Música, animação e muita segurança. Essas foram às características mais marcantes do Carnaval de Ouro Branco. Durante seis dias de folia a cidade recebeu grandes nomes da música e deixou milhares de moradores e turistas empolgados com o sucesso da folia de Rei Momo na cidade mineira.
Desde a quinta-feira, dia 7 de fevereiro, as ruas da cidade foram tomadas por foliões em ritmo frenético. Cerca de 10 mil pessoas lotaram a Avenida Marisa de Souza Mendes no primeiro dia de festa para ouvir o som da banda Babado Novo.
E esse era apenas o começo de um Carnaval de muito sucesso. A Praça Santa Cruz também ficou lotada durante os outros dias de folia. O público estimado foi de 6 mil pessoas por dia de evento.
A Prefeita, Cida Campos, elogiou o público que aproveitou cada minuto com muita responsabilidade e segurança. “Todos estão de parabéns. Foi uma festa muito bonita, alegre e, principalmente, segura. Esse é o nosso objetivo. Resgatar a cultura da nossa cidade”. A prefeita explica que mesmo com o Carnaval histórico ela mantém o foco para resolver outras questões relacionadas à cidade. “Mesmo promovendo um Carnaval de alto nível, nós não esquecemos os problemas que afligem a nossa comunidade. Eu e a minha equipe continuamos empenhados em melhorar algumas deficiências”, afirma.
Além da agitação das noites de folia, a Prefeitura inaugurou as matinês no carnaval de rua. Tardes de lazer na comunidade de Itatiaia e na Praça Santa Cruz, no Centro, estavam repletas de atividades artísticas, culturais e muita marchinha de carnaval, tocada pelos integrantes da Corporação Artístico-Musical de Santo Antônio.
E o público pode esperar pelo Carnaval do próximo ano. O Secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, responsável pela gerência de eventos, disse que toda a equipe já está mobilizada para aperfeiçoar a folia do ano que vem. “Vamos seguir a determinação da Prefeita Cida Campos e fazer um Carnaval ainda melhor em 2014. Esse ano foi muito corrido, porque não tivemos muito tempo. Mas o público correspondeu às expectativas. E ano que vem será ainda melhor.”
Blocos - Outro ponto forte foi o resgate dos desfiles dos blocos carnavalescos e a apresentação dos Bonecos Gigantes da cidade de Oliveira, localizada no Centro-Oeste mineiro. “Estou adorando este Carnaval. Não sou de Ouro Branco, mas resolvi vir para cá com algumas amigas pois fiquei sabendo que o Carnaval daqui seria muito bom”, afirmou Cleonice Ferreira, ao mesmo tempo em que segurava animada a mão de um dos bonecos gigantes.Cinco blocos carnavalescos alegraram o carnaval de Ouro Branco e provaram que a população é animada e gosta mesmo da folia.
De acordo com Paulo Agostinho, presidente da Liga de Blocos Carnavalescos de Ouro Branco (Licar) Cinco blocos –Ordinárias, Beberão, Farrapos, Virada da Ladeira, e Cai na rede, desfilaram e, conseguiram ajuntar, ao todo mais de mil pessoas. Somente o bloco das Ordinárias conseguiu ajuntar mais de 500 pessoas. “Em 2014, serão, no mínimo, mais dois blocos e eles desfilarão também em outros lugares, como a Mariza Souza Mendes”, por exemplo”, disse
Blitz – Durante o carnaval, a Prefeitura realizou intervenções urbanas e campanhas educativas no trânsito para orientar nossos munícipes a evitar doenças e a ter uma vida mais saudável. Na tarde da sexta-feira de Carnaval, Secretaria Municipal de Saúde realizou uma blitz, em frente à Caixa Econômica Federal, e na avenida Marisa de Souza Mendes. Profissionais de saúde literalmente pararam o trânsito de veículos e pedestres para conversar com a população e distribuir um farto material educacional e centenas de preservativos.
A campanha, que recebeu apoio do Governo de Minas, buscou orientar a população a ficar longe das drogas, a moderar o consumo de bebidas alcoólicas e a nunca beber quando for dirigir. Sob o tema “AIDS, fique atento”, um outro aspecto importante abordado pelas blitzen alerta à necessidade do uso de preservativos para se evitar a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis.
Domingo de lazer - O projeto Domingo de lazer, coordenado pela Secretária Municipal de Esportes de Ouro Branco, alegrou ainda mais as crianças que estiveram na Praça Santa Cruz, na terça-feira de carnaval, além daquelas que estiveram em Itatiaia no domingo.
Todas as crianças que moram em Itatiaia participaram de brincadeiras com brinquedos infláveis, jogos esportivos, como futebol e peteca. Além disso, muitas crianças de outras comunidades foram para Itatiaia para participar também.
Mais de 500 crianças estiveram na Praça Santa Cruz e também se divertiram muito. “Nosso objetivo é estar em todas as comunidades rurais e também nos bairros. Vamos movimentar a praça e promover ruas de lazer durante todo o ano”, explica o secretário Nelíson José Alves, mais conhecido como Nelinho.
Todas as crianças que moram em Itatiaia participaram de brincadeiras com brinquedos infláveis, jogos esportivos, como futebol e peteca. Além disso, muitas crianças de outras comunidades foram para Itatiaia para participar também.
Mais de 500 crianças estiveram na Praça Santa Cruz e também se divertiram muito. “Nosso objetivo é estar em todas as comunidades rurais e também nos bairros. Vamos movimentar a praça e promover ruas de lazer durante todo o ano”, explica o secretário Nelíson José Alves, mais conhecido como Nelinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário