terça-feira, 29 de novembro de 2022

 

Amigos prestam homenagem ao Pastor Paulo Roberto


A amigos e fiéis que frequentam a Igreja Assembleia de Deus, localizada na rua José Guilherme 227, no centro, Ouro Branco prestam uma homenagem ao Pastor Paulo Roberto, falecido recentemente. Ele deixou muitas saudades, pelo seu carisma, devoção e trabalho prestado a sua missão enquanto líder religioso. Segundo amigos, Pastor Paulo Roberto dedicou sua vida a pregação do evangelho e deixou como maior ensinamento que todos devem amar a Deus sobre todas as coisas e gratidão a Deus.

Pastor Paulo Roberto nasceu em 29 de junho de 1947, em Nova Lima e morreu em 25 de setembro deste ano. Apesar de ter tido uma infância muito difícil, com pouco recurso financeiro, sempre dizia que essa foi uma época muito feliz para ele. Chegou em Ouro Branco em 1979 e trabalhou na Emite, Elba e Açominas onde se aposentou em 1993. Depois trabalhou por 12 anos no Sindicato dos Metalúrgico. Era formado em Ensino Médio e Bacharelado em Teologia pela ETAD e se tornou pastor em 2002.

Ele deixou esposa Maria de Lourdes Roberto e três filhos vivos Luciana, Jonatas, Paula, mas teve também e Lívia, que já é falecida.

 

Cadastro Escolar 2023 para estudar na rede pública de ensino

Agora é a vez dos alunos que querem entrar na rede pública de ensino de Ouro Branco e daqueles que precisam mudar de escola garantirem a sua vaga para o próximo ano. Já estão abertas desde a última desta quarta-feira, dia 9 de novembro, as inscrições do Cadastro Escolar 2023. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (SUCEM), até o dia 30 de novembro, no site cadastroecolar.educacao.mg.gov.br.

Devem se cadastrar alunos QUE IRÃO INGRESSAR NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM 6 ANOS COMPLETOS ATÉ 31/03/2023, ALUNOS CONCLUINTES DO 5º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE IRÃO INGRESSAR NO 6º ANO, ALUNOS CONCLUINTES DO 9º ANO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS QUE IRÃO INGRESSAR NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. ALUNOS DE OUTROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E EJA QUE DESEJAM INGRESSAR NA ESCOLA PÚBLICA.

Mas atenção porque alunos que ESTÃO CURSANDO O 2º PERÍODO E O 5º ANO EM 2022 E QUE JÁ RENOVARAM MATRICULA PARA CURSAR O 1º ANO E 6º ANO EM 2023, NÃO PRECISAM REALIZAR CADASTRO. O resultado do cadastro, com a informação com o nome da escola a qual deverá ser realizada a matrícula será encaminhada pelo e-mail que consta no cadastro no dia 12 de dezembro.

As matriculas deverão ser feitas entre os dias 13 a 20 de dezembro de 2022, nas escolas municipais. Além disso, o cadastramento escolar obedecerá a lei de zoneamento e no ato da matrícula todas as informações mencionadas no cadastro deverão ser comprovadas por meio de documentação. No caso de dificuldade, procure ajuda na escola mais próxima de sua residência ou pela informações pelos telefones: 3938-1170 ou 3938-1174



 

Solteiros e Casados da 

cidade de Ouro Branco-MG




 

Audiência Pública no plenário da Câmara Municipal de Ouro Branco-MG



segunda-feira, 28 de novembro de 2022

 

ADESIAP divulga curso Coletivo Online para escolas 

públicas de Ouro Branco


 A ADESIAP (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba) realizou no início de novembro, visitas às escolas públicas de Ouro Branco, apresentando o curso Coletivo Online, que tem a finalidade de capacitar e mobilizar a comunidade jovem da cidade. O curso é preparatório para quem busca entrar no mercado de trabalho e tem parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil.

O Coletivo Jovem é um curso totalmente online com 11 encontros, onde são abordados temas como construção de currículo, preparação para entrevistas de emprego, planejamento financeiro, plano de vida e empregabilidade.

 Ao final do curso, o aluno recebe um certificado podendo assim participar de processos seletivos de parceiros do Coletivo Jovem e do Sistema Coca-cola.

 O projeto é uma iniciativa da ADESIAP com intuito de fortalecer o desenvolvimento local.

 Para mais informações: (31) 9 9968-1236.

 

Créditos Adicionais Suplementares ao Orçamento Municipal


 

O Projeto de Lei nº 118/2022, encaminhado pelo Executivo ao Legislativo Municipal no início de outubro, dispõe sobre a abertura de Créditos Adicionais Suplementares ao Orçamento Municipal no valor de R$13.191.132,59. Ele foi aprovado em sessão extraordinária da Câmara realizada no dia 7 de novembro. Anteriormente, ele teve pedido de vista, ficou em diligência na Comissão de Obras e Serviços Públicos, e foi sobrestado na Câmara, tendo sido aprovado em primeira votação em sessão extraordinária realizada no dia 4 de novembro.

 Segundo o projeto, o valor será alocado em diversas secretarias municipais. A suplementação é um expediente legal previsto no artigo 40 e seguintes da Lei Federal 4.320/64 e se presta a permitir que o orçamento público seja ajustado conforme as intercorrências financeiras não previstas, porém verificadas, ao longo da execução orçamentária anual.

 A vereadora Valéria questionou a apresentação de mais um projeto de suplementação de receita pelo Executivo. Ela argumentou que o excesso não é real, sendo ainda uma expectativa de arrecadação. O vereador Neymar Meireles disse que receitas inesperadas, como o pagamento de royalties do gás, se somaram ao orçamento municipal. E que a expectativa de receita se baseia no ano anterior, por isso se fazem necessárias as apresentações de suplementações ao orçamento municipal, reajustando as fichas orçamentárias de acordo com a nova realidade.

 A vereadora Nilma lembrou que a aprovação do projeto foi fundamental para garantir recursos para pagamento dos servidores contratados da Educação: “o que importa é que estão chegando recursos para o Município e que há condições de pagar estas pessoas”.

 Imóvel para creche

 A maior discussão entre os vereadores que envolve o projeto diz respeito à compra de imóvel para creche que atenda aos bairros Pioneiros, Inconfidentes, Siderurgia e proximidades. O tema foi pauta, inclusive, de reunião realizada entre os vereadores e a Secretaria de Educação no dia 1º de novembro. Atualmente, segundo a Secretaria de Educação, a fila de espera por creches no Município tem cerca de 800 pessoas, sendo que a maior demanda vem da região central da cidade. O vereador Warley Pereira lembrou que Ouro Branco tem uma demanda reprimida real por vagas em creches e que, ano que vem, com a adequação à legislação que diminui o número de alunos por turma, a situação tende a piorar. Entretanto, a aprovação do PL 118 pela Casa Legislativa não aprova a compra de nenhum imóvel. Para a compra de imóvel para destinação à creche, o Executivo deve apresentar um outro projeto de lei à Câmara Municipal.

 A Secretaria Municipal de Educação apresentou proposta, na reunião com os vereadores, de compra do local onde funcionava a antiga Dismove, no valor de cerca de R$3 milhões. O relatório da Comissão de Obras e Serviços Públicos apresentou outras opções, entre elas o imóvel da Rua Itaunense, Siderurgia, onde funcionava a Coopped. Entretanto, a vereadora Nilma argumentou que, apenas em dívidas, o imóvel da Rua Itaunense soma quase R$3 milhões.

 _______________________________________________________________

 

Lei Orçamentária Anual 2023

 


No final de agosto, o Executivo encaminhou para a Câmara o Projeto de Lei nº 106/2022, que estabelece Proposta Orçamentária, estimando a receita e fixando a despesa do município de Ouro Branco para o exercício de 2023. Após diversas reuniões entre os dois Poderes e Audiência Pública realizada no dia 20 de outubro, o Executivo encaminhou, no dia 10 de novembro, um Substitutivo ao PL 106, atendendo a demandas dos vereadores apresentadas à Secretaria de Planejamento. O presidente da Casa Legislativa, vereador Lan Andrade, convocou Sessão Extraordinária para votação da LOA no dia 17 de novembro e a vereadora Valéria Lopes pediu vista do projeto, assim como o vereador Neymar Meireles pediu vista das Emendas apresentadas ao PL. A LOA volta para votação em mais uma Sessão Extraordinária convocada para o dia 21 de novembro.

 

A proposta orçamentária do Município de Ouro Branco para o exercício de 2023 estima a receita em R$ 268.917.740,58 (duzentos e sessenta e oito milhões, novecentos e dezessete mil, setecentos e quarenta Reais e cinquenta e oito centavos) e fixa a despesa em igual valor. Esse valor é cerca de 34% superior ao orçamento de 2022. A estimativa da receita está fundamentada na previsão de arrecadação dos tributos, rendas e outras receitas correntes e de capital, na forma da legislação em vigor. As maiores despesas fixadas para 2023 são com a Educação (R$69.213. 223,73), seguida pela Saúde (R$68.017.251,03).

                      

Saiba mais sobre a LOA

 A Lei Orçamentária Anual (LOA) é a peça de planejamento que garante o gerenciamento anual das origens e das aplicações dos recursos públicos. Por meio do orçamento, define-se o montante de recursos que se espera arrecadar e a forma como esses recursos serão aplicados pela administração pública municipal. 

 A LOA deve ser elaborada de forma compatível como o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pois sua finalidade é concretizar, em termos financeiros, os objetivos e metas definidos nessas duas leis para o período de um ano. 

 A LOA deve estimar os gastos e os valores a serem arrecadados, além de apontar, situar e quantificar os bens e serviços a serem ofertados pelo Município à sociedade como retorno pelos tributos pagos.

 A LOA, juntamente com a LDO e o PPA, compõe os três instrumentos de planejamento orçamentário do Município. A LDO 2023, já aprovada pela Câmara Municipal no dia 20 de junho, estabelece diretrizes para a confecção da LOA, contendo metas e prioridades do governo municipal e despesas de capital para o exercício financeiro seguinte. Também fixa limites para os orçamentos do Legislativo e dispõe sobre gastos com pessoal. Já o PPA estabelece as diretrizes e os objetivos da administração pública e apresenta os programas governamentais com seus recursos, indicadores e metas para um período de 4 anos (2022-2025), tendo sido aprovado na Câmara Municipal no dia 26 de novembro de 2021.

 

Um planejamento orçamentário consistente é necessário para que o poder público possa desempenhar suas funções com critério. Em que gastar (Saúde, Educação, Saneamento, etc.), quanto gastar, e de onde virá o dinheiro deve ser definido por esses três documentos presentes no modelo orçamentário introduzido pela Constituição Federal de 1988.

 

_______________________________________________________________

 

Conheça a primeira vereadora de Ouro Branco

 


A primeira Legislatura da Câmara Municipal de Ouro Branco data de 1955 a 1958. Mas a primeira mulher a ocupar o cargo de vereadora na cidade veio apenas em 1977: Zélia Maria Guedes é o nome desta pioneira.

 Zélia exerceu o mandato por duas Legislaturas: de 1977 a 1982 e de 1983 a 1988. Nascida em 1932, em Teófilo Otoni, Zélia veio para Ouro Branco em 1962. Trabalhou na antiga Coletoria – hoje Secretaria da Fazenda Estadual.

 Segundo seus familiares, Zélia amava Ouro Branco e tinha muita gratidão pela cidade que a acolheu e onde criou seus filhos e, por isso, escolheu atuar na vida pública. Trabalhou, principalmente, pelos doentes e pessoas que necessitavam de aposentadoria, acolhendo a todos e tentando resolver os problemas daqueles que a procuravam.

 Zélia viveu seus últimos três anos em Vitória – ES, ao lado da filha. Lá completou 90 anos no dia 31 de agosto de 2022 e faleceu no último dia 13. Viúva, mãe de dois filhos, avó de dois netos. E primeira mulher a ser vereadora em Ouro Branco. Zélia fez história e, por isso, hoje merece toda reverência da cidade que ela escolheu para viver e trabalhar.

 

 

quinta-feira, 24 de novembro de 2022