terça-feira, 29 de dezembro de 2015

FAN BH comemora 20 anos com uma das suas maiores e mais significativas edições

Fonte: Festival de Arte Negra
Entre os dias 25 e 29 de novembro, Belo Horizonte tornou-se a capital da cultura e arte de matriz africana. A celebração dos 20 anos do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte (FAN BH) aglutinou artistas, produtores, pensadores e público de todas as partes da cidade em um verdadeiro “Encontro” – tema que norteou toda a programação do evento – da multiplicidade da arte e da cultura negra. O evento recebeu cerca de 90 mil pessoas nos cinco dias de festa, com programação compartilhada em diversos espaços – Parque Municipal, Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, CCBB, Memorial Minas Vale, Teatro Marília, Teatro Francisco Nunes, Sesc Palladium, Academia Mineira de Letras, Biblioteca Infantil e Juvenil, Centro de Referência da Moda, dentre outros.
  Foram 29 espetáculos musicais, 17 apresentações teatrais, 9 exposições, Encontro Literário, Feira de Livros, 7 debates, 7 oficinas, 35 exibições de filmes, 5 intervenções urbanas,cerca de 40 empreendedores de moda, arte, artesanato e beleza no Ojá, e 15 líderes religiosos de diferentes crenças ligados às religiões de matriz africana, católica, evangélica, muçulmana e judaica, que participaram do Ubuntu – Encontro da Diversidade Religiosa. O FAN BH reuniu cerca de 120 atividades ligadas a arte e cultura negra, que contaram com a participação de mais de 500 artistas, palestrantes e ativistas. Além disso, envolveu cerca de 150 profissionais, a maioria negros, entre gestores, técnicos, produtores e equipe de apoio.
  O FAN BH foi criado em 1995, no tricentenário de Zumbi dos Palmares, com o objetivo de dar visibilidade à vigorosa produção cultural dos povos africanos e seus descendentes. A oitava edição celebrou seus 20 anos de existência em um momento icônico, ocorrendo justamente no primeiro ano da Década Internacional dos Afrodescendentes, cujo período é de janeiro de 2015 a dezembro de 2024. Trata-se de uma resolução da ONU, firmada em Assembleia Geral no ano de 2013, cujo objetivo consiste em promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.


segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Victor e Adriane se casaram em cerimônia emocionante

  O dia 14 de novembro marcou a vida do casal Victor Ramati e Adriene Basílio Ramati. Eles se casaram em emocionante cerimônia e celebrada pelo Pastor Elias, na Igreja Presbiteriana, do bairro Centro, em Ouro Branco. Todos os detalhes da cerimônia foram cuidados pessoalmente pelos noivos.
  Com um vestido branco moderníssimo, a noiva exuberante entrou na Igreja pontualmente ás 20h10 e os convidados, assim como todos os familiares, não seguraram a emoção quando o pai da noiva Pedro Basílio entregou sua filha ao noivo. Algumas pessoas não seguraram as lágrimas.   Entre os mais de 370 convidados estavam parentes e amigos, os noivos escolheram sete casais de padrinhos para cada lado, todos familiares e amigos. Todos eles viram os noivos solteiros pela última vez, casados pela primeira vez e os-verão felizes para sempre.  Os pais do noivo Itamar de Oliveira Moreira e Ubiranice de Oliveira e os pais da noiva Pedro Basílio e Fátima Basílio, e todos os outros familiares que se conhecem há mais de 10 anos, uma vez que as duas famílias professam a mesma fé, ou seja, pertencem a mesma igreja, onde aconteceu o casamento. Os noivos se conhecem há mais de dez anos, desde quando eram crianças, contudo namoravam somente há cerca de dois anos e em seguida decidiram se casar e compartilhar toda a sua vida.  








quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Foi porque eles eram negros

  Já passou semanas, mas ainda estou indignado com o assassinado dos cinco jovens, que tiveram o carro metralhado por policiais no Rio de Janeiro, no sábado passado.  Além da indignação, também tenho a certeza de que eles morreram porque eram negros. Se fossem brancos, a polícia não tinha agido daquela forma. Em nossa sociedade a cor da pele define se a pessoa vale ou não alguma coisa.
  Apesar de a imprensa ter divulgado que dois deles já tinha passagem pela polícia, eles não eram procurados e saíram de casa para fazer um lanche para comemorar o primeiro salário que um deles tinha recebido e tinham programado de ir à praia domingo quando foram surpreendidas pelas dezenas de tiros disparados por policiais militares. A crueldade foi tamanha que a família de Wilton, que é uma das vitimas, chegou ao local e o encontrou ainda agonizando, mas os policiais não deixaram que eles socorressem o rapaz porque não poderia alterar a cena do crime.
  Além disso, as primeiras testemunhas que chegaram logo após o crime dizem que os policiais tentaram forjar um auto de resistência. Disseram que não poderia alterar a cena do crime, mas pegaram a chave do carro, abriram a mala do carro e colocaram lá dentro uma pistola de mentira. Eles não eram criminosos e mesmo se fossem, os jovens de Costa Barros não podiam ter sido fuzilados. Estavam desarmados, não ameaçaram os policiais. Tinham de 16 a 25 anos.
  O racismo brasileiro é tão grande que num primeiro momento, o comando do 41º BPM emitiu nota informando que apenas tinha aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) para esclarecer as circunstâncias da ocorrência. Ficou parecendo que matar negro no Brasil não é crime.  Somente dias depois e por pressão da sociedade é que os policiais foram presos. Fiquei triste ao observar como demorou a cair o comandante do 41º Batalhão da PM, ao qual pertencem os policiais. Para mim só tem uma certeza, eles morreram porque eram negros.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Cunha rasga a Constituição

  Diante da movimentação de deputados petistas pela aceitação do processo que pedia a cassação de Eduardo Cunha no Conselho de Ética, o presidente da Câmara anunciou, com toda a pompa e com direito a show midiático, que deu prosseguimento ao pedido de impeachment contra Dilma.
  Para alguns juristas, Eduardo Cunha rasgou a Constituição Brasileira e não é a primeira vez que ele fez isso. Já faz algum tempo que estamos assistindo, de forma passiva, as manobras deste político que não é fiel á democracia.  Ele é réu da Justiça, formalmente acusado pelos crimes de corrupção, evasão fiscal e lavagem de dinheiro. Cunha é um representante dos "podres poderes" que ao longo do último ano impôs ao Congresso uma agenda de atraso civilizatório, perda de direitos, conservadorismo, ódio, preconceito, machismo e agora coloca o país à beira do abismo institucional apenas por necessidade própria.
  Mas ficou claro para todos que a indicação do impeachment da Presidenta Dilma foi uma chantagem, uma vez que não existe um único fato jurídico ou criminal que justifique a abertura de um processo de tamanha importância como um impeachment, o que estamos presenciando é a instalação de um golpe histórico movido por puro ódio, rancor e vingança. Diferentemente da Presidenta, Eduardo Cunha está sim acusado de gravíssimos crimes e por meio de sua chantagem, ele assinou seu atestado de culpa e mau-caratismo diante de todo um país.
  Se alguém ainda precisava de provas de apreço de Cunha pela democracia, esse é o indício mais profundo de que, para conseguir o que deseja, Cunha joga suas cartas de acordo com seus interesses. Ao fazer isso, ele entrará para a história política brasileira como uma das personalidades mais maquiavélicas que já pisaram o nosso parlamento. Não há muito a se esperar de uma personalidade que não hesita em mentir, chantagear, ameaçar, ocultar, usar o cargo em benefício próprio e tomar o Executivo, o Legislativo e a República toda de reféns para salvar sua própria pele.
  Estou extremamente indignado, como todo brasileiro e toda brasileira deveriam estar nesse momento, independentemente de minha opinião sobre o governo da presidenta Dilma Rousseff. Sim, independentemente disso. Neste momento não é o governo Dilma que está em discussão. O impeachment é um remédio drástico, só aplicável em última instância, quando existe crime de responsabilidade. E não é o caso.
  Cunha e seus aliados não podem usar a insatisfação do povo com o atual Governo (em parte, muita por causa dele e de seu partido) para que se aceite um claro golpe contra a democracia. Sinceramente ainda tenho a esperança que á área progressista do Congresso se una para lutar pela democracia e contra o golpe.  Que o tiro saia pela culatra.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Encontro prepara profissionais de reserva

   No dia 20 de novembro do corrente, foi realizado o 7º Encontro do Programa de Preparação para a Reserva (PPR), no Restaurante Pé da Serra em Itaverava, onde foi exibido e discutido o filme "Um Sonho de Liberdade", dentro da programação realizada pela capitão Rosemary dos Santos Peixoto.
  Na ocasião esteve presente a tenente Grasiela Monteiro Diniz, que fez a entrega de um Certificado de Reconhecimento de Bons Serviços Prestados a PMMG em especial ao 31º BPM, ao segundo sargento Paulo Henrique Alves, que foi transferido para a Reserva Remunerada.
  No mês de dezembro, durante a confraternização natalina, compartilharão também os familiares de cada participante.


domingo, 6 de dezembro de 2015

Feira Artes e Sabores reúne comidas típicas, artesanato e boa música em Itatiaia

  No dia 15 de novembro, foi realizada a primeira Edição da Feira Artes e Sabores, em Itatiaia. O evento é uma parceria entre os moradores da comunidade de Itatiaia e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretário Paulo Vieira.
  Nessa primeira edição foram montados stands para exposição do artesanato e culinária local, além das apresentações dos grupos dos Projetos de Extensão do IFMG, BatucArte e Mil Vozes, sob a coordenação da Professora Marie.

sábado, 5 de dezembro de 2015

“Black fraude”

  No dia 27 de novembro, o comércio dos Estados Unidos promoveu o grande e famoso evento denominado Black Friday. Este acontecimento é muito aguardado pelos consumidores daquele país. Sua duração é de apenas um dia e todos os anos acontece sempre na última sexta-feira do mês de Novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças.  Várias histórias narram o surgimento deste evento, uma delas se refere à forma como os comerciantes americanos representavam os números de suas finanças. Vermelho quando atravessavam um período de vendas em baixa e preto quando os números começavam a melhorar.
  Na tradução correta Black Friday é sexta-feira preta, isso porque as portas se abrem após a meia-noite. Outras lojas costumam abrir às 04hs da manhã. Mas antes disso, é comum ver longas filas de pessoas aguardando horas. E quando as portas se abrem as pessoas realmente perdem o controle e saem em disparada, por que os preços estão realmente muito abaixo do mercado.
  A promoção com o mesmo nome já foi adotada em outros países, como Reino Unido, Austrália, México, Romênia, Costa Rica, Alemanha, Áustria e Suíça, e introduzida no Brasil há cerca de cinco anos. Mas aqui, as coisas são um pouco diferentes. Após primeiras edições, o dia de descontos ganhou má fama e o apelido de "Black Fraude", em que "tudo é vendido pela metade do dobro". Isso porque foram feitas muitas denúncias de lojas que aumentaram seus preços antes da data para depois conceder "descontos" em que o valor cobrado era igual ou até superior ao preço normal.
  Até mesmo a criação de lojas virtuais falsas para enganar o consumidor. Somente o Procon-SP listou 450 sites a serem evitados por consumidores por terem sido alvo de reclamação e não responderam à notificação, ou seus responsáveis não foram encontrados;
  A situação é tão escandalosa que para este ano, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou o selo "Black Friday Legal", que sinaliza que a loja se comprometeu à cumprir um código de ética que proíbe a maquiagem de preços.
  Por isso, caso você esteja querendo comprar alguma coisa durante a Black Friday brasileira, pesquise o histórico de preços de um produto em determinada loja por meio dos sites de busca de preços.  Tenha em mente que muitos dos produtos do site não estarão em oferta. Aqueles com preços promocionais são anunciados pelas lojas. E por fim, cuidado porque muitos comerciantes estão precisando recuperar as vendas perdidas durante o ano e podem estar querendo fazer isso neste momento.

Rádio Congonhas completa 54 anos no ar

  O governo municipal parabeniza a Fundação Rádio Difusora de Congonhas pelo aniversário de 54 anos, comemorado no dia 19 de novembro de 2015.  Por ser a história viva da cidade, enfrenta desafios, resgata injustiças, incentiva atividades culturais, esportivas e sindicais. Denuncia, objetivando sempre promover a formação da consciência política e social da nossa gente. Desenvolvendo-se e se modernizando, a emissora iniciou suas atividades em 19 de novembro de 1961 com apenas 1KW, de potência em Onda Média. Posteriormente, foi autorizada também a funcionar pela Onda Tropical com 1KW.
  O prefeito Zelinho deixa nesta data sua mensagem para toda a família da Rádio Congonhas: “É com muita alegria que felicito a Igreja Católica, todo o corpo de funcionários e os ouvintes, entre os quais me incluo, pela passagem deste aniversário. Esta emissora cumpre papel importante de integração de nossa comunidade, informando, abençoando e entretendo a cidade. Agradeço o espaço que a rádio concede ao Governo Municipal nas manhãs de segunda-feira para mantermos um diálogo direto com o cidadão congonhense. Parabéns, Rádio Congonhas”.
  Criada sob a inspiração de Dom Oscar de Oliveira, a Rádio Congonhas AM (1020 khz) fomenta, ao longo de sua existência,  a fraternidade, a justiça, a cultura, o lazer e as transformações sociais.
  Através da Lei 483 de 10 de agosto de 1970, a Rádio Congonhas foi declarada como entidade de Utilidade Pública Municipal e em 19 de julho de 1974, transformada em Fundação Rádio Difusora de Congonhas. A partir de 01/06/2000 passou a operar com 10KW se tornando, inquestionavelmente, numa das forças do rádio mineiro.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Tomam posse membros do Conselho do FUNDEB

    No dia 05 de novembro, às 16h30, a Prefeita Cida Campos e a Secretária Municipal de Educação, Sônia Mapa, se reuniram com os membros do Conselho Municipal de Controle e Acompanhamento do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – FUNDEB, para dar posse aos mesmos.
  Os conselheiros empossados foram: Representantes do Poder Executivo: Nirlene Souza Ramos; Flávia Aparecida N. de Oliveira; Heloísa Helena Ribeiro Rocha e Ana Maria da Silva. Representantes dos Professores: Jane Rodrigues M. Dias e José Celso Teixeira. Representantes de Diretores: Roseli de Lourdes Rafael Pereira e Isabel das Graças C. Fernandes.
  Representantes dos Servidores Técnicos Administrativos: Josanira Ribeiro Faria e Alessandra Alves R. Rodrigues. Representantes de Pais: Lindomar Vilaca de O. Miranda, Flaviano  Bittencourt de Souza, Edna do Carmo Ribeiro e Maria Vicentina Dias Borges. Representantes de Estudantes: João Vitor B. dos Santos, Leandro Pereira Nunes, Romildo Amaral dos Santos e Natália Queiroz Domingos.
Representantes do Conselho M. de Educação: Murilo da Silva Valim e Roberta Luciana de Castro. Representantes do Conselho Tutelar: Loryete Míriam Ferreira e Conceição de Fátima Borges.
  Eles foram eleitos e indicados por seus segmentos e terão um mandato de 02 anos – 2015 a 2017. O Conselho do FUNDEB é importante para toda a comunidade, pois visa entre outros aspectos dar transparência às contas do poder público. Sua competência é: I – acompanhar e controlar a repartição, transferência e aplicação dos recursos do Fundo; II – supervisionar a realização do Censo Escolar e a elaboração da proposta orçamentária anual do Poder Executivo Municipal, com o objetivo de concorrer para o regular e tempestivo tratamento e encaminhamento dos dados estatísticos e financeiros que alicerçam a operacionalização do FUNDEB; III – examinar os registros contábeis e demonstrativos gerenciais mensais e atualizados relativos aos recursos repassados ou retidos à conta do Fundo; IV – emitir parecer sobre as prestações de contas dos recursos do Fundo, que deverão ser disponibilizadas mensalmente pelo Poder Executivo Municipal;  V – outras atribuições que legislação específica eventualmente estabeleça.

Quem vai punir a Vale?

  Dezessete dias depois do rompimento da barragem de Fundão em Mariana e temos o saldo de onze mortos, 12 desaparecidos, a comunidade de Bento Rodrigues destruída, cerca de outros dez distritos destruídos, mais de 200 famílias sem casa ou que tiveram o imóvel afetado, um rio e sua fauna destruídos, sete cidades sem água. Mas até agora ninguém foi punido. Nada aconteceu, não houve nem mesmo um pedido de desculpas. Mas quem vai punir a Vale? A maioria das pessoas que deveria representar os atingidos, uma vez que foram eleitas pelo voto, foi beneficiada com doações de campanha da  Vale ou da  BHP Billiton, os dois grupos que são donos da Samarco.
  Para se ter uma idéia da situação, dos 20 parlamentares mineiros que foram escolhidos para apurar o desastre, 17 declararam que receberam doações de mineradoras nas eleições do ano passado, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esses deputados nem aceitaram criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que foi cogitada após o rompimento. Eles preferiram formar uma Comissão Extraordinária das Barragens, com menor poder de decisão - que não pode quebrar sigilo nem obrigar o comparecimento.
  A situação não é diferente na esfera federal. Na Câmara dos Deputados, 13 dos 19 membros das comissões parlamentares criadas para acompanhar o rompimento das barragens tiveram a campanha eleitoral paga por doações de empresas do grupo Vale, mineradora que, com a BHP Billiton, controla a Samarco.
  Já na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, estado afetado pela enxurrada de lama que atingiu o rio Doce, as empresas do grupo Vale doaram valores para 15 membros da comissão representativa criada para acompanhar os impactos ambientais do crime.
Ao todo, nas últimas eleições, o grupo Vale gastou R$ 80 milhões em doações, que beneficiaram três candidatos a presidente, 18 a governador, 19 a senador, 261 a deputado federal e 599 a deputado estadual. As doações beneficiaram políticos de 27 partidos. O país possui, hoje, 35 legendas em atividade. Tudo isso dentro do que determina a lei.
  A situação é tão grave que na última semana, os jornais de Belo Horizonte mostraram que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão que tem como função principal fiscalizar as barragens, disse que 95 barragens do Estadão sequer constam no Plano Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). E o órgão admitiu que 37% das estruturas fora do plano e que não são fiscalizadas apresentam riscos alto e médio de rompimento. O que revela que as mineradoras trabalham soltas no Estado e fazem o que querem.  
  O Código de Mineração está na Assembléia dos Deputados, desde 2013 e não consegue ser votado. Até aí tudo bem, uma vez que ambientalistas afirmar que ele beneficia as mineradoras.  
  Tenho medo que ao final, a culpa por esse crime fique no terremoto, que aconteceu pela primeira vez em Mariana. Não sei se por coincidência, ou conveniência. E de novo, a Vale não seja punida, como já aconteceu outras vezes com ela e também outras empresas. Até porque diante de todas as afirmações acima, fica a pergunta: Quem vai punir a Vale? Se ela controla todos aqueles que poderia fazê-lo.

Artista congonhense participa da 38ª Semana de Aleijadinho de Ouro Preto

  Entre os dias 16 e 21 de novembro, Ouro Preto relembra o aniversário de morte do mestre da arte barroca no Brasil, Antonio Francisco Lisboa. A 38ª Semana de Aleijadinho  traz o tema “Escultura, arquitetura e pintura nos caminhos das Minas: aparência e realidade”. O artista plástico de Congonhas Luciomar Sebastião de Jesus participará das atividades com a realização de oficina e uma exposição. O evento, gratuito, é uma realização da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho.
  Na segunda-feira, 16, Luciomar ministrará a oficina, Gênese Artística: Do barro à criação, direcionada aos alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. O objetivo da oficina é retratar o processo de criação de um rosto sacro na arte barroca de forma lúdica.
O artista fará, também, a exposição “Caminhos Reais” que contempla técnicas da produção de obras em bronze. A exposição será realizada após a abertura oficial do evento marcada para o dia 16, às 19h, na Casa de Gonzaga. Na oportunidade, o Coral da Escola de Música Padre Simões, da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, de Ouro Preto fará uma apresentação.
  A escritora ouro-pretana Maristela Moreira lançará o livro infantil “A aventura do Mestre Antônio”. De forma lúdica, a autora convida os leitores a conhecerem a história do mestre Antônio Francisco Lisboa e o Museu Aleijadinho. O livro traz ilustrações do cartunista Dinho Bento. Autora e ilustrador ministram, ainda, a oficina Revelando as aventuras do Mestre Antônio aos alunos da Escola Municipal Monsenhor Castilho Barbosa e da Escola Estadual Marília de Dirceu.
  As apresentações musicais ficam por conta do cravista Antônio Carlos Magalhães, que faz sua primeira participação na Semana do Aleijadinho, e da Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, que é  parceira tradicional do evento.
  Uma novidade da 38ª Semana de Aleijadinho é a parceria firmada entre o evento e o grupo de pesquisa Perspectiva Pictorum, do curso de Pós-Graduação em História da UFMG, que realiza a cada dois anos, o Colóquio Internacional sobre História da Arte. Em 2015, o Colóquio traz como tema A construção da fantasia: arquitetura e pintura na ordenação do espaço sagrado tridentino.
  As atividades acontecem em diversos espaços que fazem referência ao contexto da arte em Ouro Preto. A Igreja de Nossa Senhora das Mercês e dos Perdões e a Igreja de São Francisco de Assis trazem obras de Aleijadinho; além delas, as Casas da Cultura e do Folclore recebem atividades do evento.