sábado, 28 de janeiro de 2023

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

 

Recupera Minas: Prefeitura entrega cartões do auxílio para mais de 5 mil pessoas



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS) deu início nesta semana a entrega dos cartões do Programa Recupera Minas para as famílias que ficaram desabrigadas ou desalojadas durante as chuvas que aconteceram entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. O auxílio no valor de R$1.200,00 por pessoa é resultado de uma parceria da Prefeitura de Congonhas com o Governo do Estado que criou o programa para reparação dos prejuízos causados pelas condições climáticas.

A entrega dos cartões do Recupera Minas acontece de forma escalonada desde segunda-feira, dia 09 e vai até o dia próximo dia 13, no CRAS do Pires, do Alvorada e no Ginásio do Dom Oscar.

Quem não conseguir pegar o cartão nos dias marcados, pode procurar a sede da SEDAS, na Rua Benedito Quintino, no centro da cidade, para buscar o seu benefício a partir do dia 16 de janeiro no horário de 9h às 16h.

 CRONOGRAMA DE ENTREGA DOS CARTÕES

CRAS PIRES

Local de Entrega: CRAS situado à Rua Cruzul, 112, de 8h às11h30 e 13h30 às 16h30

CRAS ALVORADA, DOM OSCAR E SEDAS

  • 09/01 – Segunda-feira – 9h às 16h – Requerentes com iniciais de A ao I
  • 10/01 e 11/01 – Terça e Quarta – 9h às 16h – Requerentes com iniciais de J ao N
  • 12/01 – Quinta-feira – 9h às 16h – Requerentes com iniciais de O ao Z

CRAS ALVORADA – Local de Entrega: CRAS – Rua Felício Rossi, 226.

CRAS DOM OSCAR – Local de Entrega: Ginásio Poliesportivo do Dom Oscar

SEDAS – Local de Entrega: Escola Municipal Oscar Weinschenck

 

A entrega dos cartões será realizada apenas com a apresentação do documento com foto e serão respeitadas as autorizações da composição familiar assinadas no requerimento. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social solicita que os usuários utilizem a máscara. Quem não puder comparecer no dia informado, deverá se dirigir à SEDAS a partir do dia 16 de janeiro, no horário de 9h às 16h.

O cidadão que tiver dúvidas deve entrar em contato através dos telefones:

  • SEDAS – 3731-1067
  • CRAS ALVORADA – 3731-6369
  • CRAS DOM OSCAR – 3731-9699
  • CRAS PIRES – 3733-5179

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

 

Prefeito Hélio Campos é o novo presidente da Amalpa

A sessão para eleição da nova Diretoria da Amalpa foi realizada no último dia 13 de janeiro, na sede da associação. O prefeito Mário Marcus, que sempre apoiou o fortalecimento da associação, participou do encontro e foi eleito 2º Vice-presidente para o mandato deste ano de 2023.

O Prefeito de Ouro Branco Hélio Márcio Campos, foi eleito presidente por aclamação. Em sua fala, após agradecer a todos, ressaltou a importância da união entre os prefeitos da região, frisando que irá continuar fazendo um excelente trabalho, com o apoio e contribuição de todos os associados.

Ao se pronunciar, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus, destacou a importância de se manter uma associação forte e consolidada. Ele elogiou os serviços prestados pela administração nos anos anteriores e afirmou que cada vez mais devem ser traçadas estratégias para lutar pela região.

O Prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, deixou a presidência com muito orgulho e satisfação por todas as conquistas trazidas para a região do Alto Paraopeba, por meio dos serviços prestados, que mesmo com as dificuldades, todas as prefeituras puderam ser atendidas. Além dos projetos inovadores, melhorias na sede, mudança de logomarca, entre outros.

A nova diretoria ficou composta da seguinte forma:

Presidente - Hélio Márcio Campos, Prefeito de Ouro Branco

1º Vice Presidente – Cláudio Antônio de Souza, Prefeito de Congonhas.

2º Vice Presidente – Mário Marcus Leão Dutra, Prefeito de Conselheiro Lafaiete.

Conselho Fiscal Efetivo:

1) Luiz Otávio Gonçalves, Prefeito de Casa Grande.

2) Carlos Roberto de Rezende, Prefeito de Cristiano Otoni.

Conselho Fiscal Suplente:

1)Danilo Rodrigues de Albuquerque, Prefeito de Queluzito.

2) Orlando Amorim Caldeira, Prefeito de Itabirito.

 

Campanha de Natal da ACEOB premia consumidores 

de Ouro Branco e região

Presidente da ACEOB, Péricles D`Ávila Bartholomeu, entregando a chave do veículo para a ganhadora Maria Inês de Oliveira

No último dia 7 de janeiro, foram sorteados os prêmios da Campanha de Natal, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Ouro Branco (ACEOB). Entre os prêmios havia um veículo Renault 0 km. O evento aconteceu no auditório Fernando de Oliveira Silva.

A sortuda que levou o carro 0 km foi Maria Inês de Oliveira, moradora do centro de Ouro Branco. Ela preencheu o cupom na clínica Odontoclin, participante da campanha. Além do carro zero, outros prêmios foram sorteados dentre os 216 mil cupons preenchidos pelos consumidores do comércio local.

domingo, 22 de janeiro de 2023

 

Gerdau renova patrocínio para Campeonato Mineiro de Futebol 2023

 

 Pelo segundo ano seguido a empresa patrocinará a competição estadual

 


Pelo segundo ano consecutivo, a Gerdau, maior produtora brasileira de aço, vai patrocinar o Campeonato Mineiro de Futebol. A iniciativa, que teve início no ano passado e vai se repetir em 2023, reforça a estratégia da Gerdau de valorização do esporte como instrumento de cidadania. A competição terá início no dia 21 de janeiro.

 

“O futebol é, sem dúvida, uma das grandes paixões dos mineiros e mineiras. Essa parceria que fomenta o esporte na capital e no interior do estado reforça a história que a Gerdau vem construindo em Minas há quase quatro décadas. Acreditamos no esporte como agente de transformação social e por isso temos cada vez mais investido nas instalações esportivas mineiras, afirma Gustavo Werneck, CEO da Gerdau.

 

“Vai ser um grande campeonato sem sombra de dúvidas! Nossos clubes estão cada vez mais fortes, fazendo grandes campanhas a nível nacional e continental, o que faz com que nosso torneio cresça em competitividade e em qualidade do produto. E contar com um parceiro como a Gerdau engrandece ainda mais a competição. A parceria foi um sucesso no ano passado e tenho certeza de que em 2023 será ainda mais”, destaca Adriano Aro, Presidente da Federação Mineira de Futebol.

 

Campeonato Mineiro de Futebol de 2023 - Módulo I, oficialmente denominado como Campeonato Mineiro Sicoob 2023, é a principal divisão do futebol de Minas e terá sua 109ª edição. A competição é organizada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) e será disputada por 12 clubes, entre os dias 21 de janeiro e 8 de abril.

 


Formato diferente

Em 2023, o Estadual terá formato de disputa diferente, com as 12 equipes divididas em três grupos. América, Atlético e Cruzeiro serão os cabeças-de-chave. Os times vão enfrentar os adversários das demais chaves em oito rodadas na primeira fase. Ao fim, avançarão às semifinais os três líderes das chaves e o melhor segundo colocado geral. As semifinais e as finais terão jogos de ida e volta.

Um triangular com os últimos colocados de cada grupo vai definir dois rebaixados. O melhor entre os três se salva do rebaixamento.

 

 

Sobre a Gerdau  

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (COe), de 0,90 t de COe por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de COe por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de COe por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

 

Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ouro Branco

 realiza evento na Semana dos Aposentados



terça-feira, 17 de janeiro de 2023

 

Jornal O Alto Paraopeba entrevista nesta edição o Presidente da Câmara Municipal de Ouro Branco



 

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Ouro Branco, José Irenildo Freires de Andrade, conhecido como Lan Andrade, concedeu entrevista ao jornal Alto Paraopeba, onde fala de sua trajetória política e projetos que buscam a melhorar a vida de toda comunidade. Ele está no seu primeiro mandato como presidente e explica como é o trabalho realizado na Câmara.


Quantos mandatos como vereador? Estou exercendo o segundo mandato como vereador de Ouro Branco.

 Em quais comissões você participa? Como eu era presidente, não participava de nenhuma. Atualmente ainda não foi feita as  portarias, designando cada vereador.

 Qual foi o maior desafio como Presidente da Câmara?

Conseguir atender todas as demandas, pois dependemos de alguns órgãos, e por ter sido um ano eleitoral com segundo turno, não conseguimos êxito em todas as ações . Mas fizemos o possível , e neste ano de 2023  daremos continuidade ao trabalho junto aos munícipes para melhor atendê-los.

 Quais foram os projetos aprovados em 2022 de maior relevância para a comunidade?

Foram vários projetos, mas destaco : - PL 130/2022  Autoriza o Poder Executivo a instituir o "Dia Municipal de Combate à Dengue e outras endemias" e dá providências correlatas no município de Ouro Branco, e dá outras providências, - PLO-008/2022: Autoriza o Poder Executivo a instituir o "Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho", como medida de enfrentamento e prevenção à violência doméstica e familiar, nos termos da Lei Federal nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, e do Decreto-Lei nº2.848, de 7 de dezembro de 1940 no Município de Ouro Branco e dá outras providências.

Dos projetos apresentados do vereador Lan na câmara quais estão em vigor?

- PLO-010/2017: Cria no Município de Ouro Branco a “Parada Segura” para mulheres, idosos e pessoas com deficiência em horário noturno no itinerário dos ônibus de transporte coletivo urbano”

-PLO-025/2019, que autoriza a criação do “Programa Municipal de Prevenção ao Suicídio e de Promoção da Saúde Mental” no Município de Ouro Branco. PLO-035/2021 que dispõe sobre a autorização da inserção de Profissionais da Área de Serviço Social e de Psicologia nas escolas Públicas Municipais de Educação Básica no Município de Ouro Branco”.

Ressalto mais dois projetos que foram muito importante com minha co-autoria  que são:

- PLO-026/2022 Autoriza o Executivo a instituir a conceder de forma temporária e em caráter experimental, subvenção econômica para o subsídio tarifário do transporte coletivo urbano de passageiros no Município de Ouro Branco - MG com isenção integral de tarifa para usuário denominado "tarifa zero".

- PRE-007/2022 Projeto de Resolução Cria o programa "Escola Vai à Câmara", destinado à visita de estudantes ourobranquenses, de todos os níveis, á Câmara Municipal de Ouro Branco.

 A ponte inaugurada na rua João Leandro Rodrigues foi um projeto do vereador?

Não foi um projeto, foi uma conversa e solicitação dos moradores do bairro.  Neste caso tive diversas reuniões com o Executivo, para sanar essa demanda, que foi de grande relevância e conseguimos êxito e foi construída uma ponte com matérias que sustentam melhor a passagem da agua e não chegue ao asfalto causando transtornos aos que ali passam.

 O que causou o fechamento de trecho da Estrada Real?

Foi uma erosão causada em uma parte da rua próximo a uma ponte antiga, vale ressaltar que o trecho tem um fluxo grande de trânsito.

 Quais as medidas que serão tomadas para a recuperação da estrada?

Os serviços de manutenção e obras seguem e há máquinas e homens atuando na via, a interdição segue por tempo indeterminado. Estamos fazendo as devidas cobranças e fiscalizando, dependemos também da previsão de tempo, por causa do período de  chuva.

Quais são os seus projetos para 2023?

Fazer o papel de fiscalizar com transparência e ética  buscando sempre a melhoria para a população Ourobranquense.

 Qual sua mensagem para a população de Ouro Branco?

Que as conquistas do nosso município sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós que fazemos o amanhã e que a perseverança é luz que ilumina o caminho para uma cidade cada vez mais justa, agora é trabalhar para continuar avançando!

Trecho da Estrada Real continua interditado 


A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Infraestrutura, informa que segue nos trabalhos técnicos na ponte do Córrego Ferreira, bairro São Francisco, devido ao afundamento de parte da ponte na rua Antônio José Vieira, o que gerou o desvio no trânsito. O trecho segue interditado por período indeterminado, sendo pedido aos condutores que respeitem a sinalização no local.

 Ações técnicas

Há algumas semanas, a PMOB atua no local e a Secretaria de Infraestrutura esclarece que foi identificado um afundamento na cabeça da pista, com a formação de uma cratera. Diante do ocorrido, foi dada ciência dos fatos às autoridades, órgãos ambientais e à Gerdau (pois o córrego corta área de propriedade da empresa tanto a montante quanto a jusante).


Após análises, constatou-se a necessidade de fazer a limpeza do Córrego Ferreira em virtude de um acúmulo muito grande de material e resíduos no leito, contribuindo para a ocorrência de transbordamento, o que compromete a via de tráfego. Nessa semana, foi realizada limpeza parcial de um trecho do córrego à jusante.


 Quanto ao reparo da via, a Secretaria de Infraestrutura esclarece que está sendo realizado Serviço de Sondagem Técnica e avaliação da estrutura da Ponte, para definição da obra a ser realizada no local. Mais uma vez, pedimos aos condutores que respeitem a sinalização no local.

 Informações: Secretaria de Infraestrutura (3) 3938-1049.


domingo, 15 de janeiro de 2023

 

Câmara Municipal de Ouro Branco inicia campanha pedindo aos responsáveis que cuidem das nossas MG’s


Não é de hoje que as MG’s que dão acesso a Ouro Branco apresentam muitos problemas. E a Câmara Municipal, enquanto voz do cidadão da cidade, no dia 6 de janeiro de 2023, uma campanha pedindo ao Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), órgão estadual responsável por estas vias, que faça intervenções de infraestrutura, manutenção e segurança. Com urgência!

O desvio improvisado na MG-443, acesso de Ouro Branco à BR-040, já está fazendo um ano. A MG-030, que também dá acesso à BR-040, está intransitável em muitos trechos devido à ausência de sinalização horizontal e vertical e à pista extremamente danificada. E a MG-129, no sentido que faz a ligação de Ouro Branco com Conselheiro Lafaiete, está com trânsito em meia pista em um trecho por conta de uma enorme erosão, além dos inúmeros buracos na via. E, no sentido que faz a ligação com Ouro Preto, também há problemas com pista danificada e ausência de sinalização.

Ouro Branco - e toda a região - não pode mais esperar por intervenções nestas vias! Inúmeras são as perdas materiais e, muito mais graves, as perdas de vidas. Os vereadores de Ouro Branco já fizeram incontáveis solicitações aos responsáveis, a Prefeitura Municipal outras tantas, mas a responsabilidade é do Estado, que é quem arrecada recurso público para a manutenção destas vias.

A Câmara Municipal, através da sua presidente, vereadora Nilma Silva, está em contato com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais para a realização de uma Audiência Pública na cidade para debater a questão, chamando todos os envolvidos para a busca de soluções.

Câmara Municipal de Ouro Branco: é a voz do cidadão que faz uma cidade para todos.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

 Câmara Municipal de Ouro Branco -MG realiza entrega das Honrarias do ano de 2022



 

Prefeitura de Ouro Branco apresenta o ECOLECIONE

Nessa quarta-feira, dia 28 de dezembro, o prefeito Hélio Campos e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Neylor Aarão, e Equipe da Secretaria fizeram a entrega da premiação as primeiras crianças que encontraram a Figurinha Lendária da Siriema, dentro do projeto do Ecolecione.

A Figurinha Lendária dá direito a uma Ecobeg, sacola retornável personalizada da Secretaria de Meio Ambiente. O Álbum de Figurinhas Ecolecione é um sucesso! Confira a tabela de trocas dos itens recicláveis e faça parte você também!




Como funciona

Seu Álbum de Conscientização Ecológica de Ouro Branco-MG
Aquelas belezas que você traz no coração já podem virar coleção!
A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, apresentou o projeto Ecolecione, um divertido projeto de educação ambiental e valorização cultural de Ouro Branco.
Além de conhecer melhor a fauna, a flora, as paisagens e monumentos da cidade, todos podem contribuir para o trabalho da Associação de Catadores de Materiais recicláveis e Reutilizáveis de Ouro Branco (ASCOB).
Para participar o interessado deve organizar em suas residências materiais recicláveis e procurar os pontos de trocas e trocar pelo álbum e pelas figurinhas, dependendo da pontuação.



No site ourobranco.mg.gov.br você confere a lista de itens recicláveis e a pontuação.

 

Microempreendedores Individuais conhecem linhas de crédito que têm direitos

 

Representantes da ADESIAP, ACEOB E SICREDI

ADESIAP em parceria com o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), a Associação Comercial de Ouro Branco (ACEOB) e o Centro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário (Campe), foi realizado, no dia 16 de dezembro, um bate papo com os microempreendedores da cidade, cujo tema foi: “Linhas de crédito para MEI”. Com intuito de apresentar as linhas disponíveis para empresas que têm esse sistema de enquadramento.

Na ocasião, participou também a empresária Tatiana Martins, que por sua vez é filiada ao Centro de Apoio ao Microempreendedor Individual (Camei).

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

 Alerta Meteorológico no Estado de Minas Gerais

Alerta de chuvas contínuas de intensidade fraca a moderada, válido para as próximas 2 horas.

Municípios:

METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
Araçaí, Baldim, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Bom Jesus do Amparo, Bonfim, Brumadinho, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Caeté, Capim Branco, Casa Grande, Catas Altas, Confins, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Cordisburgo, Cristiano Otoni, Crucilândia, Desterro de Entre Rios, Entre Rios de Minas, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itabirito, Itatiaiuçu, Itaverava, Jaboticatubas, Jeceaba, Jequitibá, Juatuba, Lagoa Santa, Maravilhas, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Ouro Branco, Ouro Preto, Papagaios, Pará de Minas, Paraopeba, Pedro Leopoldo, Pequi, Piedade dos Gerais, Prudente de Morais, Queluzito, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santana de Pirapama, Santana do Riacho, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, São Gonçalo do Rio Abaixo, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas, Vespasiano.




terça-feira, 3 de janeiro de 2023

 

Prefeitura e Emater distribuem Kits de sementes de hortaliças a Produtores Rurais e Hortas Comunitárias

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) distribuíram aos produtores rurais e hortas comunitárias de Conselheiro Lafaiete kits de sementes de hortaliça contendo (repolho, alface, abobrinha, beterraba, cenoura e quiabo), por meio do Projeto Minas sem fome.

 O Projeto Minas sem fome visa influenciar o plantio, controle nutricional, alimentos frescos e variados em nutrientes. Vários kits também foram destinados a produtores participantes dos projetos “Ressignificação de Espaços Ociosos” e “Projeto de Extensão Foco na Produtividade e Desenvolvimento Rural”, ambos desenvolvidos em parceria entre o município e a Faculdade UNA.





Moradora recebe casa reformada



A tarde de terça-feira, dia 21 de dezembro, marcou um importante momento para a família de Rafaela Santos Lopes Ramos, moradora do Centro. Foi realizada a entrega da casa totalmente reformada por meio do Programa Morar Melhor, desenvolvido pela Prefeitura de Ouro Branco.

A família de Rafaela Santos Lopes Ramos, moradora do Centro, aguardava há anos e após análise de perfil socioeconômico e critérios técnicos. O prefeito Hélio Campos e a Equipe da Gerência de Habitação estiveram na residência e conversaram com a família.

 

Programa de telefonia em áreas rurais começa a ser implantado em municípios solicitados pelo deputado Glaycon Franco


Levar tecnologia 4G aos mineiros, com acesso à rede móvel de celular e à internet tem sido a proposta do Programa Alô Minas, do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Na última semana, os moradores do distrito de Japão, em Senhora dos Remédios, foram os contemplados com a instalação de uma torre da Claro, beneficiando mais de 450 pessoas.

 A iniciativa atende à solicitação do deputado Glaycon Franco, mas o avanço é ainda maior. Os municípios de Capela Nova, Conselheiro Lafaiete, Guaraciaba, Ouro Branco, Ponte Nova, Presidente Bernardes, Senhora de Oliveira, Ubá e Viçosa também estão com o projeto em andamento, em fases de liberação de terreno, implementação, construção e energização. Além destas, a cidade de Brás Pires também está no cronograma a partir de solicitação do deputado lafaietense.

 O parlamentar demonstrou satisfação em ver mais uma demanda dos mineiros sendo atendida por meio do seu trabalho. “Tão logo tomamos conhecimento do ‘Alô Minas’, encaminhamos ofícios porque esse é um desejo antigo dos produtores rurais e daqueles que moram longe da sede. O acesso à tecnologia agora abrirá novos horizontes na comunicação dessas pessoas, oferecerá mais segurança às famílias e também permitirá avanços até mesmo em seus negócios”, salientou.

 “A ampliação da cobertura de telefonia celular e de internet permite que as pessoas realizem suas atividades, acessem serviços públicos, empreendam. Esse é o nosso papel. Trazer, cada vez mais, melhorias para as comunidades e para o cidadão mineiro", afirmou a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

 Ampliação -  Considerando os termos de compromisso do Alô, Minas! já assinados entre o Estado, municípios e operadoras de telefonia, o programa está em processo de implementação em 157 localidades e distritos mineiros, com projeção de beneficiar mais de 110 mil pessoas. Até a última sexta-feira, dia 16 de dezembro, 31 antenas já estavam em plena operação.