domingo, 30 de julho de 2023

 

Arraiar Julino da Associação dos Aposentados de Ouro Branco






O evento aconteceu no dia 15 de julho, na sede da Associação e contou com a colaboração de entidades da cidade, além de algumas atrações.

 Depois de mais de dois anos, a Associação dos Aposentados retomou a comemoração da sua festa julina.  O evento contou com barraquinhas de pescaria e comidas típicas, montadas pelas entidades Escola Cemol - representada pela Sra. Rosanea, Lar Frederico Ozanam – representado e Paróquia Santo Antônio – representado pela Sra. Ana Luiza, além da colaboração da Sra. Cidamar (da feirinha), o Sr. Cireno (da pipoca), Sr. Francisco (do algodão doce) e Sr. Ramiro.

A música ficou por conta do Balinha, grupo Arpejo e seu aluno Gabriel que fez apresentação de voz e violão. O ponto alto foi a quadrilha do povão idealizada e comandada pela professora Shirley que também foi responsável pela belíssima decoração. A quadrilha contou com a colaboração dos Diretores da Associação e suas esposas, além de participantes com seus pares.

Além do público de Ouro Branco a festa contou com pessoas de outras cidades. O Sr. Gabriel, dentista em BH, elogiou o evento e disse que no ano que vem virá novamente. Já o Sr. Marcelo Randazzo (aposentado de Ouro Branco), achou ótima a iniciativa da retomada do evento. O Sr. Renato Lopes, empresário de BH, ficou admirado com a organização e animação da festa.

 

Curso de Engenharia Elétrica do IFMG forma seu primeiro estudante surdo



"Um estudante 'fora da curva'". Esta foi a definição encontrada pelo professor Elias Rezende Freitas ao descrever a trajetória do estudante Filipe Vieira Brison, do IFMG  - Campus Itabirito. Com apenas 31 anos e surdo, Filipe em breve receberá o título de bacharel em Engenharia Elétrica.

Intitulado “Protótipo Huet: automação residencial utilizando Libras”, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi apresentado neste semestre. Visando conectar objetos do cotidiano (eletrodomésticos, por exemplo) à internet, o protótipo Huet se diferencia por ser capaz de reconhecer alguns sinais de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para acionar equipamentos.

De acordo com Filipe, o protótipo Huet foi batizado em homenagem a Ernest Huet, professor surdo francês responsável pela criação da primeira escola para surdos no Brasil: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Ainda em fase inicial de desenvolvimento, o protótipo é composto de um nó central (um microcomputador de baixo custo) que realiza o processamento das imagens capturadas de forma descentralizada por várias plataformas microcontroladas e que podem ser espalhadas pela casa. "Ao identificar um determinado sinal de Libras pré-programado, o nó central envia uma mensagem via WiFi para outro microcontrolador que aciona/desaciona um relé, permitindo ligar ou desligar uma lâmpada ou um ventilador, por exemplo”, explica o estudante.

Orientador do TCC de Filipe e, também, do trabalho por ele desenvolvido durante um intercâmbio, o professor Elias Freitas o vê como exemplo de esforço, dedicação e sucesso. "Aprendi muito como professor, pois para mim foi muito novo dar aula e orientar uma pessoa surda, conhecer essa realidade e poder contribuir com a comunidade”, afirma o docente, que revelou a possibilidade de apresentar o protótipo do TCC em um congresso nacional.

Segundo o professor, os encontros de orientação eram acompanhados por intérpretes, além de outros recursos como a utilização de legenda automática e do Google Docs. “O final dessa jornada foi muito emocionante. Ver o Filipe apresentando o TCC com muita propriedade e desenvoltura, respondendo aos questionamentos da banca e, principalmente, buscando entender o que a banca estava propondo de melhorias foi algo marcante. Com certeza, o protótipo desenvolvido por ele será um passo na acessibilidade tecnológica para sua comunidade”, destaca Elias.

Ao ser perguntado sobre planos futuros, Filipe pensa em iniciar um mestrado e investir na carreira de engenheiro eletricista. Após passar um período como servidor público da Câmara de Itabirito, Brison hoje atua em Belo Horizonte, na área de elétrica e automação, desenvolvendo projetos de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas. (SPDA).  

Temporada em Portugal
Em 2019,  Filipe Brison foi o primeiro estudante surdo da Rede Federal a participar de intercâmbio acadêmico, uma iniciativa do Programa Internacionaliza, do IFMG. Durante cinco meses, o estudante esteve no Instituto Politécnico do Porto (IPP) trocando experiências e colaborando na pesquisa “Desenvolvimento de dispositivo para auxílio de pessoas surdas ou com deficiência auditiva capaz de captar e indicar o choro de bebês”. Durante o intercâmbio, Filipe foi acompanhado pelo tradutor de Libras, Paulo Mendanha, do Campus Itabirito, que esteve presente durante a maior parte de sua trajetória acadêmica. “Filipe ingressou em 2016 na graduação e foi aprovado nas vagas de ampla concorrência, sendo o primeiro aluno surdo do ensino superior no Campus Itabirito. Com a entrada dele, professores e estudantes foram se adaptando e entendendo as necessidades de uma pessoa surda", relata o intérprete. 

 

Gerdau é a única produtora de aço no Ranking Merco Responsabilidade ESG

 

Companhia é a única do setor do aço entre as 100 empresas do ranking e lidera a categoria “mineração, siderurgia e metalurgia”

 

A Gerdau é a única produtora de aço entre as 100 empresas mais bem posicionadas na 9ª edição do Ranking Merco Responsabilidade ESG, ocupando a 53ª posição geral. A companhia também lidera o ranking, que destaca as organizações com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, na categoria “mineração, siderurgia e metalurgia”.

Para Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, a presença da organização no ranking reflete o compromisso da empresa em impactar positivamente as regiões em que está presente e com a construção de um futuro ainda mais sustentável. “Divido esse reconhecimento com os mais de 36 mil colaboradores e colaboradoras da Gerdau, que contribuem, de forma ativa e colaborativa, para aprimorarmos continuamente nossas práticas de sustentabilidade nas dimensões ambiental, social e de governança.”

A pesquisa de campo do Ranking Merco Responsabilidade ESG no Brasil ocorreu entre julho 2022 e dezembro de 2022. Assim como a anterior, a nona edição apresenta as 100 melhores empresas em um cenário geral de responsabilidade ESG. A metodologia de análise engloba 14 diferentes fontes de informação, consolidadas em 3.874 entrevistas.

 

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (COe), de 0,89 t de COe por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de COe por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de COe por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

sábado, 29 de julho de 2023

 

Sistema Fecomércio MG na Rua chega em Congonhas, de 27 a 30 de julho  

  

O evento leva capacitação, ações de bem-estar social e promoção de qualidade de vida para a população. Lojas locais oferecem descontos  






  

De 27 a 30 de julho, Congonhas recebe o projeto Sistema Fecomércio MG na Rua”. O evento tem o objetivo de levar à população local uma programação gratuita com oficinas, palestras, atendimentos de saúde, atividades de lazer, shows, por meio dos caminhões do Sesc e da carreta Senac, e promoções exclusivas no comércio da cidade. A ação ocorre na Av. Governador Valadares S/N – Estação Ferroviária, Centro, Congonhas, quinta-feira das 7h às 19h; sexta-feira e sábado, das 7h às 20h; e domingo, das 7h às 17h.  

  

O projeto é uma idealização e realização do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicato do Comércio de Congonhas, que integram a CNC – Confederação Nacional do Comércio de bens, serviços e turismo, com apoio da Prefeitura Municipal. Voltada à integração dos comerciantes, prestadores de serviços e sindicatos empresariais, a iniciativa já percorreu nove cidades mineiras e, a previsão é de que, até o final do ano, esteja presente em outras sete.  

  

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, Nadim Donato, trata-se de um projeto inovador, que mostra a força do Sistema que representa mais de 500 mil empresas, desde MEIs a grandes organizações do setor, e que está presente em todos os 853 municípios mineiros.  

  

“O Fecomércio na rua chega à Congonhas após ter passado por nove cidades do Estado. O evento é hoje um ambiente de conexão contínua que promove o fortalecimento e desenvolvimento do comércio de bens, serviços e turismo em todo o estado, impacta e incentiva os negócios com a troca de experiências, incrementando todo o comércio da região”, comenta o presidente da entidade, Nadim Donato.  

  

Para o presidente do Sindicomércio de Congonhas, José Geraldo de Oliveira Motta, o evento dá dimensão do impacto do comércio de Minas. “Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto grandioso que vai contribuir para o comércio e trazer cultura, lazer e saúde”, pontua.  

  

Atendimentos de saúde e bem-estar  

  

O MedSesc Oftalmologia, projeto itinerante do Sesc em Minas, chega ao município em uma unidade móvel – um caminhão de 11 metros – em que serão realizadas consultas e exames oftalmológicos. Além disso, será oferecida avaliação nutricional com bioimpedância, que analisa o percentual de gordura, massa muscular e os hábitos alimentares, buscando mais saúde e qualidade de vida.  

  

Os atendimentos oftalmológicos e avaliações de bioimpedância com orientação nutricional serão destinados aos pacientes que aguardam atendimento na lista de espera da Secretaria de Saúde de Congonhas. Outra parte será destinada pelo Sindicato do Comércio de Congonhas aos trabalhadores do comércio e dependentes, já listados. Ainda, serão disponibilizados atendimentos para o público em geral, por ordem de chegada, a partir das 7h30, com a equipe do Sesc no evento. Atendimento sujeito a disponibilidade, conforme capacidade. Vagas limitadas.  

  

Já o Senac, por meio da atuação de seus docentes e estudantes, disponibilizará serviços gratuitos ao longo da semana como corte de cabelo, aferição de pressão e quick massagem.  

  

Atividades de Lazer  

  

Realizada pelo Sesc há mais de 50 anos, a ação itinerante Espaço de Lazer fará parte do evento, levando diversas atividades para crianças, jovens e adultos, como cama elástica, pula-pula, pintura facial, jogos de mesa, música e intervenções lúdicas e recreativas.   

  

Programação Cultural  

  

Shows e apresentações de artistas congonhenses fazem parte da programação cultural do Sistema Fecomércio MG na Rua, que contará com duas edições pocket do projeto Minas ao Luar, no Caminhão Palco, com a cantora Luísa Bahia e a banda Samba de Sinhá, além de apresentações circenses com o Grupo Levarte e Minha Companhia.  

   

Além disso, haverá uma apresentação artística com os BeHoppers, uma aula de dança para ensinar os movimentos básicos de lindy hop e o Coral da  Associação de Aposentados e Pensionistas de Congonhas (Asapec).  

   

O evento também terá um baile dançante do Sesc +60, especialmente dedicado ao público da melhor idade, para dançar, socializar e se divertir.  

   

As atrações foram escolhidas com o objetivo de promover a difusão da produção cultural regional e estadual, além de levar experiências diversas em fruição artística para toda a família.  

  

Oficinas de gastronomia e aulas-show  

  

No Senac Móvel (carreta-escola do Senac) serão realizadas oficinas de gastronomia. O espaço simula uma cozinha real e o chef ensinará ao público receitas que contemplam a mineiridade, bem como técnicas e maneiras de evitar o desperdício. Entre as receitas programadas estão: galinhada, brigadeiro de ora pro nóbis com queijo, cocada de casca de melancia, pão de queijo recheado, quiche de legumes, risoto de canjiquinha com quiabo e queijo e outras.  

  

Rede de Carreiras  

  

Para empresas interessadas em divulgar vagas e pessoas que estão em busca de novas oportunidades no mercado de trabalho, o Rede de Carreiras, plataforma de cadastro e seleção de vagas de emprego do Senac, também participará do Sistema Fecomércio MG na Rua. Durante o evento, uma equipe vai orientar os envolvidos para cadastro de vagas de emprego das empresas locais, cadastro de currículos e orientação profissional; potencializando o encontro entre quem está contratando e quem está à procura de emprego.  

  

Inova Varejo   

Comprometido com a capacitação do setor, o Sistema Fecomércio MG na Rua também inclui o Inova Varejo, evento para atualização de empresários e funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, que ocorre no dia 27/07, às 18h, na Câmara Municipal de Congonhas (Rua Antônio H. Júnior, 42-114).   

  

O encontro irá apresentar futuras realizações do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais na cidade, além de promover uma palestra com Thiago Varejo, “Varejo Show – Alto Impacto em Vendas”, que vai inspirar, instruir e motivar os empresários a alcançarem a inovação em seus negócios.   

  

Além disso, a partir de segunda-feira (24/07), as principais lojas da cidade promovem uma grande liquidação. Mais de cem comerciantes da região fazem parte da iniciativa, os espaços participantes estarão sinalizados com bandeirolas e cartazes da campanha #EUCURTOOCOMÉRCIODEMINAS.  

  

Próximas edições  

  

No segundo semestre, o Sistema Fecomércio MG na Rua levará capacitação, bem-estar social e qualidade de vida para as cidades de Barbacena, Varginha, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Itaúna e Divinópolis.  

  

Serviço: Sistema Fecomércio MG na Rua em Congonhas 

  

Data: 27 a 30 de julho  

Hora: quinta-feira das 7h às 19h; sexta-feira e sábado, das 7h às 20h; e domingo, das 7h às 17h.  

Local: Av. Governador Valadares S/N – Estação Ferroviária, Centro, Congonhas. 

Informações: www.fecomercionarua.com.br  

  

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SISTEMA FECOMÉRCIO MG NA RUA EM CONGONHAS  

  

QUINTA-FEIRA 27/07 - Ao longo do dia, atividades recreativas no Caminhão Palco  

  

·        MedSesc Oftalmologia – 7h às 19h  

·        Avaliação de Bioimpedância e Orientação Nutricional – 7h às 18h  

·        Atendimento Comercial e Rede de Carreiras – 10h às 19h  

·        Ação Pílula educacional – Corte de Cabelo – 14h às 17h  

·        Oficina de Gastronomia – Galinhada – 11h às 12h  

·        Oficina de Gastronomia – Brigadeiro de Ora-pro-nóbis com queijo + Cocada de Casca de Melancia – 14h às 15h  

·        Oficina de Gastronomia – Pão de queijo recheado – 16h às 17h 

  

  

SEXTA-FEIRA 28/07 - Ao longo do dia, atividades recreativas no Caminhão Palco  

  

·        MedSesc Oftalmologia – 7h às 19h  

·        Avaliação de Bioimpedância e Orientação Nutricional – 7h às 16h  

·        Atendimento Comercial e Rede de Carreiras – 10h às 19h  

·        Ação Pílula educacional – Aferição de Pressão e teste de glicemia – 10h às 12h  

·        Espaço de Lazer – 10h às 16h   

·        Oficina de Gastronomia – Galinhada – 11h às 12h  

·        Oficina de Gastronomia – Quiche de cascas de legumes e abacaxi tostado com sorvete de creme e semente de abóbora – 14h às 15h  

·        Oficina de Gastronomia – Bolo salgado de pão com legumes e cocada de casca de melancia – 16h às 17h  

·        Apresentação artística – BeHoppers - Dançando Lindy Hop - 16h às 17h  

·        Coral da ASAPEC - Associação de Aposentados e Pensionistas de Congonhas – 17h às 17h30  

·        Baile Dançante Sesc 60+ - 18h às 20h  

  

SÁBADO 29/07 - Ao longo do dia, atividades recreativas no Caminhão Palco  

  

·        MedSesc Oftalmologia – 7h às 19h  

·        Avaliação de Bioimpedância e Orientação Nutricional – 7h às 17h  

·        Atendimento Comercial e Rede de Carreiras – 10h às 19h  

·        Espaço de Lazer – 10h às 16h  

·        Ação - Aferição de Pressão – 10h às 12h   

·        Oficina de Gastronomia – Risoto de Canjiquinha com quiabo e queijo – 11h às 12h   

·        Ação – Quick Massagem – 14h às 17h  

·        Oficinas de Gastronomia – Brigadeiro de ora pro nóbis com queijo– 14h às 15h  

·        Apresentação de Circo – Grupo Levarte - Palhaços Aurélia e Repimboca – 14h30 às 15h30  

·        Oficina de Gastronomia – Bife de casca de banana e pastel de banana com queijo – 16h às 17h  

·        Minas ao Luar Pocket – Luísa Bahia – 17h às 19h  

  

DOMINGO 18/06 - Ao longo do dia, atividades recreativas no Caminhão Palco  

  

·        MedSesc Oftalmologia – 7h às 17h  

·        Avaliação de Bioimpedância e Orientação Nutricional – 7h às 15h  

·        Atendimento Comercial e Rede de Carreiras – 10h às 17h  

·        Ação – Corte de Cabelo – 10h às 12h  

·        Apresentação de Circo – Minha Companhia – 10h às 11h  

·        Espaço de Lazer – 10h às 14h  

·        Oficina de Gastronomia – Galinhada – 11h às 12h   

·        Oficina de Gastronomia – Brigadeiro de ora pro nóbis com queijo – 14h às 15h  

·        Ação – Quick Massagem – 14h às 17h   

·        Minas ao Luar Pocket – Samba de Sinhá - 15h às 17h