segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cerca de 130 estudantes participam dos Jogos Escolares Rurais

 A Escola Municipal Raimundo Campos de Olaria ganhou a segunda edição dos Jogos Escolares Rurais, que foi realizado nos dias 9, 10 e 11 de junho.  Cerca de 130 estudantes entre 10 a 17 de escolas de Castiliano, Cristais, e Olaria participaram do evento, que foram divididos em quatro módulos. A abertura oficial aconteceu no dia 9, na Escola Municipal Oswaldo Cruz, em Castiliano, onde os alunos apresentaram shows de dança, organizados pela diretora Silvani e professora de educação física Juceline Lopes.
No dia 10, o evento foi realizado na Escola Nossa Senhora do Carmo em Cristais organizado pela diretora Adriana e a professora de educação física Nara Santana. Nesta escola, os alunos foram recebidos com uma deliciosa galinhada. O encerramento aconteceu no dia 11 na quadra de esportes do Olaria. Neste local, os alunos receberam os troféus e medalhas. Neste local, a diretora Carla e a professora de educação física Francislene Ribeiro organizaram o evento.
“Gostei muito do campeonato foi um momento de muita interação entre as comunidades rurais Olaria, Castiliano e Cristais e proporcionou não só para os alunos como também aos professores um momento de compartilhar suas ideias, compartilhar as experiências adquiridas. Foi muito bom”, afirma a secretária da Educação Sônia Mapa.
De acordo com secretário de Esportes e Lazer, Nélison José Alves, a realização dos jogos escolares itinerantes foi idealizada por ele, juntamente com professores de educação e a secretária de educação, Sônia Mapa, para proporcionar um momento de integração entre as comunidades, com estudantes visitando outras comunidades pra causar um intercâmbio de amizade e de conhecimento.




domingo, 29 de junho de 2014

Prefeitura avança superando desafios

Escola José Estevão Batista
Desde que assumiu os destinos da cidade a Prefeita Cida Campos está comemorando os frutos do trabalho sério, transparente, com responsabilidade, coragem e determinação para enfrentar os desafios que é administrar uma cidade. A arrecadação não aumenta na mesma velocidade que as despesas. Infelizmente, os municípios estão muito sobrecarregados.
A previsão de receita de transferências para o exercício de 2014 é 3,55% maior do que ano anterior. No entanto, a inflação do período de janeiro a dezembro de 2013 foi de 5,51%.
Mesmo com as dificuldades, o governo está fazendo, uma verdadeira transformação na área da educação. Investimentos foram feitos na merenda escolar de qualidade, na distribuição de kits escolares e uniformes, um avanço para a cidade. Foram investidos também no transporte dos alunos, bem como na reforma e ampliação de escolas e creches. Importante notar que a rede municipal de ensino nos anos de 2012, 2013 e 2014 apresenta um crescimento de 9,31% no número de alunos.
As despesas até o mês de abril estão concentradas basicamente nas áreas de saúde e educação que correspondem a investimentos da ordem de R$ 19.119.069,95, equivalente a 62,55 dos gastos no período.  A administração municipal firme no seu compromisso de realizar os investimentos necessários na área de saúde investiu neste primeiro mais de 25% em ações públicas de saúde. Vale ressaltar, que o mínimo exigido por Lei é 15%.
A cada dia o governo avança na consolidação de Ouro Branco como pólo de educação e saúde, entregando novas Unidades Básicas de Saúde, como a do bairro Pioneiros; unidades de saúde reformadas, na cidade e área rural. Construção da sede do Samu e da Unidade Básica de Saúde do Centro. No tratamento fora do domicílio, onde centenas de famílias são assistidas de perto e transportadas com todo carinho e respeito. Obras referendadas pela comunidade que já estão em andamento. O Nasf chega com força total para oferecer mais qualidade de vida para as pessoas.  
Na segurança, o município de Ouro Branco mantém convênios com o Estado para a manutenção das atividades da Polícia Militar e Polícia Civil. A prefeitura paga combustível, manutenção das viaturas e ainda mantém funcionários para assegurar o efetivo funcionamento das câmeras do olho vivo. 
A meta deste governo é manter o equilíbrio das contas públicas, por isso que presta contas a população. Momento onde todos ficam sabendo, onde e como está sendo gasto o dinheiro público. Respeitando contratos e convênios, mantendo a folha de pagamento rigorosamente em dia e os compromissos assumidos com a população, apesar das dificuldades encontradas. Importante observar que a folha de pagamento apresenta uma evolução significativa nos últimos anos, consequência de reajustes salariais e de progressões de carreira estabelecidas no plano de cargos, carreira e vencimentos do servidor.
Os investimentos não param. Poços artesianos estão sendo construídos na área rural e mudando a paisagem do município.  Essas obras significam cuidado com a cidade e responsabilidade com o meio ambiente e com as gerações futuras.
O futuro é agora, e já é realidade, desde 2013, com educação de qualidade e gratuita, desde a educação infantil à universidade, números de geração de empregos que são destaque em nosso Estado, todas as metas superadas no Ideb; saúde mais próxima e de qualidade para as pessoas, sendo referência em toda nossa região; promoção de cultura, lazer e mais espaços de convivência para as pessoas com a praça da saúde. 
Esses avanços vão seguir se concretizando cada dia mais porque o governo tem a certeza de que, ao cuidar das pessoas, de trabalhar pela promoção de mais justiça social, com garantia dos direitos fundamentais, com o olhar especial para aqueles que mais precisam, está construindo uma cidade melhor para se viver.

Foram construídas ruas, escolas, praças, unidades de saúde, casas e, o mais importante, um lugar de menos desigualdade, de mais oportunidade e dignidade para as pessoas.

 
Posto do SAMU
Construção de uma UBS no centro


Canalização da rede fluvial

sábado, 28 de junho de 2014

Alimentos arrecadados no aulão de zumba foram entregues para Lar dos Idosos

 A ação solidária realizada pelas professoras Sheila Ferreira, da academia Harmonia do Corpo, Fernanda Santos e Luciana Meneses da Academia Área Atlética e Shirley Silva da Associação dos Aposentados de ouro Branco, que organizaram 1º Master Class Solidário Zumba com intenção de arrecadar doações para o Lar Comunitário Frederico Ozanan, foi um grande sucesso
Durante a aula, realizada no dia 6 de junho, às 19h, foram arrecadadas diversos pacotes de fraudas geriátricas, materiais de higiene pessoal, pasta de dente, escova de dente, shampo material de limpeza em geral, que foram destinados à instituição.
O evento, que teve o apoio do Secretário Municipal de Esportes e Lazer, contou com a presença do presidente e vice-presidente do Lar Comunitário Frederico Ozanan, Nélio Romero de Lana Machado e Alberto Luiz, do secretário Gilmar do Carmo, da coordenadora geral, Erica Rocha e vereadores Edson Gonçalves, Paré e Rodrigo Duarte.
Nélio Romero se diz agradecido com o grande apoio recebido através das doações feitas pelo grupo de dança. “O Lar sente-se amparado pelo grande movimento que significou uma importante e representativa ajuda no combate aos altos custos da Instituição. Nosso agradecimento extensivo à Associação dos Aposentados, que cedeu espaço para realização do evento. Obrigado a todos que com certeza continuarão a nos ajudar na importante jornada em proporcionar carinho e atenção aos nossos idosos”, disse
 Na oportunidade, Nélio convida todos para a segunda festa junina do Lar Comunitário Frederico Ozanan, que será realizada no dia 19 às 12h, no pátio do lar comunitário.


Em defesa do meio ambiente

 A Escola Livremente realizou no dia 4 de junho uma manifestação em proteção a mata com três nascentes que fica ao lado da escola. A ação tem como objetivo pedir o reflorestamento desta área.
Na parte da manhã os professores e aproximadamente 600 alunos fizeram um cordão humano em volta da mata. Com a presença de alguns pais, a área ganhou um abraço simbólico. Em seguida, eles cantaram o Hino Nacional e plantaram algumas plantas e árvores frutíferas no local.
“Queremos que nossa escola faça parte de uma mata ecológica”, explica a diretora Eliane, que afirma que esse projeto terá prosseguimento em agosto.
Ela explica ainda que esse projeto existe desde 1995, mas estava esquecido pelo corpo docente e será resgatado por essa gestão. Chamado de Livremente Verdemente, ele tem como objetivo criar um parque ecológico no local, uma vez que existem várias nascentes no local.





terça-feira, 24 de junho de 2014

Com a palavra, a prefeita

A prefeitura de Ouro Branco começou a fazer o levantamento da demanda habitacional da cidade.   Este cadastro será utilizado nos programas habitacionais que vamos desenvolver na cidade. Leia abaixo, uma entrevista com a prefeita Cida Campos e conheça melhor os detalhes deste cadastramento.
Jornal O Alto Paraopeba - Como está sendo feito este levantamento, prefeita?
 Prefeita Cida Campos - Estamos pedindo às famílias que não possuem casa própria que se cadastrem, para termos a real situação da demanda habitacional de Ouro Branco.  Este cadastro será utilizado nos programas habitacionais que vamos desenvolver na cidade. Vale ressaltar que o objetivo do cadastro, além de contribuir para a seleção dos beneficiários, é também para que o processo de seleção das famílias seja bem transparente, e não deixe nenhuma margem de dúvida quanto à importância, seriedade e lisura. Por isso, é muito importante que mesmo aquelas pessoas que já realizaram algum tipo de cadastro em programas municipais, que atualizem seus registros. Porque depois do processo finalizado, não haverá como se cadastrar.
Jornal O Alto Paraopeba - Quais os documentos as famílias devem apresentar?
 Prefeita Cida Campos - Os interessados em se cadastrar devem apresentar as originais e cópias do CPF, RG, titulo de eleitor, certidão de casamento e/ou nascimento de todos os membros da família. Além dos comprovantes de renda e de endereço.
Jornal O Alto Paraopeba - As pessoas de outras cidades vão poder se cadastrar para participar do programa?
Prefeita Cida Campos - Não. Este programa é única e exclusivamente para os moradores de Ouro Branco. E aqui quero ressaltar que depois do levantamento concluído, todas as informações serão checadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
 Jornal O Alto Paraopeba - O cadastro começou no dia 2 e vai até quando, qual o prazo que as famílias têm para se inscrever?
 Prefeita Cida Campos - O cadastro pode ser feito até o dia 27 de junho, sempre das 8h 16h30, no anexo 1 da Prefeitura, localizado na rua José Geraldo 76, no Centro. Haverá também plantões nos sábados, dias 7 e 14 de junho, de 8h às 14h. Então, é muito importante que as famílias não percam o prazo, porque como já disse, depois não haverá como ser inserido no processo. E as pessoas não precisam se preocupar por causa dos jogos do Brasil na Copa. Nos dias de jogos da nossa seleção que são os dias 12, 17 e 22, também haverá atendimento, só que das 8h até o meio dia e qualquer outra informação, vocês podem entrar no site da prefeitura, que é o www.ourobranco.mg.gov.br que está tudo lá.
Jornal O Alto Paraopeba -  Como as pessoas que não têm acesso à internet podem conseguir mais informações sobre este cadastramento?
Prefeita Cida Campos – Pelas podem ligar para os telefones 3749-6041 e 3742-2009, e as pessoas não devem perder esta oportunidade. Devem se cadastrar, porque, é por meio deste cadastro que as famílias serão selecionadas para atendimento nos programas habitacionais que vamos desenvolver em Ouro Branco.

domingo, 22 de junho de 2014

Prefeita nomeia secretária de Saúde

A prefeita Cida Campos nomeou a nova secretária municipal de saúde, Sônia Terezinha de Albuquerque Nascimento, no dia 19 de maio. Sônia é enfermeira com especialização em Gestão Pública e tem 31 anos de experiência no Serviço Público de Saúde. A nova secretária trabalhava na cidade de Conselheiro Lafaiete onde atuou sempre no setor de saúde pública e no magistério.
A prefeita Cida Campos elogiou muito o trabalho desenvolvido pelo secretário Paulo Cezar Lopes Correia e deu boas vindas a nova equipe da área da saúde. “Conto com todos os secretários e secretárias, todos aqui escolhidos e referendados, para que possamos cumprir o nosso compromisso de fazer o melhor governo. E isso significa um governo de resultados, de diminuição da pobreza e das desigualdades, de participação popular. Isso significa a construção de uma cidade educadora e saudável, bonita, acolhedora, organizada, moderna, de forma a propiciar que a cada dia as relações sociais sejam ainda mais delicadas e fraternas”.
A secretária municipal de Saúde, Sônia Terezinha falou da satisfação de assumir a pasta. “Estou emocionada com a estrutura da saúde de Ouro Branco, e pretendo trabalhar muito com esse grupo. Vamos trabalhar em equipe e com humanização para tratar com respeito o cidadão. Que todos que trabalham aqui sejam um só corpo, unidos no sentido de servir à nossa população, tendo como norte o benefício coletivo e o bem-estar social de toda a população, especialmente aqueles que mais precisam das políticas públicas da saúde”.
Para o médico Martinho de Menezes, novo diretor clínico do Hospital, o trabalho terá um novo jeito, um novo olhar. “Acredito que seguindo uma estratégia eficaz chegaremos próximo do atendimento à saúde que a população merece e precisa e para isso temos que começar no atendimento primário”, disse o médico.
A solenidade aconteceu no Hospital Raymundo Campos e contou com a presença do presidente da câmara, vereador Carlos Roberto Pereira e dos vereadores Edson Miguel de Paula, Ivo Pereira Filho, Nilma Aparecida Silva e Raimundo Henrique de Paiva, além de secretários, assessores, conselheiros de saúde servidores municipais e imprensa.
Balanço Saúde
Contratação de médicos - Mesmo com uma crise nacional de falta de profissionais da saúde em algumas especialidades, Ouro Branco tem conseguido superar, de certa maneira, essa escassez e garantido o atendimento médico de sua população.

Atenção Básica -
“Vamos priorizar as Unidades de Saúde, ampliando as equipes e melhorar cada vez mais o atendimento. Assim a população irá procurar as Unidades mais próximas para os atendimentos básicos”, confirma a prefeita enfatizando que já está em funcionamento a Unidade Básica de Saúde do bairro Pioneiros, uma referência para a região e também a Unidade Básica de Saúde do bairro Belvedere que está sendo reformada e ampliada. Seguindo os mesmos padrões de conforto e segurança, está sendo erguida mais uma Unidade Básica de Saúde para atender a população do Centro.

Marcação de exames e cirurgias - Para diminuir o tempo de espera nas filas para exames e cirurgias, a prefeita explica que um trabalho constante e eficiente tem sido executado por toda equipe de saúde. “Aumentamos o número de cirurgias realizadas nos últimos meses de forma substancial, mas a fila de espera estava muito grande, talvez por isso demore um pouco mais para que a população perceba na prática esta agilidade que estamos promovendo”, declarou Cida acrescentando que os trabalhos continuarão de forma progressiva e permanente. Além disso, a prefeita explicou que estão sendo dadas prioridades aos casos de urgência e emergência.
 Atendimento no Hospital é feito pela triagem classificatória de risco

A Portaria 2048 do Ministério da Saúde propõe a implantação, nas unidades de atendimento às urgências, do acolhimento e da triagem classificatória de risco. De acordo com esta Portaria, a triagem classificatória deverá ser realizada por meio de protocolos pré-estabelecidos, por profissionais de saúde de nível superior, com treinamento específico.

Mais que uma previsão legal, a classificação de risco é entendida como uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as unidades de urgência/emergência, garantindo um atendimento eficaz e humanizado àqueles em situações de sofrimento agudo ou crônico.

Ao chegar à Unidade de Saúde, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção e encaminhado para confecção da ficha de atendimento.

Após a sua identificação, o usuário é encaminhado ao espaço destinado à Classificação de Risco onde é acolhido pelo enfermeiro que, utilizando informações da escuta qualificada e da tomada de dados vitais, lança os dados no sistema de computador que se baseia no protocolo e classifica o usuário em:
- Vermelho: emergência (será atendido imediatamente na sala de emergência);
- Laranja: muito urgente (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como amarelo, na sala de emergência, no consultório ou leito da sala de observação);
- Amarelo: urgência (será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como verde, no consultório ou leito da sala de observação);
- Verde: sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como vermelho, laranja e amarelo); e
- Azul: quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde ou atendido pelo Serviço Social). Se desejar poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como vermelho, laranja, amarelo e verde.

Nenhum paciente é dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado de forma responsável.

Através desta triagem, o atendimento dos pacientes que procuram o Pronto Socorro tem sido realizado de forma mais justa, já que prioriza o atendimento de acordo com critérios clínicos e não por ordem de chegada, diminuindo o risco de mortes evitáveis, a detecção de casos que provavelmente se agravarão se o atendimento for demorado e a diminuição da ansiedade na espera.