quarta-feira, 29 de novembro de 2023

 

Tem início as renegociação do FIES para até 1,2 milhão de pessoas


A partir de terça-feira, 7 de novembro, estudantes ou formados que tenham dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) vão poder renegociar seus débitos em condições especiais por meio das agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A afirmação foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana, após reunião nesta segunda-feira com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também participaram do encontro representantes das duas instituições financeiras e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
 

São mais de 1,2 milhão de inadimplentes que podem ser beneficiados com as condições facilitadas e os descontos de até 99% do valor consolidado da dívida. Para isso, basta procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. As dívidas que podem ser renegociadas chegam a R 54 bilhões. De acordo com o ministro Camilo Santana, a resolução que dispõe sobre a renegociação será publicada ainda nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU), para que os bancos comecem a prestar o atendimento.
 

A medida foi aprovada a partir da sanção da Lei nº 4172/2023, na semana passada, pelo presidente Lula. “A preocupação é dar celeridade e urgência para que a gente possa atender esses 1,2 milhão de pessoas. O que queremos deixar seguro é que está garantido o direito de tirar o nome sujo dessas pessoas e resolver o problema,” disse Camilo.
 

Com a medida, até pessoas que estão em dia com o pagamento serão beneficiadas. “Qualquer pessoa que tem contrato no FIES, inclusive quem esteja adimplente, vai ter direito nesta lei. Vão existir vantagens para quem está adimplente com o financiamento. Qualquer cidadão terá direito.”
 

O presidente já havia comparado a ação a um Desenrola para as pessoas que estudaram fazendo FIES. “O importante não é a dívida, o importante é que você volte a estudar pagando o mínimo que for necessário. Volte a estudar, tire o diploma e nós ficamos muito agradecidos”, declarou o presidente no dia em que a lei foi sancionada.
 

A nova regulamentação cria condições mais favoráveis de amortização para estudantes com contratos do FIES assinados até o fim de 2017 e com débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023. Os estudantes com débitos vencidos e não pagos há mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 terão desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, no caso de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Para os demais estudantes, os descontos podem chegar a 77%.
 

PARCELAMENTO – O estudante que tenha débitos vencidos e não pagos em 30 de junho de 2023 poderá liquidá-los por meio da adesão à transação, nos seguintes termos:
 

• Débitos vencidos e não pagos por mais de 90 dias em 30 de junho de 2023: desconto de até 100% sobre encargos (juros e multas) e de 12% sobre o valor financiado pendente para pagamento à vista; ou parcelamento em até 150 parcelas mensais e sucessivas do valor financiado pendente, com desconto de 100% dos encargos, mantidas as demais condições do contrato (ficam mantidas as garantias e eventuais taxas do contrato).
 

• Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias em 30 de junho de 2023 que estejam inscritos no CadÚnico ou que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021: desconto de até 99% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais.
 

• Estudantes com débitos vencidos e não pagos por mais de 360 dias, em 30 de junho de 2023, que não se enquadrem na hipótese prevista no item anterior: desconto de até 77% do valor consolidado da dívida, inclusive principal, por meio da liquidação integral do saldo devedor em até 15 prestações mensais e sucessivas.


ENEM 2023: Ainda durante a coletiva de imprensa, o ministro da Educação afirmou que o primeiro dia da edição do Enem 2023 foi um sucesso. Com as novidades na prova, como caderno colorido e cartão-resposta ampliado, Camilo ressaltou que objetivo é “aperfeiçoar para garantir mais acessibilidade”.

O Enem 2023 teve 3,9 milhões de inscrições confirmadas, aumento de 13,1% em relação ao ano passado. Desse total, as mulheres representam 60%. O Nordeste apresentou o maior número de inscritos entre as regiões do país.


Neste primeiro dia, foram identificados 905 participantes que tiveram problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com abastecimento de água. Em todo o país, 4.293 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido (15h30), utilizar impressos ou não atender às orientações dos fiscais.


O participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação das provas ou acometido por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital terá o direito de participar da reaplicação das provas. O candidato deve solicitar através da 
Página do Participante do Enem. O período para solicitação é de 13 a 17 de novembro de 2023. A reaplicação das provas será nos dias 12 e 13 de dezembro de 2023.

 

Gerdau vence três categorias no Prêmio Anamaco 2023

Maior produtora brasileira de aço foi destaque na premiação que elege os principais fornecedores da construção civil do País  




Gerdau, maior produtora brasileira de aço, foi vencedora em três categorias do Prêmio Anamaco 2023, que reconhece os melhores fornecedores do setor da construção civil no mercado nacional. A companhia recebeu a premiação Máster nas categorias Pregos, Malhas ou Telas de Aço para Concreto e em Vergalhões de aço.

Na 32ª edição da premiação, promovida pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) desde 1991, foram ouvidos mais de 1.600 lojistas varejistas de materiais de construção na escolha dos vencedores. Neste ano, os troféus foram entregues durante cerimônia realizada nesta terça-feira (7), em São Paulo (SP).

​“Fomos destaque, por mais um ano, em três categorias do Prêmio Anamaco. Esta premiação é o reconhecimento dos nossos esforços e investimentos contínuos para atender aos desafios da indústria da construção brasileira de forma ainda mais inovadora, digital e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do País. Seguimos trabalhando para gerar valor compartilhado para os nossos clientes e parceiros, por meio da oferta de soluções e produtos que atendam às suas necessidades atuais e futuras”, afirma Débora Baum, líder de marketing da Gerdau.

terça-feira, 28 de novembro de 2023

Ruralzão mostra a força do futebol amador da

 zona rural de Ouro Branco












 Ouro Branco celebrou no dia 12 de novembro, as finais do segundo e primeiro quadro do Ruralzão 2023. O torneio este ano contou com 78 partidas e envolveu todas as comunidades da zona rural da cidade, totalizando 17 equipes.

A competição que teve início em julho chegou a sua final com a decisão do segundo quadro entre Castiliano x Itatiaia e no primeiro quadro Cristais e Olaria decidiram o torneio.

Nas grandes finais (1º quadro e 2º quadro), disputada pela primeira vez na comunidade de Cristais, uma grande estrutura foi preparada para receber jogadores , torcedores e familiares. Na quadra da escola municipal Nossa Senhora do Carmo, foram montados brinquedos infláveis, cama elástica , totó e foram distribuídos picolés, pipocas e algodão doce pra mais de 150 crianças. Além de banheiros químicos, os banheiros da escola disponíveis pra uso e os bebedouros da escola em pleno funcionamento.

No segundo quadro, as equipes de Castiliano x Itatiaia fizeram um jogo muito equilibrado, onde o placar de 2x2 prevalecia até os 40 minutos do segundo tempo, quando o atleta Zeca Vieira, que acabara de entrar no jogo, escorou um cruzamento e deu números finais ao jogo. A torcida de Castiliano, após o apito final, invadiu o campo para comemorar o título tão cobiçado.

 Castiliano 03 x 02 Itatiaia

Campeão segundo quadro: Castiliano

Vice: Itatiaia

Artilheiro: Romario ( Olaria)

Melhor Goleiro : Michel ( Itatiaia)

Melhor treinador: Ronei ( Castiliano)

Craque do campeonato: Iuri ( Castiliano).

 

Primeiro quadro

No primeiro quadro, Cristais e Olaria fizeram um jogo épico, digno de uma grande final. Os torcedores foram brindados com jogo que até os 52 minutos do segundo tempo estava 2x1 para equipe da casa, e o arbitro Eliézio Cruz havia prometido 10 minutos de acréscimo. E aos 53 minutos, o jovem Euler, fez uma jogada rápida pela esquerda e achou o seu companheiro Marquinhos, livre na área. Marquinhos driblou o goleiro e empatou a partida. O jogo foi para os pênaltis, e o paredão David da equipe de Olaria, defendeu 3 pênaltis, dando o título ao Olaria.

 

Cristais 2 x 2 Olaria

Cristais 00 x 03 Olaria ( pênaltis)

 Campeão: Olaria

Vice: Cristais

Artilheiro : Vagnim ( Cristais)

Melhor Goleiro : David ( Olaria)

Melhor treinador: Zé Luiz ( Olaria)

Craque do Campeonato : Marquinhos ( Olaria) 

domingo, 26 de novembro de 2023

sábado, 18 de novembro de 2023

Outubro na Câmara Ouro Branco 

Vereadores aprovaram a LOA 2024, mais sete projetos de lei e dezessete projetos de resolução

Trabalhos de outubro encerrados com a aprovação da LOA 2024

 A Câmara Ouro Branco fechou os trabalhos do mês de outubro com a aprovação do Projeto de Lei nº 119/2023, de autoria do Executivo, que estabelece Proposta Orçamentária, estimando a receita e fixando a despesa do município de Ouro Branco para o exercício de 2024. Esse é o projeto da LOA 2024, a Lei Orçamentária Anual. O projeto foi aprovado na sessão ordinária do dia 30 de outubro, com voto contrário da vereadora Valéria. Na sessão da semana anterior, realizada no dia 23 de outubro, o projeto teve pedido de vista pela mesma vereadora.

 No final de agosto, o Executivo encaminhou para a Câmara o Projeto de Lei nº 119/2023. No dia 18 de outubro, a Casa Legislativa realizou Audiência Pública, para esclarecimentos de dúvidas dos vereadores e da população presente. José Emi de Moura, especialista em contabilidade pública, apresentou sua análise do projeto de lei aos vereadores, munícipes e autoridades presentes. Segundo ele, o PL atende à legislação vigente e cabe aos vereadores analisar se está adequado ou não às demandas do Município.

 A proposta orçamentária do Município de Ouro Branco para o exercício de 2024 estima a receita em R$ 351.641.827,80 (trezentos e cinqüenta e um milhões, seiscentos e quarenta e um mil, oitocentos e vinte e sete Reais e oitenta centavos) e fixa a despesa em igual valor. Esse valor é cerca de 30% superior ao orçamento de 2023. A estimativa da receita está fundamentada na previsão de arrecadação dos tributos, rendas e outras receitas correntes e de capital, na forma da legislação em vigor. As maiores despesas fixadas para 2024 são com a Educação (25%), seguida pela Saúde (15%).

 

Primeira sessão do mês

 Na primeira sessão do mês, realizada no dia 2 de outubro, os vereadores aprovaram quatro projetos de lei e dez projetos de resolução. O Projeto de Lei nº 124/2023, de autoria dos vereadores Imar, Dezinho, Leandro, Lan, Neymar, Nilma, Rodrigo e Warley, que declara de utilidade pública a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e do Alto Paraopeba – ADESIAP. O projeto visa auxiliar o trabalho de excelência que a Agência desempenha na cidade.

De autoria dos vereadores Lan e Warley, o Projeto de Lei nº 125/2023, que dá denominação à via no bairro São Francisco “Travessa Honra”, também foi aprovado. Bem como o Projeto de Lei nº 126/2023, de autoria do vereador Leandro, que institui e inclui no Calendário de Eventos e Festas do Município de Ouro Branco a Festa do Produtor Rural, e o Projeto de Lei nº 129/2023, do Vereador Neymar, que institui o "Dia da Guarda Municipal", a ser comemorado anualmente no dia 5 de Setembro no município de Ouro Branco.

A Mesa Diretora da Câmara aprovou o Projeto de Resolução nº 026/2023, que regulamenta, no âmbito da Câmara Municipal de Ouro Branco/MG, a Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, que "Estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios". Os vereadores Imar e Neymar também aprovaram o Projeto de Resolução nº 027/2023, que cria a “Medalha Mérito da Guarda Municipal”, destinada a homenagear o agente da guarda municipal que se destacou na segurança do cidadão e na defesa dos direitos da sociedade. Na mesma sessão também foram aprovados os Projetos de Resolução nº 028 a 035/2023, de autoria do Legislativo, que concedem Honrarias da Câmara Municipal de Ouro Branco.

 Fechando o mês

Moradores de Itatiaia estiveram na Câmara na sessão do dia 23 apresentando demandas da comunidade
 

Nas duas sessões seguintes, realizadas nos dias 9 e 16 de outubro, foram aprovados três projetos de lei e sete projetos de resolução.

 No dia 9, com voto contrário da vereadora Valéria, foi aprovado o Projeto de Lei nº 127/2023, de autoria do Executivo, que regulamenta o regime dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias no município de Ouro Branco. Esse projeto foi amplamente discutido na Câmara Ouro Branco, junto ao Executivo e ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, bem como junto aos profissionais da categoria. No mesmo dia, os vereadores aprovaram os Projetos de Resolução nº 036 a 042/2023, de autoria do Legislativo, que concedem Honrarias da Câmara Municipal de Ouro Branco.

 No dia 16 de outubro, foram aprovados o Projeto de Lei nº 131/2023, de autoria do vereador Neymar, que dispõe sobre a concessão de vagas de carga e descarga gratuita no município de Ouro Branco para motoristas e motociclistas de entrega de mercadorias cadastrados no órgão responsável, e o Projeto de Lei nº 132/2023, de autoria do Executivo, que institui o projeto "Casa da Juventude" como política pública municipal permanente.

 

 Acompanhe o trabalho do Legislativo Municipal pelas redes sociais, YouTube e site da Câmara Ouro Branco! 


 

O Centro de Especialidades Odontálgicas de Ouro Branco recebeu reformas e novos equipamentos



 A inauguração da reforma e aquisição de novos equipamentos  do Centro de Especialidades Odontálgicas foi realizada na tarde dessa quarta-feira, dia 01 de novembro, no Hospital Raymundo Campos e contou com a participação do prefeito Hélio Campos, vice-prefeito Dr. Celso Vaz, secretário de Saúde, Dr. Eduardo Sérgio Guimarães, secretária de Educação, Edvânia Pereira, coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Jussara Motta e o vereador Warley Higino Pereira, servidores da Secretaria de Saúde, servidores do setor de Odontologia e comunidade.

Foram homenageados pelo apoio e colaboração com o setor de Odontologia e Saúde, Hélio Campos,  Fernanda Viana, Jussara Motta e  Marcos Barbosa, o popular Marquinhos, além de agradecimentos a servidora Rosângela que está em tratamento de saúde. Foram feitas menções e agradecimentos póstumos aos saudosos profissionais dentistas Dr. Pedro Bertozzi Mesquita de Oliveira e Dr. Dalmo Ferreira Cachapuz.

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

 

Festa de Nossa Senhora das Graças na cidade de 

Ouro Branco-MG





 Casa de Música de Ouro Branco

A Jovem Orquestra de Ouro Branco, JOOB, grupo da Casa de Música, apresenta o concerto Transcrições dia 18 de novembro, às 20h, no Teatro Feluma e dia 19 de novembro, em Ouro Branco na Capela da Fazenda Pé do Morro, às 1800.

Esperamos você para mais um concerto da nossa orquestra.


quinta-feira, 16 de novembro de 2023

 

Tudo é jazz encerra sua 21 ª edição em Itabirito

com oficina e palestra gratuita

Festival apresentado pela Gerdau integra as comemorações do mês da

 Consciência Negra promovida pela prefeitura



 A programação do Festival Tudo é Jazz, que faz parte de uma ampla agenda de comemorações do Dia da Consciência Negra promovida pela prefeitura da cidade, se encerra oficialmente com atividades nos dias 13 e 19 de novembro.

No dia 13, será realizada oficina de Trompete com o Wesley Procópio, às 18h30. No dia 19, é a vez da Oficina de Tambor com o músico Arildo Nani, às 18h30. As duas oficinas acontecem no Atelier de Artes Integradas (Rua Getúlio Vargas 295 – Centro)

 O Tudo é Jazz é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. É apresentado pela Gerdau, tem patrocínio da Cemig e conta ainda com apoio da Prefeitura de Itabirio.  A realização é da ALCE – Associação Livre de Cultura e produção da New View (CA 2018.13608.0282). 

 Serviço

·         Oficina de Trompete com o Wesley Procópio

Data: 13 de novembro

Horário: de 18h30

Local: Rua Getúlio Vargas 295 – Centro.

 

·         Oficina de Tambor com o Arildo Nani

Data: 17 de novembro

Horário: 18h30

Local: Rua Getúlio Vargas 295 – Centro

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

 

Recursos arrecadados na 37ª Festa da Batata 

são distribuídos



Na tarde do dia 30 de outubro, no Anexo I da Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Ouro Branco oficializou a distribuição dos recursos arrecadados durante o 37º Festival da Batata. Os recursos foram entregues às entidades que prestam trabalhos sociais na cidade. Presentes nesse ato estavam o prefeito Hélio Campos, a secretária de Desenvolvimento Social, Bruna Stelamares e a Presidente da Câmara dos Vereadores, Nilma Aparecida Silva.

 Foram entregues 6 cheques, cada um no valor de R$10.071,08, destinados às entidades que atuaram no recolhimento e na arrecadação de alimentos, 8 cheques no valor de R$5.514,13, referentes à operação da roda gigante durante o festival. Além disso, 2 cheques no valor de R$2.000,00 cada, destinados às entidades que atenderam requisitos específicos do Edital para a cessão de barracas na venda de alimentos durante o evento.

 O recolhimento de alimentos foi realizado ao longo dos cinco dias do Festival, onde foram coletadas 7,92 toneladas de alimentos. Também ocorreu a venda de “Vale Alimentos” arrecadando R$60.426,52 o equivalentes a 12,08 toneladas, distribuída de acordo com o Edital 001/2023, igualmente para as 6 entidades que receberam R$10.071,08 em dinheiro e 1.132 quilos de alimentos.

 A arrecadação da roda gigante gerou um grande “Incentivo socioassistencial” às entidades de Ouro Branco, gerando uma receita total de R$65.760,00. Após a dedução de despesas, taxas e custos associados previstos no Edital 001/2023, o valor líquido distribuído entre as 8 entidades beneficiárias foi de R$44.113,01. Assim cada entidade recebeu R$5.514,13.

 Destino das arrecadações

 -Agremiação de Esportes e Arbitragem de Ouro Branco - AGREMOB => R$ 7.514,13 + arrecadação da venda de alimentos

-Ouro Branco Esporte Clube - OBEC => R$ 7.514,13 + arrecadação da venda de alimentos

-Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Branco - APAE => R$15.585,21 + 1.132 quilos de alimentos

-Associação Civil São Francisco de Assis - ASFA => R$15.585,21 + 1.132 quilos de alimentos

-Lar Comunitário Frederico Ozanam => R$15.585,21 + 1.132 quilos de alimentos.

quinta-feira, 9 de novembro de 2023

 

Piso nacional de enfermagem: TST marca nova rodada de negociação para novembro

Em audiências realizadas nesta quinta-feira (26), a CNSaúde ficou de apresentar uma proposta para o setor privado



O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, conduziu, nesta quinta-feira (26), duas reuniões unilaterais, uma com a Confederação Nacional da Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde) e outra com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), às 14h. O objetivo foi buscar uma solução negociada para a implantação do piso nacional dos profissionais de enfermagem no setor privado.

Diálogo
Após os encontros, o ministro destacou que as partes estão dispostas ao diálogo e à busca de uma solução autocompositiva que atenda aos interesses das categorias. “Isso demonstra o comprometimento de ambas na busca da melhor solução para todos”, enalteceu.

A CNSaúde ficou de apresentar uma proposta concreta aos trabalhadores até o dia 6 de novembro, véspera da próxima reunião marcada pela Vice-Presidência do TST. A CNTS e a FNE, por sua vez, se mostraram aberta ao diálogo e ressaltaram que irão continuar o processo negocial, sem prejuízo das ações coletivas em trâmite nos estados.

As audiências foram acompanhadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Mediação
A mediação do TST foi solicitada pela CNSaúde, representante da categoria patronal de estabelecimentos privados de saúde (hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratório e serviços de diagnóstico, de imagem e de fisioterapia, entre outros).

Piso nacional
A Lei 14.434/2022 prevê que tanto os estabelecimentos públicos quanto os privados devem pagar a enfermeiros e enfermeiras o piso de R$ 4.750. Para técnicos de enfermagem, o piso é de R$ 3.325, e, para auxiliares de enfermagem e parteiras, de R$ 2.375.

A norma foi questionada pela CNSaúde no Supremo Tribunal Federal, que, em julho de 2023, definiu, em medida cautelar, que a implementação do piso salarial nacional no setor privado deveria ser necessariamente precedida de negociação coletiva, levando em conta a preocupação com demissões em massa e eventuais prejuízos para os serviços de saúde. Não tendo havido acordo no prazo de 60 dias a partir do julgamento, incidiriam os valores previstos na lei.

 

Gerdau conquista Steelie Awards, principal premiação global do setor de aço, pelo 2º ano consecutivo

vice-presidente do Conselho de Administração, André Bier Gerdau Johannpeter.
 

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, na 14ª edição do Steelie Awards 2023. A premiação, promovida pela World Steel Association (worldsteel), é a maior do setor global de aço e reconhece as contribuições de suas empresas associadas para a indústria no período de um ano.

 

A companhia foi premiada com o case de marca que conta a história da parceria da organização com o Rock in Rio Brasil 2022, que teve a cenografia do seu principal espaço, o Palco Mundo, construído com mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável. A Gerdau foi o aço oficial do evento, levando os conceitos de sustentabilidade e economia circular para um dos maiores festivais de música e entretenimento do mundo. A cerimônia de premiação ocorreu nesta segunda-feira (16) durante Congresso Anual da worldsteel em Xangai, na China. Na ocasião, a Gerdau foi representada pelo vice-presidente do Conselho de Administração, André Bier Gerdau Johannpeter.

 

“É uma honra receber, pela segunda vez consecutiva, esse reconhecimento da principal premiação da indústria do aço mundial, que reforça a importância da cadeia da reciclagem da sucata nas dimensões social e ambiental e a união de empresas e pessoas para a construção de um futuro ainda mais sustentável e inovador, em que o aço será protagonista”, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

 

Para Pedro Torres, diretor de comunicação e relações institucionais da Gerdau, o prêmio na categoria “Excelência em Programas de Comunicação” reforça o compromisso da companhia em fortalecer o diálogo com toda a sociedade. “Levar o aço Gerdau 100% reciclável e de baixa emissão de carbono para um dos principais festivais de música e entretenimento do mundo contribuiu para que ampliássemos a conversa com todos os nossos públicos de interesse, engajando as pessoas a refletirem sobre o tema da reciclagem e da economia circular, e para descomoditizar a indústria do aço. A iniciativa também mostra a nossa jornada de transformação da imagem e da reputação global do setor do aço”, completa.

     

 

 

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (COe), de 0,86 t de COe por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de COe por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de COe por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex). 

 

Primeiro Congresso Científico é realizado em

 Ouro Branco





























Entre os dias 16 e 22 de outubro, aconteceu na cidade a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia – SNCT, de 16 a 22 de outubro, o primeiro Congresso Científico “Cidade de Ouro Branco” realizado pela Academia de Ciências e Letras de Ouro Branco- ACLOB.

O evento contou com atividades como a performance “Vida e sustentabilidade” criada pelo artista Marco Antônio e apresentada em diversas unidades da rede de ensino: municipal, estadual, federal e particular. O congresso contou com a Mostra Científica 2023, realizada pelo Colégio Batista Mineiro – Unidade Ouro Branco.

Na terça-feira, 17 de outubro, e na quinta-feira, 19, as atividades foram realizadas, pela manhã, no plenário da Câmara Municipal de Ouro Branco, e contaram com apresentação de trabalhos através de pôsteres, físicos e projetados; pecha kucha que é uma apresentação com projeção de 20 slides durante 20 segundos cada um e mesas-redondas.

As atividades abordaram a temática central do congresso “Lixo – coleta e tratamento”, assim como também contaram com apresentação de trabalhos realizados em outras áreas e linhas de pesquisa científica, com a participação de: estudantes e professores da rede pública e privada de ensino, representantes do poder público, representantes de organizações não governamentais, profissionais liberais e de empresas ligadas a temática principal, entre outros.

Segundo seus organizadores o evento científico criado pela ACLOB alcançou os objetivos para o qual foi criado, superando em muito as expectativas iniciais. O Congresso Científico “Cidade de Ouro Branco” é bienal, e terá, como tema principal “plantas e flores”, em 2025.