terça-feira, 18 de agosto de 2015

Prefeitura abre várias frentes de serviços- Operação Tapa-Buracos

A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias Municipais de Gestão Urbana e Obras, intensificou a manutenção da infraestrutura do município e a prestação de serviços. Foi retomada a operação tapa-buracos para que promova o melhoramento das vias públicas da cidade.
   Iniciou-se também a prestação do serviço de manutenção da iluminação pública com a utilização de caminhão com elevador hidráulico e cesto aéreo. O equipamento é necessário devido à elevada altura dos postes centrais e é um reforço às equipes que já atuam intensificando o serviço de trocas das lâmpadas. Depois de alguns anos sem manutenção nos postes dos canteiros centrais das avenidas, a ordem é colocar em funcionamento 100% do Sistema de Iluminação Pública. As equipes técnicas e operacionais trabalharam nas imediações da Rodoviária, Delegacia de Polícia Civil e Praça de Eventos, além das Avenidas Maria Firmina da Silva e Raymundo Campos.
  Concomitantemente, as equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promovem a varrição, caiação de postes e meio-fio em várias ruas e avenidas, além de realizar a capina, jardinagem e poda de árvores em espaços públicos.
  A população pode acionar a PMOB e solicitar serviços através dos telefones:
Iluminação Pública: 0800-283-1020 ou www.iluminacaopublica.net.br
Tapa-Buracos: 3749-6042/6012
Limpeza Pública: 3749-6032/6016
Defesa Civil: 3741-4632
Manutenção de Espaços Públicos: 3749-6042
  
 

domingo, 16 de agosto de 2015

Sucesso marca edição 2015 do 9º Festival de Inverno e 28º Inverno Cultural da UFSJ



  Com a proposta Convergência o Festival de Inverno de Ouro Branco uniu teatro, dança, música e diversas oficinas, sempre lembrando do tema do Inverno Cultural da UFSJ, Cultura da Água.
  Na abertura do evento, a Prefeita Cida Campos, junto com a secretária de Cultura, Elizabeti Félix; coordenadora Adjunta do Inverno Cultural UFSJ, Telma Valéria de Resende; coordenador local do 28º Inverno Cultural UFSJ Ouro Branco, Gustavo Leal Toledo e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UFSJ e coordenador geral do 28º Inverno Cultural, Paulo Henrique Caetano, deram boas-vindas ao público.
  Os eventos foram realizados na Praça Santa Cruz, Praça de Eventos, Shopping avenida Mariza, Sindicato dos Metalúrgicos, comunidade de Itatiaia e Carreiras. Ao longo dos dias de Festival as peças de teatro, espetáculos de dança e shows musicais e o 1º Encontro de Carros Antigos de Ouro Branco encantaram os participantes.
  Josimar Ulisses Damasceno, bairro Centro, filha Laura Silva damasceno, quatro anos, acompanharam a apresentação da Cia Talagadá, na Praça Santa Cruz, no sábado, dia 1º de agosto e aprovaram. “Adorei a apresentação, gostei muito de a peça ter sido aqui na Praça. O tema da peça mostra a importância da família, achei muito bacana. A Prefeitura deve sempre realizar atividades como essas.”
  Maria José de Paula, bairro Pioneiros, participou da Oficina de Guitarra/ Baixo Acústico Moderno e teclado, Oficina de Bateria e Percussão, ministrada pela equipe do artista, Sidney Grandi e Banda. Maria José já estudou flauta e teclado. “Perdi contato com a parte musical há cinco anos e a oficina me deu a oportunidade de voltar. Recomendo a todos a sempre participarem do Festival de Inverno, que é um ótimo evento.”
  O morador do bairro Siderurgia, Adejario Bastos Vargas, é dono de um Corcel, 73, e participou do 1º Encontro de Carros Antigos de Ouro Branco realizado no domingo, dia 2 de agosto. “Sempre tive vontade e consegui adquirir um carro antigo e há 10 anos comprei o meu Corcel. Tenho paixão por carros antigos. O PC, a Prefeitura e todos os apoiadores estão de parabéns por realizarem esse evento.”
 


As atividades do Festival de Inverno e Inverno Cultural foram uma parceria entre PMOB e UFSJ-Campus Alto Paraopeba, com apoio local do Sindicato dos Metalúrgicos e PC Sonorização. Agradecimento aos alunos da 4ª Turma de Formandos dos Cursos das Engenharias da UFSJ/Campus Ouro Branco que através da empresa contratada por eles para realizar a estrutura e o cerimonial de formatura (Minas Fest Formandos Cerimoniais e Eventos Ltda), assinou um “Termo de Compromisso” permitindo gratuitamente o uso de um palco de 8m X 8m e 2 mil metros de tenda  para atender a programação do Festival de Inverno, a iniciativa trouxe mais conforto e comodidade ao público participante do evento.








Ouro Branco realiza 1º Encontro de Carros Antigos

   O domingo, dia 2 de agosto, marca um momento histórico em Ouro Branco. Pela primeira vez a cidade realizou o Encontro de Carros Antigos, na Praça de Eventos. O evento foi uma realização de PC Sonorização e contou com o apoio da Prefeitura e vários empresários da cidade.
  Segundo Paulo César, o popular, PC, o evento foi um sucesso absoluto e foram realizadas 136 inscrições. “Ficamos satisfeitos, tendo em vista que estamos na primeira edição do evento. Participaram expositores das cidades de Ouro Branco (71 expositores), Conselheiro Lafaiete  (27 expositores), Ouro Preto (9 expositores), Mariana  (6 expositores), Belo Horizonte  (4 expositores), Congonhas (4 expositores), Itabirito  (3 expositores), Barbacena (3 expositores), Cachoeira do Campo (2 expositores), São Brás do Suaçuí (2 expositores), Itabira (1 expositor), Caeté (1 expositor),  Santana dos Montes (1 expositor), Contagem (1 expositor) e Vitória /Espírito Santo (1 expositor).”
  PC conta que o evento teve ainda a participação de grupos fechados. “O evento contou com a presença de 65 expositores do  Clube do Quadrado, com integrantes de toda região do Alto Paraopeba. Participou também o Clube Classe Baixa com a presença de 35 participantes.
A Praça de Eventos ficou tomada por aproximadamente cinco mil pessoas. A  festa ficou muito boa. Todos os presentes aprovaram a realização do evento e puderam ver de perto veículos que nunca estiveram presentes em nossa cidade, como por exemplo, um raríssimo  Ford ano 1929, Sinca ano
1965, Aero Willys 1966 e muitos outros veículos raros.”
  A equipe da PC Sonorização agradeceu. “A equipe organizadora só tem a agradecer a todos que participaram do evento: expositores, visitantes, colaboradores e comerciantes que participaram do 1º
encontro de carros antigos de ouro branco. Aguardem a 2ª exposição em 2016 com muitas novidades e mais atrações. Esse evento só foi possível graças  ao patrocínio de vários comerciantes de nossa cidade  que acreditaram na realização do Encontro, além da Prefeitura Municipal, juntamente com o empenho de  todos os   funcionários da Oficina KR Car (Kaco e toda sua família), Reginaldo Moto Entrega, Marquinho Brinquinho e PC Sonorização.”

Confira o nome dos ganhadores dos brindes: UM rádio Digital para Daniel Leite de Itabirito; Óculos + Camisa Lumavi  para Samuel R.  de Cons. Lafaiete; Kit Rocha Peças para Felipe Duarte de Mariana; Kit Limpa Pneus para Adejário Bastos de Ouro Branco; Kit Polimento para Heronil A. Santos de BH; 1 Troca de óleo para Edmundo de Ouro Branco; 1 Troca de óleo para Eriston Chaves de Ouro Branco; 1 Troca de Óleo para Dejair  de Ouro Branco; 1 Troca de Óleo para Erik M. Santos de Mariana; Kit Polimento para José Geraldo de Mariana; 1 Vale Combustível para Douglas N. Coelho  de Cons. Lafaiete;  1 Vale Combustível para Felipe Duarte de Mariana; 1 Vale Combustível  para Edmilso V. Gomes de Ouro Branco; 1 Vale Combustível para Damásio de Lafaiete;  1 Rádio Digital para Alexandre Abreu de Ouro Branco; 1 Aparelho Celular para Domingos Dertolino (Baiano); 1 Vale Combustível para Wilson de Ouro Branco; 1 Camisa + Chinelo para Renam de Ouro Branco; Alinhamento + Chinelo para Carlos Magno de Ouro Branco; 1 Rádio Digital + Chinelo para Glaidson C. da Silva de Mariana;  1 Vale Combustível + Chinelo para Alexandre Santiago de Ouro Branco; Rádio Digital + Chinelo para João Mendes de Congonhas  e vários outros brindes.



O que é ser pai?

  Os pais de hoje estão, cada vez mais, perdendo força e identidade. Vejo isso quando comparo os atuais com meu pai, por exemplo. As gerações vêm mudando muito, dando a sensação que não existe mais aquela determinação do lindo e importante papel de genitor.
   Um indicativo da falta de identidade é que alguns pais têm problemas em saber se podem ou não desenvolver certas tarefas. É uma grande crise, pois eles demonstram que não têm raízes nem sabem como agir, o que fazer com os próprios filhos. O pai é aquele que diz não, que declara os limites do possível. Ou pelo menos fazia isso.
   A imagem do pai é imprescindível para o desenvolvimento psicológico equilibrado dos filhos e desempenha, com efeito, uma espécie de mediador entre o filho e a realidade. Permite a criança ou adolescente tomar iniciativas, aprender a distinguir entre o certo e o errado e, a partir disso, entender as consequências de uma ou outra escolha.
   Às vésperas do Dia dos Pais, quero ressaltar que cabe ao pai a responsabilidade com seus filhos e o dever de sustentá-los de forma digna, dar-lhes atenção, amor, carinho e proteção. Também cabe ao pai, a missão de colocar limite e mostrar o que é certo e errado. Isso não mudou e não vai mudar nunca. Não abra mão disso, uma das melhores coisas do mundo é ser pai.   

Festa Junina foi um grande sucesso

  A Festa Junina do Instituto Miguel Fernandes Torres mais conhecido como Projeto Vem Ser, realizada no mês de julho foi coroada com muita animação, alegria e entusiasmo. Alunos, professores, amigos, funcionários se divertiram na tradicional festa caipira de inverno, onde não faltaram comidas típicas, brincadeiras e muita quadrilha.
  A festa foi dividida em dois turnos, de manhã e a tarde, para atender todos os 495 alunos. Foram distribuídos brindes e realizada uma homenagem para os alunos que não perderam média nas escolas.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Nota de esclarecimento sobre o atendimento de pediatria no Município de Ouro Branco

  Mantendo sua postura de transparência com os atos na Gestão Pública a Prefeitura de Ouro Branco vem apresentar alguns esclarecimentos sobre o atendimento de pediatria no Sistema Público de Saúde.
  Todos os dias, a imprensa nacional vem mostrando casos de dificuldades no atendimento nas unidades de saúde devido à falta de profissionais em algumas especialidades médicas, entre elas, a pediatria. Segundo texto veiculado pela Folha de São Paulo, em 2014, o Brasil tinha cerca de 32 mil pediatras - ao todo, havia quase 400 mil médicos registrados no Conselho Federal de Medicina (CFM).
  Em Ouro Branco, não diferentemente do Brasil, há uma escassez de profissional médico que queira exercer a Pediatria uma vez que, esta especialidade exige do profissional uma dedicação a mais, pois o profissional necessita avaliar o paciente, ouvir e conversar com pais, além de analisar os exames. Os jovens médicos também não estão se interessando pela profissão. Com isso não há profissionais na região o que nos obriga a “importar” profissionais de outros municípios.
  Outro agravante é o atendimento no plantão da emergência. Hoje, um profissional aqui de Ouro Branco realiza em média 90 atendimentos num plantão de 12 horas, média muito superior a outros serviços, o que faz com que tenhamos uma rotatividade grande de profissionais e a não serem realmente de Urgência/Emergência o que provoca filas de espera no nosso pronto atendimento que, muitas vezes, resulta em descontentamento por parte tanto da população, quanto dos profissionais.
  Nos períodos de outono e inverno temos um aumento ainda maior do número de atendimentos, decorrentes das alterações climáticas, que acabam provocando gripes, resfriados, crises asmáticas, etc.
Diante destes fatos, pedimos a compreensão e colaboração da população no sentido de buscar inicialmente o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e procurar a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Raymundo Campos apenas nos casos graves.
  Esclarecemos ainda que, quando ocorre um parto em nossa Instituição, o pediatra de plantão se desloca para acompanhar o procedimento e para avaliação do bebê no pós-parto imediato e, com isso, o atendimento na Urgência e Emergência fica paralisado momentaneamente.
  A Administração compreende a ansiedade dos pais e responsáveis na busca pelo atendimento de seus filhos, mas pede a colaboração de todos com a manutenção de um bom diálogo a fim de estabelecermos uma boa relação médico/paciente. Informações e sugestões enviar a Secretaria Municipal de Saúde (31) 3741- 4665.  

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Administração 2013/2016 dá posse a 30 professores

   Reconhecendo o direito dos profissionais, a Administração 2013/2016, realizou a cerimônia de posse de 30 professores Nível I. O momento é histórico, pois, apenas na atual Gestão da Prefeitura esses profissionais tiveram seus direitos validados pela Justiça e Administração Pública.
  Esse grupo de profissionais participou de um Concurso Público realizado pela Prefeitura em 2003, mas acabaram não sendo empossados. Em 2005, o grupo entrou na Justiça reivindicando seus direitos e, apenas agora, em 2015, na Gestão 2013/2016, seus direitos foram reconhecidos.
  A assinatura das posses dos professores foi realizada na tarde de quarta-feira, dia 29 de julho, na Sala de Conferências da Prefeitura com a presença dos profissionais, prefeita Cida Campos, secretária de Educação, Sônia Vieira Mapa e equipe de Governo.
  A Secretaria Municipal de Educação explica que 36 Professores obtiveram por determinação judicial, o direito a posse no cargo de Professor Nível I no município de Ouro Branco. Estes 36 Professores foram convocadas no dia 9 de junho a comparecerem à Secretaria de Educação para uma 1ª reunião. No dia 25 de junho foram convocadas novamente para uma reunião com a divisão de Recursos Humanos quando receberem a relação de toda documentação a ser providenciada, bem como a relação de exames a serem realizados para a posse.
  Destes 36 Professores, quatro assinaram termo de desistência da posse, ou seja, do cargo; dois não se manifestaram e 30 tomaram posse no dia 29 de julho. Os professores empossados escolheram, no dia 30, na Secretaria Municipal de Educação, a turma na creche ou escola em que irão atuar e os mesmos, assumirão o exercício no dia 3 de agosto.
  Segundo a secretária de Educação, Sônia Vieira Mapa, a Gestão somou esforços para solucionar a questão. “O trabalho da Administração 2013/2016 para regularizar a situação adveio do compromisso e vontade política, especialmente da Prefeita Municipal em dar a posse às professoras, uma vez entendendo que a decisão judicial apresentou-se coerente ao direito das professoras, optou assim por não apresentar novo recurso ao Judiciário, mas sim solucionar a questão definitivamente. Realizamos o levantamento do número de vagas na escola, visto ser um trabalho complicado, por não termos de imediato o número de vagas suficientes. Contatamos os Professores, pois muitos não residem mais em Ouro Branco, e os números dos contatos não estarem atualizados. Além disso, realizamos reuniões em conjunto com a Procuradoria Jurídica, Divisão de Recursos Humanos e Secretaria Municipal de Educação para sanar dúvidas e buscar orientações conjuntas quanto aos procedimentos a serem adotados.”
  A Prefeita Cida Campos cumprimentou os novos servidores públicos. “Com este ato cumprimos o que determinou a Justiça. Esses novos profissionais vêm para somar com toda a equipe da Prefeitura.”