domingo, 27 de setembro de 2015

Sucesso marca Desfile de 7 setembro

   Uma linda manhã de sol marcou o Desfile Cívico da Independência no sábado, dia 7. O evento foi realizado pela Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Educação, com apoio das demais Secretarias.
  Participaram da solenidade na Praça Santa Cruz a Prefeita Cida Campos, Vice-prefeito, Palomar Vargas, Secretários Municipais e equipe de Governo, Secretária de Educação, Sônia Mapa, Comandante da 65ª Companhia da Polícia Militar de Ouro Branco, Capitão Júlio Brandão de Almeida, Vereadores Aparecido Ferreira Barbosa, Imar Vieira, Carlos Roberto Pereira e Geraldo Pedro da Silva, representante do Grupo de Escoteiros de Ouro Branco, Janilson.
  Na abertura, o hasteamento das bandeiras e a execução do Hino Nacional Brasileiro e Hino de Ouro Branco executados pelo Coral Vozes da Serra. Na sequência, a apresentação de abertura do tema do desfile – ÁGUA -Coreografia da música: Terra, Planeta Água – alunos da EM José Francisco Nogueira.
Desfile da Sociedade Artística Musical Santo Antônio com a apresentação do Hino da Independência e do Hino de Minas Gerais e Desfile do carro da Polícia Militar – PROERD. Logo em seguida, o início do desfile das escolas e entidades: Fanfarra da EM Fernando Félix de Souza; Creche M. Maria Firmina da Silva; Creche M. Geraldo José Vieira; Creche Municipal Antônio Mateus Rafael; Fanfarra do Colégio M. João XXIII; EM Dom Luciano Mendes; EM José Estevão Batista; EM José de Anchieta; Grupo de Escoteiros; Fanfarra do Instituto Miguel Fernandes Tôrres; EM Raymundo Campos; EM Oswaldo Cruz; EM Nossa Senhora do Carmo; EM Maria Zita dos Santos.
  Fanfarra da EE Levindo Costa Carvalho; EM Maria Auxiliadora Tôrres; EM Geraldo Marino Vieira; EM LivreMente; Fanfarra do Colégio M. Pio XII; E.M. José Francisco Nogueira; CM Pio XII; Defesa Civil Regional e Fanfarra da Assoc. Amigos da Cultura.
  Segundo a Secretária de Educação, Sônia Mapa, o Desfile da Independência é essencial. “Este é um momento muito importante para todos nós, pois sabemos que a Educação forma cidadãos e precisamos enfatizar que daqui a pouco de tempo esses estudantes estarão no comando das nossas cidades. É preciso conhecer nossa história, pois a História é um eterno continuar e é somente conhecendo o passado que se pode fazer o presente e projetar o futuro.” 
  A Prefeita Cida Campos também se mostrou satisfeita. “A iniciativa desse Desfile foi realizada pelos alunos juntamente com suas Escolas e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio de toda comunidade de Ouro Branco. Temos o propósito de trabalhar a boa formação educacional e promover a participação e reflexão sobre a cidadania e amor à Pátria. Parabéns a todos que colaboraram para o sucesso do Desfile. ” 
 




quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeitura apresenta informações sobre obras com recursos do Governo Federal

 Mantendo sua postura de transparência a Prefeitura de Ouro Branco apresenta informações sobre três obras de grande importância para a comunidade. Como é de conhecimento geral, o Governo Federal vem diminuindo o repasse de recursos aos Municípios.
  Em Ouro Branco, três obras estão sendo executadas por meio de recursos de programas do Governo Federal: Construção da Cobertura Quadra do bairro Nova Serrana, Construção da Quadra Coberta da Escola Livremente (bairro Siderurgia)  e Unidade Básica de Saúde do bairro Siderurgia. O Governo Federal libera as verbas de acordo com a disponibilidade de recursos da administração federal.
  A boa notícia é que o Governo Federal liberou mais uma parcela dos recursos para a continuidade da obra de construção da UBS do bairro Siderurgia e os trabalhos serão retomados nas próximas semanas.
Mas duas obras encontram-se paralisadas: Construção da Cobertura Quadra do bairro Nova Serrana e Construção da Quadra Coberta da Escola Livremente (bairro Siderurgia), aguardando apenas que o Governo Federal encaminhe os recursos para prosseguimentos dos trabalhos.
  A Administração 2013/2016 esclarece que as informações sobre as obras estão atualizadas no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC) e Sistema de Monitoramento de Obras (Sismob), sendo que nesses sistemas já estamos aptos para o recebimento dos recursos.


Prefeitura elabora projeto que cria o IPTU Industrial

  A Administração 2013/2016 elaborou um projeto que busca corrigir uma das maiores injustiças na área tributária no Município de Ouro Branco. No dia 04/09, a Prefeitura de Ouro Branco entregou para análise da Câmara Municipal a proposta de projeto que dispõe sobre o IPTU Industrial do Município de Ouro Branco, estabelecendo os valores do m² de edificações e terrenos, alíquotas e hipóteses de incidência e dá outras providências.
  O objetivo da Prefeitura é corrigir a ausência de normas específicas para tributação das áreas de ocupação e utilização industriais, a exemplo do que já fizeram os municípios de Congonhas e de Conselheiro Lafaiete. 
Proposta de novos valores de IPTU para as indústrias
Segundo a nova proposta, quando se tratar de imóvel sem edificação, ou em que houver somente edificação em ruínas ou em demolição, construção paralisada ou em andamento, a alíquota será de 0,30%; quando se tratar de imóvel edificado, a alíquota será de 0,50%, quando se tratar de imóveis industriais. Os valores por m² para a obtenção do valor de terrenos serão distribuídos e definidos conforme a divisão dos zoneamentos estabelecidos no Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo. 
Mais recursos, mais obras
O Projeto criado pela Prefeitura, e que será analisado pela Câmara, representa uma possibilidade de se buscar maior justiça tributária, estabelecendo-se maior equidade e equilíbrio fiscal, possibilitando assim, mais investimentos em programas e melhorias para a toda a comunidade.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Prefeitura apresenta detalhes da obra da Praça Santa Cruz

  A Prefeitura de Ouro Branco mantém firme seu trabalho pelo bem estar social e pela transparência. Dessa forma, confira algumas informações sobre a obra que trará uma nova identidade visual para a região central da cidade: a revitalização da Praça Santa Cruz.
  O Projeto é moderno e trará mais beleza, segurança e conforto para a comunidade. O Projeto Arquitetônico de Revitalização foi aprovado pelo Conselho de Políticas Culturais e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
  Quem elaborou o Projeto: O Projeto Arquitetônico foi elaborado pelo Arquiteto Márcio França Baptista de Oliveira da Empresa ARQ Projetos.
  Como foi o processo para aprovação do Projeto: Todos os projetos relativos ao Patrimônio Histórico devem estar de acordo com as Legislações Municipal, Estadual e Federal. A Praça Santa Cruz é inventariada e está no perímetro de tombamento da Igreja Matriz de Santo Antônio (tombada na esfera Federal). Portanto, todo projeto no entorno da Igreja exige aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). 
  Também há a necessidade (antes da análise do IPHAN) das considerações do Conselho de Políticas Culturais que representa a comunidade de Ouro Branco. A Prefeitura submeteu o Projeto à aprovação dos membros do Conselho em outubro de 2014. O Conselho analisou o Projeto, discutiu os detalhes, apresentou questionamentos e, após as alterações sugeridas, o Projeto foi aprovado pelo Conselho.   
Após as considerações do Conselho, o IPHAN analisa tudo, lê as atas de reuniões, estuda todo o projeto, visualiza o local, os impactos, as mudanças e, se for necessário, solicita alterações no Projeto. No caso da revitalização da Praça, o IPHAN considerou exatamente o que o Conselho de Políticas Culturais solicitou conforme as atas. Além disso, o IPHAN solicitou alterações técnicas no Projeto. Após todas as alterações, o Projeto de revitalização foi aprovado pelo IPHAN em 31 de março de 2015. Etapas: 1-     - Parecer do Conselho de Políticas Culturais; 2-     - Aprovação do Conselho do Projeto; 3-     - Envio ao órgão responsável com toda documentação; 4-     -Parecer do órgão responsável (neste caso o IPHAN) e 5-     - Aprovação do órgão responsável. 
Dessa forma, o Projeto Arquitetônico de Revitalização da Praça Santa Cruz foi aprovado pelo Conselho de Políticas Culturais de Ouro Branco e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Sobre o Conselho de Políticas Culturais
  O Conselho Municipal de Políticas de Culturais é paritário (50% Governo e 50% pessoas da comunidade) e representa a cidade de Ouro Branco em tudo que diz respeito à cultura e ao patrimônio. O Conselho que participou da aprovação do Projeto em 2014 tem na sua formação representantes do Governo (Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, Secretaria de Educação, Instituição de Ensino e Pesquisa, Secretarias de Saúde, Assistência Social, Administração, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Divisão de Turismo, Assessoria de Comunicação), IPHAN, representantes populares, movimentos sociais, Artes Cênica, da Música, Patrimônio Histórico, Artes Plásticas e Visuais e Literatura.  
  Como será a manutenção da Praça: É responsabilidade da Prefeitura a manutenção do patrimônio público. Em relação a manutenção do espelho d`água, por exemplo, o projeto já prevê um sistema cíclico, em que a água passa pela superfície, depois por uma bomba e retorna novamente para a superfície. Dessa forma, a água é retornável, dura mais tempo e não ficará parada (evitando gastos e possíveis problemas com a proliferação de mosquitos). Em relação aos sanitários, não haverá banheiros públicos disponíveis na Praça, pois, como já é de conhecimento geral, hoje o local vem gerando situações de risco para toda comunidade e sendo frequentemente alvo de vistorias policiais. Vale salientar que os 5 sanitários do PITUR, Praça das Rotas, serão disponibilizados para a comunidade.  
  Qual empresa executará a obra: A empresa Alumiaço Construtora está sendo declarada vencedora do processo de licitação para execução da revitalização. Após a assinatura do contrato, a empresa tem 10 meses para conclusão dos trabalhos.
  Quais os custos da obra de revitalização da Praça: A obra será totalmente financiada pelo Programa BDMG Cidades. O valor da obra é de R$ 1.548.064,57.
  Como os vendedores ambulantes da Praça devem proceder: Os comerciantes e vendedores ambulantes da Praça e entorno serão chamados para reuniões junto com a Secretaria de Gestão Urbana para que, junto com a comunidade, seja definida a melhor conduta da PMOB e dos comerciantes ao longo de todo o processo da obra.
Informações gerais: Lembramos que, junto ao Projeto de Revitalização da Praça está também a obra de restauração da “Antiga Casa Paroquial”, exemplar belíssimo da arquitetura barroca. Além de tudo o que foi relatado, há vários Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) do Ministério Público para a realização da restauração da Antiga Casa Paroquial e para intervenção na Praça Santa Cruz.
  As obras serão totalmente financiadas pelo Programa BDMG Cidades. A obra de revitalização da Praça tem o valor de R$ 1.548.064,57. O projeto de restauração da Antiga Casa Paroquial encontra-se em análise no BDMG. Conforme Edital do Programa BDMG Cidades, a Prefeitura participou de Processo de Habilitação de Operações de Crédito com Clientes do Setor Público para Obras em Edificações Municipais com Utilização dos Recursos do Programa BDMG Cidades, para obras em imóveis de uso público: intervenções integradas em equipamentos e edificações públicas que proporcionarão aumento de receita proveniente do incremento do turismo local. Ou seja, dentro dessa linha do Programa BDMG Cidades, a PMOB deverá empregar esses recursos apenas nas obras da Praça Santa Cruz e Antiga Casa Paroquial. 
  O objetivo é cumprir as Leis, revitalizar o centro histórico, criando um espaço de interação. Mais informações Secretarias de Gestão Urbana/Obras Secretária Thea e Engenheira Cibele (31) 3749-6042 e Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico Secretária Elizabeti (31) 3741-3270. Anexo I da PMOB, das 8h às 11h e das 13h às 18h.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Projeto voltado para empreendedorismo social terá exposição no MM Gerdau

  Até o dia 27 de setembro, o Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau) recebe a exposição “Mundos Paralelos, Universos Criativos”, com tapetes produzidos por 130 participantes das oficinas do Projeto Fred, realizadas por meio do patrocínio da Gerdau nas comunidades de Gajé, distrito de Conselheiro Lafaiete; Murtinho, em Congonhas; Miguel Burnier e Mota, em Ouro Preto, e Moeda. As peças poderão ser vistas de terça a domingo, das 12h às 18h e quem visitar a mostra poderá  auxiliar na confecção coletiva de um tapete.
  Na abertura da exposição, no dia 3 de setembro, a idealizadora do Projeto Fred, Andréa Ambrósio, fez uma palestra, abordando a tapeçaria e a arte como instrumentos de reintegração social. Na mesma ocasião, o público também teve a oportunidade de ouvir a experiência de uma das artesãs participantes da iniciativa, que teve sua vida transformada a partir da oficina. Ao apoiar uma iniciativa como essa, a Gerdau espera contribuir para a capacitação dos alunos e desenvolvimento das comunidades onde a empresa está inserida.
Os artistas plásticos Fabiana Alves e Rodrigo de Andrade, curadores da mostra, trabalharam para a exposição fortes elementos gráficos, uma das marcas registradas das peças de tapeçaria, além das formas e preenchimentos regulares, inspirados na obra do artista holandês Maurits Cornelis Escher. Os tapetes trazem ainda elementos bem brasileiros, que fundem olhares, mundos, experiências, vivências e trazem à tona mundos paralelos, universos criativos.
  Segundo Rodrigo Andrade, o acervo dessa mostra é baseado nas perspectivas dos próprios artesãos sobre suas realidades. “Os universos criativos e paralelos, que no dia a dia podem passar despercebidos, se encontram nesse coletivo visual”, afirma. Fabiana Alves acrescenta que “em diálogo com os aprendizes, mostramos como eles se apropriaram de certos ícones e os transpassaram para a tapeçaria, imprimindo um novo olhar sobre os temas. Um olhar mais caloroso, decodificado, mais próximo do sentir: conversas da arte com a expressão popular”, conclui.
  O objetivo das oficinas é capacitar as participantes e incentivá-las a se tornarem microempreendedoras, para que no futuro produzam suas próprias peças de forma autônoma. A ação representa uma oportunidade de geração de renda para as comunidades e também promove o resgate da autoestima das alunas. Toda a produção é realizada de forma sustentável, já que os tapetes são confeccionados com materiais que seriam descartados pela indústria têxtil.

Felicidades

  Sônia Aparecida Santos, proprietária do Restaurante Empório no bairro Pioneiros,  fez aniversário no dia 30 de agosto. O Jornal O Alto Paraopeba registra a data e  deseja que este seu aniversário seja um marco importante, para que possa obter a chance que tanto busca para encontrar o caminho que falta. Tenha certeza na força que reside dentro de você e desejo que todos os seus sonhos se realizem. Feliz Aniversário.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Meses coloridos

  A partir de agora até o final do ano, todos os meses serão caracterizados por cores. Estamos no Setembro Dourado, depois vem o Outubro rosa, e o Novembro azul. Esses meses coloridos tem sentido, afinal foram escolhidos para incentivar alguma campanha positiva, estimular ações preventivas e educativas associadas ao câncer, promover debates e outros eventos sobre algo importante na vida das pessoas. Todas essas ações já estão consolidadas no calendário brasileiro.
  O Setembro Dourado, por exemplo, tem por objetivo chamar atenção das pessoas para o câncer infantil. A iniciativa visa estimular ações preventivas e educativas associadas à doença, promover debates e outros eventos sobre as políticas públicas de atenção integral às crianças com câncer. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de nove mil crianças são detectadas com doença anualmente no Brasil. Os três tipos mais comuns são a leucemia (doença maligna dos glóbulos brancos), os linfomas (que se originam nos gânglios) e os tumores do sistema nervoso central.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Ouro Branco realiza a 3ª Semana do Patrimônio Histórico

  Cultura em foco. Entre os dias 14 a 18 de setembro, a Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico e o Conselho Municipal de Cultura realizam a 3ª Semana do Patrimônio Histórico. O evento tem por objetivo central a conscientização quanto a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural, material e imaterial do Município.
  Em sua terceira edição, ele será realizado concomitantemente com a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural edição 2015, evento promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (IEPHA).  Serão realizadas ações diversas, como a educação patrimonial, projeção de filmes sobre o tema, exposição, visitas guiadas, palestras e debates integram a grade de programação.
Programação:
-Exposição da Cerâmica Saramenha: Patrimônio imaterial registrado pelo Município. Período: 14 a 18 de setembro - Horário:08h/ 18h. Local: Anexo I PMOB

-Palestra - Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico: Novo olhar para o patrimônio. Período: 14 e 15 de setembro- Horário: 09h30 / 11h. Local: Escola Municipal Livremente

-Palestra com Leonardo Ricart – Mestre artesão da Cerâmica Saramenha. Período: 14 e 15 de setembro- Horário: 09h/11h. Local: Atelier Oficina Cerâmica Saramenha Mestre Bitinho – Rua - Bairro Primeiro de Maio.

-Visita Guiada ao Patrimônio Cultural - Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico. Período: 16 e 17 de setembro- Horário: 08h/11h. Locais: Fazenda Carreiras e Igreja Matriz de Santo Antônio

  2ª Conferência Municipal de Cultura
Dia: 18 de setembro- Horário: 13h às 18h
Local: Hotel Verdes Mares – Sala Ouro Preto
Tema: Apresentação e aprovação do Plano Municipal de Cultura de Ouro Branco “Uma política Municipal para a cultura: desafios do Sistema Municipal de Cultura.”
Programação: 13h: Credenciamento; 13h20: Abertura; 13h30: Apresentação musical - Rogério Dias; 14h: Palestra – Ana Alcântara (Representante da Associação das Cidades Históricas) – Tema Planos Municipais de Cultura; 14h40: Apresentação dos programas, metas e ações do Plano Municipal de Cultura de Ouro Branco – Resultado das conferências anteriores e das 04 oficinas técnicas realizadas com Conselho de Cultura, associações, entidades culturais e estudantes; 15h30: Debates; 17h: Fechamento e aprovação das propostas; 17h30: Apresentação de vídeos Ouro Branco e 18h: Encerramento do Evento com apresentação do Coral Vozes da Serra.

Prefeitura apoia Encontro de Gerações Handebol

  Nos dias 22 e 23 de agosto, sábado e domingo, foi realizado o 1º Encontro de Gerações do Handebol de Ouro Branco. O principal objetivo do evento foi reunir atletas da nova geração, ex - atletas e atletas da região e proporcionar dois dias de muito handebol.
  O evento contou com a presença de aproximadamente 100 atletas, sendo que eles foram divididos em quatro equipes masculinas e três femininas. O sistema disputa foi o rodízio simples. O título no masculino ficou com a equipe C composta por atletas de 1988 a 1990. No feminino o título também ficou com a equipe C.

Comunidade tem até o dia 15 de setembro para fazer sugestões no Relatório do Plano Municipal de Turismo

  Turismo em foco. No dia 26 de agosto, a Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os membros do Conselho Municipal de Turismo, a Fundação Aleijadinho, Curso de Turismo da UFOP e a comunidade de Ouro Branco se reuniram para a apresentação e discussão do Plano Municipal de Turismo.
  O evento foi realizado no Colégio Municipal Pio XII e contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Presidente do Conselho de Turismo, Paulo Vieira, Chefe de Gabinete, Áldria Virginia, representando a Prefeita Cida Campos, Assessores Parlamentares, representando o Vereador Charles Gomes, empresários e comerciantes da área hoteleira, de alimentação, comércio formal e informal, agências de turismo, Agência para o Desenvolvimento de Ouro Branco (Adeob).
A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Fundação Aleijadinho, disponibilizam o Relatório do Plano Municipal de Turismo.
  Este arquivo é aberto para análise de toda a comunidade de Ouro Branco. Os munícipes têm até o dia 15 de setembro para fazer suas considerações e sugestões: procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ou pelo telefone 3741-4249, e-mail indcomercio@ourobranco.mg.gov.br. A consulta pode ser feita pelo site: www.ourobranco.mg.gov.br/…/Relatorio-Plano-Municipal…-.

domingo, 13 de setembro de 2015

Homenagem e posse dos membros do Conselho Municipal de Saúde


  Na quinta-feira, dia 27 de agosto, foi realizada a entrega dos certificados aos 24 membros do Conselho Municipal de Saúde-Gestão 2011 a 2015. Participaram da cerimônia de entrega dos certificados a Prefeita Cida Campos, a Secretária de Saúde, Sônia Albuquerque, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria Aparecida Divino Santos e o membro do Conselho Senhor Norton.
  Na sequência, foi realizada a posse do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2015-2017. O Conselho é formado por 24 membros (12 titulares- 6 representantes de usuários do SUS, 3 Governo/Gestores e 3 trabalhadores da Saúde e 12 suplentes).
  Os Conselheiros, representantes dos segmentos usuários e trabalhadores, foram eleitos durante a 7ª Conferência Municipal de Saúde de Ouro Branco; os Conselheiros representantes do segmento Governo foram indicados pela Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Branco.

Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

  A Prefeitura de Ouro Branco convida toda a comunidade para a Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual para 2016. O evento será no dia 17 de setembro, quinta-feira, às 15h, no plenário da Câmara Municipal. Venha, participe!

sábado, 12 de setembro de 2015

A imagem da indiferença


  Há vários dias vemos pela TV que milhares de pessoas estão morrendo, quando tentam atravessar o mar para fugir da violência dos conflitos armados que ameaçam suas vidas e a de seus familiares. Todos os dias, centenas de imagens rodam o mundo retratando o desespero e as desventuras dessas travessias pela sobrevivência. Mas quando chegam a terra firme são colocados de volta em seus navios para morrer no mar. Os países ricos não os querem por lá. Até então nenhum grande chefe de Estado disse um palavra ou fez alguma coisa para conter esse genocídio. Nem mesmo o Papa. Eles fingiam que não estavam vendo, toda uma raça morrer no mar.
  Mas essa semana não teve mais jeito. Uma imagem fez o mundo ter vergonha da sua existência, da crueldade e da indiferença que vem tratando esse caso tão sério.  A imagem é do menino sírio Aylan Kurdi, de três anos, cuja foto de seu corpo morto em uma praia do município costeiro turco de Bodrum. A imagem chocou o mundo e só então os debates sobre a crise migratória começou a ganhar um viés mais humanitário, até então, a situação era analisada apenas pelo viés econômico.
  O menino, juntamente com sua família, estava fugindo da cidade de Kobane, que há meses é dominada pelo grupo extremista Estado Islâmico. Aylan viajava com sua família e tinha partido da Síria com o objetivo de chegar ao continente europeu via ilha de Kos, na Grécia. No entanto, a embarcação em que estava naufragou e matou 12 pessoas, entre elas seu irmão Ghalib, de cinco anos, e sua mãe. O único que sobreviveu ao acidente foi o pai, que agora pretende voltar à Síria para enterrar sua família no país natal.
  A imagem do menino foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais por internautas do mundo todo que se sentiram indignados com a morte dele e de outras pessoas. Só este ano, mais de 2.500 pessoas morreram tentando cruzar o Mediterrâneo, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.
  Apesar de muito triste, espero que essa foto ajude a quebrar a resistência dos europeus.  Espero que a Europa pare de se preocupar apenas com os impactos econômicos que essas pessoas possam causar no seu País e passe a se preocupar com as vidas delas. Espero que os políticos e os meios de comunicação hajam para proteger esse povo e passe a tratar essa situação com a seriedade que ela merece.
  O JORNAL O ALTO PARAOPEBA não tem condições de provocar uma grande comoção contra essa situação, mesmo assim, tenta mostrar sua indignação, para que outros jornais sigam p exemplo e se crie uma grande campanha para por fim a esse genocídio.

Entre 14 e 19 de setembro Ouro Branco realiza 3ª Semana da Administração e 2ª Semana do Empreendedor

  Vários parceiros de Ouro Branco estão unidos para promover o empreendedorismo. Entre os dias 14 e 19 de setembro serão realizadas a 3ª Semana da Administração e a 2ª Semana do Empreendedor de Ouro Branco. Em 2015, os eventos têm como tema “Empreendedorismo: ação para sustentabilidade”.
  Na abertura, no dia 14 de setembro, às 19h30, no Sindicato dos Metalúrgicos, será realizada a Palestra Magna: “Oportunidade e Inovação”, com Cláudio Forner, administrador de empresas, especialista em comercialização internacional, especialista em comércio exterior, autor de sete livros na área de comercialização, consultor na área de modelos de negócio e inovação  com experiência de mais de 20 anos e  conselheiro de Roberto Justus no reality Show “O Aprendiz” em duas temporadas  ( O Sócio e Universitário) e de João  Dória Jr. No Aprendiz Empreendedor  - 8ª  temporada.
    As atividades são uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Agência de Desenvolvimento de Ouro Branco (Adeob), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Branco, Sebrae, Sindicato dos Metalúrgicos e Curso Bacharelado em Administração e Núcleo de Práticas Gerenciais (NPG). 

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Confira algumas licitações de obras da Prefeitura que já foram marcadas

Licitação para reforma do velório municipal será realizada
  A Prefeitura Municipal de Ouro Branco, cumprindo o dever de informar, tornam públicas as datas das licitações (disputas de preços entre empresas interessadas), para a realização de importantes obras para o município e a sua população.
  Acompanhe:
1)-No dia 27 de agosto, houve a licitação para a escolha da empresa que executará a obra de construção do muro de arrimo da Creche do bairro Belvedere.
2)-No dia 4 de setembro será realizada a licitação para a escolha da empresa que executará a reforma da Unidade Básica de Saúde da comunidade rural de Campo Grande.
3)-Em setembro, no dia 8 de setembro, será realizada a licitação para a escolha da empresa responsável pela reforma do Velório Municipal. A reforma do Velório será uma parceria entre a Prefeitura e Câmara Municipal.
  Vale relembrar, também, que já foi iniciada a concorrência pública para escolha da empresa que irá executar as obras de reforma e revitalização da Praça Santa Cruz, uma obra que tornará o centro de Ouro Branco muito mais bonito, valorizando as casas e estabelecimentos comerciais.
  A Administração Pública não pode contratar quem ela quer, mas a empresa que oferece a melhor proposta de preços, ou seja, a proposta mais vantajosa. Embora seja um procedimento demorado, não há outro caminho, pois a lei determina que assim seja feito, ou seja, que a escolha do executor da obra seja feita em um procedimento formal.
  Mas, o que importa mesmo é que, em breve, muitas obras serão entregues à comunidade, trazendo benefícios diversos para toda a população. Acompanhe e fique por dentro!

Ação conjunta garante combate a incêndio no Parque Estadual da Serra do Ouro Branco

  Na última terça-feira, dia 25 de agosto, a Prefeita Cida Campos, se reuniu com representantes da equipe que atuou no combate as chamas que atingiram o Parque Estadual da Serra do Ouro Branco. Durante o encontro a Prefeita agradeceu pelo empenho e dedicação de todos que lutaram pela proteção do Parque. A Prefeita Cida Campos e a equipe da Polícia Militar de Minas Gerais realizaram um vôo de reconhecimento sobre a área do Parque afetada pelas chamas.
  Segundo a equipe do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da analista ambiental, bióloga e gerente da Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra de Ouro Branco, Letícia Dornelas Moraes, o trabalho de combate foi iniciado no domingo, dia 23 de agosto e concluído na tarde de terça-feira, dia 25 do mesmo mês. Segundo o IEF, foram queimados, aproximadamente, 310 hectares, sendo 40 fora da área do Parque.
   Atuaram no combate ao incêndio no Parque Estadual: IEF, por meio de sua Gestora, Letícia, voluntários, Brigada 1 de Ouro Preto, Brigada Voluntária de Incêndio de Ouro Branco-Grupo Carcará, Brigadistas do Parque do Itacolomi, Defesa Civil de Ouro Branco, Prefeitura de Ouro Branco, Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Força Tarefa Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio) que atuou com uma aeronave e caminhão de apoio.

Sucesso marca Saltando na Serra e 1º Festival de Pipas

   Muita alegria e animação marcaram a manhã de domingo, dia 23 de agosto. Foi realizado o Saltando na Serra, evento que reuniu mais de 100 pessoas entre a equipe Zumbra CRAS bairro Luzia Augusta, Equipe Zumba bairro São Francisco, Equipe Zumba dos Servidores da PMOB, praticantes de Zumba Academia Área Atlética. As professoras Fernanda e Luciana colocaram todo mundo para dançar.
  Na sequência, a 1ª Edição do Festival de Pipas de Ouro Branco. A atividade contou com a participação de 48 estudantes da Rede Municipal de Educação (Escolas Municipais LivreMente, Maria Zita, Maria Auxiliadora Torres, Geraldo Marino e Francisco Nogueira,  alunos entre 8 e 10 anos, acompanhados de seus pais e responsáveis), bem como crianças e jovens de toda a cidade que competiram nas categorias Pipa e Papagaio.
  A moradora do Centro, Ângela Geralda Dias, levou os filhos José Vitor e Alan Dias, alunos da Escola Municipal Maria Zita para participar do Festival de Pipas. “Gostamos muito de pipa e amamos a Serra. Aproveitamos a oportunidade e viemos. Gostamos muito do evento.”
  Os eventos foram uma realização da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Instituto Estadual de Florestas (IEF), com apoio da Brigada Voluntária de Incêndio - Grupo Carcará, Grupo de Escoteiros de Ouro Branco, 65ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, Professoras Fernanda e Luciana (Academia Área Atlética).
  Participaram das atividades a Secretária de Educação Sônia Mapa, Secretária de Desenvolvimento Social, Sônia Abreu, Secretário de Esportes, Nélison Alves, Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Vieira, Chefe de Gabinete, Áldria Vírgina, representando a Prefeita Cida Campos. Equipes Secretarias Municipais de Esporte, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Gestão Urbana.




terça-feira, 8 de setembro de 2015

Festa do Pequeri completa 30 anos

   Há 30 anos, Miltão e Geraldo Pereira de Souza criaram a Festa de Peão de Boiadeiro do Pequeri. Uma multidão, além do prefeito Zelinho dos vereadores Júlio César e Adivar Barbosa, o deputado Glaycon Franco participaram da festa. Na noite do dia 22, o locutor Marco Brasil animou a festa, que contou ainda com duas atrações musicais: Fabrício Viola e a dupla Clayton e Romário. Houve também a eleição da garota mais bonita da festa, animada pelo radialista Nilson Canuto. Em 1º lugar, ficou  Maíse; em segundo, 2º Gilmara; 3º Amanda. A festa teve ainda rodeiro e o concurso de marcha. A realização é da Prefeitura de Congonhas.


segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Arthur fez um ano

  Foi com uma grande festa que Renata e Lauro comemoraram o aniversário de um de Arthur, que contou com a presença de parentes e amigos. O evento foi organizado com detalhes que fizeram a diferença e tornou o momento mágico encantador. Essa lembrança inesquecível ficará marcada para sempre na vida de Arthur.  O JORNAL O ALTO PARAOPEBA deseja que o garoto cresça saudável que durante seu desenvolvimento ele possa reunir somente bons sentimentos em seu coração e se torne uma criança amável e feliz.

Ocorrências policiais de Ouro Branco

Polícia encontra dois veículos furtados
No dia 25 de agosto, a Polícia Militar localizou dois automóveis que haviam sido furtados. Pela manhã, por volta das 11h, às margens da rodovia MG 443, local mais conhecido como "bengalão", foi encontrado o automóvel VW/Spacefox, placa HHP9232, cor prata.
  À tarde, por volta das 15h, no bairro Pioneiros, foi encontrado um automóvel Fiat Pálio, placa HKO-0587, cor preta. Os veículos foram removidos para o pátio credenciado e os proprietários foram informados dos fatos e das providências a serem realizadas.
 
Homem é preso após roubar um automóvel
Um homem foi preso no dia 23 de agosto, em Ouro Branco após roubar um automóvel Gol, ano/modelo 1995, branco, placa BIA 2321. Segundo policiais militares, o suspeito teria cometido outro crime no dia 21 de agosto na mesma cidade. Os outros dois suspeitos conseguiram fugir e estão sendo procurados pela polícia.
De acordo com a vítima, a ação teria acontecido no dia por volta das zero hora, quando ele estava nas imediações do Loteamento Jardim Belo Horizonte, mais precisamente na estrada de acesso a localidade de João Gote e Olaria. Os suspeitos chegaram em um automóvel Fiat Pálio, todos eles encapuzados, descerem do veículo e renderam a vítima  com uma arma de fogo, exigindo-lhe o seu automóvel.
Em seguida, os suspeitos fugiram em sentido ao bairro Belvedere. Em rastreamento, dois dos autores foram vistos no automóvel e ao perceberem a presença policial, abandonaram o veículo em movimento na via e embrenharam-se por uma mata existente no local. Em diligências no interior do veículo, foi encontrada uma touca "ninja" que a vítima reconheceu como sendo a mesma usada pelos suspeitos no momento do crime. Um dos suspeitos foi localizado e preso.

Crime ao vivo

  Todo mundo sabe que os norte-americanos não são pessoas normais. Eles são estressados, doidos e que saem atirando por aí por qualquer motivo. Mas ficamos chocados com a notícia que uma repórter de TV foi assassinada por seu colega de trabalho ao vivo num local ao ar livre de um shopping center.
  A entrevistada falava sobre a importância de unir a comunidade para promover o desenvolvimento econômico quando, de repente, ouviram-se vários disparos. É o que revela a gravação do canal de TV local WDBJ-TV, associado à rede norte-americana CBS.
  O atirador foi identificado posteriormente como Vester Lee Flanagan, um ex-funcionário da emissora. Ele foi localizado pela polícia em uma estrada da região dirigindo um carro alugado. Ao ver os policiais, segundo as autoridades da Virgínia, ele perdeu o controle do veículo. Foi encontrado dentro do carro com ferimentos do tiro que disparou contra si mesmo.
  Pouco antes de ter se suicidado, o atirador ainda publicou as cenas do crime nas redes sociais. O caso causou comoção entre outros jornalistas não só dos Estados Unidos, mas também do mundo.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Prefeitura realiza ação educativa nos açougues de Ouro Branco


  A PMOB, por meio da Secretaria de Saúde, Equipe de Vigilância em Saúde, iniciou no dia 12 de agosto, uma Ação Educativa nos açougues e casas de carne em Ouro Branco. A ação consiste na apresentação de orientações básicas sobre a saúde do trabalhador nesses estabelecimentos.
  As orientações dizem respeito a manipulação de utensílios, proteção do trabalhador, área física dos estabelecimentos, armazenamento das carnes e fluxo de funcionários (uso do jaleco, avental, sapato fechado, etc). Os funcionários da Vigilância em Saúde lembraram que é expressamente proibida a comercialização de carne que não possua registro no órgão competente IMA ou SIF. A carne comercializada sem procedência oferece grave risco à saúde do consumidor. 

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Prefeitura apresenta situação das obras no Município de Ouro Branco

 
UBS do bairro Nova Serrana
 Transparência na Gestão Pública! Essa é uma das principais bandeiras da Administração 2013/2016 e seguindo firme nesse propósito a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, divulga um levantamento completo das obras e projetos que estão em andamento.
  Na última semana, foram concluídos os serviços de Pavimentação no bairro Vale do Engenho. Na última fase dos trabalhos, a Administração executou a regularização da camada base, compactação e imprimação das ruas. Com a conclusão da pavimentação, será realizado processo licitatório para a execução do asfaltamento.
  Na área da Saúde várias ações. As obras da Unidade Básica de Saúde do bairro Nova Serrana estão com 62% do projeto concluído. Os trabalhos estão fluindo de acordo com o cronograma da Secretaria de Obras e a previsão de conclusão é o final de novembro de 2015.
 
Foto 2 Prefeita Cida Campos, equipe da Secretaria de obras e Presidente da Associação Windson no bairro Vale do Engenho
Também estão em andamento as obras de construção da Unidade Básica de Saúde do bairro São Francisco e previsão de conclusão é dezembro de 2015. Os trabalhos para construção das Academias de Saúde dos bairros 1º de Maio e Nova Serrana serão retomadas em setembro, com previsão de inauguração em outubro e dezembro de 2015, respectivamente.
  Atualmente, a obra da Unidade Básica de Saúde do bairro Siderurgia está paralisada, aguardando o repasse de verba do Governo Federal para retomada dos serviços. A equipe da Prefeitura vem trabalhando intensamente para viabilizar a Reforma e Ampliação do Hospital Raymundo Campos (HRC). O projeto foi encaminhado para aprovação da Vigilância Estadual.
  Em relação a construção da Unidade Básica de Saúde do Centro, a Administração esclarece que a obra está paralisada devido incapacidade técnica da empresa para execução do projeto licitado. Foi efetuada a rescisão do contrato. O valor pago a empreiteira foi referente a instalação do canteiro de obras, movimentação de terra, fundação e chumbadores para montagem dos perfis. A previsão é que está obra seja realizada em 2016.
  Na área esportiva, a Construção da Cobertura Quadra do bairro Nova Serrana e a Construção da Quadra Coberta da Escola Municipal LivreMente estão paralisadas, aguardando repasse de verba de convênio do Governo Federal. A obra de construção da Cobertura da Quadra do Colégio Municipal Pio XII foi iniciada no mês de agosto, com previsão de entrega para o início do próximo ano. 
  Já na área da Educação, a Prefeitura informa que será licitado o projeto da Reforma do telhado da Escola Municipal Raymundo Campos, na comunidade de Olaria. A Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência na administração dos recursos públicos e seu trabalho firme para o desenvolvimento e bem estar social da comunidade de Ouro Branco.


Imprimação bairro Vale do Engenho