domingo, 27 de março de 2016

Prefeitura intensifica fiscalização contra invasão de área pública

   A Fiscalização da Prefeitura realizou três importantes operações ao dia 11 de março cujo objetivo foi coibir invasões de áreas públicas. As ações ocorreram aos bairros Bela Vista, Campo Novo e Nova Serrana e contaram com o apoio da Polícia Militar e da Defesa Civil.
Muito embora os invasores não tenham sido flagrados às áreas invadidas, a operação restabeleceu a posse dos terrenos, derrubou cercas e moirões construídos ilegalmente, interditou vias abertas a que os invasores pudessem chegar aos terrenos e tampou caixas que haviam sido abertas à construção de obras irregulares.
  A Prefeitura continuará intensificando por toda a cidade a Fiscalização Municipal. Denúncias de invasão e descumprimento dos preceitos estabelecidos ao Código Municipal de Posturas poderão ser feitas por meio da Ouvidoria, presencialmente, por e-mail (ouvidoria@ourobranco.mg.gov.br) ou por meio do seguinte telefone 3938-1036. 


Amistoso de Futebol em Itatiaia

   O Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte realizou amistoso de futebol sábado, dia 12 de março, à comunidade de Itatiaia. A partida reuniu em torno de vinte e duas crianças ao campo da comunidade.
Sol agradável, bela paisagem e a amigável recepção dos moradores de Itatiaia foram incentivos a mais aos jovens garotos do Projeto que foram à comunidade enfrentar a equipe local de garotos.
  A partida foi emocionante e o resultado, elástico, com muitos gols. Itatiaia venceu os garotos do Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte por 05 a 01. Ao próximo sábado, a equipe derrotada terá a sua revanche no Estádio Municipal.     

Transporte coletivo: processo administrativo caminha ao fim

  Paraíso tem menos de noventa dias a sanar irregularidades. Uma comissão especial será formada a inspecionar a empresa e averiguar se ocorreram melhorias
  Ouro Branco enfrenta ao longo dos anos difíceis desafios a se desenvolver e a garantir qualidade e eficácia aos serviços públicos. Em meio aos quais, oferecer adequada prestação ao serviço de transporte coletivo é uma das batalhas travadas diariamente.
  Toldada pela responsabilidade de garantir a adequada prestação do serviço de transporte coletivo, a Prefeitura resolveu em 03 de novembro de 2015 instaurar Processo Administrativo em face à empresa Paraíso. O procedimento visa a averiguar  irregularidades manifestadas por usuários do serviço, dentre outras, inoperação do sistema de bilhetagem eletrônica; atrasos nas linhas; veículos em más condições de funcionamento; ausência de acessibilidade à totalidade dos veículos; elevadores hidráulicos inoperantes e interrupção ao fluxo das linhas em virtude de falhas mecânicas dos veículos. 
  Após instaurado o Processo e estudado os fatos dele constantes pelos membros da Comissão Administrativa reunida a cuidar do procedimento, foi determinado prazo a que a empresa pudesse apresentar seus argumentos garantindo-lhe o direito ao contraditório e à ampla defesa. Deste modo, a empresa apresentou a sua defesa; justificativas tais que foram analisadas pela Comissão Administrativa e por sua assessoria jurídica, esta, disponibilizada pela Procuradoria Geral do Município. Após tal análise, concluiu a Comissão que a empresa Paraíso, ao prestar seus serviços à população, deixa de cumprir responsabilidades que lhe são impostas pelo contrato vigente.
  Com base nesta conclusão e caminhando a oferecer desfecho ao Processo, a Comissão Administrativa destinou relatório parcial à empresa Paraíso determinando-lhe que, ao prazo de noventa dias contados a partir de 24/02/2016, sejam sanadas todas as irregularidades demonstradas ao Processo. Ato contínuo, foi determinada a formação de comissão municipal fiscalizatória da qual constará, dentre outros indivíduos, um especialista em mecânica.  O objetivo desta comissão especial será, ao se aproximar o findar do prazo de noventa dias, fiscalizar a empresa e seus equipamentos a intuito de oferecer laudo técnico do qual deverá constar informações que possam embasar as decisões administrativas a concluir com segurança, legalidade e transparência o procedimento.
  A Prefeitura informa a toda a população que cumpre rigorosamente as determinações legais à condução do Processo Administrativo em face à empresa Paraíso, garantiu todos os direitos à concessionária e conduziu o processo com responsabilidade e transparência. Uma vez promovidas ações que competia à Comissão Administrativa promover até o presente tempo, mantém-se o Poder Executivo aguardando o transcorrer do prazo concedido à empresa Paraíso a que esta possa sanar todas as irregularidades sob pena de, não o fazendo e continuando o serviço a ser prestado de forma inadequada ou deficiente, tendo feito base indicadores e parâmetros constantes no Edital e Contrato, sofrer sansões. Ao transcorrer o prazo, fiscalizada e escutada a empresa e produzido o Relatório Final pela Comissão Administrativa, serão adotadas as medidas necessárias a garantir à população ouro-branquense a utilização de transporte coletivo de qualidade e confiança. 


sábado, 26 de março de 2016

Congregação das Testemunhas de Jeová terá novo salão de adoração

   A congregação do Reino das Testemunhas de Jeová ganhará um novo salão de adoração para reuniões, estudos bíblicos e palestras no início do mês de maio. O terreno já foi preparado e a construção da parte de alvenaria começará a ser feita nesta semana.
  O salão está sendo construído no Bairro Bandeirantes, na avenida Fernão Dias Paes Leme, e terá cento e cinqüenta metros quadrados de área construída, auditório com 116 acentos, banheiros femininos, masculinos e para deficientes físicos. “Quando a igreja estiver funcionando o salão terá acessos para deficientes inclusive no palco do auditório”, segundo José Ribeiro da Cruz, secretário da Congregação.
  A nova casa é um sonho da congregação, que já se reúne há seis anos na casa de José Ribeiro, localizada na rua Cristiano Otoni, nº 50. “É um sonho realizado não só a construção o salão, mas uma congregação funcionando aqui entre o bairro Bandeirantes e o bairro Primeiro de Maio”, explica o secretário.
  O grupo de construção da Congregação está nesta cidade para colaborar com nesta empreitada. Esse grupo se juntou ao mutirão organizado em Ouro Branco. E durante a semana cerca de 80 pessoas trabalham na obra e no sábados o número de pessoas pode chegar a 150 pessoas.  Hélio de Aquino, José Ribeiro da Cruz e Rodrigo Vasconcelos estão a frente da comissão de serviços de Ouro Branco.
  O grupo é muito organizado, é obrigatório o uso dos equipamentos de proteção individual e coletivo, além disso, respeitam o horário de trabalho e de descanso, normalmente as atividades são de 8h às 17h de terça-feira a sábado.
Foi montada uma cozinha na rua Cristiano Otoni, onde pela manhã é servido um café e os trabalhadores fazem uma adoração para Jeová e é realizada uma palestra. Por volta das 10h e ás 15h é servido um lanche na área de construção, ao meio dia é servido um almoço. Além disso, há um jantar para quem for ficar hospedado e para quem for ficar de vigia na obra.
  A congregação do Reino das Testemunhas de Jeová existe em Ouro Branco há 30 anos. O primeiro salão de adoração está localizado no bairro Luzia Augusta, que tem 120 fieis, a segunda está sendo construída no bairro Bandeirantes, que tem 70 fieis. Um corpo de anciões dirige a congregação. No mundo são em torno de oito milhões de fieis em 338 países incluindo ilhas e povos indígenas.
 



Unidos pelo bem!

   No último sábado, dia 05 de março, os moradores, representantes da Prefeitura e do Movimento 2030 finalizaram o reparo dos pontos de ônibus no bairro São Francisco.  Com muita criatividade e disposição, quatro pontos de ônibus foram restaurados, pintados e grafitados por artistas do bairro.
  A ideia que surgiu após uma reunião da Associação Comunitária do bairro, foi realizada nos dias 20, 27 de fevereiro e 05 de março e teve a colaboração voluntária dos moradores e apoio da Prefeitura Municipal que cedeu parte do material utilizado na ação. Os desenhos pintados foram escolhidos através de um concurso realizado com as crianças da Escola Municipal Fernando Félix de Souza.


quinta-feira, 24 de março de 2016

Casa de Música realiza III Festival de Violoncelos com programação intensa

Evento será realizado de 19 a 26 de março de 2016. Violoncelistas de diversas partes do mundo são presença confirmada. Cidade recebe alunos de várias cidades brasileiras, Alemanha e Chile

  A Casa de Música de Ouro Branco realiza em 2016 a terceira edição do Festival de Violoncelos.  Entre 19 e 26 de março, o evento reúne na cidade mineira professores, músicos e 58 estudantes de diversas cidades brasileiras e outros países, como Alemanha e Chile.
   Este ano, a novidade é o I Concurso Internacional de Violoncelos, com duas modalidades:  até 16 anos e até 25 anos. De acordo com Kênia Libânio, coordenadora da Casa de Música, o concurso tem grande importância na formação de jovens músicos. “Não temos muitos concursos de violoncelo no Brasil. Então a oportunidade é única para enriquecer o currículo. Além disso, para nós que organizamos é a chance de descobrir novos talentos”, ressalta.
   O Festival de Violoncelos de Ouro Branco oferece master classes, oficinas e promove recitais e concertos, vários deles com a participação dos alunos e professores. O evento tem a direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto, idealizador do projeto. Pedagogo muito solicitado, Matias é professor de violoncelo na Universidade das Artes de Berlim e na Faculdade de Música de Münster. Realiza extensas tournées pelos EUA, vários países da América do Sul, toda a Europa, Ásia, Nova Zelândia e Austrália, apresentando-se também em importantes festivais.
   Também estão confirmadas as presenças Kayami Satomi (Brasil), Fábio Presgrave (Brasil), Peter Dauelsberg (Brasil), Márcio Carneiro (Brasil/Suíça), Olaf Niessing (Alemanha), Csaba Onczay (Hungria) Abel Moraes (Brasil) e Eduardo Swerts ( Brasil) e conta com a participação da pianista Risa Adachi (Japão) e da a acordeonista Claudia Buder (Alemanha)
 
Programação
 
  A programação do Festival Internacional de Violoncelos de Ouro Branco tem início no sábado, 19 de março, com o concerto que reúne Matias de Oliveira Pinto (violoncelo) e Claudia Buder (acordeão). O repertório  começa com obras do período barroco: Ciacona, de Georg Muffat e as sinfonias  g-Moll, G-Dur, c-Moll e C-Dur, de Johann Sebastian Bach. Em seguida, os músicos apresentam Canto da Nossa Terra, de Heitor Villa-Lobos, ária das Bachianas Brasileiras nº 2, que unem material folclórico brasileiro às formas pré-clássicas no estilo de Bach.  A próxima é Intermezzo, de Isang Yun - um dos mais notórios e controversos compositores clássicos contemporâneos da Coreia do Sul – seguida por Tres Canciones Castellanas, do espanhol de origem basca Jesus Guridi. O repertório segue com Habanera, do pianista e compositor francês Maurice Ravel e será encerrado com Escolaso, do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzola.
   Até sexta-feira, 25 de março, todos os concertos serão às 20h30, no auditório do Hotel Verdes Mares.
   No domingo, 20 de março, se apresenta o UDI Cello Ensemble, de Uberlândia. A orquestra de violoncelos é dirigida por Kayami Satomi. Criado em 2009, o Ensemble inclui em seu repertório obras nacionais e contemporâneas e conta com 30 estreias mundiais, que, em sua maioria, são obras dedicadas ao grupo. Esta é a terceira vez que o grupo participa do Festival de Violoncelos de Ouro Branco.  No programa, obras contemporâneas, como Rapsódia, de Rafael Langoni; Tambatajá, de Waldemar Henrique, com arranjo de Sergei Firsanov;  A Morte da Mata, de Jean Goldenbaum; Adagio, de Samuel Barber e Lago , de Sérgio Roberto de Oliveira. O grupo executa ainda Intermezzo (Cavalleria Rusticana), do italiano Pietro Mascagni, expoente do período musical na ópera conhecido como verismo. Para encerrar, trilhas sonoras de alguns dos filmes mais aclamados dos últimos tempos: Piratas do Caribe, de Hans Zimmer, Titanic Fantasy, de James Hornets e um pout-pourri com arranjo de Clemens Rengier:  Era Uma Vez no Oeste, Simpsons e Missão Impossível.
   A  noite de segunda-feira, 21 de março, tem início com o violoncelista Márcio Carneiro, que dedica o repertório ao mestre da música barroca, Johann Sebastian Bach. O público terá a chance de apreciar a Suíte 6 em ré maior, uma das Suítes para Violoncelo,  considerada uma das obras mais belas do compositor alemão. O concerto de segunda-feira se destaca também pela participação especial de músicos que são também professores do festival, algum deles de outros países: Olaf Niessing, Czaba Onczay, Fábio Presgrave e Nicklas Erpenbach, aluno do Matias Oliveira Pinto em Münster.  Cada um deles se apresenta separadamente com repertório diversificado.
   Já na terça-feira, 22 de março, o festival promove um dos encontros mais sonoros: piano e violoncelo. A pianista japonesa Risa Adachi acompanha os músicos Eduardo Swerts, na Sonata para violoncelo e piano Nr. 2, op.58, do alemão Felix Mendelssohn; o húnguro Czaba Onczay, que volta aos palcos, desta vez para tocar Robert Schumman e Fifthmusic, obra de Camilo Lendvay obra dedicada a Onczay; e Matthias Boutros, com Sonata nº 4 op 102 nº1, de Ludwig van Beethoven.
   Na quarta-feira, 23 de março, será a vez do um repertório dedicado à música brasileira, possibilitando que os participantes de outros países conheçam melhor nossa cultura.  Os violoncelistas Matias de Oliveira Pinto, Fábio Presgarve, Marcio Carneiro, Csaba Onczay e a pianista Risa Adachi apresentam composições de Heitor Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Márcio Tavares, Martinho da Vila, entre outros.
   Na quinta-feira, 24 de março, será realizada a última etapa do Concurso Internacional de Violoncelos, com apresentação dos finalistas. O resultado será anunciado pela banca logo após o concerto.
   Sexta-feira, 25 de março, é a vez do Recital de alunos do III Festival de Violoncelos de Ouro Branco, com programa ainda a definir. O encerramento será no sábado, 26 de março,  com o Ensemble de Violoncelos, formado pelos participantes do festival,. O grupo se apresenta às 20h30 na Capela de Santana do Hotel Fazenda Pé do Morro. No programa,  Sarabande e Gavotte, de J.S. Bach; Entr’acte et Barcarolle, de J.Offenbach,  Sardana, de Paul Casals; Hymnus, de Julius Klengel e Reação em cadeia, de Jônatas Manzolli .
 
As entradas para os concertos são gratuitas.
 
O Festival de Violoncelos de Ouro Branco tem o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais e Programa Música Minas, e apoio do Consulado Geral da República Federal da Alemanha – Rio de Janeiro, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Orquestra Sinfônica de João Pessoa e Instituto Baccarelli.
    Casa de Música de Ouro Branco
A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.
 
Mais informações no site www.casademusica.org

Leilão realizado em Congonhas foi um sucesso

   A Prefeitura realizou na quarta-feira, 9, na Escola Municipal Michael Pereira de Souza, o leilão público presencial de bens móveis, que são considerados inservíveis para o Município. Os lances online aconteceram no site www.jonasleiloeiro.com.br, anterior ao leilão presencial. Cerca de 100 pessoas (físicas e jurídicas) participaram do leilão, arrematando 20 lotes entre eles veículos, peças automotivas, pneus, sucata e outros bens. Estes possuíam alto custo de manutenção, por já estarem velhos. O valor arrecadado foi de R$197.100,00, sendo que o valor avaliado era de R$ 57.250,00.
  O Governo Municipal está investindo em sua frota. Somente este ano havia comprado duas ambulâncias para a rede municipal de saúde e destinado R$ 100.000,00 à Polícia Militar, através de convênio, para aquisição de duas viaturas.
  “Este foi o primeiro leilão realizado nesta Administração Municipal. Foi formada uma comissão com servidores de várias diretorias, como Transporte, Suprimentos, Informática e Patrimônio, que realizaram um levantamento dos bens inservíveis da Prefeitura.  Em seguida, aconteceu a licitação e a empresa Jonas Leiloeiro foi a vencedora”, explica a presidente da comissão, Maria José Teixeira.

sábado, 19 de março de 2016

Caravana de lazer cinco estrelas

  A Caravana de Lazer da Prefeitura é uma das mais bem-sucedidas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer desde a implementação das suas atividades ao princípio do ano de 2013. Ao longo dos últimos três anos a Caravana visitou e revisitou diversas comunidades e bairros da cidade; e, neste sábado, a atividade ficou ainda mais abrilhantada com a presença do príncipe do futebol nacional e do Raposão, mascote do Cruzeiro Esporte Clube.
  O Príncipe - Contando com a valiosa parceria da Prefeitura, a Máfia Azul de Ouro Branco trouxe à cidade um dos maiores craques de futebol nacional: Dirceu Lopes. Dirceu, craque de futebol que vestiu às décadas de sessenta e setenta as camisas do Cruzeiro e do Brasil, veio prestigiar a Caravana de Lazer e lançar o seu livro “O Príncipe: A Real História de Dirceu Lopes”. Enquanto a criançada se divertia nos brinquedos da Caravana, o craque seguia fazendo a alegria dos adultos, autografando o seu livro e tirando fotos ao lado dos apaixonados cruzeirenses. Dirceu foi recebido pelos secretários municipais, de Governo e Comunicação, João Mauro Fernandes (representando a Prefeita Cida Campos); de Esportes e Lazer, Nélison José Alves; pelo Vereador Rodrigo Vieira e pelo Presidente da Máfia Azul Ouro Branco, Guilherme Novais.
  A Raposa - Bandeiras azuis e brancas marcadas por poderosa constelação foram erguidas e tremularam ao vento da tarde. A torcida se agitou e eis que surge ao meio da turba azul e branca, o Raposão. Quando surgiu aquela enorme raposa à Praça das Rotas a população ficou extasiada e daí por diante o mascote grandalhão foi cercado e não conseguiu mais andar. Todos queriam tirar uma foto com o mascote do Cruzeiro.
  Segundo estimativa da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em torno de quatrocentas pessoas compareceram neste sábado à Praça das Rotas a prestigiar a Caravana do Lazer. A criançada cruzeirense, atleticana, americana ou torcedora de outras equipes não perdeu tempo e aproveitou bastante. Além de um príncipe do futebol e de uma enorme raposa, a Caravana levou à Praça cama elástica, pula-pula, piscina de bolinhas, brinquedos infláveis, totó e pingue pongue. A Prefeitura também distribuiu gratuitamente aos participantes da Caravana do lazer pipoca e algodão-doce.
  Arrecadar alimentos à doação é hábito da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. E neste sábado não foi diferente, muita gente prestigiou, muita gente colaborou. Os donativos arrecadados serão separados pela Secretaria de Promoção Social da PMOB e, após, destinados às famílias carentes da cidade.
  A tarde de sábado se finda estrelada, especial, uma tarde de muita festa, alegria, a criançada cansada de tanto brincar e o torcedor exausto de tanto andar atrás do mascote e do Príncipe a tirar aquela valiosa selfie.


Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte homenageia alunos destaques

  A prefeitura de Ouro Branco através da Secretaria de Esportes homenageou na tarde desta quinta- feira, 03 de março, os alunos destaques do Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte. A solenidade que contou com a presença dos pais dos alunos participantes do projeto, teve como principal objetivo reconhecer e motivar a participação da família no dia a dia dos alunos. “Estamos aqui para formar cidadãos de bem e a presença dos pais é fundamental nesta formação”, afirmou o Secretário de Esportes Nélison José Alves (Nélinho).
  Hoje o projeto conta com sete modalidades de esportes (Futsal, karatê, voleibol, handebol, Taekwondo, basquete e xadrez) e atende crianças e adolescentes de 6 à 17 anos de forma gratuita, tendo como único requisito que o interessado esteja matriculado em uma escola, seja estadual, municipal ou particular.
Para Maria Moreira, mãe dos alunos Caio Mendes de 08 anos e Sabrina Mendes de 10 anos, o projeto é um grande ganho para a cidade. “Além dos meus filhos, faço questão de trazer os filhos dos vizinhos para participarem das aulas, faço o possível para estar presente em todos os treinos”.
  Todas as crianças e adolescentes matriculadas no projeto recebem material apropriado para a prática do esporte e são treinadas por professores formados. “No ano de 2015 distribuímos 22 kimonos para os alunos mais assíduos e que tiveram melhor desempenho na escola. Além de material como bolas, cones, tatames, também disponibilizamos uniformes novos para competição de campeonatos.” Conclui Nelinho.
 
O Projeto
O Projeto Formando Cidadãos Através do Esporte foi criado no primeiro dia de mandato da atual gestão da Prefeitura e sempre teve como principal objetivo colaborar com a sociedade ourobranquense, formando cidadãos de bem para a comunidade, ensinando durante as aulas noções de civilidade, boa educação e respeito ao próximo. Em 2013, foram 250 alunos atendidos; em 2014, 350 e em 2015, 410 participantes. As aulas são realizadas no CREOB (OBEC – Ouro Branco Esporte Clube).
Como Participar
Para participar do projeto basta que o responsável pela criança compareça na Secretaria de Esportes e Lazer, no Anexo I da PMOB e apresente o atestado médico e a declaração escolar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3938- 1023.

domingo, 13 de março de 2016

Congonhas recebe dois carros para a saúde

  O prefeito Zelinho recebeu em seu gabinete o deputado estadual, João Alberto Paixão Lages (PMDB), na última quinta-feira, 10. Em seguida, aconteceu a entrega oficial de dois veículos que o parlamentar conseguiu junto à Secretaria de Estado de Saúde, através de emenda parlamentar para Congonhas. Os dois carros já estão sendo utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde para transportar pacientes que vão fazer tratamentos em outras cidades como Belo Horizonte e Barbacena.
  Participaram do encontro ainda o vereador Hemerson Ronan Inácio, Mércio (PSDB), o secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Christian Souza Costa, que são os contatos do deputado no Município, além do secretário municipal de Administração, Sandro Cordeiro, e dos assessores do deputado.
  "Esta é uma prova do nosso compromisso com a cidade, que nos dedicou 869 votos, e apenas o início de nossa parceria", afirmou João Alberto. Christian Souza Costa, que além de secretário, é presidente do PMDB local, lembrou que o deputado estadual colaborou muito para a liberação do Aterro Sanitário, em atividade desde fevereiro deste ano.

Ouro Branco recebe América Mineiro e Palmerias nesse final de semana



Barril de pólvora

  Devido aos acontecimentos políticos da última semana -principalmente, a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava-Jato- foram marcados protestos contra e a favor do governo para este domingo, dia 13 de março.  Em alguns locais esses protestos estão sendo convocados com um tom de revolta, brigas e até guerras. De um lado estão os grupos que preparam manifestações contra o governo, do outro lado, militantes petistas e os aliados prometem reação. Um barril de pólvora pode explodir a qualquer momento.
  Apesar de sempre apoiar movimentos reivindicatórios, acho que neste caso, os protestos estão com um tom muito agressivo nos dois lados, o que pode provocar muitas brigas e prejuízos para os próprios manifestantes.   Ao meu ver, não é desta forma que vamos resolver os problemas do Brasil, pelo contrário, depois destes protestos, os problemas podem até mesmo aumentar.
  A situação está tão perigosa que até mesmo os próprios políticos estão pedindo cautela, por parte dos participantes. Por isso, peço a todos vocês que estão se programando para comparecer a um dos pontos de protestos, que evitem brigas, mesmo que esteja sendo provocados, não retruquem. Melhor do que ganhar uma guerra e evitá-la.

sábado, 12 de março de 2016

Prefeitura realiza prestação de contas quadrimestral

   Na tarde da última segunda-feira, dia 29 de fevereiro, a Prefeitura de Ouro Branco realizou a Prestação de Contas Quadrimestral do município.
  O evento contou com a participação da Prefeita Cida Campos, da vereadora Nilma Aparecida Silva, comunidade de Ouro Branco, Professores e Diretores das Escolas de Ouro Branco, Secretários Municipais, entre outros. Durante o evento foram apresentadas as finanças, receitas, despesas e principais projetos desenvolvidos pela Prefeitura.
  Informações sobre a Prestação de Contas podem ser obtidas pelo e-mail financas@ourobranco.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3938-1027.

Prefeitura de Ouro Branco recebe nova ambulância

   A Prefeitura de Ouro Branco, através da Secretaria de Saúde, recebeu nesta segunda-feira , dia 29 de fevereiro, a chave de uma nova ambulância de simples remoção, para o Hospital Raymundo Campos .
  O veículo, doação do governo do Estado através da Secretaria de Estado de Saúde(SES), foi encaminhado para nossa cidade por meio de indicação e interveniência do Deputado Glaycon Franco, e irá reforçar o Sistema Municipal de Transporte em Saúde, responsável por garantir o deslocamento de pacientes para a realização de exames e consultas especializadas fora de seu domicílio
  As ambulâncias são equipadas com maca de alumínio e cilindro de oxigênio .

sexta-feira, 11 de março de 2016

Palestra esclarece lei eleitoral


  Vereadores em exercício, pré-candidatos para o próximo pleito eleitoral municipal e moradores de Ouro Branco participaram da palestra sobre a reforma eleitoral em vigor no país e o papel dos partidos políticos em um País democrático, que foi ministrada pela advogada e professora Edilene Lobo, no dia 25, vereadores, na Câmara Municipal.
  De acordo com a palestrante, as mudanças trarão mais transparência nas prestações de contas, e determina como os candidatos farão sua campanha no rádio, na televisão e nas ruas. A lei é 13.165/2015 altera as leis 9.504/97 e 9.095/95. “Antigamente os partidos é que decidiam o valor da campanha dos candidatos, agora é o tribunal Superior Eleitoral que decide o limite dos gastos dos candidatos em cada município”, ressalta.
  Em Ouro Branco o candidato poderá gastar na sua campanha para prefeito aproximadamente R$ 167.472,00 e para a campanha para vereador R$ 34.529,00. Os candidatos deverão registrar todas as doações até 72h, depois de ter recebido a doação. As pessoas jurídicas como empresas não poderão fazer doações para a campanha dos candidatos a pessoa física poderá fazer doação dentro de um limite. É proibido bonecos, estandarte, cavaletes, out door, faixas e assemelhados ou mesmo escrever nos murros. Contudo, os carros de som poderão anunciar os candidatos com até 80 decibéis (escala de medida do aparelho de som) entre outras restrições.
  O assunto é extenso e merece a atenção de todos. No site do TSE: www.tse.jus.br estão todas as resoluções que regulamenta as eleições para 2016
  Adriana Ramos da assessoria de comunicação da câmara municipal aprofundou o assunto sobre as campanhas nas redes sociais como os candidatos deverão se apresentar e os infratores serão punidos de acordo com a lei.




MM Gerdau registra recorde de público em 2015

  Em 2015, mais de 100 mil pessoas participaram das atrações interativas, musicais, culturais e educativas promovidas pelo MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. No mês de dezembro, o MM Gerdau recebeu mais de 15 mil visitantes, o que corresponde a um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2014. O museu promoveu diversas atividades culturais no final de 2015 e, por isso, estendeu seu horário de funcionamento para atender o público com mais comodidade e conforto.
  O ano de 2015 marcou ainda a inauguração do novo espaço do Café do MM Gerdau, que reúne gastronomia e artesanato em um empório, com sabores e produtos que ressaltam a tradição mineira. Além de oferecer deliciosas opções para o almoço e happy hour, o espaço também é um ponto de encontro para os amigos, com opções de cervejas artesanais, cafés especiais e quitutes. Desde a abertura ao público, em 2010, mais de 455 mil pessoas visitaram o museu, que destaca as duas principais atividades econômicas de Minas Gerais: mineração e metalurgia.
  Com 18 salas e 44 atrações, o MM Gerdau abriga um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Usa recursos tecnológicos para destacar, de forma lúdica e interativa, a importância dos metais e minerais no cotidiano das pessoas. Além disso, marca a relação entre a história e as expressões culturais de Minas Gerais com a riqueza de seus recursos naturais. O Museu foi aberto ao público em 22 de junho de 2010 e desde 1º de dezembro de 2013 está sob a gestão da Gerdau, líder no segmento de aços longos das Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais no mundo.
  O MM Gerdau integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e ocupa o antigo edifício da Secretaria de Estado da Educação, inaugurado em 1897 e tombado pelo Iepha/MG. O projeto de ampliação e adequação do prédio é do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. A museografia é assinada por Marcello Dantas. O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal tem o certificado de excelência do TripAdvisor e foi a primeira instituição museológica do Brasil a receber a certificação do Instituto Herity em gestão da qualidade do patrimônio cultural.

República sob ameaça

  Por 10 votos a 0, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu  na última  quinta-feira (3) denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha(PMDB-RJ) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é acusado de exigir e receber ao menos US$ 5 milhões em propina de um contrato do estaleiro Samsung Heavy Industries com a Petrobras. Com a decisão, Cunha passa a ser réu na primeira ação penal no Supremo originada das investigações da Operação Lava Jato. Os ministros não decidiram se Cunha deve se afastar do comando da Câmara. Um pedido de Janot para que ele seja afastado da presidência e do mandato de deputado será julgado pelo Supremo em data ainda indefinida.
  Um dia antes, após uma série de adiamentos, o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (2), com placar apertado, o relatório preliminar que pede a continuidade do processo disciplinar com pedido de cassação do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Com isso, o pemedebista vai ser investigado por quebra de decoro por ter ocultado contas bancárias no exterior. Aprovação por 11 a 10 se deu após desempate do presidente do conselho, após relator retirar do texto trecho que mencionava recebimento de propina.
  Na quinta-feira, dia 3, o ex-senador Delcídio do Amaral (PT-MS), preso em novembro sob acusação de tentar atrapalhar as investigações sobre a corrupção na Petrobras, fez um acordo de delação premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato. E o conteúdo da delação atinge tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a presidenta Dilma Rousseff, ambos do PT. Uma espécie de vingança, uma vez que Delcídio atribui ao ex-presidente Lula sua própria prisão. O senador afirma que teria partido de Lula a ordem para tentar subornar Cerveró e que o objetivo era evitar o comprometimento do pecuarista José Carlos Bumlai, homem próximo a Lula.
  Todas essas informações me deixa atordoado, uma vez que, mesmo querendo que todos os corruptos saiam do governo, sejam eles de qualquer partido, vejo que os líderes dos maiores poderes –executivo, câmara e senado- estão em guerra e isso deixa o Brasil descoberto e a república ameaçada. Tenho muito medo do desfecho desta história. Deixando para traz, a guerra dos partidos, temos que nos preocupar com o Brasil e com o futuro do nosso povo.

domingo, 6 de março de 2016

Mais um golpe contra o povo

  O povo brasileiro sofreu mais um golpe na semana que passou e este golpe veio, mais uma vez, de nossos políticos. O que aconteceu na noite de quarta-feira, 24, foi lamentável. O projeto do senador José Serra (PSDB-SP) pretende retirar da Petrobras a condição de operadora única do pré-sal. O “substitutivo” do senador Romero Jucá (PMDB-RR), aprovado pelo Senado, fez exatamente isso: retirou da Petrobras a sua condição de operadora única. Assim, o “substitutivo” substituiu seis por meia dúzia.
  Se o objetivo era acelerar os investimentos no pré-sal, bastava flexibilizar o percentual de participação mínima da Petrobras (30%), como defendeu a emenda apresentada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Aparentemente, isso não bastava. O fato é que a garantia legal esfumou-se. Era isso que se queria. Esse objetivo maior foi alcançado.
  E isso é trágico. Ter a nossa empresa estatal, um orgulho nacional, como operadora única do pré-sal não é apenas importante para a Petrobras. É fundamental para o Brasil. No regime de concessão, que impera ainda no pós-sal, o petróleo deixa de ser propriedade do país, assim que ele entra na broca da empresa concessionária, que faz com ele o que quiser. No regime de partilha, o país mantém a propriedade do óleo, mesmo depois de ele ser extraído.
  Argumentaram, por exemplo, que a Petrobras não pode explorar o pré-sal a contento porque está endividada. Ora, todas as empresas de petróleo e gás estão atualmente, em maior ou menor grau, endividadas e passando por crises. A dívida da Petrobras foi ocasionada pelos investimentos que ela teve de fazer no pré-sal e por fatores cambiais amplamente conhecidos. Não tem nada a ver com corrupção, que deve ser um assunto a ser tratado em delegacias de polícia, não nas estratégias econômicas do País.
  Porém, ao se retirar da Petrobras a condição de operadora única, se retira também essa garantia fundamental e se investe em sua fragilização e em sua possível privatização. Mas a questão essencial aqui não é simplesmente proteger a Petrobras. É proteger os interesses do Brasil. A participação da Petrobras no pré-sal deve ser assegurada e protegida porque isso é crucial para o desenvolvimento brasileiro.
  Ainda há tempo de se corrigir esse erro, na Câmara, nas ruas e no debate público. Mas é preciso se apressar: o futuro do Brasil está se decidindo agora, em projetos como esse. A restauração neoliberal já está em curso. Precisamos, todos nós, escolher nosso lado. E o povo brasileiro precisa saber o que estão decidindo em seu nome. O povo brasileiro precisa saber que estão rifando seu futuro.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Prefeitura Municipal de Ouro Branco realiza o I Seminário do Trabalho

   Aconteceu na quarta – feira, dia 17 de fevereiro, no auditório do Colégio Municipal Pio XII, o I Seminário Municipal do trabalho. Com o tema “Jovem Aprendiz”, o encontro teve como principal objetivo esclarecer todas as dúvidas existentes sobre o assunto, além de sensibilizar empresas e jovens para o sucesso cada vez maior do programa, gerando assim mais oportunidades para todos.
  O Seminário contou com a presença da Gerente regional do Ministério do Trabalho e emprego, Dra. Edna Aparecida Campos, do Presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Afrânio José Guedes Filho, da coordenadora do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e proteção ao Adolescente e Servidora do Mistério do Trabalho e Emprego de Minas Gerais, Elvira Mirian Veloso Melo Cosendey, além dos depoimentos do Diretor do SENAI Ouro Branco, Sr. Wellington Martins Ribeiro da Silva e da Analista de Recursos Humanos da VSB Thássia Pessamilio Carneiro.

Agentes realizam palestras sobre o combate a dengue em Ouro Branco

   Para fortalecer as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya, os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários da Secretaria Municipal de Saúde estão promovendo palestras nas Escolas, Empresas e Entidades de Ouro Branco. Com o objetivo de conscientizar toda a população, os palestrantes orientam sobre o funcionamento do ciclo biológico do mosquito, como a dengue é transmitida, sintomas, soluções de combate ao foco, entre outras informações importantes para impedir a propagação do mosquito.
  “É importante informar à população que os Agentes de Endemias e Agentes Comunitários continuam visitando as residências em busca de possíveis focos. Porém, precisamos agora é da participação da população, recebendo nossos agentes e realizando vistoria pelo menos uma vez por semana em suas casas”, comenta Marcelo T. Claret, coordenador de Endemias.
  As palestras já foram realizadas nas Escolas José Francisco Nogueira e Levindo Costa Carvalho, além do SENAI, Gerdau e Comunidade do São Francisco.
Mais informações pelo telefone 3938-1164.