terça-feira, 13 de maio de 2014

Prefeitura intensifica melhorias em toda cidade



Um dos principais objetivos da Administração é promover o bem estar social. Pensando nisso, a prefeitura vem realizando uma série de melhorias em vários pontos da cidade. Na última semana, o governo, por meio da Secretaria de Obras, iniciou uma série de melhorias no calçamento intertravado de várias ruas da região central. Na quarta-feira, dia 23 de abril, os trabalhos na rua Leôncio de Paula Almeida foram iniciados.
O secretário de Obras Cláudio Di Pietra explicou que as intervenções serão feitas em vários pontos. "Nesse primeiro estágio estamos trabalhando nos pontos onde há buracos e afundamento do calçamento intertravado, mas a intenção é melhor o calçamento em toda região central para darmos mais fluidez ao trânsito.”

Casa Insólita está em obras

Clarice, professora de dança, Ildeu Ferreira, administrador  e Janice Amaral, professora de Arte Cênica
Aula de dança com a professora Clarice
 A Casa de espetáculo Insólita está sendo reformada e ampliada para atender melhor o público.  As arquibancadas estão ganhando estofadas com encosto para melhor acomodar o publico, e terá capacidade para 80 pessoas. O palco terá 8m de largura por 7 metros de profundidade e a parte da plateia tem 8m de largura por 12m de profundidade. Os refletores, equipamentos de iluminação, instalação elétrica, fiações e tubulações estão sendo trocadas para ficar de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros. O local ganhará também um bar para servir suco, refrigerante ou cerveja para o público enquanto ele  aguarda o início do espetáculo.
 Por causa das obras, no mês de maio, as oficinas de teatro serão no projeto Vem Ser, com o professor Daniel. Contudo as oficinas de dança continuam a ser realizadas na sede da Insólita. Haverá ainda oficina de fotografias. Todas as oficinas e cursos da Insólita fazem parte do Redemoinho Cultural.
Desde a sua inauguração, em fevereiro de 2012, a casa já apresentou diversas apresentações de teatro, musica, dança. Somente no ano houve mais de 60 espetáculos de teatro vindos do Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Belo Horizonte e da região.
O Redemoinho Cultural é realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, com o patrocínio da Gerdau, Mecânica Nunes e da Gerfan. E ao longo deste tempo a Insólita já vem conquistando um publico cativo, e ao mesmo tempo, construindo também uma rede de parcerias bem sólida com o departamento de artes da Universidade de Federal de Ouro Preto, a Aliança Francesa de Belo Horizonte, Galpão Cine Horto, associações de cultura internacionais como o caso da Ponte entre Culturas, grupos e artistas tanto de Minas Gerias como no Brasil e exterior.
"O objetivo da Insólita é ser um difusor de cultura e de formação que é um espaço que não temos em Ouro Branco. Como a cidade ainda não tem teatro, cinema, galeria de exposição então é para suprir esta laguna que existe”, explica Ildeu.
Mensalmente a Casa recebe propostas de todo o Brasil e até do exterior. "Recentemente recebemos uma proposta de um grupo de Tango da Argentina,  além de outras de Cuba, do Chile, assim o espaço vai se fortalecendo e conquistando um espaço de reconhecimento de cultura", finaliza.

Aula de dança com a professora Clarice

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Governo Cida Campos luta pela qualidade na Saúde Pública

Desde o primeiro dia de trabalho o Governo Cida Campos vem se empenhando para melhorar cada vez mais a qualidade nos serviços prestados no atendimento da população no Hospital Raymundo Campos e nas Unidades Básicas de Saúde nos bairros (UBSs). Por meio de parcerias com o Governo Federal, Estadual, projetos e emendas parlamentares foram captados recursos e novos equipamentos entre ambulâncias e equipamentos que ajudam toda a comunidade.
 Com recursos próprios, em 2013, foram adquiridos 100 itens para o mobiliário do Hospital Raymundo Campos (HRC). São cadeiras para acompanhantes de pacientes, banqueta giratória, cama hospitalar, colchões e cadeira de banho. Além disso, cadeira de roda, escrivaninha, mesa, poltrona, divã para exames clínicos, suporte para soro, Negatoscópoio, carro para transporte cadáver e berço com cesto acrílico.
Além disso, foi adquirido um aparelho de ultrassom, equipamento que realiza 35 exames por dia utilizando a moderna tecnologia 4D. Dessa forma, os pais podem ver o rosto do bebê, por exemplo, com mais nitidez.
 Infraestrutura - Na parte de infraestrutura a Administração já iniciou a reforma da UBS do bairro Belvedere e a construção da sede própria do SAMU na avenida Raymundo Campos. Outra obra iniciada é a construção da UBS Centro, na rua Dom Silvério.
Para o segundo semestre, a Prefeita Cida Campos anunciou a reforma e ampliação do HRC. O Governo produziu um projeto arrojado, moderno e dinâmico que trará o que há de melhor em infraestrutura para a população ourobranquense no atendimento na Saúde Pública.
Nosso projeto prevê duas grandes melhorias em infraestrutura do HRC. Primeiro a reforma (Contrato nº 0375095-60/2011-MS/Assistência Especial) terá um repasse do Governo Federal/Ministério da Saúde/Emenda Padre João de R$942.727 e uma contrapartida do Município de R$ 82.000,00.
Para a ampliação (Contrato nº 0374138-46/2011-MS/Assistência Especial) do segundo andar do HRC recebemos o repasse do Governo Federal/Ministério da Saúde/Emenda Padre João no valor de R$ 1.060.090,67 e o Município empregará a contrapartida de R$ 1.707.211,37.
Além disso, a Administração está articulando a captação de recursos para reforma do prédio da Saúde Mental, na rua Dom Silvério. Após a reforma, o prédio terá infraestrutura adequada para atender as equipes da Saúde Mental e CAPS-1.
Fazendo uma análise dos serviços prestados na área da Saúde foram mais de 70 mil receitas aviadas entendendo que muitas receitas contem vários medicamentos. Mais de 12 mil pacientes foram atendidos pelo serviço de odontologia, produzindo aproximadamente 30 mil procedimentos odontológicos.
 Recentemente, foram enviados 200 pacientes para o mutirão de catarata do Governo do Estado, acabando com a demanda reprimida. Dia 29 de abril assumiu o novo diretor técnico do HRC, o médico Dr. Martinho de Meneses Souza Filho, mestre em medicina, especialista em Gestão das Ciências nas Redes de Atuação à Saúde. Mais de 145 mil foram os resultados de exames clínicos produzidos pelo Laboratório local e nos credenciados. Mais de 46 mil pacientes foram atendidos na Urgência e Emergência do Hospital Raymundo Campos outros 42 mil foram atendidos pelas Unidades de Básicas de Saúde, produzindo juntos aproximadamente 100 mil consultas médicas. Apenas em consultas pediátricas foram mais de 25mil.
Mais de 80% da demanda reprimida em consultas e exames especializados, herdada de administração anterior já foram atendidas. 800 internações foram feitas pelo Hospital Raymundo Campos.  98,4% dos diabéticos recebem acompanhamento médico e medicação, mensalmente.  96,8% dos hipertensos recebem acompanhamento médico e medicamento, mensalmente e 98% das gestantes recebem acompanhamento gestacional e pediátrico após o parto, mensalmente até o bebe completar um  ano de idade.
Equipe - Atendendo as determinações da Lei a Prefeitura está realizando Processo Seletivo Nº 001/2014 Saúde para preenchimento de vagas e cadastro de reservas para contratação de profissionais para suprir necessidade temporária da Secretaria Municipal de Saúde, especificamente para os Programas Saúde da Família (PSF) e Núcleo e Apoio a Saúde da Família (Nasf).
No ano de 2013, a Prefeitura, após aprovação da Câmara, concedeu reajuste no valor do plantão dos médicos. O reajuste aconteceu porque havia alguns pedidos por parte dos médicos desde o início do ano passado. Com o reajuste concedido em 2013, o plantão durante a semana passou de R$ 650 para R$ 900. No final de semana e feriado o plantão que era de R$ 850 passou a ser de R$ 1.080.
 O morador do bairro Belvedere, aposentado, Everaldo Viana de Souza, 49 anos, está satisfeito. “Moro em Ouro Branco há 35 anos e sou usuário dos serviços do HRC, Farmácia Básica e Saúde Mental. O atendimento é muito bom e por meio do auxílio da Administração consigo aviar minhas receitas que são essenciais para minha saúde.”
A Prefeita Cida Campos explicou que essas ações são apenas o começo. “Estamos trabalhando com afinco e determinação para que a comunidade tenha o melhor atendimento na área da Saúde. Sabemos que ainda há muito a melhorar, mas estamos atentos a cada serviço e a cada setor de nosso HRC e UBSs.”



domingo, 11 de maio de 2014

Ouro Branco sedia etapa do Mineiro de Taekwon-do

 A parceria entre a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Associação de Artes Marciais Mistas de Ouro Branco (AAMMOB) e Federação Mineira de Taekwon-do vem dando resultados. Pelo segundo ano consecutivo a cidade recebeu uma Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo. O evento foi realizado nos dias 26 e 27 de abril, sábado e domingo, no Ginásio Raimundo Batista e reuniu atletas de 21 cidades, além da comunidade de Ouro Branco e a Prefeita Cida Campos. Nossa cidade recebeu quase 500 atletas para o evento.

Foram dois dias de intensas competições em várias categorias. O Presidente da AAMMOB, André Luís Oliveira ficou satisfeito. “É bastante desgastante, mas é a realização de um sonho trazer mais uma vez uma Etapa do Mineiro para Ouro Branco. Todos nós da Associação lutamos bastante para esse evento e estamos felizes”.

O Grão Mestre e vice-presidente técnico da Federação Mineira de Taekwon-do, Vandir Décio de Moura, também gostou do que viu. “Ficamos muito satisfeitos ao chegarmos a Ouro Branco e ver toda essa infraestrutura que é Poliesportiva. Pudemos perceber que a cidade se preocupa com todas as modalidades esportivas e entende o esporte como mecanismo para o crescimento e desenvolvimento social. Ouro Branco está de parabéns!”

Andreza Almeida Gomes e Jadson Laje Guedes, moradores da cidade de Mariana, participaram do evento. “Trouxemos nossos filhos para competir. Eles já treinam há alguns meses e conquistaram duas medalhas de Ouro na etapa de Ouro Branco. Estamos felizes. O Taekwondo é antes de tudo disciplina. Nossa cidade irá receber a próxima Etapa do Campeonato e esperamos fazer uma festa tão bonita quanto Ouro Branco”, disse Andreza.

A Prefeita Cida Campos comemorou. “É uma imensa honra abrir as portas de nossa cidade para atletas tão disciplinados. Todos, independente da idade, tiveram grande respeito com nosso Ginásio e com nossa população. Estamos muito contentes e agradecemos a Federação Mineira de Taekwon-do pela oportunidade.”


sábado, 10 de maio de 2014

Hora do conto e exposição marcam o dia do livro







 

domingo, 4 de maio de 2014

Festival de violoncelos movimenta Ouro Branco

A Casa de Música de Ouro Branco realizou, de 13 a 19 de abril, a primeira edição do Festival de Violoncelos. Durante os dias do evento, músicos de várias partes do Brasil e do exterior estiveram na cidade no encontro que reuniu violoncelistas de níveis musicais distintos.
O evento teve a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Participaram nomes como Fábio Presgrave, Kayami Satomi Farias, Márcio Carneiro, Peter Dauelsberg, Abel Moraes, Cláudio Urgel, o grupo Udi Cellos, além das pianistas  Risa Adachi e Viviane Taliberti e da violinista holandesa Theodora Geraets, que participarão de concertos e também ministrarão master classes. São convidados os grupos Udi Cello Ensemble e Clara Klaviertrio.
No concerto de abertura foi realizada no auditório do Hotel Verdes Mares e o encerramento aconteceu na capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro. O Festival de Violoncelos contou com patrocínio da Gerdau, Milplan e White Martins através das Leis Estadual e Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Programa de Intercâmbio do Música Minas, do Museu de Minas e do Metal e dos voluntários da Gerdau.