sexta-feira, 29 de março de 2013

Ford introduz a opção de freio abs para

           A Ford introduziu este ano a opção de freio ABS para toda a linha de caminhões Cargo. O sistema antitravamento (do inglês Anti-lock Braking System) garante o controle do veículo durante frenagens de emergência ou caso uma das rodas escorregue ao passar por uma superfície de baixo atrito, como ruas de paralelepípedo ou com manchas de óleo, aumentando a segurança.

"A grande vantagem do ABS é permitir que o motorista freie e desvie o veículo ao mesmo tempo. É um recurso importante, que pode reduzir a quantidade de acidentes e aumentar significativamente a segurança dos ocupantes, ainda mais num país como o Brasil, com regiões de grande volume de chuvas", explica Silvia Iombriller, supervisora de Freios da Ford e coordenadora do Comitê de Freios da ABNT, que está revisando a norma para caminhões, carros, ônibus e carretas.

            Segundo ela, nos mercados mais avançados o ABS já é item obrigatório nos caminhões há cerca de 20 anos, mas no Brasil ainda existem alguns mitos em torno do sistema, por falta de conhecimento. Entre eles estão a falsa ideia de que o ABS tem uma eletrônica complexa, exige manutenção frequente ou pode comprometer a eficiência do freio caso haja alguma falha.

"Na verdade, o ABS tem um funcionamento relativamente simples, não requer manutenção preventiva e é muito seguro. E tem outra vantagem que os frotistas vão gostar: economiza os pneus, reduzindo o desgaste irregular por travamentos", diz a especialista. "O investimento feito no equipamento é plenamente justificado, principalmente tratando-se de veículos pesados, em que os acidentes envolvem um potencial grande de danos. Sem dúvida, é um grande avanço para o nosso mercado."

Confiabilidade
A Ford desenvolveu e testou o sistema de freio ABS para toda a linha Cargo, que é composta dos modelos leves, médios e pesados e com tração 4x2, 6x2 e 6x4. O processo envolveu simulações virtuais, testes de bancada e testes de rodagem simulando as diferentes aplicações dos veículos, no Campo de Provas de Tatuí, em São Paulo, o único do gênero na América do Sul com estrutura para o desenvolvimento de caminhões. Houve também testes realizados na Europa.

O sistema ABS é formado basicamente por uma central eletrônica, sensores de roda e válvulas moduladoras. Os sensores fazem a leitura individual da velocidade de cada roda e, usando como parâmetro uma roda dentada, informam à central eletrônica se uma das rodas travar. O sistema então aciona as válvulas moduladoras, que controlam a pressão das câmaras de freio para evitar o travamento, de forma pulsante.

O sistema não requer manutenção preventiva e, caso haja qualquer falha, uma luz se acende no painel alertando o motorista para que seja feita a correção. No entanto, isso não traz nenhuma interferência no funcionamento do sistema convencional de freios de serviço.

Prefeituras de Ouro Preto, Ouro Branco e AEA iniciam preparativos para Caminhada da Inconfidência

 Estão a todo vapor os preparativos para a 32ª edição da Caminhada da Inconfidência. E como nos anos anteriores, a parceria entre a AEA, Associação Esportiva do Alto Paraopeba, e a Prefeitura de Ouro Preto é um dos elementos que fazem do projeto um trabalho tão bem feito tornasse- se o cartão de visitas para a região no mês de abril.
Na tarde da última terça-feira (12), o vereador Roberto Leandro, líder de Governo na Câmara de Ouro Preto, o vice-prefeito Chiquinho Xavier e a Secretária de Governo Regina Braga, se reuniram com o presidente da AEA Luiz Ney do Nascimento (Associação responsável pela realização do evento), a vereadora de Ouro Branco Branca de Castilha, além de colaboradores das duas instituições para definir alguns pontos da organização. Entre os assuntos em pauta, a Solenidade de Abertura e definições da parceria, com objetivo de garantir o sucesso das atividades, que a cada ano se tornam ainda mais referência em atrativos turísticos, culturais e esportivos para moradores de Minas Gerais e até mesmo outros estados, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Ouro Preto
A proposta do vice-prefeito de Ouro Preto é apoiar a Caminhada de forma que as comemorações da Semana da Inconfidência, realizadas pelo Governo do Estado, sejam mais inclusivas, proporcionando a participação de munícipes ouro-pretanos. “A ideia é que a população esteja completamente envolvida a este contexto histórico, cultural e, claro, esportivo. Neste período, Ouro Preto passa a ser ainda mais visada em todo o país e os moradores são peça fundamental nesta perspectiva”, afirmou Chiquinho Xavier.
O que o vereador Roberto Leandro completou: “E assim nós vamos mostrando toda uma interação entre as cidades de Ouro Preto e Ouro Branco, que não dividem, mas compartilham estes objetivos”, frisou. “Isso mesmo, temos aí um evento que reúne um incentivo a mais à prática esportiva juntamente com o turismo e assim projetar a força cultural das duas cidades”, reforçou a vereadora Branca.
O presidente da AEA, Luiz Ney, concluiu: “É um projeto que está completando 32 anos. Então, reafirmar esta parceria com a Prefeitura de Ouro Preto é mais um passo para dar a importância que realmente possui. Mostrando a credibilidade de um trabalho desta amplitude”.
Ouro Branco
A Prefeitura de Ouro Branco também já havia se mostrado favorável a ser parceira do projeto. Duas reuniões já ocorreram entre o Executivo Municipal e a equipe da AEA. Na primeira delas, realizada no dia 1º de março, o Secretário de Governo Raimundo Campos Neto recebeu o presidente Luiz Ney, também juntamente com a vereadora Branca, e declarou que para a PMOB é de suma importância firmar parcerias sólidas que tragam benefícios para a cidade e, consequentemente, para a população ourobranquense. 
Em um segundo momento, já acertando pontos estratégicos de divulgação, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura se mostrou solícita a apoiar o projeto de forma a fortalecer a capacidade do município em receber grandes eventos de visibilidade nacional.
A Caminhada
A largada, programada para as 8h do dia 27 de abril na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, é um marco para o evento, quando autoridades, atletas e demais participantes se misturam e tornam-se todos caminhantes à semelhança dos inconfidentes mineiros, para percorrer o mesmo trecho histórico da Estrada Real.
De lá, partem para o Clube Siderurgia da AEA, em Ouro Branco, passando pelas belas paisagens de montanhas, pequenas cachoeiras, trilhas e, por fim, a suntuosa Serra de Ouro Branco. Ao final do dia, os participantes são recebidos com uma confraternização onde recebem medalhas de conclusão do percurso.
Um dos aspectos que atraem participantes de várias idades é o fato de que os caminhantes podem escolher quantos quilômetros irão percorrer, já que a organização oferece veículos de apoio. Durante o trajeto, há pontos de descanso, lanche, e acompanhamento de uma equipe de profissionais da saúde, além do apoio do Corpo de Bombeiros, IEF, DER, Polícias Militar, Rodoviária e prefeituras de Ouro Preto e Ouro Branco. Para participar, as inscrições podem ser feitas através do portal  www.clubeaea.com.br até o dia 31 de março. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Coral cidade dos profetas, da histórica cidade de congonhas, lança cd em homenagem a Lobo de Mesquita

Os sons antigos de Minas estão de volta. Após longas pesquisas e muitos ensaios na cidade histórica de Congonhas, o Coral Cidade dos Profetas lança um CD, feito para homenagear um dos maiores compositores brasileiros do período colonial: José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita (1746-1805). O disco reúne algumas das mais belas obras do artista: a Missa em Fá Maior; Matinas de Sexta-feira – Noturno Nº 2 e Salve Regina. Para marcar a ocasião, o grupo fará concertos gratuitos, sob a regência do maestro Herculano Amâncio, com acompanhamento de orquestra e solistas convidados. O primeiro foi em Congonhas, dia 21 de março, às 20h30, na Igreja de São José Operário. O encerramento acontece em Belo Horizonte, dia 14 de abril, às 16h45, na Igreja Basílica de Nossa Senhora de Lourdes. Todos os recitais serão gratuitos e, ao final, CDs serão distribuídos gratuitamente para o público presente. O projeto é uma realização da Associação Cultural Canto Livre, de congonhas, com patrocínio da Fundação CSN, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Fundado em 1988, por um grupo de pessoas interessadas em aprender música, o Coral Cidade dos Profetas surgiu com a preocupação em aliar arte musical à arte arquitetônica barroca, grande patrimônio da cidade histórica de Congonhas. Ao se especializar na interpretação de música sacra antiga, notadamente a Colonial Mineira, o grupo se tornou um dos principais em atividade a divulgar este inigualável patrimônio imaterial de Minas Gerais. O Coral é mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal Nº 2617/2006, e pela Lei Estadual Nº 19510/2011, oferecendo, gratuitamente, por meio da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos. É reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas. Possui, no currículo, variados projetos como o “Concerto à Virgem Maria e ao Seu Divino Filho”, “Concertos em Homenagem ao Aleijadinho”, “Concertos da Paixão”, “Concertos Natalinos”, dentre outros, sendo o seu mais recente trabalho o “CD Coral Cidade dos Profetas”.

segunda-feira, 25 de março de 2013

A igreja católica aposta na simplicidade

Na última quarta-feira todo mundo parou para ver a eleição do novo Papa. Católicos ou não, todos estavam interessados em saber quem seria o nome do homem que comandará os destinos da Igreja nos próximos anos.

Já no meio da tarde surge o nome. O escolhido era arcebispo Jorge Mario Bergoglio, um argentino que escolheu ser chamado de Francisco. Ele entra para a história como o primeiro latino-americano a ser escolhido para Sumo Pontífice da Igreja Católica. E, ao ser eleito papa, escolheu para si o nome do santo mais “ideológico” da história católica: Francisco, em tributo a São Francisco de Assis.

Este santo que, em sua época, fez uma crítica fortíssima à economia e à ética geral: rejeitou a riqueza como sendo um tipo de vício, rejeitou as vaidades do corpo como sendo imorais, e abraçou a simplicidade e a pobreza – a exemplo de Jesus Cristo – como sendo virtudes necessárias para um mundo melhor e uma vida mais santa.

Espero que a semelhança entre eles não fique somente no nome.  Que ele reconstrua a igreja e mostre ao povo que os dirigentes levam uma vida semelhante á de Cristo. Espero que ele transforme a igreja num lugar de acolhimento e que ela não seja tão tolerante com os próprios erros e mostre a todos que eles perseguem a verdadeira face de Jesus.

domingo, 24 de março de 2013

Prefeitura de Ouro Branco ganha novos computadores

A Prefeitura de Ouro Branco foi contemplada, na manhã desta quarta-feira, dia 13/03, com a doação de computadores, notebooks e impressoras pela Receita Federal. O material foi recebido pela Prefeita Cida Campos, Secretário de Administração Wanderley Severiano, Secretário de Gestão Urbana Adriano Bittencourte pelo Secretário de Governo Raymundo Campos Neto.
No total foram entregues 335 computadores, 37 impressoras, 39 scanners, 40 monitores e 126 notebooks. O Secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, explicou que esta ação conjunta entre os órgãos. “Estou muito feliz com essa parceria. Dessa forma vamos economizar dinheiro dos cofres públicos.”
Os equipamentos foram entregues nas cidades de Ouro Branco, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Para o representante da Receita Federal, Rafael Taveira, essa é uma forma de ajudar quem precisa. “É uma satisfação doar os equipamentos que estão em boas condições de uso, e só foram trocados por necessidade. É importante poder dar essa contribuição.”
O Secretário de Administração, Wanderley Severiano, salientou que os computadores serão distribuídos em breve para os setores da Prefeitura. “Iremos entregar os equipamentos para as divisões que estão mais necessitadas. Dessa forma todos serão contemplados”, disse.
Além dos equipamentos de informática, a Receita Federal também vai entregar ao município duas caminhonetes. “Os veículos serão de grande importância para auxílio à comunidade e os equipamentos vão agilizar o trabalho na Prefeitura. E essa será a primeira de muitas outras parcerias que o município vai fazer com a Receita Federal”, disse a Prefeita Cida Campos.

Funcionários públicos terão aumento de 7%

Os funcionários públicos municipais de Ouro Branco estão satisfeitos com o aumento de salário e ganhos que eles conseguiram durante as negociações do acordo salarial para 2013 com a prefeita Cida Campos.

“Tivemos um avanço e um ganho muito grande sobre alguns itens na negociação salarial. A prefeita teve uma atenção muito especial nesta negociação, ela estava aberta ao dialogo. Os secretários abriram as contas para o sindicato e a negociação foi tranquila. Nem todos os anseios foram atendidos”, explica a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ouro Branco, Kátia Stelamare Gomes.

Ela conta que a prefeitura concedeu um reajuste de 7% nos salários dos servidores.  O Sindicato havia solicitado 12%, contudo os servidores saíram satisfeitos. O valor da cesta básica que era de R$ 100 passou para R$ 200.  “O que nós não ganhamos no reajuste nós conseguimos no vale cesta”, disse a presidente do sindicato.  Os servidores conseguiram também que este benefício seja mantido quando ele se afastar por licença saúde, o que antigamente não tinha.

Quanto ao abono, foi feito um acordo e ele será pago em dezembro. O valor do abono será fechado com o sindicato durante o decorrer do ano diante da arrecadação do município.  Outro ganho foi um salário a mais para todo o servidor que estiver se aposentando. “Estamos discutindo isso há dois anos, sem sucesso e agora conseguimos”, disse.

O Sindicato conseguiu também insenção do vale transporte para os servidores que ganham até R$ 1.500 e 2% de desconto para quem ganha acima. Para os funcionários que trabalham no hospital Raimundo Campos os funcionários que não recebiam adicional de plantão será dado um adicional de 10% no salário. São trabalhadores da limpeza, da cozinha e na lavanderia

Será feito também a redução de jornada de trabalho dos funcionários da educação, começando pelas serventes escolares. “Haverá um estudo para ver o impacto dessa jornada e como isso pode ser feito”, explica. Um outro anseio antigo que será  estudado é o plano de carreira. A prefeita propôs a criação de uma comissão para estudar o plano de carreira, haverá representantes do sindicato, do secretariado, do legislativo e dos servidores.

Além dos ganhos, Kátia ainda comemora outros fatos positivos desta negociação. “Foi a maior participação de funcionários públicos numa assembléia de negociação salarial”, conta.

A presidente do Sindicato lembra dos convênios: Medclim, parceria com a farmácia Droga Med, laboratórios Vila Rica e Carlos Chagas, assessoria jurídica para os associados, convenio odontológico com a Dra. Cheila Carvalho, convenio com a AEA com desconto para os filiados do sindicado, que oferece também serviços de Xerox. A obra de construção da sede própria continua. “É um empenho de toda a diretoria o término da construção”, finaliza.

domingo, 17 de março de 2013

Prefeitura se preocupa com a segurança

A segurança pública é hoje uma das maiores preocupações nas grandes e pequenas cidades. A violência tem avançado muito. E, apesar da obrigação ser do Estado, em Ouro Branco a Prefeitura resolveu atuar para deixar a população mais segura.
Uma das iniciativas foi a parceria entre o CONSEP, Conselho de Segurança Pública e o município. ”A parceria entre o CONSEP e a Prefeitura será muito importante para a segurança da nossa cidade. Vamos poder trabalhar juntos em prol da nossa população”, explica o Secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, responsável pela Segurança Pública.
A reunião aconteceu no Gabinete da Prefeita e discutiu a cessão do espaço físico para o Conselho, além do apoio efetivo da Prefeitura para que o CONSEP funcione de modo efetivo para dar mais tranquilidade para os moradores.
O diretor técnico do CONSEP, Antônio Carlos Osório, explicou que a entidade é formada por pessoas da comunidade e que visa fiscalizar os órgãos que cuidam da nossa segurança. “Nós estamos há muitos anos querendo consolidar essa parceria. E a Prefeita Cida Campos nos deu essa possibilidade. A comunidade vai ganhar muito, já que vai haver uma ação mais efetiva do governo”, diz.
A Prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, também acredita que a parceria vai beneficiar os habitantes da nossa cidade. “Nós queremos contribuir para uma Ouro Branco mais segura e ordeira. E essa parceria em ter o município e o CONSEP vem ao encontro deste objetivo.”

segunda-feira, 11 de março de 2013

Prefeitura realiza 1° Mutirão da Limpeza de 2013

Na próxima semana a Prefeitura de Ouro Branco, por meio das Secretarias de Saúde e Gestão Urbana, realiza o primeiro Mutirão da Limpeza do ano. A mobilização acontece nos dias 5 a 12 de março, e vai contar com a participação de agentes da Vigilância Sanitária, do Departamento de Epidemiologia e da equipe da limpeza urbana.
O mutirão vai acontecer no bairro São Francisco e conta com o apoio popular. “O objetivo é contribuir com a limpeza urbana e conscientizar a população sobre a importância de manter a cidade limpa. Para isso pedimos aos moradores que deixem na porta de casa todo o lixo acumulado, incluindo pneus, móveis e outros objetos. Vamos passar com um caminhão para recolher todo esse material”, explica Adriano Bittencourt, Secretário de Gestão Urbana.
Outro propósito da mobilização é combater a dengue, já que agora é um período propício para encontrar foco positivo do mosquito Aedes Aegypt. A Secretária de Saúde, Marcilene Castro, explica que durante a limpeza também será feita uma campanha de conscientização. “Vamos aproveitar que as pessoas estão descartando objetos para mostrar que alguns recipientes podem armazenar água parada e proliferar a doença.”
O Mutirão da Limpeza, que vai se estender por outros bairros de Ouro Branco, também conta com a ajuda da equipe de tapa-buracos, um trator, um caminhão-pipa e um caminhão caçamba para retirar o lixo e entulho acumulados no bairro.

 

sábado, 9 de março de 2013

Governador vai vetar projeto de desafetação da Serra

O Secretário de Estado Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Adriano Magalhães Chaves, assumiu o compromisso de que o governo de Minas é contrário a qualquer tipo de desafetação em unidades de conservação do Estado, durante reunião com a prefeita de Ouro Branco, Cida Campos, sobre o projeto de lei 3.405/2012 que propõe a desafetação de uma área 850 hectares do Parque Estadual da Serra do Ouro Branco.

Na reunião realizada no dia 27 de fevereiro estavam presentes também o deputado Glaycon Franco (PMN), vereadores Nilma Silva e Charles Gomes, a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Valéria de Melo, e a chefe de gabinete, Darcila.

“Se o projeto for aprovado pela Assembléia Legislativa de Minas Gerais, o mesmo será vetado pelo governador, reafirmou. Para ele, a importância da área é inquestionável por ela ser responsável pela recarga hídrica de Ouro Branco e que contem a maior gruta do quadrilátero ferrífero.

"Estamos otimistas com o resultado da reunião. O governador disse que vetaria o projeto caso seja aprovado. Mesmo assim, não vamos ficar de braços cruzados. Vamos ficar atentos e continuar vigilantes," declarou Cida Campos. Valéria Melo, Secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável acrescentou que foi garantido a audiência pública, mas é necessário contar também com o apoio popular nessa luta.

O deputado Charles Gomes (PMN) afirmou que é necessário preservar a Serra para o futuro da cidade e dos cidadãos. “A importância da Serra é inquestionável e por isso não podemos permitir que ela seja degradada"

domingo, 3 de março de 2013

Atletas da AEA participam da XXIX CORRIDA DA RESSACA

Na manhã de domingo dia17, 23 atletas da AEA completaram o circuito de 7,5Km sob sol forte na cidade de Mariana. Tudo pela paixão pelo atletismo e com o apoio da Secretaria de Esporte de Ouro Branco e da AEA, que incentivam os atletas a participarem de eventos no município e outras cidades da região. “Este foi mais um desafio vencido, com muita garra e persistência de todos!”, declarou com satisfação Selma Flaviana da Paz, coordenadora da equipe de atletismo da AEA.

Prefeitura de Ouro Branco busca melhorias para a iluminação pública

Representantes da Prefeitura de Ouro Branco se reuniram na última segunda-feira, dia 18 de fevereiro, com o presidente da Cemig, Djalma Bastos de Morais, e o Assessor da Presidência Ricardo José Chardel, buscando melhorias para a iluminação pública e para o abastecimento de energia do município.
A reunião foi agendada pelos Deputados Padre João e Rogério Correia atendendo uma solicitação dos poderes Executivo e Legislativo de Ouro Branco.
O encontro teve o objetivo solicitar melhorias para alguns bairros e comunidades rurais de Ouro Branco que enfrentam constantes quedas no fornecimento de energia e na má qualidade da iluminação pública, situações que tem sido motivos de reclamação, dos moradores de diversos bairros, entre eles: Primeiro de Maio, Metalúrgico, Bandeirantes, Centro, Luzia Augusta, Nova Serrana, Belvedere e Amália Rodrigues. Estes bairros têm sofrido frequentes quedas de energia por períodos acima do tolerável.
Representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Ouro Branco levaram para o presidente da CEMIG as dificuldades do setor na cidade. Os deputados Rogério Correia e Padre João ressaltaram a necessidade na melhoria desta iluminação, pois a cidade tem crescido muito devido ao alto índice de investimentos econômico de toda a região do Alto Paraopeba , e do papel que Ouro branco tem na região de receber grande parte dos trabalhadores fruto deste crescimento, devido a sua reconhecida qualidade de vida.
A Prefeita Cida Campos ressaltou que esta situação tem causado na comunidade uma sensação de insegurança. “Eu pedi um levantamento sobre a situação da iluminação na cidade, incluindo áreas urbana e rural. A partir disso, a Prefeitura vai arcar com os custos do serviço executado pela Cemig”, afirma. A Prefeita também tem demonstrado grande preocupação com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, e a segurança é um dos itens prioritários. “vamos tomar todas as medidas para deixar a população mais tranquila”, completa Cida.
O Secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, e de Planejamento e Gestão, Hideraldo Belini, solicitaram ao Presidente da CEMIG, Djalma Morais, informações sobre a possibilidade da construção de uma subestação de energia no município, considerando que o fornecimento de energia da cidade é feito pela subestação localizada no distrito de Joaquim Murtinho, em Congonhas.
Os compromissos assumidos pela CEMIG para Ouro Branco foram:
A curto prazo
• Proceder a troca de todas as lâmpadas que se encontram queimadas e em final de vida útil, objetivando a melhoria da iluminação pública;
• De  apresentarem para  o executivo um orçamento para uma futura troca da lâmpadas que estejam obsoletas;
Ao longo de 2013
• A conversão do ramal monofásico que atende o povoado de Itatiaia  com implantação de dupla alimentação;
• Terminar até Abril de 2013 o aporte R$ 2.100.000,00 ( dois milhões e cem mil reais ) em obras de média tensão na área urbana;
• E até o final de 2013, mais R$ 900.000,00 ( novecentos mil reais) em investimentos;
Até 2017
• construção da subestação de Ouro Branco.