terça-feira, 22 de julho de 2014

Prefeitura realiza Festival de Inverno 2014

“Latitude 20º, Longitude 43º” são as coordenadas geográficas de Ouro Branco no globo terrestre e também o tema do 8º Festival de Inverno de Ouro Branco. O evento já é uma tradição no Estado de Minas Gerais e graças a parceria com o Inverno Cultural da UFSJ-27ª Edição, Festival de Teatro Pau Brasil e Socialização, Arte e Cultura na Infância (SACI), trará para a cidade uma programação artística diversificada entre os dias 18 e 27 de julho.
Um dos pontos altos da programação será a super apresentação do Cantor Gilberto Gil que estará na Praça de Eventos no dia 27 de julho. No segundo dia de atividades, dia 19, Lobão e Banda. E a programação do FIOB foi preparada para agradar todo o público. Em 2014, o evento será realizado na Praça de Eventos e se apresentarão no palco principal Revoada e Sra. Margareth, Agora Jazz, Power Trio, Hoje ainda é dia de rock e Tiê Infantil.
 A Banda de BH, mas que possui grandes raízes na cidade vizinha de Lafaiete, Scarcéus trará o show 15 anos Acústico, também se apresenta no FIOB. Além deles, Veneno remédio, futebol e canção; Sons de Minas, Três Pontes, Tributo ao Rock’in roll, Ritmando, Couto Orquestra de Cabeça, Rodada Dupla com as Bandas Finalistas do Festival Pop Rock, La Negra Tierra, Cia Parker de Dança, Entre 80º, Encontro da Cultura Popular e Viramundo. Além disso, a equipe da Secretaria de Esportes da Prefeitura, em parceria com a comunidade realizará o 1º Encontro de Slackline de Ouro Branco, no dia 26, sábado, às 10h, na Praça de Eventos.

Oficinas - Ao longo do evento, serão realizadas as Oficinas de arte plásticas, dança e música na Praça de Eventos e na Casa Paroquial. A Oficina Meia Ponta direcionada para crianças trará de maneira lúdica e prazerosa através da dança. Já a Oficina aberta: Arte, ciências e mulheres visa incentivar a criatividade para inventar um futuro mais belo e mais humano, que inclua as mulheres em todas as áreas do conhecimento. O trabalho da Oficina Amaranto fará suas inserções a partir de canções de seus dois trabalhos dedicados às crianças, o CD "Três Pontes" e o espetáculo cênico-musical "A Menina dos Olhos Virados", o grupo Amaranto desenvolve uma série de atividades de musicalização com crianças, trabalhando coordenação motora, canto em grupo e criação / improvisação.

O Tapete Arraiolo irá introduzir a técnica dos tapetes arraiolo, capacitando e profissionalizando alunos na arte da tapeçaria. Ainda em ritmo de Copa do mundo, a Oficina: Futebol, fanzines e iconografia literária propõe a utilização de fanzines para estimular a criação de narrativas cotidianas, literárias e/ou poéticas que tenham o futebol como pano de fundo, através da experiência iconográfica. “Os Desenhos e Imagens de Areia” - confecção de tapetes de rua, arte e religiosidade em uma das oficinas que tem como objetivo aprimorar as habilidades artísticas de cada um, através de técnicas de desenho com areia.
 
A Oficina: “Construção e manipulação de birutas e malabares” é fundamenta a confecção e manipulação de birutas e swings (malabares), com a finalidade de brincar e experimentar o movimento que eles propõem ao corpo. A Arte ao Alcance de Todos é o tema da Oficina que irá ensinar desenho básico, ampliação e pintura em tecido. A oficina consiste em 3 dias, com 5 horas cada.  Outra oficina aberta é a “Explorando o Universo” que traz ação é parte do projeto de extensão “Viagem ao Céu pelo Olhar da Ciência”, coordenado pelo Professor Dr. Maurício Reis e Silva Júnior. A música e a dança ganham espaço com “Vivência no ritmo do maracatu” que irá propiciar o contato do público com a musicalidade e a cultura do maracatu de baque virado; formação em música e percussão; formação em cultura popular brasileira.

Sobre o FIOB - O Secretário de Cultura, Ildeu Ferreira, explicou a essência do evento. “Criado em 2006, pela Prefeitura Municipal de Ouro Branco, o Festival de Inverno de Ouro Branco – FIOB é um festival multicultural que agrega as mais diversas expressões artísticas, de cunho erudito e popular. Mais do que um encontro apreciativo com o melhor da cultura nacional e internacional, ele é também espaço de reflexão e formação, proporcionado pelas oficinas, palestras, intercâmbios de conhecimentos, técnicas e modos de expressão.”
A Prefeita Cida Campos convidou a todos para as atividades. “O FIOB vem sendo desenvolvido, firmando e consolidando sua filosofia, conceito e atitude. Convicto de que a união pode fazer a força, estamos realizando ações conjuntas com o Inverno Cultural da UFSJ que chega a sua 27ª Edição, Festival de Teatro pau Brasil da Companhia Insólita e o SACI (Socialização, Arte e Cultura na Infância). Agradecemos a todos pelo apoio e convidamos nossa comunidade para ir para a Praça de eventos para celebramos juntos a cultura brasileira.” 




































































































 

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Prefeitura apoia Meia Maratona da Estrada Real



Associação de Corredores de Rua de Ouro Branco (ACROB) somou esforços com vários parceiros, entre eles, a Prefeitura de Ouro Branco para a realização da Meia Maratona da Estrada Real no domingo, dia 22 de junho.
O evento foi um sucesso, teve a participação de cerca de 500 atletas e contou o apoio da comunidade. O circuito contou com percursos de 10 e 21 quilômetros e a premiação foi realizada na Praça de Eventos onde os participantes foram recepcionados pelo Secretário de Governo e Comunicação, Raymundo Campos Neto, Secretário de Esportes e Lazer, Nélinho, Vice-prefeito, Palomar Vargas e Vereador Neném.
De acordo com a presidente da Associação Selma Paz, o percurso de 21 quilômetros teve largada no alto da Serra, próximo a Capelinha e o percurso de 10 quilômetros teve largada na estrada da Serra a 2 km do asfalto, ambos com chegada na Praça de Eventos.  “A parte mais difícil foi o trecho percorrido na estrada do Morro do Gabriel, pois os atletas desceram 1.600 quilômetros e retornarem pelo mesmo trecho e este retorno difícil por ser morro”, explica.
Os voluntários que estavam no apoio entregando água, recolheram o lixo descartado em todo o percurso utilizado, ao fim do evento ainda a equipe refez o percurso desde o alto da Serra até a praça para finalizar e recolher o mínimo de lixo descartado. “Estamos muito felizes com os resultados principalmente pela presença de tantos atletas que são apaixonados pelo esporte e por gostarem de desafios diferentes. Pretendemos sim realizar uma próxima edição”, 
Selma aproveita a oportunidade para agradecer os parceiros, patrocinadores, apoiadores e amigos. “Agradeço em especial ao Vanderlei Lucio Fernandes e Luiz Alberto Gomes, parceiros e membros da Acrob que buscaram e batalharam pela realização deste evento. Muito obrigada por cada momento dedicado a esta realização”.
Ela lembra ainda que além da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o evento teve o apoio do Departamento de Segurança e Transito, Policia Militar de Minas Gerais, DER/MG IEF, Acafro, Brigada de Incêndio, Professor Murilo e seus alunos, Academia Área Athlética, Projeto Vida para as Nações, familiares e amigos dos atletas Acrob, Liga Ourobranquense de Desportos e Enxovais Maciel.
As empresas que patrocinaram o evento são: Tigresa Calçados, AEA, Semeq, Ormec, Semep, Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, Stampa Brindes, Você Natural, Felix Center, Academia Área Atlética, Silvano Transportes, Hotel Verdes Mares e Vereadora Nilma.
 















 Categoria masculina – 21km
Colocação
Participante
Tempo
Patrocinador
1
Flávio Carvalho Stumpf de Juiz de Fora
01:06:20
Caixa
2
João Marcos Fonseca de Belo Horizonte
01:06:49
Cruzeiro
3
Lourival do Nascimento Libânio de Ponte Nova
01:09:11
5 estrelas Sistema de Segurança
4
Marcos Vinícius coelho de Resende
01:10:06
BMB Mode Center
5
Carlos Gomes Fonseca de Belo Horizonte
1 01:10:42
Cruzeiro

X
Categoria feminina – 21km
Colocação
Participante
Tempo
Patrocinador
1
Helena Pereira da Anunciação Belo Horizonte
01:20:30
Cruzeiro
2
Erika Maria José vieira Belo Horizonte
01:21:57
Casa do Corredor
3
Zirlene Adriana Santos de Juiz de Fora
01:34:56
Saúde Performance
4
Lígia Adriane Camargos Gomes de BH
01:40:07
Mediarun
5
Megan Ballock de Belo Horizonte
01:40:51

x
Categoria masculina (10 km)
Colocação
Participante
Tempo
Patrocinador
1
Glenilson Gilbert Carvalho de São João Del Rei
00:30:40
Conf.Sandim
2
Emerson Rodrigo Cirino de Conselheiro Lafaiete
00:31:45
Acorlaf
3
Anderson Lucas de Souza de São João Del Rei
00:31:56
Conf.Sandim
4
Paulo Cezar da Silva de Belo Horizonte 
00:32:28
Cruzeiro
5
Arnaldo Aparecido de Paula Carmópolis de Minas
00:32:44
Ascorc
X
Categoria feminina (10 km)
Colocação
Participante
Tempo
Patrocinador
1
Roseli Viana Elias Belo Horizonte
00:37:49.
Casa do Corredor
2
Berenice Dias de Meira Belo Horizonte
00:41:21.
Cruzeiro
3
Bruna Mendes Belo Horizonte
00:44:24.
Tona Foto Brasil
4
Tais Macedo dos Santos de Belo Horizonte
00:46:29
Casa do Corredor
5
Maria Aparecida Baldoína de Ouro Branco
00:47:47
Acrob