terça-feira, 5 de dezembro de 2023

 

Parabéns, Maria Alice!



Alegre, comunicativa e com muita disposição. É assim que Maria Alice completou 3 anos de idade, no dia 9 de novembro. A festa foi realizada no dia 11, em sua residência. Ela é filha de Hugo e Neide e tem o irmão Vitor Hugo, de 10 anos. Maria Alice é neta do diretor executivo do jornal O Alto Paraopeba, Antônio Carlos Neto. O tema da festa foi o Jardim de Borboletas. A festa foi regada de muitas guloseimas como bolo, salgadinhos, doces, 
picolé e outras iguarias. Ela é aluna do colégio Dom Luciano.

Parabéns, para você.
Muitas felicidades!

 Solenidade militar de encerramento do ano de instrução dos Atiradores da Turma de 2023






No dia 24 de novembro, o Tiro de Guerra 04-032 (Conselheiro Lafaiete-MG), “Guardiões do Alto Paraopeba”, realizou uma solenidade militar de encerramento das atividades dos Atiradores da Turma de 2023. Foram entregues os diplomas de “PRAÇA MAIS DISTINTA”, “MELHOR ATIRADOR COMBATENTE”, “ATIRADOR MELHOR APTIDÃO FÍSICA” e, ainda, os diplomas dos concludentes do “CURSO DE FORMAÇÃO DE CABOS (CFC/2023)”.

Durante a solenidade os Atiradores realizaram o compromisso à bandeira nacional, bem como a continência individual. Cantaram o Hino Nacional e a Canção do Exército, terminando assim o serviço militar obrigatório, estando formados como combatentes de força territorial, fazendo jus ao Certificado de Reservista de 2ª Categoria. Houve, também, momento de grande emoção na despedida de cidadãos que fortaleceram seus valores, como cidadania, civismo e patriotismo, para contribuir no desenvolvimento da sociedade.

Estiveram presentes na cerimônia o Diretor do Tiro de Guerra, Sr. Mário Marcus Leão Dutra (Prefeito Municipal), o Presidente da Câmara Municipal, Sr. Vado Silva, os vereadores: Sr. Angelino  Cláudio  Pimenta  Neto, Sr. Erivelton Martins Jayme da Silva, Sr. Giuseppe Lisboa Laporte e Sr. João Paulo Fernandes Resende, o Vice Prefeito de Conselheiro Lafaiete-MG, Sr. Marco Antônio, o Vice Prefeito de Ouro Branco-MG, Sr. Celso Vaz, o representante do Comando do 31º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Ten. PM Mauro Sérgio Pereira, o representante do Comando da 2ª Companhia Operacional do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais, Ten. BM João Vítor, o representante da Polícia Civil de Minas Gerais, Sr. Michel Akito, Veteranos do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil, Veteranos Atiradores de várias gerações, além de amigos do Tiro de Guerra e familiares.

 

31º BPM realiza o lançamento da operação Black Friday e operação Natalina



Com o objetivo de potencializar a segurança da população mineira em virtude do aumento na circulação de pessoas e valores nas ruas para as compras de fim de ano, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) planejou e colocou em andamento em todas as regiões do estado a Operação Natalina 2023, nessa sexta-feira, dia 24 de novembro.

   Até o dia 31 de dezembro de 2023, policiais militares da administração e outros setores operacionais, reforçarão o policiamento ordinário, principalmente, nas áreas onde se concentram estabelecimentos comerciais e financeiros, a fim de coibir os crimes contra o patrimônio, como furto, roubo, e golpes que tem sido cada vez mais comuns.

   Trata-se de uma ação que visa potencializar a prevenção em todas as partes da cidade de Conselheiro Lafaiete e área do 31º BPM, especialmente na região comercial e bancária, com presença policial constante, divulgação de dicas de segurança e orientações diversas visando combater e impedir a atuação dos criminosos.

  O lançamento oficial da Operação Black Friday e Operação Natalina, em Conselheiro Lafaiete, ocorreu, hoje, às 07h, na área central da cidade, na praça do Terminal Rodoviário, situado à Praça Pimentel Duarte, que contou com a presença de Matheus Reis de Oliveira, representando a CDL de Conselheiro Lafaiete.

Durante a Operação Natalina serão feitas ações preventivas como o emprego do policiamento a pé e com viaturas em locais estratégicos, buscando aumentar a visibilidade e consequente preservação da ordem pública.

 CODAP agora fornecerá o selo de inspeção nacional



O CODAP, deste o dia 20 de novembro, poderá fornecer o selo SISBI –POA que é o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Sendo assim os estabelecimentos registrados no SIM, terão a oportunidade de comercialização de produtos em todo o Brasil.

A equivalência foi concedida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Para aderir ao SISBI-POA, o Serviço de Inspeção Municipal executado pelo CODAP, atualmente em 17 municípios, precisou adequar os processos e procedimentos de inspeção e fiscalização de acordo com os requisitos e procedimentos estabelecidos pelo SUASA e implementados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Com a adesão do SIM – CODAP ao SISBI - POA, os produtos fiscalizados pelo SIM do consórcio passam a ter a oportunidade de serem comercializados em âmbito nacional, resultando em abertura de mercado para os produtores rurais.

Além disso, a adesão do SIM – CODAP possibilitará crescimento e desenvolvimento econômico nos municípios participantes do consórcio, através do crescimento e desenvolvimento das agroindústrias com geração de emprego e renda.

 Presidente Lula destina R 15,8 bilhões para estados e municípios


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira, 22 de novembro, dois atos que liberam um total de R
15,8 bilhões de recursos para estados, municípios e o Distrito Federal. O valor será destinado à compensação financeira por perdas decorrentes de redução na arrecadação.

 

O Projeto de Lei nº 40/2023, sancionado por Lula nesta quarta, trata da abertura de crédito adicional especial de R 15,2 bilhões. A maior parte desse valor, R 15 bilhões, será repassada a estados, municípios e o Distrito Federal para compensar perdas decorrentes da redução na arrecadação do ICMS (R 8,7 bilhões), nos termos dos arts. 3º e 14 da Lei Complementar nº 194/2022, e os impactos financeiros causados pela queda dos valores transferidos ao Fundo de Participação dos Estados (FPE) e ao Fundo de Participação FPM no exercício de 2023 (R 6,3 bilhões), nos termos dos arts. 13 e 14 da Lei Complementar nº 201/2023.
 

O presidente também assinou Medida Provisória que abre crédito extraordinário de R 879,2 milhões a estados, municípios e o Distrito Federal, atendendo ao disposto na Lei Complementar nº 201/2023, que trata da compensação em função da redução da arrecadação do ICMS. Os recursos são oriundos de anulação de despesas e de excesso de arrecadação de Recursos Livres da União.

 Rua de Lazer para Idosos movimenta Ouro Branco









No dia, 19 de novembro, aconteceu a Rua de Lazer para os Idosos, em Ouro Branco, na avenida Mariza de Souza Mendes. O evento aconteceu juntamente com a feirinha de sábado.

Eli Coelho, gerente de Relações Comunitárias falou sobre o projeto. “Este projeto acontece através do conselho do Idoso de Ouro Branco juntamente com a secretaria de Desenvolvimento Social e a prefeitura municipal de Ouro Branco”. Um projeto voltado para o fortalecimento do vínculo familiar ligado ao conselho do idoso.

“Nós temos a rua de lazer que está sendo realizado na avenida Mariza de Souza Mendes, que já chegou a 9ª edição. No dia 25 de novembro, estaremos realizando a 10ª Rua de Lazer na comunidade de Cristais e temos também o projeto do Cinema, o projeto Pé na Estrada e um projeto novo para o ano de 2024, que nós estaremos realizando o festival gastronômico dos Idosos de Ouro Branco” afirma Eli.

O cinema acontece uma vez por mês. O projeto tem um calendário anual que atinge uma faixa etária acima de 60 anos e normalmente chegam a inscrições de aproximadamente 120 a 150 vagas e é para toda a comunidade de Ouro Branco. Porém, a sessão de cinema acaba abrindo para a participação de mais algumas pessoas da família. Como o objetivo é o fortalecimento do vínculo familiar então o projeto acaba abrindo vagas para o idoso levar um neto, ou um filho para fazer este fortalecimento familiar.

O projeto Pé na Estrada é uma vaga mais limitada então o trabalho é realmente com a faixa etária acima de 60 anos. “Nós visitamos em um raio de 100 Km, e já fizemos viagens para o zoológico, para o parque municipal, já fizemos para a cidade de Mariana, cidade de Congonhas a última cidade foi Resende Costa”, diz Eli. E no início do ano que vem está programando a próxima viagem para a cidade de Tiradentes. Estas inscrições são vinculadas aos Crases. É uma parceria que existe com os Crases para ficar uma coisa democrática, mais transparente, então, o bairro que ligado ao Cras do seu bairro ou do bairro mais próximo a pessoa pode procurar e fazer a inscrição. E normalmente a divulgação é feita no site da prefeitura.

domingo, 3 de dezembro de 2023

 

Aniversário da cidade de Ouro Branco—MG

70 Anos de Emancipação Política

Programação