sábado, 8 de julho de 2023

 

Operação da PM apreende 57 barras de maconha em Congonhas




Em decorrência de um registro policial na cidade de Itabira/MG em que dois indivíduos
oriundos de Congonhas foram presos pela Polícia Militar Rodoviária em razão de tráfico ilícito de drogas. A PM em Congonhas iniciou levantamentos sobre possíveis locais de origem de entorpecentes, durante operação deflagrada.
Em virtude das buscas, 57 (cinquenta e sete) barras de maconha prensadas e meia
barra fracionada foram encontradas na madrugada de quarta-feira, 27 de junho, em um imóvel situado no bairro Praia, local onde um homem de 44 anos foi preso em flagrante, apesar de tentar evadir da abordagem. Na ocasião também foram apreendidas uma balança de precisão e duas pedras grandes de crack.

sexta-feira, 7 de julho de 2023


OBEC na Final da Super Copa IMEF




A equipe sub 17 do OBEC venceu a tradicional equipe do Comercial do Barreiro por 3x1 e vai disputar a grande final da Super Copa IMEF 2023. Os três gols da equipe do OBEC foram marcados pelo atacante Pedrinho, artilheiro da competição. O goleiro do OBEC, Lucas, ainda defendeu um pênalti durante a partida.

A grande final será realizada no próximo dia 8 de julho, sábado, a partir das 13h, na Arena Gregorão em Contagem contra a equipe do Arena TIM, com promessa de grande jogo.

Na Preliminar do sub 17, às 8h se enfrentam Cruzeiro x Atlético pelo sub 10. Na sequência, as mesmas equipes se enfrentam pelo sub 11. Já às 11h se enfrentam América x Cruzeiro pelo Sub 12. O jogo do OBEC X Arena TIM encerra os jogos do dia.

Para o presidente do OBEC, Flavinho, "chegar até às finais de uma das competições de base mais importante do Estado é uma grande conquista para a cidade de Ouro Branco e região."

 Projeto Robotizando é sucesso 

entre alunos de Ouro Branco

Inaugurado em abril de 2023, o Projeto Robotizando é um enorme sucesso com os alunos da Rede Pública Municipal de Ouro Branco. O Robotizando é uma realização da Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a IP Control. No Centro de tecnologias integradas são ministraras aulas de Robótica. Um trabalho com metodologias ativas. Seguindo diretrizes da Educação 5.0.

A Robótica é vista no contexto educacional brasileiro como uma forma aplicada em diversas situações específicas de aprendizagem a partir de dispositivos robóticos integrados a outros recursos digitais.

A escola, nesse novo contexto social, não pode se desprender da evolução das tecnologias, de forma que a inserção da robótica no contexto escolar poderá estabelecer um novo tipo de conexão entre os alunos e os conteúdos da base curricular.

Nesse novo contexto educacional a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação trouxe para Ouro Branco o Centro de tecnologia de robótica como aliada da prática docente. 

https://www.facebook.com/OAltoParaopeba

Prefeitura Municipal de Ouro Branco-MG - IPTU 2023



 34º Inverno Cultural da UFSJ na cidade de Ouro Branco-MG



SICOOB ressalta atividades de
desenvolvimento social em Relatório de Impacto
 

O Sicoob lançou em maio o Relatório de Impacto 2022 do Instituto Sicoob. No documento, o Instituto apresenta os resultados alcançados ao longo do último ano por meio das ações realizadas pelas cooperativas do Sicoob com base nos princípios de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade.
 

O relatório reúne os principais resultados obtidos em três eixos: cidadania financeira, cooperativismo e empreendedorismo, e desenvolvimento sustentável. Um dos destaques são as quase 1,6 milhão de pessoas diretamente impactadas pelos programas e ações. Durante o período, foram investidos mais de R 8,2 milhões em iniciativas sociais.
 

Segundo o superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob, Luiz Edson Feltrim, os resultados alcançados evidenciam a importância das iniciativas de investimento social privado que impactam positivamente a sociedade. "A ações realizadas nos três eixos desempenham um papel fundamental ao conectar o Sicoob, as pessoas e os territórios onde as cooperativas atuam, trabalhando para transformar realidades e promover um futuro mais justo e sustentável”, comenta Feltrim.
 

No eixo de Cidadania Financeira, o Instituto Sicoob, destaca suas atividades por meio de programas como as Clínicas Financeiras, Se Liga Finanças, Educação Financeira e o Financinhas, além da participação em iniciativas externas como a Global Money Week e a Semana Nacional de Educação Financeira.
 

No âmbito do Cooperativismo e Empreendedorismo, o Instituto Sicoob promoveu o Concurso Cultural, o Conexão Sicoob, apoiou a criação de novas Cooperativas Mirins e a Semana do Cooperativismo. Já em relação ao Desenvolvimento Sustentável, a atuação se deu por meio dos programas Voluntário Transformador (com mais de 7,2 mil cadastrados), Incentivo Sicoob (com 35 projetos aprovados), Expresso Instituto Sicoob (com 2,7 mil certificados emitidos) e Selo Instituto Sicoob (beneficiando 2,2 milhões de pessoas).
 

O Relatório de Impacto 2022 está disponível no site. Ao longo do documento, há links e QR Codes que fornecem acesso a informações complementares. O Instituto Sicoob também disponibilizou links de navegação interna entre o sumário e os capítulos para oferecer uma leitura mais dinâmica e interativa.

 

Sobre o Sicoob - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 7 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 339 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,5 mil pontos de atendimento, e, em mais de 390 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse ao site para mais informações.


 

terça-feira, 20 de junho de 2023

 

Fórum Regional de Diversificação Econômica acontecerá em 22 e 23 de junho, em Conselheiro Lafaiete

Segunda edição do evento promove a valorização do local como forma de desenvolvimento econômico e social

Provocar discussões e debates que levem à diversificação econômica, sem perder de vista a valorização do que cada comunidade tem de único e de mais característico. E, para além das discussões e debates, apresentar ações integradas que realmente possam ser efetivadas. É esta a proposta do Fórum Regional de Diversificação Econômica, que chega à sua segunda edição reunindo lideranças empresariais e comunitárias, gestores públicos municipais e estaduais, representantes de empresas mineradoras, ONGs, agentes de desenvolvimento regional, e outros atores-chave do território que abrange 11 municípios de Minas Gerais: Mariana, Itabirito, Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Catas Altas, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Conceição do Mato Dentro e Nova Lima. O evento acontece nos dias 22 e 23 de junho, na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete.

Mas porque falar em diversificação econômica? A região que abrange os 11 municípios participantes é extremamente dependente da mineração, uma dependência que remonta ao século XVIII, e que influenciou profundamente o processo histórico de formação e ocupação destes territórios. É necessário buscar novos meios de trabalho e produção com a adoção de estratégias inovadoras, sustentáveis e perenes de diversificação econômica. Essas ações podem impulsionar mudanças profundas, não apenas no ambiente econômico, mas também nas relações sociais. Todas essas cidades podem ir muito além da mineração, pois são comunidades que também são ricas social e culturalmente. E as riquezas que brotam do solo, aliadas a toda essa riqueza que vem das pessoas, pode levar a um futuro muito melhor para todos os envolvidos.

A primeira edição do Fórum teve como principal propósito deflagrar ações que ampliassem os horizontes econômicos regionais. Já a segunda edição vem para apontar caminhos, promovendo discussões que tragam questionamentos e reflexões sobre como a “engrenagem” pode ser melhorada, de modo a garantir uma vida melhor para todas as comunidades envolvidas. Não há dúvidas que as riquezas extraídas do subsolo movimentam a economia das cidades, mas é preciso avançar. Por isso, o 2º Fórum Regional de Diversificação Econômica traz, em sua programação, temas como Indicações Geográficas, Elementos Estruturantes do Desenvolvimento Econômico, Requisitos para Atração de Investimentos, Agroinovação e Cooperativismo, além da apresentação de cases e Oficinas Técnicas.

O evento é gerido pela Adesiap (Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba); realizado pelas CDLs e Associações Comerciais das cidades envolvidas; tem o patrocínio da Cedro Mineração, Samarco, Vale, Sicredi Integração RS/MG e Contad Contabilidade; e o apoio da Federaminas (Federação das Associações Comerciais do Estado de Minas Gerais), FCDL MG (Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas), Governo do Estado de Minas Gerais, Invest Minas (Agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais), ADOP (Agência de Desenvolvimento de Ouro Preto), Sebrae MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), BDMG (Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais), UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), UFV (Universidade Federal de Viçosa), FDCL (Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete), Bloom Consulting e Mastermind.

A programação completa pode ser conferida nesse site: www.forumregionalmg.com.br, onde também são realizadas as inscrições para o evento.


·         valorização da cultura local.

·         associativismo

·         comunidade

·         Cultura local

·         desenvolvimento de territórios

·         Desenvolvimento econômico

·         desenvolvimento local

·         desenvolvimento sustentável

·         diversificação econômica

·         empreendedorismo social

·         inovação social