A Instituição Missionários Bons Samaritanos de Nosso Senhor Jesus Cristo realizou a 18º da edição da turnê cultural, na segunda cavalgada histórica, no dia 30 de novembro de 2014, no sitio do Zuzu, localizado na comunidade rural de Vargem Alegre. O evento faz parte do projeto resgatando as raízes culturais dos bons samaritanos e possui um programa inovador, que presta homenagem aos tropeiros e carreiros, rurais e urbanos vem dando visibilidade ao fenômeno social, cultural e econômico da historia do Brasil. Na 18º edição, o evento homenageou o Zuzu e o Mauro do Zé Euzébio de Carreiras.
A presidente Instituição, Maria Alexandrina da silva de Miranda, explica que na ocasião, foi realizado o primeiro encontro de catira catireiros, Houve barganha com troca e venda de animais. Mauro e seu filho tinham cinco animais para iniciar a primeira barganha, e outros quais foram chegando para concretizarem o sonho do Zuzu. Houve também uma exposição com canga do carro de boi e painéis no local do evento.
O carreiro José Ângelo da silva da cidade de Rio Espera foi homenageado. Carreiro antigo corajoso, um guerreiro conhecido por Zé Espera. O encontro foi muito bonito, principalmente por Zuzu considera José Ângelo como se fosse seu segundo pai.
Outro homenageado foi a Jose Mauricio do Ogride da região de Carreiras. Mauricio é conhecido como fazedor de laço transado para lançar cavalos e bois. Por isso, foi colocado o laço numa exposição com sua historia escrita num painel. Ele prometeu que no próximo encontro fazer um laço transado de Quatro pontas. O Vicente do Ogride irmão do fazedor de laço, se emocionou com a homenagem que o Zuzu fez ao seu irmão.
Paulo Cezar Vicente de Miranda, também conhecido por Paulo surubim, fundador da instituição agradece estas parcerias com as cavalgadas e cavaleiras da região, que tornaram possível a realização deste e de todos os outros eventos em 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário