campos, instalação de poste de iluminação pública no final rua Diogo Mendes.
Nos pedidos constam também a instalação de uma câmera de monitoramento à rua José Guilherme em frente à Igreja Assembléia de Deus, lado oposto, remarcação de faixas de pedestres, liberação dos passeios em detrimento à ocupação pelos comerciantes que dificulta a locomoção dos pedestres com normalidade,  devido ao depósito de materiais de construção nas vias e passeios. Foi pedido ainda a colocação de cones, caixas e outros instrumentos demarcando espaço para estacionamento particular.
Há um anseio também da população do centro por uma melhor fiscalização por parte da Polícia Militar com relação aos estacionamentos indevidos e proibidos. Troca e instalação de mais lixeiras, Construção de pista de caminhada e passeios ao longo da Avenida Raimundo Campos e em torno da Lagoa da rodoviária, reabertura do campo de futebol de areia, reforma do playground e instalação de outros brinquedos, limpeza da lagoa ainda antes da Festa da Batata, deste ano e reforma do entorno da lagoa.
Gestão anterior deixa um bom legado – Carlos Roberto Rodrigues deixou a diretoria da Associação para exercer a presidência de seu partido político, onde também irá trabalhar pelo desenvolvimento da Cidade, e não gerar conflitos incompatíveis com a finalidade da associação comunitária.
Para ele, a associação ficará em boas mãos com o novo presidente Mauro, pois toda a sua diretoria é constituída de pessoas idôneas com um grande desejo de servir à comunidade e dar continuidade as melhorias ainda necessárias do bairro Centro.
“Deixo o meu agradecimento aos moradores do Centro pela oportunidade de representá-los, durante esses 5 anos, aos companheiros de diretoria da associação, pela confiança em mim depositada, e a nova diretoria que se apresentou e a partir de agora assume esta importante missão junto aos moradores do Centro”, disse.  

Durante o ato de desligamento, Carlos Roberto fez um balanço de sua gestão à frente da associação de 2007 à 2012. Segundo Roberto, os benefícios e transformações que ocorreram neste período no Centro, são resultados da combinação de liderança, e determinação pessoal para fazer as coisas acontecerem. 
Quando tomou posse em 2007, inicialmente, implementou um conjunto de ações para estimular a prática da cidadania e promover o envolvimento dos moradores nas ações da associação. Foi realizada uma pesquisa de opinião e sugestões, com todos os moradores do Centro e o resultado dela deu origem aos projetos que a associação reivindicou, sendo que a maioria delas foram atendidas pela administração municipal.
Na infraestrutura, por exemplo, a Associação pavimentou com asfalto várias ruas do Centro, construção do passeio lateral da praça das Rotas até a Igreja Matriz e vários outros passeios, reforma e revitalização da Praça Nossa Senhora Mãe dos Homens. Além da desapropriação pela prefeitura de parte do imóvel particular para a futura obra de ampliação da via e calçada da rua Professor José Luiz e Rua Eduardo Nicomedes Vieira a partir da Praça santa cruz.

Na área do saneamento básico, a construção de redes de água potável, pluviais e de esgoto sanitário em diversas ruas num total com mais de1700 metros de redes e galerias instaladas.  Na segurança pública foram viabilizadas por meio da Associação, as instalações de postes com iluminação e substituição de luminárias com lâmpadas mais potentes em mais de 20 ruas do Centro.

Na limpeza pública, a associação reivindicou por meio de debate público na Câmara Municipal no ano de 2010 e em 2011 e um abaixo assinado com 340 assinaturas de comerciantes do centro histórico, melhorias nos serviços públicos e reformas dos jardins da Praça Santa Cruz, sendo parte das reivindicações atendidas com a mudança de horários dos serviços de coleta entre outras providências.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeitura recebe homenagem pela Festa do Trabalhador


A Prefeita Cida Campos recebendo a homenagem das mãos do Diretor de Comunicação e de Cursos de Qualificação do Sindicato dos Metalúrgicos e Base, Afrânio José Guedes Filho

A Prefeita Cida Campos recebeu o Diretor de Comunicação e de Cursos de Qualificação do Sindicato dos Metalúrgicos e Base, Afrânio José Guedes Filho, no dia 4/06, na Prefeitura de Ouro Branco. O motivo do encontro foi a homenagem do Sindicato, entregue à Administração Municipal, em reconhecimento ao apoio dado pela Prefeitura para a realização da Festa do Trabalhador 2013, no dia 1ode Maio.
Segundo o Diretor, Afrânio, a intenção é agradecer a cada um dos representantes de instituições e empresas que colaboraram para a realização da Festa: “O Sindicato conta com vários parceiros para realizar um evento de grande sucesso e tradição. No último dia 1ode Maio reunimos na Praça de Eventos mais de 17 mil pessoas. Agradecemos à Prefeitura, aos Secretários Municipais e às empresas de nossa cidade e região que somaram forças para um evento de tamanha grandiosidade”.