sábado, 30 de agosto de 2014

Um balde de água fria

  Desde criança que escutava a expressão um balde de água fria e achava que tinha escutado uma coisa negativa, mas há cerca de 15 dias, o conceito mudou e a expressão de tornou um  fato positivo.
  Depois que foi criado o “Desafio do balde de gelo”,  muitas pessoas viram um balde de água gelada na cabeça e desafiam três amigos a fazer o mesmo.  Deste então o desafio ganhou as redes sociais e muitos estão tomando um banho com um balde de água fria.  Mas pouca gente sabe que a ação faz parte de uma campanha para angariar recursos para entidades ligadas à esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa para a qual não existe cura e que atinge, no Brasil, mil pessoas.
  O que se espera é que todos os desafiados, com o banho ou não, façam doações a partir R$ 226 reais. De acordo com a ALS Association, ONG dedicada ao apoio dos pacientes e à pesquisa da moléstia, de 29 de julho a 20 de agosto, a entidade recebeu R$ 71 milhões em doações por meio da brincadeira. Essas doações vieram de 637 novos doadores.
  A esclerose lateral amiotrófica danifica as células nervosas do cérebro e da medula, inclusive os nervos motores. Com isso, a capacidade de o cérebro iniciar e controlar movimentos voluntários, inclusive os ligados à fala e deglutição, diminuiu progressivamente. Em estágios avançados, o paciente pode ter paralisia completa. Segundo Acary Oliveira, pessoas com a doença vivem, em média, três anos e meio a partir dos primeiros sintomas. No entanto, há casos mais raros de pessoas que resistem por mais tempo ao avanço da doença. É o caso do cientista Stephen Hawking, hoje com 72 anos. Ele recebeu o diagnóstico de ELA aos 21 anos.
  Agora que ficou explicado, você vai tomar um balde de água fria?

Taça Lafaiete Varzeana define os campeões

  A Secretaria Municipal de Esporte realizou no domingo passado, dia 17 de agosto, no Estádio Municipal, em Conselheiro Lafaiete as partidas finais da Taça Lafaiete Varzeana. Na disputa do título do 3º quadro, o Milan, do bairro São João foi o campão da categoria ao vencer o Ajax, do bairro JK pelo placar de 3 a 0.
  Em seguida, valendo o título da categoria Aspirante, o Nova Geração, do bairro São Judas Tadeu empatou em 1 a 1 com o Milan no tempo normal, e a final foi decidida nos pênaltis, definindo como campão, o time do Nova Geração que venceu por 2 a 0.
  Já na categoria principal, o Ajax se sagrou campão ao vencer o Nova Geração por 1 a 0. Após os jogos as equipes receberam as premiações que se estenderam também para o goleiro menos vazado e artilheiro de cada categoria, além do melhor dirigente, atleta revelação e melhor trio de arbitragem.
  A Taça Lafaiete de Futebol Varzeana é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e teve a participação de 14 equipes. Ao todo foram disputados 100 jogos, durante os quatro meses de competição. O chefe de Seção de Futebol Varzeana, José Luiz Vasco avaliou positivamente a competição, destacando principalmente pela parte disciplinar. Segundo Vasquinho as equipes participaram da Taça Lafaiete de forma ordeira provendo a integração entre as comunidade representadas pelas clubes.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Moradora doa 30 exemplares para a Biblioteca Municipal

A Biblioteca Municipal Jornalista Virgílio Carlos agradece a moradora Marcilene Mendonça, bairro Pioneiros, pela doação de mais 30 livros novos que estão na lista dos mais vendidos.
Entre os exemplares doados estão vários títulos de Nicholas Sparks e Zíbia Gasparetto, A culpa é das estrelas – John Green, A menina que roubava livros - Zusak, Markus, Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer – Stephenie Meyer, O julgamento de Gabriel – Sylvain Reynard, Resgate - Steel, Danielle, entre outros.
 Para pegar emprestado, basta fazer o cadastro apresentando documento de identidade e comprovante de residência e uma foto 3x4. A Biblioteca Municipal possui um acervo com 11.230 livros catalogados, 2.461 usuários cadastrados, no mês de julho foram emprestados 224 livros, e cerca de 600 leitores freqüentam a biblioteca para fazerem pesquisas, trabalhos escolares e leituras.
Biblioteca Municipal Jornalista Virgílio Carlos funciona na Rua Santo Antonio, 160 – Centro. Telefone 3749-6035

Cadastro para venda de alimentos no Jubileu começa dia 18

A Vigilância Sanitária de Congonhas (Visa) realiza entre os dias 18 de agosto e primeiro de setembro, o cadastro para interessados em comercializar alimentos durante as festividades do Jubileu 2014.
A licença sanitária será expedida para as atividades de ambulantes (picolé, sorvetes, açaí, quitandas); barracas de venda de alimentos; bares, restaurantes e pensões montados apenas para o funcionamento durante o Jubileu. Para veículos adaptados para venda de alimentos os proprietários deverão agendar á vistoria na Visa.
No ato do cadastro será entregue um informativo sobre alimentos que serão autorizados para a comercialização, regras de boas práticas necessárias para preparo e comercialização e condições mínimas para a preservação da qualidade dos produtos.
Para a realização do cadastro o interessado deverá ser maior de 18 anos e dirigir-se ao setor de Vigilância Sanitária, à rua Padre João Pio, número 150-A, Centro (antiga Clínica da Mulher) e apresentar documento de identidade e comprovante de endereço.
Para evitar filas e demora no atendimento, a Visa sugere que os interessados não deixem para a última hora.

Prefeitura realiza Campanha IPTU Premiado

  Notebook, tablet, smartphone dual chip, bicicleta, televisão, lavadora, máquina de lavar roupas e computador. Essa é a lista dos prêmios que fazem parte da Campanha IPTU Premiado da Prefeitura de Ouro Branco. A ação visa estimular o pagamento em dia do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). O morador que tiver pagado os impostos dos últimos cinco anos em dia ganha um cupom e irá participar do sorteio de equipamentos.

  Para participar o contribuinte deverá comparecer a Divisão de Tributação da Prefeitura e apresentar a guia de pagamento do IPTU. Após a análise dos dados do contribuinte sobre a questão do pagamento do IPTU nos últimos cinco anos, será emitido o cupom para participação do sorteio. O cupom, devidamente preenchido, deverá ser depositado na urna instalada na Divisão de Tributação.
  O IPTU Premiado é amparado pela Lei nº 2.005 de 8 de outubro de 2013 aprovada pela Câmara Municipal de Ouro Branco. O Decreto nº 7.658 de 27 de julho de 2014 com o regulamento completo do IPTU Premiado 2014 consta no site da Prefeitura Municipal de Ouro Branco http://www.ourobranco.mg.gov.br. A intenção é estimular o pagamento em dia do imposto, além da quitação de impostos devidos. Podem concorrer ao sorteio dos produtos do IPTU Premiado 2014 todas as pessoas físicas e jurídicas que detenham a propriedade de imóveis devidamente cadastrados junto ao município e que estejam em dia com o pagamento do IPTU dos últimos cinco anos.
  O pagamento em dia do IPTU é vital para as ações da Administração Pública, pois com esse recurso é possível investir cada vez mais em melhorias na qualidade de vida para nossa população. Em Ouro Branco, por exemplo, por meio da arrecadação de impostos, convênios e parcerias a Prefeitura iniciou a reforma do Centro de Apoio e da UBS do bairro Belvedere, construção da sede do SAMU, entre outros.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Dia dos Pais é celebrado na AEA

   Em uma parceria com Associação dos Aposentados da Açominas (AAA), a Associação Esportiva do Alto Paraopeba (AEA) recebeu em sua sede social familiares no último sábado,dia 2 de agosto.
  O evento, que contou também com a correalização do restaurante Ivan’s Buffet e Sil Miranda Decorações, foi animado pelas canções da Banda Samor (Zunga). E o salão foi tomado pelos passos de dança que transformaram o baile em merecida homenagem aos Pais de Ouro Branco e região.




terça-feira, 19 de agosto de 2014

Ah! Se eu fosse um cachorro!

  Seria levado no colo das madames.
  Dormiria em suas camas.
  Não entraria em filas no INSS, iria de carro ao veterinário, levado por meus donos.
  Só comeria ração de qualidade, sem precisar pagar por elas.
  Não teria medo da morte, pois sou irracional, como todo animal.
  Não teria que torcer para essa seleção ruim ganhar o jogo.
  Já teria a cabeça feita, não teria que ir ao psicólogo.
  Não teria que me preocupar com os ladrões que infestam esse país.
  Não teria que participar dos protestos contra o governo, além de outras coisas chatas
  E ainda diriam que sou melhor amigo do homem.

domingo, 17 de agosto de 2014

Incêndio destrói mata

   Um incêndio atingiu a mata próxima á Escola Municipal LivreMente, em Ouro Branco, na última segunda-feira, dia 4 de agosto. A ocorrência foi considerada de grande proporção.
  A Brigada de Incêndio compareceu com quatro combatentes e a   Defesa Civil com dois agentes. Em duas horas conseguiram controlar o incêndio, mas infelizmente não conseguiram evitar os prejuízos ambientais, como morte de animais, nascente prejudicada, amimais sem abrigo, flora queimada.
  Foram detectados vários problemas locais muito lixo jogado nas imediações, sacos de cimento, restos de material de construção, dentre outros. Problema frequente de acontecer nessa época do ano e torna o clima ainda mais seco.



Lixo de Ouro Branco é depositado em aterro

  A Prefeitura de Ouro Branco iniciou no mês de agosto o envio de resíduos sólidos para o aterro sanitário regional, construído por meio do Consórcio Público Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos (Ecotres) que une as cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas.
  Com a implantação do aterro, os três municípios cumprem as determinações da Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
  Para cumprir a Lei, há alguns anos, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Congonhas se uniram, criaram o Consórcio e juntas batalharam para a implantação do aterro que hoje é uma realidade. Ouro Branco enviará cerca de 30 toneladas diárias para o aterro, de segunda a sábado e pagará uma taxa por cada tonelada oriunda desta cidade que der entrada no aterro.
A Prefeita Cida Campos comemora a implantação do aterro. “Esse é um grande benefício para toda nossa comunidade que dará uma destinação correta aos nossos resíduos, contribuindo assim para que tenhamos uma melhor qualidade de vida e colaborando com as gerações futuras.”
  A Prefeitura pede a colaboração da comunidade para que faça a separação entre o lixo doméstico e outros resíduos como materiais recicláveis (papel, papelão e plástico em geral) que devem ser destinados a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ASCOB 3741-2038) e os resíduos eletroeletrônicos (computadores, impressoras, TVs, Rádios) que devem ser destinados a ASFA-(3741-5060) para o Projeto de Reciclagem Eletrônica (PRE). Para mais informações entre em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (3749-6014 ou 3741-4249).
 

sábado, 16 de agosto de 2014

Prefeitura oferece aulas gratuitas de Zumba para servidores

  Os Funcionários da Prefeitura Municipal de Ouro Branco podem contar com mais um benefício. Por meio da parceria com a Professora Fernanda, estão sendo oferecidas aulas gratuitas de Zumba para os servidores municipais. Na segunda-feira, dia 5 de agosto, foi realizada a primeira aula no Centro de Referências Esportivas de Ouro Branco (Creob) do Ouro Branco Esporte Clube (Obec).
  Cerca de 70 servidores participaram da primeira aula e aprovaram o projeto. Maria do Rosário Pereira Oliveira, atua na Escola Maria Auxiliadora Torres há 19 anos e tem sete filhos e quatro netos. “Adorei essa ideia da aula de Zumba. Estou muito feliz. Esse foi um grande auxílio que a Prefeitura nos ofereceu.”
  A Prefeita Cida Campos explica que a intenção é melhorar a qualidade de vida dos servidores. “As aulas de Zumba, assim como as aulas de vôlei, foram criadas para proporcionar um momento de interação entre os Servidores fora do ambiente de trabalho e também para estimulá-los a praticarem atividades físicas.”   
 


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Campolina vence na estreia do Master 60 anos

   A Prefeitura Municipal de Ouro Branco realiza, em parceria com a Liga Master de Futebol do Alto Paraopeba, o “Torneio Master 60 Anos Versão 2014”. São quatro equipes: Campolina (Ouro Branco), Mackenzie (Congonhas), Irajá (Conselheiro Lafaiete) e Bela Vista (Conselheiro Lafaiete).
  As partidas tiveram início no domingo, dia 3 de agosto, e os jogos serão todos os domingos do mês de agosto, às 8h30, no Estádio Municipal José Mapa Filho. O jogo de abertura foi Campolina de Ouro Branco 4 X 1 Mackenzie (Congonhas). Na sequência, Irajá (Lafaiete) 1 X 0 Bela Vista (Lafaiete).
  As equipes participantes doaram cestas básicas que serão entregues a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura, que repassará os alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.
  O Secretário de Esportes, Nélinho, representou a Prefeitura no evento, o vice-presidente da Liga Ourobranquense de Desportos, Zé Roberto, também acompanhou as partidas.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Coral Canarinhos de Itabirito realiza turnê em localidades mineiras

  Em comemoração aos seus 41 anos de história, o Coral Canarinhos de Itabirito, iniciativa patrocinada pela Gerdau, realiza uma turnê por dez localidades de Minas Gerais. As apresentações são gratuitas e vão de 15 de agosto a 28 de setembro.
   Ouro Branco será a primeira cidade a receber os 50 jovens, com idades entre 11 e 20 anos. No repertório estarão músicas eruditas e populares, nacionais e internacionais, todas elas com arranjos adaptados especialmente para o formato coral. Com o tema “Mais do que nunca é preciso cantar”, inspirado na música de Vinícius de Moraes, a turnê passará também por Sete Lagoas, Santa Luzia, Ouro Preto, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Amarantina. Miguel Burnier e Engenheiro Correia (os três últimos distritos de Ouro Preto).
   De acordo com Éric Vinícius de Aguiar Lana, maestro titular e diretor artístico do Coral Canarinhos de Itabirito, apresentações como essa são um grande incentivo para os alunos. “É a oportunidade que eles têm de serem reconhecidos por tanta dedicação aos instrumentos musicais e ao estudo de técnicas vocais”, afirma Éric, que também já foi aluno do projeto.
  Ele conta ainda que as aulas vão muito além do aprendizado musical, apesar de ser esse o principal objetivo da iniciativa. “O canto acaba agindo como um instrumento de transformação para esses alunos, que vêm nos Carinhos de Itabirito uma oportunidade de transformação”, diz. Éric ressalta que além de terem contato com uma vasta cultura musical, os jovens também aprendem sobre disciplina, tornam-se mais compromissados e começam a enxergar a vida com novas perspectivas.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Gilberto Gil faz super show no 8º Festival de Inverno

A cidade de Ouro Branco já sente saudades. Na noite de domingo, dia 27 de julho, o grande artista Gilberto Gil subiu ao palco da Praça de Eventos para encerrar a 8ª Edição do Festival de Inverno de Ouro Branco. Desde a sexta-feira, dia 18 de julho, Ouro Branco foi cenário de grandes eventos culturais que reuniram o melhor da dança, teatro e música.
Em conversa nos bastidores e durante a apresentação o Cantor se mostrou muito empolgado. Gil exaltou o amor do público pelas artes que acompanhou sua apresentação, mesmo debaixo de chuva. “A presença de vocês mesmo em um dia tão frio e chuvoso é o que nos dá energia e alegria para continuar a mostrar nossa arte”, disse Gilberto Gil. 
Nas Oficinas, adultos e crianças tiveram a oportunidade de conhecer e aprimorar técnicas artísticas. Na Tenda Pau Brasil e Insólita, o teatro mostrou o melhor da cultura brasileira. No palco da Praça, a música e a dança foram um espetáculo a parte. O evento foi uma parceria da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, Inverno Cultural da UFSJ-27ª Edição, Festival de Teatro Pau Brasil e a Socialização, Arte e Cultura na Infância (SACI). O Festival 2014 teve grandes novidades. Pela primeira vez foi realizado o Encontro de Slackline em OB e o Torneio reuniu em nossa cidade praticantes da modalidade de todo país.
A Prefeita Cida Campos agradeceu a todos os parceiros que tornaram possível a realização do evento. “Ouro Branco abriu suas portas para grandes artistas. Música, teatro, dança e as artes plásticas animaram o público. Agradecemos o empenho de toda a equipe da Prefeitura, em especial, da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, UFSJ, Tenda Pau Brasil, Insólita, SACI e toda comunidade ourobranquense. O Festival de Inverno de Ouro Branco insere definitivamente nossa cidade no calendário cultural e artístico de nosso Estado e de nosso país. Parabéns a todos.” 
 






Mais uma guerra

  É difícil entender porque Israel e Palestina estão em guerra de novo, uma vez que já faz muitos anos que eles estão em conflito por causa da Faixa de Gaza, um território que fica entre o Egito e Israel. Pelo menos desde o começo do século 20, quando a ideia de criar um estado judeu no Oriente Médio começou a ser colocada em prática.
  Eles já se guerrearam várias vezes e dessa vez, a violência começou em 10 de junho, por causa do sequestro e assassinato de três estudantes que moravam em um assentamento israelense na Cisjordânia. Não se sabe direito quem fez isso. Israel afirma que foi o Hamas, um grupo islâmico que governa uma parte dos territórios palestinos. Mas o grupo não assumiu a autoria do crime. Um site inglês publicou uma reportagem mostrando que ainda não há provas de que o Hamas matou os rapazes.
  Em retaliação a esse sequestro e assassinato, Israel tem lançado foguetes na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu alega que está atacando bases de treinamento e alvos do Hamas. Mas o fato é que pessoas comuns, os chamados “civis” também estão sendo atingidos e morrendo. Em retaliação, o Hamas também tem lançado foguetes para atingir Israel.
  Hamas é um partido político fundamentalista, que divide o governo dos territórios palestinos da Faixa de Gaza e Cisjordânia com outro partido, mais moderado, o Fatah. O Hamas é ligado a um grupo que existe em vários países, a Irmandade Muçulmana. Esse grupo já governou o Egito, por exemplo.
  Para entender a situação, vale ressaltar que a Palestina hoje é o agregado desses dois territórios, Gaza e Cisjordânia, e ela fica praticamente dentro de Israel. Os palestinos reivindicam que exista um país para eles, mas as correntes políticas conservadoras de Israel não gostam da ideia porque consideram que todo esse território deveria pertencer ao país judeu.
  O fato é que tem morrido muito mais gente na Palestina do que em Israel nessa guerra. A BBC diz que foram mais de mil Palestinos desde o dia 8 de julho, contra 42 israelenses.  Por isso, o Brasil publicou uma declaração condenando Israel por “uso desproporcional da força” contra os palestinos e chamando de volta o nosso embaixador em Jerusalém. Chamar o embaixador de volta, no meio da diplomacia, tem um significado muito sério. Quer dizer que o Brasil está ameaçando romper as relações diplomáticas com Israel por causa desse conflito.
Em retaliação, Yigal Palmor, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel, disse que o Brasil ignora o direito do país judeu de se defender ao fazer o que fez. E chamou nosso país de “anão diplomático”. Ele ainda disse que “desproporcional” é perder de 7 a 1, numa referência à derrota do Brasil na Copa de 2014.

OAB/MG inaugura sede para o advogado de Ouro Branco

   O presidente da OAB/MG, Luís Cláudio Chaves inaugurou na última quarta-feira, 23 de julho, a sede da subsecção de Ouro Branco. A solenidade contou também com a presença da secretária geral, Helena Delamonica e do diretor tesoureiro da seccional mineira, Fabrício de Matos Gonçalves.  Durante cerimônia de inauguração, foram entregues carteiras profissionais a seis novos advogados da cidade. 
  A instituição funcionava em uma sala de apenas oito metros quadrados no Fórum. A partir de agora, os advogados do município e região terão ao seu dispor uma estrutura dez vezes maior, com 80 metros quadrados repartidos entre salas, espaços para reuniões, banheiros, cozinha e infra-estrutura com computadores, impressora e máquina de fotocópias novas.
  A nova edificação começou a ser erguida no meio do ano passado e está localizada ao lado do Fórum. De acordo com a presidente da subseção, Maria Aparecida Hubner, “a antiga sala era muito pequena. Cabiam apenas dois advogados. Agora, com essa nova estrutura teremos mais condições de desenvolver um trabalho mais eficaz”, explica.

Semana literária no Céu

  Diante do fato de que nos últimos 10 dias, três grandes escritores morreram, não tive dúvidas na hora de justificar o fato. Está acontecendo uma semana literária no Céu e como os organizadores do evento não conseguiram fechar a grade de programação, de última hora, tiveram que convocar três grandes brasileiros para estar presente, escolheram um baiano, um mineiro e um paraibano.
  Como o evento era muito importante o primeiro escolhido para participar foi o escritor e acadêmico, João Ubaldo Ribeiro. Ele foi convocado para participar da Semana Literária no céu, na madrugada da sexta-feira passada, dia 18, quando estava em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio.  Sua convocação se justificou porque ele escreveu livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e depois mudou-se para o Rio, mas nunca esqueceu suas origens.
  O escritor Rubem Alves, de 80 anos, foi chamado para estar presente na grande festa literária do céu, no último sábado, dia 19. Para justificar sua ida, os organizadores do evento inventaram que ele morreu de decorrência de falência múltipla de órgãos. O mineiro foi convocado porque era um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, publicou diversos textos em jornais e revistas do país e atuou como cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, autor de livros infantis e até psicanalista.
Até o momento, o autor do Auto da Compadecida, o escritor Ariano Suassuna, que morreu na última quarta-feira, dia 23 de julho, foi o último a ser convocado para este grande evento. Para levá-lo, o pessoal lá de cima, justificou dizendo que ele morreu em decorrência de uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana. 
  Ariano Suassuna nasceu em João Pessoa, dia 16 de junho de 1927, foi um grande dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro. Idealizador do Movimento Armorial, além do Auto da Compadecida escreveu ainda O Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. Foi um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil. 
Espero que a grade de programação do evento já esteja fechada e que nenhum outro poeta brasileiro seja convocado nos próximos anos. Os três que foram representar o Brasil neste grande evento, já estão fazendo falta por aqui.  Eles nos proporcionaram momentos de manifestações artísticas e culturais para a valorização da cultura brasileira. Que as pessoas do lado de lá saibam valorizar a obra de cada um deles, por que nós nunca vamos esquecê-los.