Ouvidoria da Câmara
Municipal de Ouro Branco se firma como canal de participação e controle social
Órgão recebeu seis vezes
mais manifestações em 2022 do que em seu ano de fundação, 2020
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Ana Paula Rodrigues, ouvidora, e Ildeu Ferreira, coordenador de Ouvidoria, atendem munícipe que levou demanda ao órgão |
Existem
várias formas de participar da política e da administração pública da sua
cidade, do seu estado e do seu país. Uma das maneiras formais de fazer isso é
através das ouvidorias dos órgãos públicos. É através delas que a população
pode fazer sugestões, denúncias, reclamações, elogios ou buscar informações.
São as ouvidorias que garantem no Poder Público o que é determinado no artigo
37 da Constituição Federal, de 1988, que estabelece que todo órgão público deve
manter serviços de atendimento aos cidadãos através de mecanismos e
instrumentos de participação e controle social.
Na
Câmara Municipal de Ouro Branco isso é cumprido à risca. A Ouvidoria do Poder
Legislativo vem se firmando como canal de participação e controle social na
cidade. Segundo o relatório do órgão, em 2022 o setor recebeu 175 demandas,
número seis vezes maior que em seu primeiro ano de funcionamento (2020) e quase
o triplo de 2021. A maior parte delas através do site, que registrou 133 casos.
O
cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria através de vários canais: no
site da instituição há um formulário específico para o atendimento, mas
também é possível entrar em contato por e-mail, por telefone, e há a
possibilidade de o munícipe contactar a Ouvidoria presencialmente, na própria
sede da Câmara.
É
através desses canais que a população ourobranquense pode participar do
processo legislativo, indicando os rumos da cidade e garantindo o controle
democrático da atividade parlamentar. A Ouvidoria pode, por exemplo, ser
acionada sempre que o munícipe tiver uma sugestão de melhoria para a cidade,
quando tiver uma denúncia/reclamação sobre o comportamento de algum agente
público, ou se quiser buscar informações sobre qualquer ato do Poder Público
Municipal. Qualquer questão conflituosa pode ser levada para atendimento no
setor.
Mas
não é só de reclamações e denúncias que é feito o trabalho da Ouvidoria. O
morador também pode dar apoio e elogiar iniciativas públicas como projeto de
lei ou serviço público enviando o seu elogio. Ele também é importante para que
os vereadores tenham um retorno sobre se as coisas estão funcionando ou não no Município.
A ouvidora da Câmara Municipal de Ouro Branco, Ana Paula Rodrigues, explica o
que é feito com todas as demandas que chegam ao setor: “o pedido do cidadão vai
chegar na Ouvidoria e aqui será feito um tratamento: coletamos os dados do
cidadão e encaminhamos para o setor que é responsável por aquela resposta.
Inclusive há um prazo, estabelecido por lei, para enviar essa resposta. Então,
a Ouvidoria faz essa cobrança, de que a resposta chegue ao cidadão”. A resposta
deve ser dada dentro de 30 dias, podendo o prazo ser prorrogado por igual
período havendo justificativa expressa.
No
caso das sugestões, Ana Paula ainda acrescenta que, assim que chegam ao setor,
elas são direcionadas aos vereadores, que podem tratá-las e transformá-las em proposições
legislativas, colocada em prática pela Câmara ou enviada ao Executivo – quando
for o caso. Já as denúncias são direcionadas à presidente da Casa Legislativa,
que determina como ela será tratada. Em 2022, a maioria das demandas era de pedidos
de acesso a reclamações (83). Depois, vieram as denúncias, solicitações,
sugestões e elogios.
A
presidente do Legislativo, vereadora Nilma Silva, ressalta a importância de os
munícipes conhecerem os seus direitos, os seus deveres e também como
exercê-los. “A democracia precisa de instrumentos para ser exercida da melhor
forma possível. A Ouvidoria é um desses instrumentos. E a necessidade da
Ouvidoria se torna maior ao passo em que a exigência da população na qualidade
dos serviços públicos cresce”, frisa.
Serviço:
Ouvidoria do
Legislativo
Formas de contato:
- Pelo site https://www.ourobranco.cam.mg.gov.br;
- Pelo e-mail:
ouvidoriacamara@ourobranco.cam.mg.gov.br;
- Pelo telefone (31)
3741-1225;
- Pessoalmente na
sede da Câmara Municipal no seguinte endereço: Praça Sagrados Corações,
200 – Centro. Cep: 36490-094
Saiba mais sobre a
Ouvidoria da Câmara Municipal de Ouro Branco: www.ourobranco.cam.mg.gov.br/ouvidoria
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