sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gestante e bebê tem atendimento de qualidade no HRC


  Conheça um pouco do trabalho da equipe com a saúde da mulher e do bebê e também em casos de Gestação de Alto Risco
O ato de gerar um ser e dar a luz a uma nova vida é um momento marcante para uma mulher e que muda a vida de toda a sociedade. Mas para garantir a saúde da mãe e do bebê é necessário um trabalho conjunto entre familiares, equipe de saúde e todos que possam colaborar para um pré-natal completo, parto e cuidados pós-parto. A equipe do Hospital Raymundo Campos vem se empenhando para oferecer qualidade nos serviços oferecidos na área da saúde da mulher e, principalmente, para as gestantes.
  A gestação é um fenômeno fisiológico natural, porém o que está transcorrendo bem pode se tornar de risco a qualquer momento, ou seja, a gestação é uma situação limítrofe que pode implicar riscos tanto para a mãe quanto para o feto.
  Algumas gestantes, por características particulares, apresentam maior probabilidade de evolução desfavorável da gravidez e são as chamadas “gestantes de alto risco”. Gestação de Alto Risco é “aquela na qual a vida ou a saúde da mãe e/ou do feto e/ou do recém-nascido têm maiores chances de serem atingidas que as da média da população considerada”. A intervenção precisa e precoce evita os retardos assistenciais capazes de gerar morbidade grave, morte materna ou perinatal.
  Conceitua-se gravidez pré-termo aquela cuja idade gestacional encontra-se entre 22 e 37 semanas e inicia-se o trabalho de parto prematuro. Toda gestante em trabalho de parto prematuro deve ser assistida em unidade com recursos adequados para assistência neonatal em prematuridade, ou seja, de nível secundário ou terciário, dependendo da idade gestacional e outros problemas fetais.
Atendimento no HRC
  O HRC é um hospital de pequeno porte e não possui os recursos necessários para este acolhimento. Entretanto, todas as gestantes de alto risco acolhidas no local tiveram total suporte, seja no atendimento in loco, seja na transferência, da gestante e/ou do bebê para outro estabelecimento de saúde.
Este suporte só é possível tendo em vista que o hospital possui uma equipe de profissionais médicos e enfermeiros em condições de interferir no curso de uma gestação que possui maior chance de ter um resultado desfavorável, de maneira a diminuir o risco ao qual estão expostos a gestante e o recém-nascido, ou reduzir suas possíveis intercorrências.
  Para isso temos 24 horas ginecologista/obstetra e pediatra além de equipe de enfermagem capacitada a dar todo o acolhimento e suporte necessário. O Hospital tem também infraestrutura mínima para a assistência da mãe e do recém-nascido até a sua transferência nos casos mais graves, como por exemplo: berço aquecido, incubadora, CPAP, HOOD, Aparelho para fototerapia.
  Apesar de possuir UTI Neonatal, toda gestante de alto risco que realiza o seu pré-natal na rede municipal de saúde, é acompanhada tanto pelos profissionais da atenção primária, como por médico obstetra no ambulatório de especialidade do Hospital Raimundo Campos. Aquelas que a gestação tem um grau de complexidade maior são encaminhadas através do Tratamento fora de Domicílio (TFD) para os municípios pactuados na região de referência, como também para o município de Belo horizonte, onde Ouro Branco possui pactuação para atendimento destas gestantes.
  O gráfico abaixo mostra que, nos primeiros meses deste ano 14 gestantes foram acolhidas e/ou transferidas, sendo que em algumas situações houve a necessidade de apenas o recém-nascido ser transferido, dentro da rede SUS, através do SUS-FÁCIL dentro e fora de nossa Região de Saúde.

Bons resultados - O trabalho da equipe do HRC vem garantido a alegria de muitas famílias. Moradoras do bairro Luzia Augusta, Joana D’Arc Duarte acompanhou a filha Larissa Rafaela Duarte que deu a luz ao bebê João Miguel Duarte de Almeida. Joana se disse satisfeita. “A equipe médica e o suporte foram muitos bons em todo o Pré-Natal. O parto foi normal e correu tudo de forma muito tranqüila. Todas as enfermeiras e médicos no HRC nos trataram muito bem.” Feliz com a saúde de seu filho, Larissa recomenda. “A dica que deixo para todas as mulheres é sobre a importância do Pré-Natal. Com o acompanhamento médico as gestantes conseguem evitar doenças, recebem encaminhamento para fazer todos os exames e evitar muitos problemas.”
  Marcos Felipe Faria Silva, morador do bairro Luzia Augusta, esteve ao lado de sua esposa Marília Beatriz de Jesus Silva, ao longo de todo o Pré-Natal, até o nascimento de sua filha, Ana Júlia de Jesus Silva e conta que se sentiu emocionado. “Foi um momento de grande ansiedade e deu tudo certo. Foram nove meses de gestação e o parto foi cesárea. Sempre fomos muito bem tratados desde a Unidade de Saúde até aqui no HRC.”
  A mamãe Marília Beatriz conta que o Pré-Natal foi essencial. “Não nos faltou nada no atendimento e na internação. O Pré-Natal fez toda a diferença. A cada consulta tínhamos uma avaliação do desenvolvimento do bebê. Se queremos uma vida saudável para a criança, temos que nos cuidar. Graças a Deus deu tudo certo. A equipe sempre foi muito carinhosa, se oferecemos carinho, recebemos carinho.”
  Glaucia de Menezes Gonçalves Souza Paiva é casada com Túlio Magno Souza de Paiva que comemoram a chegada do bebê Henrique Menezes de Souza Paiva. “Fiz o meu Pré-Natal na rede particular, tinha uma consulta agendada na rede pública, mas meu rapazinho decidiu antecipar um pouco as coisas. O Pré-Natal foi todo tranqüilo, apenas agora no final é que levamos um pequeno susto e o Henrique nasceu com 36 semanas. Henrique foi o comentário do Hospital, pois, apesar de prematuro, graças a Deus, nasceu grande e gordinho e não houve a necessidade de ser transferido para uma UTI Neonatal. A equipe é toda muito atenciosa. Sempre nos auxiliando e dando orientações. No mês da mulher, não poderia deixar de agradecer as mulheres que decidem cuidar de outras mulheres. Toda a equipe que esteve envolvida no processo de nascimento de meu filho foi formada por mulheres. Agradecemos muito a elas. Sobre o Pré-Natal, a dica que deixo as gestantes é que nosso corpo é um templo sagrado. Temos sempre que ter esse respeito por nos mesmas. Temos que cuidar muito bem de nosso corpo. Todas às vezes que conseguimos estar bem conosco, conseguimos fazer bem aos outros.”
  A Técnica em Enfermagem, Rejane Aparecida dos Santos, trabalha no HRC há 12 anos e há 7 anos atua no Alojamento, local para onde as mamães e os bebês são levados após o parto e aguardam a alta hospitalar. Rejane explica que o trabalho é gratificante. “Nosso trabalho consiste nos cuidados com as mamães e seus bebês como alimentação, orientações, medicamentos e toda atenção até que eles recebam alta. Nosso trabalho é uma ação conjunta com toda a equipe: diretoria, bloco cirúrgico, internação, cozinha, lavanderia e higienização. Gosto muito de meu trabalho, faço tudo com muito amor. Cuido das pessoas como se fossem de minha família, me sinto gratificada.”

Concessionária Paraíso é responsável pelo transporte coletivo publico

  A empresa de viação Teixeira foi chamada por várias vezes para dar satisfação da má qualidade do atendimento, mas, não se manifestava claramente. Depois do final do julgamento do processo administrativo, que foi aberto no dia 30 de setembro e finalizou no dia 17 de março em desfavor da viação Teixeira Agência de Viagens e Turismo LTDA, a prefeita Cida Campos e a equipe da secretaria Municipal de Gestão Urbana decidiram pela substituição da empresa.
  Segundo Geraldo Leite havia duas opções declarar a caducidade da própria concessão do serviço e imediatamente abrir uma nova licitação, ou seja, recomeçar todo o processo para uma nova concessão ou a empresa transferir a concessão. O que é a transferência da concessão: a prefeitura não escolhe a empresa, a própria empresa concessionária ela faz um contrato de transferência com uma empresa do ramo. O que a prefeitura pode fazer é dar sua anuência ou não.
  A empresa tem que obedecer aos mesmos requisitos de qualificação técnica, operacional, jurídica e financeira da empresa originária como o passivo trabalhista ela assumi integralmente, os débitos atrasados FGTS, INSS, o salários com todos os benefícios do atuais funcionários da viação Teixeira. E a empresa Paraíso foi à vencedora. O que pecou na escolha foi o comprometimento da empresa em respeitar os horários e itinerários incluindo as áreas rurais, a qualidade e a segurança, mas o que foi fundamental para a escolha da Paraíso foi à questão dos 90 funcionários da viação Teixeira.
João Rene afirma que sua empresa não tem associação com a viação Teixeira apenas a transferência da concessão.
  A administração municipal, por meio da Secretária Municipal de Gestão Urbana, esclarece à população que a tarifa não será reajustada. O valor a ser pago é o que já se encontra em vigor: R$ 2,50. Os ônibus atuais não serão pintados nas cores da nova empresa. São veículos novos e seminovos emplacados em nosso município. Várias empresas foram avaliadas e não houve indicação política para a escolha da viação Paraíso. As rotas e horários atuais serão mantidos enquanto o sistema estiver em reformulação.
  Além disso, é obrigatória a afixação de horários e rotas nos veículos do transporte coletivo e a abertura da porta traseira para embarque de idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, quando os assentos preferenciais na dianteira dos veículos estiverem ocupados. A tarifa estudantil não está cancelada ou revogada, mas está suspensa temporariamente para melhor avaliação dos critérios de concessão.
  Para operação no novo sistema, é obrigatório possuir elevador acessível à cadeirantes em todos os ônibus da frota do Transporte coletivo. A bilhetagem eletrônica deverá ser implantada em noventa dias. A limpeza, manutenção e fiscalização em geral serão acompanhadas de perto pelo governo. A implantação do sistema ISSO de qualidade deverá ser feita em até 180 (cento e oitenta) dias. Os funcionários da antiga concessionária de transporte deverão ser contratados pela atual.
  Será priorizada a sinalização das vias nas rotas de transporte coletivo, para não gerar atraso ou novas falhas no sistema. Toda a reclamação critica ou sugestão será respondida em no máximo 48 horas. A população pode e deve requisitar o uso de força policial caso se depare com qualquer infração ou desrespeito às leis de trânsito ou aos regulamentos municipais.
  Presenças - Além dos jornalistas, estiveram presentes os vereadores Branca de Castilha Souza Cunha, Nilma Aparecida da Silva, Edson Miguel de Paula, Raimundo Henriques de Paiva e Charles Silva Gomes, secretários da prefeitura, o presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores Rodoviários, Raimundo, advogado Geraldo Leite, o gerente de Concessões e Mobilidade, Yalle Vilaça, e a secretária de Gestão e Obras, Théa Beatriz Goulart.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Peçam o fim da lei de terceirização

  Milhares de pessoas irão as ruas neste final de semana para, de novo, pedir a saída da presidente Dilma.  Num país democrático, o direito a manifestação por pode e nem deve ser contestado. Mas a pergunta que faço sempre a mim mesmo é se eles não deveriam pedir que o Congresso Nacional respeitasse um pouco mais os trabalhadores.
  Nesta semana, os deputados federais aprovaram uma lei que amplia a possibilidade de terceirização de empregados, e na prática retira uma grande quantidade de direitos trabalhistas conquistados com muita luta há vários anos. O texto ainda passará por mais uma votação na Câmara e segue para o Senado.
  Se ao final, o projeto for aprovado da forma que está, ele não refletirá os anseios mínimos do pensamento moderno do direito do trabalho, pelo contrário, vai precarizar a situação dos empregados e pode acarretar problemas para os consumidores, já que existe chance de a qualidade dos produtos ser afetada.
  A minha única expectativa é que a lei ainda corre o risco de ser derrotada no Supremo Tribunal Federal (STF), uma vez que há elementos claros de que o atual projeto é inconstitucional. A Constituição Federal determina que nas inovações do direito do trabalho, há uma proibição de retrocesso social. Não é possível diminuir as condições já conquistadas pelos trabalhadores.

domingo, 12 de abril de 2015

Prefeitura exonera aposentados em obediência a lei

  Tornou-se de público conhecimento que a Administração Municipal instaurou procedimentos administrativos com o objetivo de apurar denúncias veiculadas na Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais, de que o município está mantendo servidores efetivos aposentados trabalhando.
    Os procedimentos administrativos foram motivados em razão de estabelecimento de Inquérito Civil do Ministério Público com a finalidade de apurar os fatos, por sua natureza, poderia conduzir a responsabilização civil (improbidade administrativa) e criminal dos gestores municipais e até dos servidores.
  Os processos administrativos transcorreram na forma da lei, de modo que, regularmente citados, aos servidores foi assegurado apresentar defesa escrita, acompanhar a investigação instaurada e produzir provas demandas pelo caso, tudo em atendimento aos imperativos do contraditório e da ampla defesa.
    Ao final, os relatórios da comissão processante apontaram no sentido de que aos servidores públicos estatutários, ainda que segurados do regime geral de previdência social, é proibida a permanência no cargo após aposentadoria espontânea, por força de seus estatutos que prevêem que a aposentadoria gera vacância. 
   A observância do comando trazido pela lei municipal é uma decorrência direta do princípio da legalidade, âncora de todo o regime jurídico administrativo e segundo o qual, a relação de administração pública é sempre pautada pelo dever e não pela vontade pessoal do administrador.
  Diante da clareza da legislação, a jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça do Estado e do Supremo Tribunal Federal, amplamente examinados nos relatórios conclusivos da Comissão Processante, restou comprovada a irregularidade da situação existente no município há muitos anos, desde governos anteriores.
  Com fulcro nesses posicionamentos superiores, inclusive do órgão de controle externo do município, não restou qualquer dúvida de que qualquer aposentadoria constitui causa de ruptura do vínculo entre o servidor e a Administração Pública do Município de Ouro Branco, por força do artigo 65, inciso IV, do seu Estatuto dos Servidores, o qual estabelece a vacância do cargo público.
  Não fosse assim, haveria vitaliciedade do cargo público, situação que diverge juridicamente do instituto da estabilidade. Noutro norte, se a aposentadoria visa garantir ao segurado a percepção de proventos quando atingir certa idade, a continuação do enlace laboral prejudicaria, via de regra, a qualidade dos serviços prestados, desta sorte conflitando com o princípio da eficiência no serviço público.
  Se mantidos os aposentados, só haveria renovação dos quadros funcionais da Administração Pública, quando houvesse rescisão por justa causa, pedido de desligamento do servidor ou então por morte. Foi o que apontou a comissão processante composta por três servidores efetivos.
   Nesse preciso lineamento, os processos administrativos analisaram a existência ou inexistência de direito relativo aos servidores públicos municipais de Ouro Branco, incluindo-se aí a situação de todos os servidores aposentados voluntariamente pelo Regime de Geral de Previdência Social, mas permanecentes nos cargos em que se deram as aposentadorias, aos quais, repita-se, foi dado o amplo direito manifestação e de defesa, na melhor forma do direito.
  Assim, conforme a Lei Municipal n. 1.530/2005, que dispõe sobre o Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Ouro Branco, especialmente o inciso IV, do artigo 65; com amparo na jurisprudência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, do Tribunal de Justiça do Estado e do egrégio Supremo Tribunal Federal; e, por fim, acolhendo integralmente os Relatórios Finais produzidos pela Comissão Processante constituída de servidores municipais efetivos e por tudo mais que constou dos respectivos autos, foi declarada a ilegalidade da acumulação de proventos de aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social com a permanência no cargo público em que se completaram os requisitos para a aposentação, vez que o cargo público, com a referida aposentadoria, tornou-se vago de pleno direito. Foi informado à Câmara Municipal sobre os processos. A Prefeitura se coloca à disposição de quaisquer munícipes para os esclarecimentos necessários pelo telefone: (31) 3749-6014.

Ruralzão 2015 agita comunidades rurais em Ouro Branco

Preparativos para o Ruralzão
  No dia 19 de abril, sábado, será realizada abertura oficial do Campeonato Ruralzão 2015. O torneio é uma parceria entre a Prefeitura e as comunidades rurais e Liga Ourobranquense de Futebol de Salão (LOFS).
  Participarão do torneio, dezesseis times, divididos em dois quadros, de nove comunidades, e 400 atletas ao todo. Chave A: Juventus Olaria; Campo Grande; Olaria e Vargem e Chave B: Geada, João Gote, Cristais/Itatiaia e Castiliano/Cumbe. As partidas serão realizadas nos campos do Olaria, João Gote, Castiliano, Geada, Cristais e Itatiaia, às 13h e 15h.
  Na abertura do Ruralzão 2015 haverá a participação das 16 equipes. No mesmo dia, será realizada também a Caravana de Lazer da Prefeitura, na Praça da comunidade de João Gote. Para junho, durante a grande final do Campeonato Ruralzão 2015 será sorteada uma moto Honda 125 CC 0KM, captada por meio do apoio de incentivadores do esporte: Easy Way, Sindicato dos Metalúrgicos e AEA.
  Para participar do sorteio, basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis que serão repassados para a Secretaria de Desenvolvimento Social que faz a doação para famílias em estado de vulnerabilidade social e entidades que prestam serviços sociais em OB.

Cuidado com a dengue

  Em época de epidemia de dengue, todos devem dobrar a atenção para não adquirir a doença, além das principais ações para evitar o acumulo de água limpa e parada, é preciso saber se todo mundo que está com febre tem mesmo dengue.
  Para saber se o que tem é dengue, note se além de febre alta durante pelo menos sete dias, possui no mínimo mais dois dos sintomas, como dor de cabeça; no fundo dos olhos; muscular e por todo corpo; nas articulações; cansaço fácil: já acordar cansado; Pintinhas vermelhas pelo corpo com ou sem coceira. Outro fator a se considerar para se ter certeza de que se trata de um quadro de dengue é ter estado nos últimos 15 dias em áreas de epidemia de dengue.
  Para diagnosticar a doença recomenda-se ir ao médico o mais rápido possível para que este indique a melhor forma de tratamento.  O diagnóstico da dengue deve ser feito pelo médico ao observar os sintomas que o indivíduo apresenta, e se ele achar necessário pode pedir um exame de sangue para confirmar a infecção pelo vírus da dengue.
  Não é recomendado iniciar o tratamento sem o consentimento do médico, isso pode ser perigoso e pode levar à morte pois existem vários medicamentos que agravam a doença e podem levar a um quadro de hemorragia, que é uma complicação potencialmente fatal da dengue.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Ação da Prefeitura, com o apoio da PM, reintegra terreno para o Município

  A Prefeitura informa que uma denúncia anônima levou a Polícia Militar de Ouro Branco e a equipe da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, por meio da Fiscalização e Defesa Civil, a desfazerem a demarcação irregular de uma área.
  As equipes se reuniram na quarta-feira, dia 13 de fevereiro e se dirigiram para um local na região da Travessa Macapá, bairro Luzia Augusta. O local é uma área pública e está bem próximo a uma Área de Preservação Permanente (APP).
  A equipe de Fiscalização da PMOB se mantém atenta aos casos de invasões e demarcações irregulares e pede a ajuda da comunidade para que denuncie. As denúncias podem ser feitas pelo telefone: 3749-6041.

Prefeitura entrega reforma dos banheiros do Terminal Rodoviário João Paulo II

   Os usuários do Terminal Rodoviário João Paulo II já têm a sua disposição as novas instalações dos banheiros feminino e masculino. A Administração, por meio das Secretarias de Obras e Gestão Urbana, realizou toda a reforma do local, revisão da parte elétrica e hidráulica, pisos, pias e sanitários. No entorno da Rodoviária estão sendo feitos os serviços de limpeza e poda de árvores.
  Segundo a Prefeita Cida Campos, o Terminal receberá mais melhorias. “Ficamos felizes ao entregarmos os novos banheiros com uma infraestrutura adequada. A equipe está trabalhando para realizar a limpeza e manutenção de todo prédio do Terminal Rodoviário. Essa semana, a equipe realizou a capina e roçado e vem muito mais por aí.”

terça-feira, 7 de abril de 2015

Nasce o grupo de mulheres empreendedoras de Ouro Branco


A determinação e a visão femininas têm sido fundamental na construção do mercado empresarial brasileiro nos últimos anos e em Ouro Branco não poderia ser diferente. Com intuito de ajudar e ser um canal de discussão para as mulheres empresárias da cidade, Romana Ramos, reuniu um grupo de proprietárias de empresas e criou o grupo Mulheres Empreendedoras de Ouro Branco. O grupo tem como objetivo ajudar a mulher empresária, primeiro como elemento de articulação, estimulando a participação das mulheres na vida empresarial, além de proporcionar a oportunidade de trocar conhecimentos e desenvolver atividades em conjunto, visando melhorias para as empresas.
O grupo vai buscar também estimular a qualificação das mulheres para ajudar na possibilidade de sucesso de seus empreendimentos, incentivar à formação de redes de contato e trocas de experiências, a criação de espaços de debates e ainda a discussão de temas de interesse da classe, além de lançar questões como o desafio de se conciliar os múltiplos papéis que a mulher se propõe nos tempos atuais.
O grupo nasceu durante uma feira de negócios formada por empresas comandadas somente por mulheres, que foi realizada no dia 7 de março, véspera do dia Internacional da Mulher, Shopping Ouro Branco. Organizado pela empresária Romana Ramos proprietária de um salão de Beleza, o evento foi concebido como espaço de intercâmbio de informações e troca de experiências, de capacitação, possibilitando a discussão de temas que interessam às mulheres e são importantes para aprimoramento da gestão dos negócios delas.
O evento contou com a participação das empresas: Amélia Doces Caseiros, Hinode Perfumes Importados, Revitalize, Centro de Estética, Associação dos Artesões de Ouro Branco, Mary Kay Consultoria de Beleza Independente e Rosenilde Damasceno Reis Silva representante da Avon. Já está programado outro evento para ser realizado nas vésperas do dia das mães.











sábado, 4 de abril de 2015

Desequilíbrio ou atentado terrorista

  A notícia que o do desastre do avião AirBus A320 do vôo 9525 da GermainWings foi deliberada deixou todos apavorados. O que teria acontecido realmente naquele vôo ninguém poderá saber, mas é fato coloca de novo, em cheque a segurança da aviação civil.
  O conteúdo da caixa preta indica uma situação inusitada, onde o comandante ficou do lado de fora da cabine de comando, batendo suavemente, inicialmente, na porta, que não foi aberta pelo co-piloto alemão, Andreas Lubitz de 28 anos e 630 horas de vôo, mesmo depois do piloto passar a esmurrar a porta e tentar abri-la à força.
  Andreas não permitiu a sua entrada na cabine de comando. Não se sabe o motivo que tenha levado o comandante a sair da cabine de comando. A notícia de que o co-piloto deliberadamente derrubou o avião, ativando o ‘descent’ da aeronave, deliberadamente surpreende a todos.
 Desequilíbrio ou atentado terrorista, uma investigação que buscará esta terrível resposta, embora não exista nenhuma informação que embase terrorismo. Um surto suicida provoca a morte, deliberadamente, de mais 149 pessoas inocentes, é algo que não se imaginava para este desastre.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Prefeita Cida Campos e Secretário Paulo Vieira participam da entrega do PPA Regional em busca do desenvolvimento regional

   A Prefeita Cida Campos, que é Presidente do Codap, e o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira, participaram de um importante evento na tarde de quinta-feira, dia 6 de março, em busca do desenvolvimento de Ouro Branco e região. Foi realizada na sede do Sebrae, em Belo Horizonte, a entrega oficial do Plano Plurianual Territorial Regional (PPA) realizado pelo Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP). Vale lembrar que nossa região é uma das poucas do país que já possui PPA Regional.
  O evento contou com a participação de representantes do Sebrae, Embrapa, Geopark e CODAP e Prefeitura Municipal de Ouro Branco. De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo de Castro Vieira, “esse instrumento facilita a destinação de recursos dos Governos Federal e Estadual.”
  A Prefeita Cida Campos conta que “foi discutida a diversificação econômica do Municipio e região por meio do desenvolvimento da cadeia produtiva da agricultura familiar.”
  Participaram do encontro a Prefeita Cida Campos, o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável , Paulo de Castro Vieira, Chefe Geral da Embrapa Milho e Surgo, Antônio Álvaro Corsettie Purcino equipe, Diretor de Operações do Sebrae MG, Anderson Cabido e equipe, Diretor do Geopark, Renato Ciminelli e equipe, Secretário Executivo do Codap, Paulo Correa e equipe.
  Foi montada uma agenda de trabalho para levantar a demanda regional (Prefeituras, Mineradoras e Siderúrgicas) e a oferta (quantidade e tipos de produtos produzidos na região) que será apresentada no dia 10 de abril no Sebrae. O Sebrae apresentará a demanda e o Codap as ofertas. Logo em seguida, a Embrapa analisará o contexto regional para otimizar a oferta. 

Atenção meninas e adolescentes: Campanha de vacinação contra o HPV

  A Prefeitura de Ouro Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a 1ª etapa da vacinação contra o HPV - Papilomavírus Humano em 2015. A campanha busca atender meninas de 09 aos 11 anos de idade (para 1ª dose) e adolescentes de até 14 anos que não tomaram a 2ª dose.
  Além disso, o Ministério da Saúde busca vacinar também mulheres de 14 a 26 anos que vivem com HIV/AIDS. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe da Sala de Vacinas, está percorrendo as escolas da área urbana e, na próxima semana, o atendimento será nas escolas da área rural. Mais informações com a equipe da Sala de Vacinas (31) 3741-4804.