domingo, 30 de agosto de 2020


Vitória Freitas Melo desfilará neste domingo

Toda a população de Ouro Branco não pode perder o desfile virtual de moda do Minas Gerais Fashion Week neste domingo, dia 30 de agosto. Nesta edição a ourobranquense  Vitória Freitas Melo, de 19 anos, que é estudante de administração do IFMG, estará desfilando.

 “Torço muito pra ser escolhida, pois pretendo continuar atuando na área de modelo de passarela ou fotográfica. Quero também terminar a faculdade para poder dar uma condição de vida melhor para os meus familiares”, completa.




“Participar do Minas Fashion Week tem sido uma experiência incrível e que vou levar pra vida toda. O evento me abriu portas para a realização de um tão grande sonho, que era de desfilar nas passarelas dele e poder ser vista tanto nacionalmente quanto internacionalmente por milhares de agências ao redor do mundo”, explica Vitória.

No desfile será selecionada a melhor New Face onde está será premiada com um contrato internacional. Aline Meddley diretora geral do evento da à oportunidade de contratos internacionais para diversas modelos além da ganhadora do evento.

Neste ano, o Minas Fashion Week pretende por meio de desfiles trazer palavras como amor, igualdade, força, fé, inclusão e recomeço um desfile que seria reconhecida como o modo de viver e recomeçar. O Minas Fashion Week deseja ressignificar este momento de dentro para fora. Trazer a certeza que com o recomeço dias melhores virão, emanando amor e positividades.

O mundo está dando passos gigantes e recomeçar é sempre necessário, para isso peças onde tenha leveza e liberdade calças e jaquetas com estampas coloridas, blusas, vestidos e saias com estampas florais, vestidos compridos com franjas e fendas laterais serão destaques desta edição.  


 

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

 

Produção mineira é selecionada para o Festival Internacional de Curtas-Metragens

 



O curta “Difícil É Não Brincar” registra a infância em três distritos do interior de Minas Gerais em que a produção de minério é a principal atividade econômica. Dar voz às crianças é o principal objetivo do filme. “Meu desejo era torná-las protagonistas, narradoras e produtoras das sequências. A brincadeira foi o modo de obter isso de forma espontânea e criativa”, conta Papoula Bicalho, que concebeu e dirigiu o filme. “Quando as crianças brincam, liberam o seu imaginário e mostram de forma sensível os desejos, sonhos e pesadelos que as animam ou afligem. Você passa a ver a criança sem as máscaras impostas por certa cultura ou religião, pela família, por hábitos e costumes. Elas estão ali, inteiras, inventivas”. 

O curta terá sua estreia mundial no 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que ocorre entre 20 e 30 de agosto deste ano, na Mostra Infanto-Juvenil.

 Ambientado nesse universo lúdico das brincadeiras da infância, o enredo traz à tona várias nuances desta fase da vida e levanta questões pessoais e sociais que as crianças enfrentam: as inseguranças, a adaptação a diferentes realidades das comunidades, os sonhos que dividem espaço com incertezas do futuro e as delícias de ser criança e poder, mesmo nas adversidades, inventar mundos possíveis, brincando.

Participaram das filmagens mais de 90 crianças de Miguel Burnier, Motta e Lobo Leite, distritos dos municípios de Ouro Preto e Congonhas, Minas Gerais. Os pontos de partida para a construção do enredo foram provocações e desafios que pudessem resultar em brincadeiras e depoimentos significativos para desvendar anseios, intimidações, prazeres e desejos que se apoderam dessas crianças no dia-a-dia. “O narrador do filme é a ação delas em meio aos colegas, amigos e à paisagem dos locais onde vivem”, explica Papoula Bicalho.

O filme contou com direção de produção de Janice Miranda, apoio institucional do Museu de Congonhas, parceria com a comunidade escolar dos distritos Miguel Burnier, Motta e Lobo Leite, distritos dos municípios de Ouro Preto (MG) e Congonhas (MG), realização da Luz Comunicação, com patrocínio da Gerdau. 

Ficha técnica- Concepção, roteiro, direção, trilha, montagem: Papoula Bicalho. Assistência de direção: Bruno Madeira, Zé Paulo Osório. Direção de produção: Janice Miranda. Produção: Fabrício Kind, Nathália Rezende Santos, Valdirene Andrade. Captação de imagem e som: Eliane Gouvêa, Papoula Bicalho, Rodrigo Gouvêa, Zé Paulo Osório. Tratamento e masterização de som: André Cabelo. Transporte: Edgard Magalhães, João Batista De Magalhães. Apoio institucional: Museu de Congonhas. Realização: Luz Comunicação. Patrocínio: Gerdau. Ano de realização: 2020.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

domingo, 9 de agosto de 2020

 

Sicoob Credimepi já apresenta resultados positivos

Com apenas 30 dias de atuação, a agência de atendimento do Sicoob Credimepi já apresenta resultados positivos.  A agência, que fica na Avenida Patriótica, 70, bairro Siderurgia, em Ouro Branco, já conta com cerca de 250 cooperados.


 De acordo com a gerente, Cristiane Assis Lucas Borges, o Sicoob Credimepi é uma instituição não bancária, mas que pratica os mesmos serviços de um banco. “O diferencial é que em vez de clientes, ela tem cooperados que contam com produtos e serviços financeiros mais vantajosos”, diz.

A inauguração foi feita no dia 19 de junho, e contou com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, da Associação Comercial de Ouro Branco (Aceob) e da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes do Alto Paraopeba (Adesiap), além de cooperados e alguns parceiros locais.

A Cooperativa já atuava na prospecção de associados no município há cerca de 15 meses, com um escritório de negócios. Esse modelo propiciou que a nova unidade já iniciasse as atividades com balanço positivo/superavitário.

Seguindo as recomendações dos órgãos competentes de saúde neste momento de pandemia, a cerimônia de inauguração foi realizada no ambiente externo e o acesso ao interior foi realizado e forma controlada, evitando aglomeração nas instalações.

Está é a 19ª agência da Instituição. “A abertura dessa nova unidade é continuidade do processo de expansão da Cooperativa, mostrando mais uma vez que levar o Sicoob Credimepi para localidades onde à demanda pelos produtos e serviços de uma cooperativa financeira é mais do que uma estratégia de crescimento e ganho de escala. É cumprir o propósito institucional de unir pessoas para promover a justiça financeira no País”, afirma Jacson Guerra, presidente do Conselho de Administração da Instituição.  

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Homens são presos por envolvimento com tráfico

Dois homens foram presos no domingo, 26 de julho, em Congonhas. Um deles, de 28 anos, é acusado de tráfico ilícito de entorpecentes e corrupção de menores para a prática de crimes. O outro 32 anos por crime de receptação. Além disso, um menor, de 15 anos, foi apreendido em flagrante de delito por ato infracional análogo a tráfico de entorpecentes.

As prisões aconteceram durante operação no Bairro JK, quando policiais perceberam que um homem, de 32 anos, estava em frente a uma residência e conversava com o morador e tentava passar um aparelho celular pela fresta do portão. Tendo em vista que na quinta-feira, dia 23 de julho, houve o cumprimento de mandado judicial nesse bairro em operação conjunta que culminou com a apreensão de menores e apreensão de drogas e armas de fogo, a Polícia Militar abordou o suspeito e o morador, que é menor e tem apenas 15 anos.

 Do lado de dentro, próximo ao portão, foi visto o suspeito, de 28 anos, que logo ao perceber a presença da Polícia Militar dispensou ao chão um pacote que ao ser vistoriado foram encontradas quatro buchas de substância análoga à maconha.

Devidamente autorizada, a Polícia Militar teve acesso ao interior da casa e realizou buscas nos pertences do menor, assim como no quintal da residência, onde foi aplicado um cão farejador, sendo encontrados em um monte de areia, em uma área em construção, dois tabletes de substância análoga à maconha, duas pedras brutas de substancia análogas a crack e uma balança de precisão.

Com o suspeito, 32 anos, foram encontrados dois aparelhos celulares, os quais ele foi visto tentando entregar para o menor, não sabendo informar sua procedência. 

terça-feira, 4 de agosto de 2020

Ouro Branco retomará mais setores da econômica

O Governador Romeu Zema, lançou novas regras do plano Minas Consciente, para orientar a retomada da economia nos municípios que aderiram ao plano. De acordo com as novas regras, Ouro Branco será inserida na Onda Amarela, que permitirá a abertura de mais segmentos do comércio que não estavam inseridos na Onda Branca.

O Minas Consciente será norteado por um protocolo único. Para determinar os níveis atribuídos aos municípios, uma série de critérios serão levados em conta, entre eles os indicadores municipais, analisados semanalmente pelo comitê de enfrentamento à infecção, que SAP taxa de incidência do coronavírus; taxa de ocupação geral de leitos;  taxa de ocupação dos leitos destinados aos infectados; leitos por 100 mil habitantes; índice de transmissão da doença (Rt); percentual do aumento de incidência da doença; quantidade de testes positivos.

domingo, 2 de agosto de 2020

Gerdau direciona recursos a catadores do Programa Bolsa Reciclagem

O Programa Bolsa Reciclagem, de apoio às associações de catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais, recebeu recurso de R$ 3 milhões. O valor, que quita prestações em atraso da gestão anterior, foi viabilizado pela parceria entre o Governo do Estado e a siderúrgica Gerdau e vai beneficiar 80 entidades e 1.600 profissionais. A ação foi anunciada em reunião por videoconferência com a presença de parlamentares, representantes do Governo de Minas, Ministério Público, Tribunal de Contas, Gerdau, parceiros institucionais e membros das associações de catadores.

Em parceria com o Governo de Minas, a siderúrgica doou R$ 1,5 milhão para o Programa Bolsa Reciclagem. O direcionamento do recurso ocorreu por intermediação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O outro R$1,5 milhão foi disponibilizado pelo Governo de Minas por meio da Comissão de Orçamento e Finanças (Cofin).

“Alinhado ao nosso propósito e à diretriz de investimento social, que tem como um dos focos a reciclagem, a Gerdau historicamente tem realizado ações de apoio aos catadores de materiais recicláveis em diversas cidades mineiras. Estamos muito felizes em firmar essa nova parceria que beneficiará as associações de catadores de Minas Gerais, entidades que reúnem profissionais tão importantes para termos uma sociedade mais sustentável e que foram impactados diretamente pela pandemia”, afirma o Diretor de Mineração e Matérias-Primas, Wendel Gomes.  “Esse é mais um recurso disponibilizado pela Gerdau, que já soma mais de R$20 milhões em doações desde o início da crise da Covid-19. Minas Gerais pode contar com a Gerdau nesta caminhada”, completa Gomes.

Criado em 2011, pela Lei Estadual 19.823/2011, o programa visa conceder incentivo financeiro às cooperativas e associações de catadores que segregam, enfardam e comercializam papel, papelão, cartonado, plásticos, metais, vidros e outros resíduos pós-consumo. O objetivo é estimular a reintrodução de materiais recicláveis no processo produtivo


Trabalho nas barreiras sanitárias se encerrou no dia 10 de julho

Foram encerradas no dia 10 de julho, as barreiras sanitárias de Ouro Branco. Ao todo, foram abordados 110.294 veículos.  Foram detectados nas barreiras 43 casos suspeitos e foram monitorados. O trabalho nas barreiras teve inicio no dia 25 de maio. A previsão inicial era que o trabalho durasse apenas 30 dias, mas ele foi prorrogado até o dia 10 de julho.

Durante cerca de dois meses equipes trabalharam arduamente nas entradas/saídas da cidade, onde foram realizados os serviços de aferição de temperatura, orientações sobre as medidas preventivas, verificação do uso de mascaras entre outros. 

“As barreiras sanitárias foram um mecanismo legal utilizado pelas autoridades governamentais. Usado para evitar a contaminação e disseminação da doença”, explica o vice-prefeito de Ouro Branco, Dr. Celso Vaz, que integra o Comitê Extraordinário para o enfrentamento do COVID-19.

As barreiras sanitárias foram montadas na MG 129 na chegada da cidade de Ouro Preto, na BR 040 e MG 443 na rotatória do bairro Metalúrgico e na avenida Pau Brasil, chegada de Itaverava. Para realizar o trabalho, os agentes sanitários receberam treinamento, Equipamentos de Proteção Individual (EPI)  e  onze termômetros ficaram à disposição. 

A segurança foi montada dentro das normas da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais, (DER), 65ª  Companhia da polícia Militar de Ouro Branco, Defesa civil, Brigadistas Civil e Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT )

Confira o relatório de trabalho disponível no site da Prefeitura 

https://www.ourobranco.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/prefeitura-ouro-branco-apresenta-balanco-parcial-barreiras-sanitarias-mais-de-110-mil-abordagens/91150