sábado, 9 de janeiro de 2016

CODEMA realiza última reunião ordinária em 2015

  Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema) se reuniram na manhã de terça-feira, dia 15 de dezembro, para a última sessão ordinária em 2015. De acordo com o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira, foram realizadas 11 sessões ordinárias e três extraordinárias em 2015.
  Ao longo desse ano foram tratados temas como a regulamentação do Código Ambiental do município, criação de câmaras técnicas (licenciamento ambiental, conservação da biodiversidade e recursos hídricos, educação ambiental e saneamento ambiental), interdição e recuperação da lagoa da Praça de Eventos. Além disso, foram analisados o programa de combate a incêndios florestais, desafetação do Parque da Serra do Ouro Branco, ações de educação ambiental contempladas também na programação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, dentre outras atividades.
  Segundo o Secretário Paulo Vieira: “O ano foi marcado por ações de relevância para o meio ambiente principalmente pela organização e estruturação legal e normativa das competências do Codema. O calendário das sessões ordinárias do CODEMA do ano de 2016 será apresentado na primeira reunião ordinária do ano que ocorrerá em janeiro.” Mais informações Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (31) 3938-1040.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Prefeita Cida Campos se reúne com representantes do Bairro São Francisco

Reunião com representantes do bairro
  Foi apresentada pelo Secretário de Obras, Leonardo, a proposta da realização de infraestrutura dessas cinco ruas. Segundo o Secretário, está sendo estruturado o projeto de drenagem e calçamento por bloquete, pois o bloquete é ecologicamente mais viável e possui vantagens de impermeabilidade. O projeto de infraestrutura está sendo refeito pela equipe da Secretaria de Obras e será encaminhado para licitação.
  A Prefeita Cida Campos solicitou que a equipe da Secretaria de Obras se empenhe o máximo possível para que as cinco vias do bairro São Francisco recebam infraestrutura.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Encerramento do Campeonato de Futsal 2015

  Foi encerrada com chave de ouro a temporada do Futsal em Ouro Branco. Depois dos Campeonatos Adulto, Veteranos, Sub 07, 09, 11 e 13 chegou a vez dos garotos do sub 15. A PMOB, por meio da Secretaria de Esportes e Liga de Futsal, realizou nos meses de novembro e dezembro o Campeonato de Futsal Sub 15.
Participaram do Campeonato 8 equipes com 105 atletas inscritos. Todos os jogos foram realizados no Ginásio Poliesportivo Raimundo Batista. Na final realizada no dia 19 de dezembro, domingo, a equipe da AEA venceu o CRAS da cidade de Casa Grande por 7 a 2. Confira os resultados:
  Campeão: AEA; Vice: Cras/Casa Grande; 3º lugar: Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte; Artilheiro: Christiano (AEA); Melhor goleiro: Poliana (PFCAE). A Prefeitura agradece ao presidente da Liga de Futsal, Geraldo Taveira, pelo incentivo ao esporte em nossa cidade e pelo brilhante ano de 2015, realizando campeonatos em todas as categorias de base.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Prefeitura entrega Unidade de Saúde e Academia da Saúde do Nova Serrana no Aniversário da Cidade


  A comunidade de Ouro Branco ganhou presentes nas áreas da Saúde e Esporte dentro durante as comemorações aos 62 Anos de Emancipação Política de Ouro Branco. No início da programação foram inauguradas a Academia da Saúde do bairro 1º de Maio e Agência Transfusional no Hospital Raymundo Campos.
  E, no dia 12 de dezembro, Aniversário da Cidade, a Administração 2013/2016 entregou a comunidade a estrutura moderna e de primeira qualidade da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Serrana. A Unidade foi construída por meio do investimento do programa SISMOB - FNS - recurso vinculado de R$480.000,00 e contra partida do Município de R$ 261.409,87. Por indicação do Vereador Raimundo Henrique de Paiva a Unidade recebeu o nome UBS Nova Serrana-Geralda Trindade Dias, em homenagem a saudosa Dona Geralda que tanto contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade, sendo exemplo de retidão, caridade e humildade.
  Também no dia 12, a Prefeitura inaugurou a Academia da Saúde do bairro Nova Serrana que foi construída por meio do programa SISMOB - FNS - recurso vinculado R$80.000,00 e contrapartida do Município no valor de R$ 63.903,47. Por meio da indicação do Vereador Ivo Pereira Filho a Academia recebeu o nome Academia da Saúde do bairro Nova Serrana-Antônio Marciano Dias, em homenagem ao saudoso senhor Batistão, figura de grande destaque no cenário esportivo de Ouro Branco, além de referência como cidadão e pai.
  A Prefeita Cida Campos, o vice-prefeito, Palomar Vargas e a equipe de Governo, o Vereador Edson Miguel de Paula e os familiares de Dona Geralda e do senhor Batistão foram recebidos pela comunidade do bairro Nova Serrana na manhã de sábado, dia 12 de dezembro, para as inaugurações. Durante o evento foi realizada a apresentação de Zumba das alunas da Professora Fernanda.
  A Prefeita Cida Campos saudou a população e afirmou que as conquistas são parceiras com a comunidade. “Com o apoio de vários colaboradores preparamos uma programação singela para celebrar os 62 Anos de Emancipação Política de Ouro Branco. Vivemos um período delicado na área econômica de nosso país e apenas a união de todos garantirá o desenvolvimento. A nova Unidade de Saúde do Nova Serrana e a Academia da Saúde, bem como todas as inaugurações e eventos que estamos fazendo em dezembro, são a prova de que nos unindo, juntando o Poder Público e a comunidade, conseguiremos melhorar nossa cidade. Parabéns, Ouro Branco!”.

Atividades esportivas e culturais
  Desde o dia 04 de dezembro a Prefeitura, com o apoio de vários parceiros, realizou diversas atividades para celebrar o Aniversário de 62 Anos de Emancipação Política. Na segunda parte da programação a cidade recebeu a visita da Carreta do Papai Noel, com o apoio da Cemig, na quinta-feira dia 10 de dezembro. A carreta ficou estacionada ao longo da tarde e noite em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. Também na quinta-feira, foi realizada a entrega de 25 escrituras do Programa Morar Legal.  Na sexta-feira, dia 11 de dezembro, Campeonato Municipal de Karatê. Na manhã de sábado, dia 12 de dezembro, Campeonato de Handebol. À tarde, Caravana de Lazer e Desafio Rural em João Gote. À noite, apresentação da Corporação Musical de Santo Antônio em frente ao Casarão Histórico na Praça. No domingo, 6º Encontro de Folia de Reis e a final do Campeonato Veteranos, Feira de Artes e Sabores e a abertura do Campeonato Juniores, com homenagem ao senhor Batistão.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Colégio Municipal João XXIII comemora 50 anos de Fundação

  Uma das instituições de ensino mais tradicionais de Ouro Branco, o Colégio Municipal João XXIII, comemora no dia 15 de dezembro seus 50 anos de Fundação. O Diretor Marco Aurélio Baêta Alves e a equipe do Colégio prepararam uma programação especial para celebrar a data.
Na segunda-feira, dia 14, foram realizadas a apresentação da Corporação Musical de Santo Antônio e Missa em Ação de Graças. Na terça-feira, dia 15, foi realizada a inauguração de um espaço especial para relembrar os Diretores que conduziram o Colégio Municipal João XXIII, durante 5 décadas.
  Segundo o Diretor Marco Aurélio, esse espaço é uma homenagem de gratidão pelo trabalho desenvolvido por eles juntamente à equipe administrativa, professores e funcionários. “São 50 anos de dedicação para oferecer aos alunos uma formação integral e o reconhecimento dessa Instituição que sempre cumpriu a sua missão”, disse o Diretor.
Participaram do evento de inauguração o Diretor Marco Aurélio Baêta Alves e a equipe do Colégio, a Secretária de Educação, Sônia Mapa, representando a Prefeita Cida Campos, e os ex-diretores Hélio Alves, João Batista Pinto, Isabel das Graças Costa Fernandes, Sônia Avelino de Carvalho, familiares de Maria Auxiliadora Tôrres (In memoriam); familiares de Laura Fernandes Tôrres Pinto (In memoriam).   

Dados históricos

  O Colégio Municipal João XXIII foi fundado em 15 de dezembro de 1965 e calcula-se que tenham passado pela instituição 30.000 alunos. O Ginásio Estadual João XXII iniciou suas atividades com 5ª a 8ª séries, pois havia somente a Escola Estadual Cônego Luis Vieira da Silva, que atendia os alunos de 1ª a 4ª série.
  Segundo o Diretor Marco Aurélio, “Essa foi uma das grandes realizações do Senhor Raymundo Campos de oferecer aos filhos ouro-branquenses, principalmente às mulheres a oportunidade de estudar. Atualmente, atende 569 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e também alunos da Educação de Jovens e Adultos dos Anos Finais.”
  “Em 2015, contamos com o trabalho de 52 funcionários, mas já tivemos anos em que o número era bem maior, totalizando, aproximadamente, 3.000 funcionários, dos quais, diretores, vice-diretores, pedagogas, professores e demais funcionários.”
  “A comemoração dos 50 anos do Colégio Municipal João XXIII traz imensa alegria para nós, mas a gratidão é a todos que escreveram páginas dessa história ou acreditaram em nosso trabalho, dando-nos apoio. O Colégio Municipal João XXIII sempre foi uma Instituição acolhedora, cedendo o espaço para reuniões, encontros, funcionamento da Educação de Jovens e Adultos (Anos Iniciais), cursos preparatórios para o ENEM e IFMG.”
 “Durante esses 50 anos, ofereceu a seus alunos a base para cursarem o Ensino Médio, preparando-os também para o ingresso nas Universidades. O Colégio se orgulha, pois há muitos profissionais qualificados que por aqui passaram e hoje demonstram sua capacidade não só em Ouro Branco, mas em outras cidades. Entre outros cursos, queremos destacar uma aluna que está cursando Medicina na Universidade Federal de Ouro Preto – MG.”
  Como não preocupamos somente com a transmissão é que durante o ano são desenvolvidos várias atividades, com várias parcerias, objetivando uma formação integral de seus alunos.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

PC do B cria Comissão Provisória em Ouro Branco

A deputada Federal Jô Moraes, pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), esteve reunida com filiados do partido em Ouro Branco no dia 14 de dezembro. Além dela estavam presentes ainda, o vice-prefeito de Ouro Branco Palomar Vargas, os vereadores Nilma Aparecida, Charles Gomes, Rodrigo Balão, e João Fraga presidente do PSD. O encontro aconteceu na choperia "House of beer"
  Na oportunidade, houve a apresentação dos componentes da Comissão Provisória do PC do B no município. A Comissão é formada por wallacy Menezes, presidente; Valéria de Melo, secretária de organização e Leandro Nunes Lopes, tesoureiro.
  Segundo Valeria Melo, presidente da Comissão Provisória, uma das principais metas do partido nas próximas eleições municipais é eleger vereadores no município. “O partido está se reestruturando na cidade e com essa nova comissão, temos certeza que teremos representantes no legislativo em 2016”, afirmou. Ela ainda disse que expectativa é fortalecer o PC do B na região, uma vez que este local é muito importante no estado.
 
O partido tem o objetivo de ter candidatos a prefeito e vereadores nas próximas eleições. Para o cargo de prefeito partido está disponibilizando o nome de Valéria de Melo como pré-candidata. Para o legislativo, ainda esta sendo aceitas filiações, e já existe bons nomes para concorrer a uma vaga na Câmara.
  A presidente da Comissão Provisória do PC do B em Ouro Branco lembra que o prazo para se filiar para concorrer às eleições de 2016 vai até o dia 2 de abril.  O partido tem hoje 170 filados e aguarda novos registros.
  De acordo com Jô Moraes, o partido defende a manutenção do processo democrático e não concorda com a forma como o presidente da câmara, Eduardo Cunha, conduziu o processo de Impeachment. “O que o país precisa é de um movimento suprapartidário. Precisamos unir forças.
Serviço:
Para se filiar, ligue Wallacy Menezes (31) 99225-5001, Divino Veloso (31)9989-4283 ou Valéria de Melo (31)98846-6430







domingo, 3 de janeiro de 2016

Congonhas tem novo museu

Milhares de pessoas acompanharam a inauguração do Museu de Congonhas no dia 15 de dezembro. Entre as autoridades recebidas na cidade pelo prefeito Zelinho, a primeira-dama Miriam Schwab e o vice Arnaldo Osório, estiveram a presidenta Dilma Rousseff, o ministro da Cultura Juca Ferreira, o governador em exercício e presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) Pedro Bitencourt Marcondes e o Cônego João Francisco Ribeiro. Apesar da expectativa que havia por manifestações pró e contra a presidenta, o evento transcorreu em clima de tranquilidade que só foi interrompido por alguns gritos de protesto no início do evento.
  O Museu de Congonhas foi construído em uma parceria da Unesco, Iphan e Prefeitura de Congonhas e patrocínio da Vale, Gerdau, CSN, BNDS, Banco Santander. Colaboraram para esta realização também a Arquidiocese de Mariana e a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
  A presidenta Dilma Rousseff recebeu das mãos do prefeito Zelinho e do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo (Fumcult), gestora do Museu, Sérgio Rodrigo, um terço e uma santa cruz, que a exemplo de outros souveniers representativos da cultura de Congonhas serão comercializados no receptivo do novo equipamento, e livros sobre o Patrimônio Histórico local. Além disso, Dilma foi condecorada com Comenda Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho), que será entregue a outras personalidades no dia 17.
  Anfitrião da festa, o prefeito Zelinho em seu discurso agradeceu os parceiros da construção do novo monumento e afirmou que estava sendo uma honra receber a presidenta Dilma em Congonhas. E seguiu: “Recebo em nome do meu povo e da minha terra esta obra monumental que representa o marco na história da cultura e arte do Brasil. Nele se preservará a memória de uma cidade, a fé de um povo, a consciência da história de Minas e do Brasil e representa a luta pela preservação do maior conjunto estatutário do barroco das Américas. Sinto-me emocionado e orgulhoso e agradeço a Deus o privilégio de vê-lo concluído e entregue à cidade e ao mundo em nosso governo”, admitiu.
  Dilma iniciou seu pronunciamento se dirigindo aos congonhenses. “Cumprimento o povo de Congonhas, cidade que é a pátria histórica do Brasil” e aos componentes do Coral Cidade dos Profetas que executaram o Hino Nacional Brasileiro, ao som de violino e da voz da cantora Carmem Célia, e fizeram uma apresentação para ela durante sua visita ao Museu. Sobre a inauguração, comentou: “O Museu de Congonhas, me disseram, é um sonho que demorou 12 anos para se tornar realidade, pelas mãos de muitas pessoas e sobretudo com uma grande capacidade de superar desafios dos órgãos e pessoas envolvidas neste processo. Este equipamento é de extraordinária importância, criando várias possibilidades para a cidade e a região”.
  Ele ainda ressaltou que o museu foi criado em função da existência do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, que um Patrimônio Cultural Mundial, e trará mais conhecimento sobre um período cultural rico, que contou com nomes como Aleijadinho e Mestre Ataíde, dois grandes artistas da história do nosso País, e sobre as expressões religiosas relacionadas à devoção ao Bom Jesus de Matosinhos. “A intenção é transformar o Museu em um centro de referência para estudo do Barroco e da Pedra Sabão. Muitas outras iniciativas virão com objetivo de conservar e preservar monumentos em pedra, em especial os de pedra-sabão”, ressaltou
  A presidenta ainda fez questão de abordar que nos 30 anos do título de Patrimônio Cultural Mundial do Santuário, é simbólico que ela estivesse na cidade inaugurando este Museu, que se torna outro Patrimônio. “Criado com destacada participação da Prefeitura, o Museu existe pela importância dada pelo povo de Congonhas e pela força empenhada por ele na preservação de seus monumentos”, comentou a presidenta, lembrando ainda todo o trabalho conjunto de tentativa de preservar as estátuas dos profetas, as capelas, as imagens das cenas dos Passos da Paixão e os jardins.
  A presidente do IPHAN, Jurema Machado, aponta uma função que o Museu poderá vir a ter no futuro, mas que, antes de ser exercida, será necessária a realização de mais estudos e um amplo debate. “Nós achávamos importante fazer este Museu para justamente ganhar a confiança da população de Congonhas, que sempre viu com um certo receio a retirada dessas peças por acreditar que a cidade era pequena e que uma cidade maior, um grande museu pudesse, vamos dizer, roubar essas peças da cidade de Congonhas. Isso é absolutamente impossível, tecnicamente inadequado e indesejável, politicamente inviável, socialmente injusto. Ou seja, hoje nós temos um equipamento que é capaz de dar a conservação necessária para essas peças, e se necessário recebê-las em algum momento no futuro”, afirma.
  O representante permanente da Unesco no Brasil, Lucien Muñoz, disse que, “considerando a riqueza do Patrimônio Cultural do Brasil, a Unesco renova seu compromisso de continuar trabalhar pela valorização deste tesouro. Neste contexto, a participação da implementação do Museu de Congonhas tem sido uma rara oportunidade para poder desenvolver respostas concretas aos desafios de uma proteção de um sítio de Patrimônio Mundial tão belo como o que temos aqui em Congonhas, num marco de oportunidades, mas também de ameaças do desenvolvimento e de uma sociedade contemporânea que está em franca transformação”.
 Também marcaram presença à cerimônia o reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Cônego Leocádio, Padre Pinto Benedito da Roca, Reitor Emérito da Basílica, o presidente da Câmara Municipal, Vagner Luiz de Souza (Coelhinho), a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Patrícia Reis, os secretários de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo, e de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, deputados federais e os ex-prefeitos Gualter Monteiro, que assinou o convênio para construção do Museu juntamente com o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, e Anderson Cabido, este em cujo governo a obra do Museu teve início, Dr. Marcos Paulo, coordenador da Promotoria do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Padre Pinto Benedito da Roca, Reitor Emérito da Basílica, além de prefeitos da região, deputados estaduais e federais.
  Opinião popular - Além de fomentar a cultura, preservar a memória e incentivar a atividade turística da cidade, o Museu de Congonhas também incentiva a educação. O diretor de Pesquisa e Extensão do IFMG, Rodrigo de Oliveira Gomes, destaca que o instituto tem uma parceria com a Fumcult para desenvolver projetos. "O Museu é uma obra de grande importância para a cidade. Enquanto instituição de ensino, precisamos estreitar esses laços. Pensamos justamente no conhecimento para além da sala de aula, fazendo interlocução com a área de arte, história, cultura e desenvolvimento tecnológico. Tentamos desenvolver outras possibilidades de conhecimento", diz.
  Para o morador da Vila São Vicente, o vigia Marco Aurélio Alves, o museu será bom "para a população, os estudantes e a religiosidade, além de melhorar o turismo. A expectativa é de que ele seja algo positivo para a cidade".
Já a auxiliar de enfermagem, Eneas da Silva Santos, compareceu à cerimônia para não só celebrar a inauguração do Museu de Congonhas, mas também ver a presidente Dilma. "A vinda dela é boa para a cidade. O Museu é muito importante. Ainda não visitei, mas estou ansiosa pra vê-lo", completa.
  A instituição ficará aberta ao público, de terça a domingo, das 9h às 17h; e quartas, das 13h às 21h. Ingressos: R$ 10. Haverá visitas mediadas oferecidas a grupos espontâneos. Informações: (31) 3731-3056.