domingo, 9 de novembro de 2014

Prefeitura e Sebrae analisam novas parcerias

 Na terça-feira, dia 21 de outubro, a prefeita Cida Campos e os secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira; de Administração, Silvânia Maria de Paula; de Finanças, Carlos Rodrigues; de Obras, Cláudio Di Pietra; de Desenvolvimento Social, Sônia Abreu; representando a Secretaria de Educação, gerente pedagógica, Adélia Paz se reuniram com o representante do Sebrae Minas, Aristides Rocha Araújo.
Em pauta, a análise de parcerias entre a Prefeitura, por meio das ações estruturadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e o Sebrae Minas. Foi analisada a possibilidade de avanços na implantação da Lei Geral das micro e pequenas empresas, assim como no fortalecimento da diversificação econômica do município por meio de ações voltadas ao empreendedorismo, por meio de apoio e cooperação técnica do Sebrae-MG, para a implantação de algumas ações e projetos no município.
Entre eles estão, a capacitação de servidores públicos, ONGs e empreendedores; programa Sebrae Cultura Empreendedora nas escolas públicas do município; programa Turismo Rural-Fazendas Sustentáveis-capacitação de ferramentas e procedimentos de empreendedorismo e negócios para empreendedores rurais, como estímulo a diversificação econômica sustentável no município;
programa ecoturismo-estudo de viabilidade e capacitação de ferramentas e procedimentos de empreendedorismo e negócios para empreendedores locais como estímulo a diversificação econômica sustentável no município. Esses projetos estão em fase análise da Prefeitura e Sebrae.

sábado, 8 de novembro de 2014

Prefeitura, Gerdau, Defesa Civil e PM desfazem invasão


   As equipes da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Gestão Urbana, Defesa Civil e Fiscalização, se reuniram com representantes da Gerdau (proprietária da área invadida), Prosegur e a Polícia Militar de Ouro Branco na manhã de sexta-feira, dia 24 de outubro.
  O grupo se reuniu para desfazer uma invasão em área de propriedade da Gerdau na rua Antônio João Vieira, no acesso aos bairros São Francisco, 1º de Maio e a Estrada Real, MG 129. Os materiais utilizados para o cercamento indevido da área foram recolhidos e foi registrado Boletim de Ocorrência.


Congonhas encerra o bicentenário de Aleijadinho

  Congonhas será palco, entre os dias 1º e 18 de novembro, de programação especial do encerramento das celebrações do bicentenário de morte do artista barroco. Estão agendadas estreia do espetáculo teatral “Aleijadinho: Criador e Criatura”; concerto de música colonial do Coral Cidade dos Profetas; lançamento de visita virtual ao patrimônio histórico, de um aplicativo para o turista conhecer melhor as atrações da cidade, além de exposição, debates e estreia de documentário. Todas as atividades serão gratuitas e organizadas pela Fundação Municipal de Cultura, Lazer e Turismo de Congonhas e diversos apoiadores.
   A agenda começa dia 1º, no Museu de Arte Sacra e Mineralogia da Romaria, com a abertura da exposição “Aleijadinho 200 Anos: Tributo de Bracher”, evento realizado em parceria com a empresa Claquete Comunicação. A programação continua, dia 8, o Coral Cidade dos Profetas, fará, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um concerto gratuito.  O espetáculo “Aleijadinho: Criador e Criatura”, de José Félix Junqueira e direção do premiado Kalluh Araújo será apresentada dias 13/11, 14/11 e 15/11, às 20h30, no Cine Teatro Leon, com entrada gratuita. Ainda dentro das celebrações do Bicentenário do Aleijadinho serão comemorados os 100 anos da Estação Ferroviária de Congonhas. A programação, cujo destaque é o show de Lô Borges, dia 16, às 20h30, lembrará os tempos saudosos. 
  Congonhas será o primeiro município contemplado no “Era Virtual – Cidades Patrimônio”, projeto patrocinado pela Fundação Vale, com apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas, Unesco e Iphan. A partir do dia 17 de novembro, o internauta poderá realizar a visita virtual ao conjunto do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, e ainda aos núcleos que compõem o circuito de peregrinação da cidade histórica. Por meio da tecnologia, em qualquer lugar do mundo, será possível ter uma perspectiva diferenciada do conjunto, a partir de agora também, por meio de imagens imersivas em 360 graus, aéreas e em solo.
  Outra novidade que também será lançada na ocasião é um aplicativo para smartfones e tablets cujo objetivo será divulgar e promover Congonhas, fornecendo um material objetivo voltado para o turista e visitante presencial. A visita virtual poderá ser acessada pelo portal www.eravirtual.org.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Projeto Saci reúne cerca de 400 alunos

   Cerca de 400 alunos das escolas da Rede Municipal participaram das atividades do Festival Saci 2014, Socialização, Arte e Cultura na Infância, na sexta-feira passada, dia 17 de outubro, na Praça de Eventos. Foram realizadas brincadeiras no pula-pula, cama-elástica, totó e as oficinas de Skate, Circo, dança de rua, bolinha de sabão, entre outras.

 

Motoristas já dispõem de apoio na BR-040

  Desde quarta-feira, 22, começou a funcionar o posto de atendimento da empresa Via 040, pertencente ao grupo Invepar -  a concessionária responsável pela gestão de 936,8Km da BR-040, de Brasília a Juiz de Fora. Além de Congonhas, os motoristas contarão com postos em Nova Lima, Carandaí e Barbacena.
  O posto de atendimento fica localizado no trevo de Congonhas e contará com uma ambulância, banheiros, fraldário, um guincho e terá atendimento completo aos motoristas 24 horas por dia e sete dias por semana.
  Durante o período de concessão (30 anos) serão realizadas atividades de recuperação do pavimento, manutenção conservação, implantação de melhorias e duplicação de um dos principais corredores rodoviários do Brasil.
  No trajeto de Brasília à Juiz de Fora a empresa Via040 oferecerá 21 postos de atendimento onde os motoristas poderão usar banheiros e fraldários;  socorro mecânico com guinchos leves para veículos pequenos e pesados para carretas e veículos de grande porte; atendimento médico de emergência com ambulâncias e UTI’s móveis para pronto-atendimento em todo o trecho da concessão; viaturas de combate a incêndio e apreensão de animais nas margens da pista; canais de atendimento pelo telefone 0800 040 0040 e pelo site WWW.via040.invepar.com.br  e pelo e-mail faleconosco@via040.invepar.com.br

Ronie Lombas realiza “Claudinha Esquenta”

  Com o objetivo de oferecer uma atividade física para as pessoas de Ouro Branco, Ronie Lombas dançarino da banda de Claudia Leite realizou o “Claudinha Esquenta”, uma aula de Zumba na academia Área Atlética para alunas e para iniciantes, no dia 11 de outubro.
  De acordo com o dançarino, Claudia Leite é embaixadora desta modalidade Fitness. “A Zumba traz diversão e ajuda a diminuir medidas. É uma modalidade que está crescendo no mundo todo. Tenho como objetivo é divulgar a própria Zumba nas cidades em que eu passo com a Claudia Leite”, explica Ronie Lombas.
  A aula contou com a presença do Secretário de Esportes da Prefeitura Nelinho e dos professores da academia Fernanda, Luciana e Crerio.




domingo, 2 de novembro de 2014

Grupo Resgate busca suporte para melhor serviço social



  A Prefeita Cida Campos e a Secretária de Desenvolvimento Social, Sônia Abreu, receberam representantes do Grupo Resgate, que presta serviços na área da reabilitação de dependentes químicos, na quinta-feira, dia 8 de outubro. O objetivo do encontro foi á apresentação formal dos trabalhos realizados pelo grupo e o pedido de apoio à entidade.
  Participaram da reunião os vereadores Carlos Roberto Pereira e Charles Silva Gomes e o Comitê de Entidades Unidas (CÉU) que está auxiliando o Grupo Resgate para reunir a documentação necessária para regulamentação da instituição. Os representaram do Comitê que estavam no encontro são Geraldo, do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdonei e Umberto Gontijo do Centro Espírita Francisco de Assis, Centro Espírita Maria de Nazaré.