sexta-feira, 9 de junho de 2023

Guarda Civil Municipal vira realidade em Ouro Branco

l

A Guarda Civil de Ouro Branco se tornou uma realidade no município. Com atuação do coronel Sérgio Henrique Cardoso, secretário Municipal de segurança Pública Mobilidade e Trânsito da prefeitura Municipal de Ouro Branco.

Um anseio do Executivo com apoio do Legislativo e até mesmo da população ourobranquense, que através de estudos e reuniões verificando acertos foi sancionada a Lei 2.537 de 22 de dezembro. Dando início aos trabalhos para a criação e treinamento da Guarda Civil Municipal de Ouro Branco.

A GCM será uma instituição pública municipal de caráter civil, uniformizada onde uma de suas principais funções será a proteção dos bens municipais, com ações preventivas.

Dentre suas competências estão:

·         Proteger os bens públicos, serviços e logradouros públicos municipais e as instalações do município;

·         Interagir com a sociedade civil, através de discussões junto as lideranças, para soluções de problemas relativos a segurança pública da comunidade;

·         Presença vital no dia a dia da sociedade, visando uma orientação, organização, fiscalização e educação no trânsito do município;

·         Patrulhamento ostensivo e preventivo, à pé ou motorizado no município de Ouro Branco;

·         Proteção do patrimônio municipal, histórico e a preservação do meio ambiente.

 Objetivos

·         Melhorar as ações da área de segurança pública no município;

·         Estabelecer políticas de segurança nos locais onde ocorre um grande índice de criminalidade;

·         Estabelecer também, relações com os órgãos de segurança estaduais e federais; visando ações integradas relativas a segurança pública.

Enfim, como servidor público, eles a partir desta data, 03 de maio de 2023, serão treinados a atender a população naquilo que a lei prevê.

Atuarão como um dissuasor psicológico proporcionando uma maior sensação de segurança na população de Ouro Branco.

1º Sargento da reserva da Polícia Militar, Alexandro Teixeira Fernandes é o comandante da Guarda Civil Municipal. Ele assumiu o comando no dia 3 de maio. Neste período foram administradas aulas de legislação de trânsito, formação de agentes e trabalhos de defesa pessoal, o uso legal e progressivo da Força, Emprego de equipamentos letais e não letais, direito civil, armamento e tiro, técnicas de psicologia e sociologia, Violência da Escola e na Escola, Violência Doméstica e de Gênero, Homofobia e muito mais. A Guarda Municipal é formada por trinta agentes masculinos e cinco agentes femininos. Eles vão somar juntamente com a Polícia Militar, defesa civil e outros na defesa das escolas, patrimônios públicos, das nossas igrejas, prefeitura, postos de saúde, no patrulhamento e organização do trânsito para melhorar a qualidade de vida da população.

Com um trabalho por quatorze anos atendendo as escolas desta cidade ele conhece particularmente cada uma delas. Todas elas são protegidas tem seu diagnostico de segurança, funcionários adequados, protocolo de segurança, sistema de identificação facial no controle de entrada e saída, sistema de câmaras em algumas delas, sistema de alarme os pais baixa um aplicativo e consegui monitorar onde está o aluno em tempo real. Até mesmo os pais para irem a escola tem que marcar previamente, faz parte do protocolo de segurança. A guarda só vai complementar fazendo a vistoria dos imóveis.

Através de concurso, todos foram selecionados alguns já têm experiência, curso superior e ex-militares. A faixa de idade dos agentes é entre 18 a 35 anos de várias localidades, sendo dois nascidos em Ouro Branco. Os uniformes, da cor azul marinho, já estão sendo confeccionados. O patrulhamento será feito com viaturas, motocicletas e a pé, 24 horas por dia, sete dias da semana, além de ter uma extensão do Olho Vivo e radares móveis, cordex, que identifica para as autoridades policiais o veículo que foi produto de furto ou roubo.

A GCM em Ouro Branco vem atender a cidade que cresceu e tem duas universidades federais. A Guarda vai coibir e prevenir a incidência de furtos, principalmente em relação à Lei 11.340 Maria da Penha, protegendo as mulheres contra a violência.

O curso e o material didático foram administrados pela FUNEC aos Guardas Municipais. A formatura dos Guardas Municipais será no dia 3 de setembro, e no dia 4 de setembro, estarão atuando aptos para atuarem na segurança do município de Ouro Branco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário