Parabéns,
Maria Alice!
Parabéns, para você.
Muitas felicidades!
Com 26 anos no mercado, o Jornal O Alto Paraopeba se tornou referência em Ouro Branco e outras cidades da região. O jornal possui uma linguagem clara e objetiva e um formato dentro da tendência mundial e traz informações locais e regionais semanalmente para os seus leitores.
Parabéns,
Maria Alice!
Parabéns, para você.
Muitas felicidades!
Solenidade militar de encerramento do ano de instrução dos Atiradores da Turma de 2023
No dia 24 de novembro, o Tiro de Guerra
04-032 (Conselheiro Lafaiete-MG), “Guardiões do Alto Paraopeba”, realizou uma
solenidade militar de encerramento das atividades dos Atiradores da Turma de
2023. Foram entregues os diplomas de “PRAÇA MAIS DISTINTA”, “MELHOR ATIRADOR
COMBATENTE”, “ATIRADOR MELHOR APTIDÃO FÍSICA” e, ainda, os diplomas dos
concludentes do “CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS (CFC/2023)”.
Durante a solenidade os Atiradores realizaram
o compromisso à bandeira nacional, bem como a continência individual. Cantaram
o Hino Nacional e a Canção do Exército, terminando assim o serviço militar
obrigatório, estando formados como combatentes de força territorial, fazendo
jus ao Certificado de Reservista de 2ª Categoria. Houve, também, momento de
grande emoção na despedida de cidadãos que fortaleceram seus valores, como
cidadania, civismo e patriotismo, para contribuir no desenvolvimento da
sociedade.
Estiveram presentes na cerimônia o Diretor do
Tiro de Guerra, Sr. Mário Marcus Leão Dutra (Prefeito Municipal), o Presidente
da Câmara Municipal, Sr. Vado Silva, os vereadores: Sr. Angelino Cláudio
Pimenta Neto, Sr. Erivelton
Martins Jayme da Silva, Sr. Giuseppe Lisboa Laporte e Sr. João
Paulo Fernandes Resende, o Vice Prefeito de Conselheiro Lafaiete-MG, Sr.
Marco Antônio, o Vice Prefeito de Ouro Branco-MG, Sr. Celso Vaz, o
representante do Comando do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais,
Ten. PM Mauro Sérgio Pereira, o representante do Comando da 2ª Companhia
Operacional do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, Ten. BM João
Vítor, o representante da Polícia Civil de Minas Gerais, Sr. Michel Akito,
Veteranos do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, Veteranos Atiradores
de várias gerações, além de amigos do Tiro de Guerra e familiares.
31º BPM realiza o lançamento da
operação Black Friday e operação Natalina
Até o dia 31 de dezembro de 2023, policiais militares da administração e outros setores operacionais, reforçarão o policiamento ordinário, principalmente, nas áreas onde se concentram estabelecimentos comerciais e financeiros, a fim de coibir os crimes contra o patrimônio, como furto, roubo, e golpes que tem sido cada vez mais comuns.
Durante a Operação Natalina serão feitas
ações preventivas como o emprego do policiamento a pé e com viaturas em locais
estratégicos, buscando aumentar a visibilidade e consequente preservação da
ordem pública.
CODAP agora fornecerá o selo de inspeção nacional
O CODAP, deste o dia 20 de
novembro, poderá fornecer o selo SISBI –POA que é o selo do Sistema Brasileiro
de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Sendo assim os
estabelecimentos registrados no SIM, terão a oportunidade de comercialização de
produtos em todo o Brasil.
A equivalência foi concedida
pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Para aderir ao SISBI-POA, o Serviço
de Inspeção Municipal executado pelo CODAP, atualmente em 17 municípios,
precisou adequar os processos e procedimentos de inspeção e fiscalização de
acordo com os requisitos e procedimentos estabelecidos pelo SUASA e
implementados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Com a adesão do SIM – CODAP ao
SISBI - POA, os produtos fiscalizados pelo SIM do consórcio passam a ter a
oportunidade de serem comercializados em âmbito nacional, resultando em
abertura de mercado para os produtores rurais.
Além disso, a adesão do SIM –
CODAP possibilitará crescimento e desenvolvimento econômico nos municípios
participantes do consórcio, através do crescimento e desenvolvimento das
agroindústrias com geração de emprego e renda.
Presidente Lula destina R$ 15,8 bilhões para estados e municípios
O Projeto de Lei nº 40/2023, sancionado por Lula nesta quarta,
trata da abertura de crédito adicional especial de R$ 15,2 bilhões. A maior
parte desse valor, R$
15 bilhões, será repassada a estados, municípios e o Distrito Federal para
compensar perdas decorrentes da redução na arrecadação do ICMS (R$ 8,7 bilhões), nos termos
dos arts. 3º e 14 da Lei Complementar nº 194/2022, e os impactos financeiros
causados pela queda dos valores transferidos ao Fundo de Participação dos
Estados (FPE) e ao Fundo de Participação FPM no exercício de 2023 (R$ 6,3 bilhões), nos termos
dos arts. 13 e 14 da Lei Complementar nº 201/2023.
Rua de Lazer para Idosos movimenta Ouro Branco
No dia, 19 de novembro,
aconteceu a Rua de Lazer para os Idosos, em Ouro Branco, na avenida Mariza de
Souza Mendes. O evento aconteceu juntamente com a feirinha de sábado.
Eli Coelho, gerente de
Relações Comunitárias falou sobre o projeto. “Este projeto acontece através do
conselho do Idoso de Ouro Branco juntamente com a secretaria de Desenvolvimento
Social e a prefeitura municipal de Ouro Branco”. Um projeto voltado para o
fortalecimento do vínculo familiar ligado ao conselho do idoso.
“Nós temos a rua de lazer que
está sendo realizado na avenida Mariza de Souza Mendes, que já chegou a 9ª edição.
No dia 25 de novembro, estaremos realizando a 10ª Rua de Lazer na comunidade de
Cristais e temos também o projeto do Cinema, o projeto Pé na Estrada e um
projeto novo para o ano de 2024, que nós estaremos realizando o festival
gastronômico dos Idosos de Ouro Branco” afirma Eli.
O cinema acontece uma vez por
mês. O projeto tem um calendário anual que atinge uma faixa etária acima de 60
anos e normalmente chegam a inscrições de aproximadamente 120 a 150 vagas e é
para toda a comunidade de Ouro Branco. Porém, a sessão de cinema acaba abrindo
para a participação de mais algumas pessoas da família. Como o objetivo é o
fortalecimento do vínculo familiar então o projeto acaba abrindo vagas para o
idoso levar um neto, ou um filho para fazer este fortalecimento familiar.
O projeto Pé na Estrada é uma
vaga mais limitada então o trabalho é realmente com a faixa etária acima de 60
anos. “Nós visitamos em um raio de 100 Km, e já fizemos viagens para o
zoológico, para o parque municipal, já fizemos para a cidade de Mariana, cidade
de Congonhas a última cidade foi Resende Costa”, diz Eli. E no início do ano
que vem está programando a próxima viagem para a cidade de Tiradentes. Estas
inscrições são vinculadas aos Crases. É uma parceria que existe com os Crases
para ficar uma coisa democrática, mais transparente, então, o bairro que ligado
ao Cras do seu bairro ou do bairro mais próximo a pessoa pode procurar e fazer
a inscrição. E normalmente a divulgação é feita no site da prefeitura.