segunda-feira, 25 de março de 2013

A igreja católica aposta na simplicidade

Na última quarta-feira todo mundo parou para ver a eleição do novo Papa. Católicos ou não, todos estavam interessados em saber quem seria o nome do homem que comandará os destinos da Igreja nos próximos anos.

Já no meio da tarde surge o nome. O escolhido era arcebispo Jorge Mario Bergoglio, um argentino que escolheu ser chamado de Francisco. Ele entra para a história como o primeiro latino-americano a ser escolhido para Sumo Pontífice da Igreja Católica. E, ao ser eleito papa, escolheu para si o nome do santo mais “ideológico” da história católica: Francisco, em tributo a São Francisco de Assis.

Este santo que, em sua época, fez uma crítica fortíssima à economia e à ética geral: rejeitou a riqueza como sendo um tipo de vício, rejeitou as vaidades do corpo como sendo imorais, e abraçou a simplicidade e a pobreza – a exemplo de Jesus Cristo – como sendo virtudes necessárias para um mundo melhor e uma vida mais santa.

Espero que a semelhança entre eles não fique somente no nome.  Que ele reconstrua a igreja e mostre ao povo que os dirigentes levam uma vida semelhante á de Cristo. Espero que ele transforme a igreja num lugar de acolhimento e que ela não seja tão tolerante com os próprios erros e mostre a todos que eles perseguem a verdadeira face de Jesus.

domingo, 24 de março de 2013

Prefeitura de Ouro Branco ganha novos computadores

A Prefeitura de Ouro Branco foi contemplada, na manhã desta quarta-feira, dia 13/03, com a doação de computadores, notebooks e impressoras pela Receita Federal. O material foi recebido pela Prefeita Cida Campos, Secretário de Administração Wanderley Severiano, Secretário de Gestão Urbana Adriano Bittencourte pelo Secretário de Governo Raymundo Campos Neto.
No total foram entregues 335 computadores, 37 impressoras, 39 scanners, 40 monitores e 126 notebooks. O Secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, explicou que esta ação conjunta entre os órgãos. “Estou muito feliz com essa parceria. Dessa forma vamos economizar dinheiro dos cofres públicos.”
Os equipamentos foram entregues nas cidades de Ouro Branco, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Para o representante da Receita Federal, Rafael Taveira, essa é uma forma de ajudar quem precisa. “É uma satisfação doar os equipamentos que estão em boas condições de uso, e só foram trocados por necessidade. É importante poder dar essa contribuição.”
O Secretário de Administração, Wanderley Severiano, salientou que os computadores serão distribuídos em breve para os setores da Prefeitura. “Iremos entregar os equipamentos para as divisões que estão mais necessitadas. Dessa forma todos serão contemplados”, disse.
Além dos equipamentos de informática, a Receita Federal também vai entregar ao município duas caminhonetes. “Os veículos serão de grande importância para auxílio à comunidade e os equipamentos vão agilizar o trabalho na Prefeitura. E essa será a primeira de muitas outras parcerias que o município vai fazer com a Receita Federal”, disse a Prefeita Cida Campos.

Funcionários públicos terão aumento de 7%

Os funcionários públicos municipais de Ouro Branco estão satisfeitos com o aumento de salário e ganhos que eles conseguiram durante as negociações do acordo salarial para 2013 com a prefeita Cida Campos.

“Tivemos um avanço e um ganho muito grande sobre alguns itens na negociação salarial. A prefeita teve uma atenção muito especial nesta negociação, ela estava aberta ao dialogo. Os secretários abriram as contas para o sindicato e a negociação foi tranquila. Nem todos os anseios foram atendidos”, explica a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouro Branco, Kátia Stelamare Gomes.

Ela conta que a prefeitura concedeu um reajuste de 7% nos salários dos servidores.  O Sindicato havia solicitado 12%, contudo os servidores saíram satisfeitos. O valor da cesta básica que era de R$ 100 passou para R$ 200.  “O que nós não ganhamos no reajuste nós conseguimos no vale cesta”, disse a presidente do sindicato.  Os servidores conseguiram também que este benefício seja mantido quando ele se afastar por licença saúde, o que antigamente não tinha.

Quanto ao abono, foi feito um acordo e ele será pago em dezembro. O valor do abono será fechado com o sindicato durante o decorrer do ano diante da arrecadação do município.  Outro ganho foi um salário a mais para todo o servidor que estiver se aposentando. “Estamos discutindo isso há dois anos, sem sucesso e agora conseguimos”, disse.

O Sindicato conseguiu também insenção do vale transporte para os servidores que ganham até R$ 1.500 e 2% de desconto para quem ganha acima. Para os funcionários que trabalham no hospital Raimundo Campos os funcionários que não recebiam adicional de plantão será dado um adicional de 10% no salário. São trabalhadores da limpeza, da cozinha e na lavanderia

Será feito também a redução de jornada de trabalho dos funcionários da educação, começando pelas serventes escolares. “Haverá um estudo para ver o impacto dessa jornada e como isso pode ser feito”, explica. Um outro anseio antigo que será  estudado é o plano de carreira. A prefeita propôs a criação de uma comissão para estudar o plano de carreira, haverá representantes do sindicato, do secretariado, do legislativo e dos servidores.

Além dos ganhos, Kátia ainda comemora outros fatos positivos desta negociação. “Foi a maior participação de funcionários públicos numa assembléia de negociação salarial”, conta.

A presidente do Sindicato lembra dos convênios: Medclim, parceria com a farmácia Droga Med, laboratórios Vila Rica e Carlos Chagas, assessoria jurídica para os associados, convenio odontológico com a Dra. Cheila Carvalho, convenio com a AEA com desconto para os filiados do sindicado, que oferece também serviços de Xerox. A obra de construção da sede própria continua. “É um empenho de toda a diretoria o término da construção”, finaliza.

domingo, 17 de março de 2013

Prefeitura se preocupa com a segurança

A segurança pública é hoje uma das maiores preocupações nas grandes e pequenas cidades. A violência tem avançado muito. E, apesar da obrigação ser do Estado, em Ouro Branco a Prefeitura resolveu atuar para deixar a população mais segura.
Uma das iniciativas foi a parceria entre o CONSEP, Conselho de Segurança Pública e o município. ”A parceria entre o CONSEP e a Prefeitura será muito importante para a segurança da nossa cidade. Vamos poder trabalhar juntos em prol da nossa população”, explica o Secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, responsável pela Segurança Pública.
A reunião aconteceu no Gabinete da Prefeita e discutiu a cessão do espaço físico para o Conselho, além do apoio efetivo da Prefeitura para que o CONSEP funcione de modo efetivo para dar mais tranquilidade para os moradores.
O diretor técnico do CONSEP, Antônio Carlos Osório, explicou que a entidade é formada por pessoas da comunidade e que visa fiscalizar os órgãos que cuidam da nossa segurança. “Nós estamos há muitos anos querendo consolidar essa parceria. E a Prefeita Cida Campos nos deu essa possibilidade. A comunidade vai ganhar muito, já que vai haver uma ação mais efetiva do governo”, diz.
A Prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, também acredita que a parceria vai beneficiar os habitantes da nossa cidade. “Nós queremos contribuir para uma Ouro Branco mais segura e ordeira. E essa parceria em ter o município e o CONSEP vem ao encontro deste objetivo.”

segunda-feira, 11 de março de 2013

Prefeitura realiza 1° Mutirão da Limpeza de 2013

Na próxima semana a Prefeitura de Ouro Branco, por meio das Secretarias de Saúde e Gestão Urbana, realiza o primeiro Mutirão da Limpeza do ano. A mobilização acontece nos dias 5 a 12 de março, e vai contar com a participação de agentes da Vigilância Sanitária, do Departamento de Epidemiologia e da equipe da limpeza urbana.
O mutirão vai acontecer no bairro São Francisco e conta com o apoio popular. “O objetivo é contribuir com a limpeza urbana e conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa. Para isso pedimos aos moradores que deixem na porta de casa todo o lixo acumulado, incluindo pneus, móveis e outros objetos. Vamos passar com um caminhão para recolher todo esse material”, explica Adriano Bittencourt, Secretário de Gestão Urbana.
Outro propósito da mobilização é combater a dengue, já que agora é um período propício para encontrar foco positivo do mosquito Aedes Aegypt. A Secretária de Saúde, Marcilene Castro, explica que durante a limpeza também será feita uma campanha de conscientização. “Vamos aproveitar que as pessoas estão descartando objetos para mostrar que alguns recipientes podem armazenar água parada e proliferar a doença.”
O Mutirão da Limpeza, que vai se estender por outros bairros de Ouro Branco, também conta com a ajuda da equipe de tapa-buracos, um trator, um caminhão-pipa e um caminhão caçamba para retirar o lixo e entulho acumulados no bairro.

 

sábado, 9 de março de 2013

Governador vai vetar projeto de desafetação da Serra

O Secretário de Estado Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães Chaves, assumiu o compromisso de que o governo de Minas é contrário a qualquer tipo de desafetação em unidades de conservação do Estado, durante reunião com a prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, sobre o projeto de lei 3.405/2012 que propõe a desafetação de uma área 850 hectares do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco.

Na reunião realizada no dia 27 de fevereiro estavam presentes também o deputado Glaycon Franco (PMN), vereadores Nilma Silva e Charles Gomes, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Valéria de Melo, e a chefe de gabinete, Darcila.

“Se o projeto for aprovado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o mesmo será vetado pelo governador, reafirmou. Para ele, a importância da área é inquestionável por ela ser responsável pela recarga hídrica de Ouro Branco e que contem a maior gruta do quadrilátero ferrífero.

"Estamos otimistas com o resultado da reunião. O governador disse que vetaria o projeto caso seja aprovado. Mesmo assim, não vamos ficar de braços cruzados. Vamos ficar atentos e continuar vigilantes," declarou Cida Campos. Valéria Melo, Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável acrescentou que foi garantido a audiência pública, mas é necessário contar também com o apoio popular nessa luta.

O deputado Charles Gomes (PMN) afirmou que é necessário preservar a Serra para o futuro da cidade e dos cidadãos. “A importância da Serra é inquestionável e por isso não podemos permitir que ela seja degradada"

domingo, 3 de março de 2013

Atletas da AEA participam da XXIX CORRIDA DA RESSACA

Na manhã de domingo dia17, 23 atletas da AEA completaram o circuito de 7,5Km sob sol forte na cidade de Mariana. Tudo pela paixão pelo atletismo e com o apoio da Secretaria de Esporte de Ouro Branco e da AEA, que incentivam os atletas a participarem de eventos no município e outras cidades da região. “Este foi mais um desafio vencido, com muita garra e persistência de todos!”, declarou com satisfação Selma Flaviana da Paz, coordenadora da equipe de atletismo da AEA.