segunda-feira, 12 de maio de 2014

Governo Cida Campos luta pela qualidade na Saúde Pública

Desde o primeiro dia de trabalho o Governo Cida Campos vem se empenhando para melhorar cada vez mais a qualidade nos serviços prestados no atendimento da população no Hospital Raymundo Campos e nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros (UBSs). Por meio de parcerias com o Governo Federal, Estadual, projetos e emendas parlamentares foram captados recursos e novos equipamentos entre ambulâncias e equipamentos que ajudam toda a comunidade.
 Com recursos próprios, em 2013, foram adquiridos 100 itens para o mobiliário do Hospital Raymundo Campos (HRC). São cadeiras para acompanhantes de pacientes, banqueta giratória, cama hospitalar, colchões e cadeira de banho. Além disso, cadeira de roda, escrivaninha, mesa, poltrona, divã para exames clínicos, suporte para soro, Negatoscópoio, carro para transporte cadáver e berço com cesto acrílico.
Além disso, foi adquirido um aparelho de ultrassom, equipamento que realiza 35 exames por dia utilizando a moderna tecnologia 4D. Dessa forma, os pais podem ver o rosto do bebê, por exemplo, com mais nitidez.
 Infraestrutura - Na parte de infraestrutura a Administração já iniciou a reforma da UBS do bairro Belvedere e a construção da sede própria do SAMU na avenida Raymundo Campos. Outra obra iniciada é a construção da UBS Centro, na rua Dom Silvério.
Para o segundo semestre, a Prefeita Cida Campos anunciou a reforma e ampliação do HRC. O Governo produziu um projeto arrojado, moderno e dinâmico que trará o que há de melhor em infraestrutura para a população ourobranquense no atendimento na Saúde Pública.
Nosso projeto prevê duas grandes melhorias em infraestrutura do HRC. Primeiro a reforma (Contrato nº 0375095-60/2011-MS/Assistência Especial) terá um repasse do Governo Federal/Ministério da Saúde/Emenda Padre João de R$942.727 e uma contrapartida do Município de R$ 82.000,00.
Para a ampliação (Contrato nº 0374138-46/2011-MS/Assistência Especial) do segundo andar do HRC recebemos o repasse do Governo Federal/Ministério da Saúde/Emenda Padre João no valor de R$ 1.060.090,67 e o Município empregará a contrapartida de R$ 1.707.211,37.
Além disso, a Administração está articulando a captação de recursos para reforma do prédio da Saúde Mental, na rua Dom Silvério. Após a reforma, o prédio terá infraestrutura adequada para atender as equipes da Saúde Mental e CAPS-1.
Fazendo uma análise dos serviços prestados na área da Saúde foram mais de 70 mil receitas aviadas entendendo que muitas receitas contem vários medicamentos. Mais de 12 mil pacientes foram atendidos pelo serviço de odontologia, produzindo aproximadamente 30 mil procedimentos odontológicos.
 Recentemente, foram enviados 200 pacientes para o mutirão de catarata do Governo do Estado, acabando com a demanda reprimida. Dia 29 de abril assumiu o novo diretor técnico do HRC, o médico Dr. Martinho de Meneses Souza Filho, mestre em medicina, especialista em Gestão das Ciências nas Redes de Atuação à Saúde. Mais de 145 mil foram os resultados de exames clínicos produzidos pelo Laboratório local e nos credenciados. Mais de 46 mil pacientes foram atendidos na Urgência e Emergência do Hospital Raymundo Campos outros 42 mil foram atendidos pelas Unidades de Básicas de Saúde, produzindo juntos aproximadamente 100 mil consultas médicas. Apenas em consultas pediátricas foram mais de 25mil.
Mais de 80% da demanda reprimida em consultas e exames especializados, herdada de administração anterior já foram atendidas. 800 internações foram feitas pelo Hospital Raymundo Campos.  98,4% dos diabéticos recebem acompanhamento médico e medicação, mensalmente.  96,8% dos hipertensos recebem acompanhamento médico e medicamento, mensalmente e 98% das gestantes recebem acompanhamento gestacional e pediátrico após o parto, mensalmente até o bebe completar um  ano de idade.
Equipe - Atendendo as determinações da Lei a Prefeitura está realizando Processo Seletivo Nº 001/2014 Saúde para preenchimento de vagas e cadastro de reservas para contratação de profissionais para suprir necessidade temporária da Secretaria Municipal de Saúde, especificamente para os Programas Saúde da Família (PSF) e Núcleo e Apoio a Saúde da Família (Nasf).
No ano de 2013, a Prefeitura, após aprovação da Câmara, concedeu reajuste no valor do plantão dos médicos. O reajuste aconteceu porque havia alguns pedidos por parte dos médicos desde o início do ano passado. Com o reajuste concedido em 2013, o plantão durante a semana passou de R$ 650 para R$ 900. No final de semana e feriado o plantão que era de R$ 850 passou a ser de R$ 1.080.
 O morador do bairro Belvedere, aposentado, Everaldo Viana de Souza, 49 anos, está satisfeito. “Moro em Ouro Branco há 35 anos e sou usuário dos serviços do HRC, Farmácia Básica e Saúde Mental. O atendimento é muito bom e por meio do auxílio da Administração consigo aviar minhas receitas que são essenciais para minha saúde.”
A Prefeita Cida Campos explicou que essas ações são apenas o começo. “Estamos trabalhando com afinco e determinação para que a comunidade tenha o melhor atendimento na área da Saúde. Sabemos que ainda há muito a melhorar, mas estamos atentos a cada serviço e a cada setor de nosso HRC e UBSs.”



domingo, 11 de maio de 2014

Ouro Branco sedia etapa do Mineiro de Taekwon-do

 A parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Associação de Artes Marciais Mistas de Ouro Branco (AAMMOB) e Federação Mineira de Taekwon-do vem dando resultados. Pelo segundo ano consecutivo a cidade recebeu uma Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo. O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de abril, sábado e domingo, no Ginásio Raimundo Batista e reuniu atletas de 21 cidades, além da comunidade de Ouro Branco e a Prefeita Cida Campos. Nossa cidade recebeu quase 500 atletas para o evento.

Foram dois dias de intensas competições em várias categorias. O Presidente da AAMMOB, André Luís Oliveira ficou satisfeito. “É bastante desgastante, mas é a realização de um sonho trazer mais uma vez uma Etapa do Mineiro para Ouro Branco. Todos nós da Associação lutamos bastante para esse evento e estamos felizes”.

O Grão Mestre e vice-presidente técnico da Federação Mineira de Taekwon-do, Vandir Décio de Moura, também gostou do que viu. “Ficamos muito satisfeitos ao chegarmos a Ouro Branco e ver toda essa infraestrutura que é Poliesportiva. Pudemos perceber que a cidade se preocupa com todas as modalidades esportivas e entende o esporte como mecanismo para o crescimento e desenvolvimento social. Ouro Branco está de parabéns!”

Andreza Almeida Gomes e Jadson Laje Guedes, moradores da cidade de Mariana, participaram do evento. “Trouxemos nossos filhos para competir. Eles já treinam há alguns meses e conquistaram duas medalhas de Ouro na etapa de Ouro Branco. Estamos felizes. O Taekwondo é antes de tudo disciplina. Nossa cidade irá receber a próxima Etapa do Campeonato e esperamos fazer uma festa tão bonita quanto Ouro Branco”, disse Andreza.

A Prefeita Cida Campos comemorou. “É uma imensa honra abrir as portas de nossa cidade para atletas tão disciplinados. Todos, independente da idade, tiveram grande respeito com nosso Ginásio e com nossa população. Estamos muito contentes e agradecemos a Federação Mineira de Taekwon-do pela oportunidade.”


sábado, 10 de maio de 2014

Hora do conto e exposição marcam o dia do livro







 

domingo, 4 de maio de 2014

Festival de violoncelos movimenta Ouro Branco

A Casa de Música de Ouro Branco realizou, de 13 a 19 de abril, a primeira edição do Festival de Violoncelos. Durante os dias do evento, músicos de várias partes do Brasil e do exterior estiveram na cidade no encontro que reuniu violoncelistas de níveis musicais distintos.
O evento teve a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Participaram nomes como Fábio Presgrave, Kayami Satomi Farias, Márcio Carneiro, Peter Dauelsberg, Abel Moraes, Cláudio Urgel, o grupo Udi Cellos, além das pianistas  Risa Adachi e Viviane Taliberti e da violinista holandesa Theodora Geraets, que participarão de concertos e também ministrarão master classes. São convidados os grupos Udi Cello Ensemble e Clara Klaviertrio.
No concerto de abertura foi realizada no auditório do Hotel Verdes Mares e o encerramento aconteceu na capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro. O Festival de Violoncelos contou com patrocínio da Gerdau, Milplan e White Martins através das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Programa de Intercâmbio do Música Minas, do Museu de Minas e do Metal e dos voluntários da Gerdau.
 



sábado, 3 de maio de 2014

Hospital Raymundo Campos será reformado e ampliado


A Prefeita Cida Campos e a equipe de Governo estão empenhadas, desde o primeiro dia de gestão, para tirar do papel um dos maiores sonhos da população de Ouro Branco. Após um árduo trabalho no campo legal, a Prefeitura conquistou a aprovação do projeto para a reforma e ampliação do Hospital Raymundo Campos (HRC). A previsão de início das obras é o segundo semestre de 2014 e a Administração produziu um projeto arrojado, moderno e dinâmico que trará o que há de melhor em infraestrutura para a população ourobranquense no atendimento na saúde pública.

Confira a entrevista da Prefeita Cida Campos sobre a obra.

Jornal o Alto Paraopeba - Qual o valor total da obra? Quais serão os investimentos do Município na obra?
Prefeita Cida Campos - Nosso projeto prevê duas grandes melhorias em infraestrutura do HRC. Primeiro a reforma (Contrato nº 0375095-60/2011-MS/Assistência Especial) terá um repasse do Governo Federal, Ministério da Saúde e emenda do Padre João no valor de R$ 942.727, e uma contrapartida do município de R$ 82 mil. Para a ampliação (Contrato nº 0374138-46/2011-MS/Assistência Especial) do segundo andar do HRC recebemos o repasse do Governo Federal, Ministério da Saúde e emenda do Padre João no valor de R$ 1.060.090,67 e o município empregará a contrapartida de R$ 1.707.211,37. No total das obras serão investidos repasse/Emenda R$ 2.002.817,68 e R$ 1.789.211,37 em contrapartida do município.

Jornal o Alto Paraopeba - Qual a dimensão total da obra? Quantas e quais instalações serão construídas?
Prefeita Cida Campos - Será reformado e ampliado o segundo andar do Hospital, sendo reformado 1487 m² e ampliado 1300 m², totalizando 2787 m² de obra. Será implantado no pavimento superior do prédio um Centro de Consultas Especializadas, que terá recepção, acolhimento, espera; instalações sanitárias e fraldário; transporte fora do domicílio; Serviços de Auxílio Médico Estatístico (Same); além de doze unidades de consultórios diferenciados, e salas para sultura; curativo; enfermagem; a utilidades, DML, e serviços.

Será implantado ainda um Centro de Especialidades Odontológicas com recepção, espera, arquivo; consultório; sala de atendimento odontológico; laboratório para próteses; sala da coordenação; sala para utilidades, lavagem e esterilização de materiais. Haverá criado também o setor de fisioterapias com recepção, espera, vestiários; consultório; sala de fisioterapias. Haverá laboratórios, com recepção,  espera;  três salas de coletas de materiais; salas de coordenação; de separação de amostras; de preparo de reagentes; de centrifugas; administrativa, de resultados de exames e laboratório de hematologia, imunologia, bioquímica, urinálise, microbiologia, parasitologia e infraestrutura de apoio.

Serão construídos ainda o Setor Administrativo, o Centro de Estudos e a Farmácia Central. O Setor Administrativo terá salas para administração; diretoria; contratos e licitações; controle e avaliações, informática e assistência social. O Centro de Estudos abrigará hall, espera, copa, Instalações sanitária; biblioteca; sala de estudos; auditório com capacidade para 82 lugares.  A Farmácia Central terá recepção e espera; sala da farmacêutica; área para distribuição de medicamentos; área para estoque de medicamentos comuns e controlados, além de uma capela.

Jornal o Alto Paraopeba - Qual o trabalho técnico executado pela equipe do Governo Cida Campos até a aprovação do Projeto?
Prefeita Cida Campos - O projeto arquitetônico não tinha a aprovação da Vigilância Sanitária, tivemos que fazer inúmeras correções para conseguir a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tivemos que atender às exigências constantes na RDC-50 do Ministério da Saúde e as demais legislações federais e estaduais pertinentes a área de saúde.
O projeto de combate a incêndio não tinha a aprovação do Corpo de Bombeiros, na primeira análise foram detectadas 95 inconformidades, tivemos que sanar todas elas até obter a aprovação final. O projeto não tinha a aprovação da Caixa Econômica Federal, entidade responsável pela liberação dos recursos, tivemos que adequar os projetos: arquitetônico, que previa detalhamento de esquadrias; elétrico; hidráulico; sanitário e Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (SPDA).
Tivemos que elaborar os seguintes projetos, pois não existia nos arquivos da Secretaria de Obras. Tivemos que refazer todo o orçamento e cronograma baseado nos projetos aprovados. Elaboração de memorial descritivo do empreendimento, pois não existia. Então, houve a necessidade de complementar com o quadro de composição de investimento e declarações diversas. Em contato com a empresa responsável também não foram localizados os projetos estrutural de climatização e de luminotécnica.

Jornal o Alto Paraopeba - Com a aprovação do projeto junto a CAIXA, quais os próximos trâmites?
Prefeita Cida Campos - Com a aprovação da CAIXA, a Prefeitura está autorizada a licitar a obra (abrir o edital para que as empresas interessadas na execução do serviço possam apresentar proposta, será escolhido a que atender as exigências técnicas e apresentar o menor preço). A modalidade de licitação será a concorrência pública cujo processo demora em média 60 dias.

Jornal o Alto Paraopeba - Qual a possível data para início das obras?
Prefeita Cida Campos: Após a realização da concorrência pública o processo é encaminhado novamente para a CAIXA para análise e autorização da contratação da empresa vencedora do certame. Portanto, nossa previsão de início das obras é o segundo semestre. Gostaria de agradecer ao Deputado Padre João pelas emendas e por todo apoio, pois por meio de seu trabalho o município recebeu um repasse num valor tão expressivo para a área da Saúde. Parabenizamos toda a equipe da Prefeitura envolvida com o processo de aprovação do projeto, em especial lembrar o empenho da equipe da Secretaria de Obras que trabalhou dia e noite para que nossa comunidade possa contar com a melhor infraestrutura em Saúde Pública.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Coofarma elege novo Conselho Fiscal

Com a presença de sócios e funcionários, a Cooperativa de Consumo de Produtos Farmacêuticos dos Empregados da Aço Minas (Coofarma) realizou assembleia no dia 27 de março, na sua sede, para leitura e julgamento do relatório do Conselho de Administração, parecer do Conselho Fiscal, Balanço Geral, Demonstrações do Resultado e demais contas de 31 de dezembro 2013; destinação do resultado; uso e aplicação da FATES; além de eleição do Conselho Fiscal e demais assuntos de interesses gerais.

O balanço de 2013 foi aprovado e foram eleitos para o Conselho Fiscal, Carlos Vinícius de Assis, Romero Dias Evangelista, Job Ferreira dos Santos Filho, Dimas Soares Pereira, José Heiton Santana e Marilson Machado dos Santos. O conselho administrativo é formado por Tarcísio Guimarães, Luiz Carlos Braz, Paulo Cesar da Silva, Leandro Carvalho, Hélio Dias Magalhães, Paulo Alberto, Eurico Assis, Jorge Avelino e Max Abras. O contador Antônio Odarque da Silva explanou o balanço econômico da Coofarma em 2013.

A diretoria atual assumiu o mandado em abril de 2013 até 31 de março de 2017.  Todo cidadão pode ser sócio da Coofarma e para tornar-se sócio basta solicitar um formulário no balcão da farmácia, preencher com seus dados e pagar uma taxa única de R$ 34. Após associar a pessoa passa a ter várias vantagens como desconto de 10% nos remédios de 28% nos genéricos, além do atendimento personalizado.
A Coofarma foi fundada em 1993, com o objetivo de regular preços, e realmente conseguiu. A Cooperativa não tem o interesse de ter lucros e nem ter prejuízo e sim ela existe para controlar os preços no comércio por isso nós precisamos do apoio dos associados participando.
 Os medicamentos vêem dos laboratórios e de distribuidoras, sempre com notas fiscais. Para atender melhor o público, a Coofarma oferece remédios de marca, genéricos, similares e a sessão de cosméticos e perfumaria.