quinta-feira, 18 de abril de 2013

Cavaleiro representa Ouro Branco na Trilha dos Inconfidentes

Na tarde desta segunda-feira, dia 8 de abril, teve início oficialmente as comemorações do Dia de Tiradentes, o Mártir da Inconfidência Mineira. Numa cerimônia simples dentro do Gabinete, a Prefeita Cida Campos entregou ao cavaleiro Antônio Lídio da Cunha um mastro e a bandeira de Ouro Branco, uma forma de representar o município no percurso da Estrada Real até Ouro Preto.
A condução do chamado “Fogo Simbólico” acontece na região denominada “Trilha dos Inconfidentes”, que vai de Andrelândia até Ouro Preto, chegando ao destino no dia 21 de abril.
O Fogo Simbólico tradicionalmente era conduzido por integrantes da Polícia Militar, Exército, Força Aérea Brasileira e Corpo de Bombeiros, mas desde 2005 o Estado outorgou esta incumbência à sociedade civil organizada e, desde então, a condução do Fogo é feita pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira.
A tropa chega à Ouro Branco no dia 18 de abril, com parada na Fazenda de Carreiras, popularmente conhecida  como Casa de Tiradentes, e outra na Praça Sagrados Corações, em frente à Prefeitura.

Dia Nacional de vacinação contra a gripe

terça-feira, 9 de abril de 2013

Vereadores aprovam vários projetos

A reunião na Câmara Municipal realizada na terça-feira, dia 2 de abril, foi bastante tranquila. Doze vereadores estiveram presentes e um bom público prestigiou a reunião do Legislativo Ouro-branquense.
Os vereadores aprovaram a construção de três rotatórias com pracinha, uma no cruzamento da avenida Roque schuch com a rua Amaro Lanari, outra no cruzamento rua Mauá com a rua Amaro Lanari e outra no cruzamento da  rua Roque schuch com a rua Clodomiro de Oliveira.
Eles aprovaram também a permanência da iluminação ligada na quadra de esportes no bairro Luzia Augusta. A iluminação atende também as pessoas que transitam no passeio da escola que funciona ao lado da quadra.
Nesta mesma reunião foi aprovada ainda a indicações da vereadora Branca de Castilha, que propunha a colocação de lixeiras na rua Fernão Pais Leme no bairro Bandeirantes.
Por indicação do vereador Carlos Roberto Pereira foi aprovada a construção de duas rotatórias na rodovia da batata, sendo uma próxima que da via de acesso ao bairro Bela Vista e outra próxima da via de acesso a comunidade de Campo Grande.
Foi aprovada ainda a extensão de rede elétrica com a colocação de aproximadamente quatro postes na rua Ilídio Eleotério na comunidade de João Gote.
Entre as propostas apresentadas, o vereador Rodrigues Vieira Duarte propôs a instalação de uma unidade de corpo de bombeiro em Ouro Branco.  Já o vereador Edson Miguel de Paula propôs um projeto para a construção de uma câmara fria municipal em atendimento aos agricultores.
O vereador Imar Vieira solicita a prefeita que analise a viabilidade de alterar o trafego de veículos em parte na rua Geraldino Domingos, para que a mesma se torne via de mão única para quem está subindo, tanto no trevo que faz esquina com a avenida Augusta Dos Reis Pinto até o início do trevo da rua Geraldino Domingos que faz esquina com a rua João Catarina. Ele pede ainda que a prefeita realize a reordenação da numeração dos edifícios e residências localizados na rua Geraldino Domingos como nas demais no centro da cidade.
Foi feita ainda uma moção de pesares pelo falecimento Maria Alves Viana e de José Domingos Carneiro.
Outro tema da reunião foi o desconto nos contra-cheques dos funcionários da Gerdau Açominas das consultas feitas pelo plano de saúde, que hoje é participativo, e algum funcionários receberam seus contra-cheques sem nenhum valor. O  desconto foi feito sem que houvesse um comunicado prévio aos funcionários. Existe uma legislação que dita o desconto máximo que se pode fazer no contra-cheque, a empresa teria que descontar do funcionário de uma forma que ele pudesse honrar com seus compromissos.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Equipe de futebol da AEA conquista título regional

Com nova vitória por 1 x 0 contra o Mineiro, a equipe sub -11 da AEA conquistou o Frademi, campeonato de base promovido pela Liga de Conselheiro Lafaiete. João Gustavo marcou o gol da partida, realizada no dia 24, no Ouro Branco Esporte Clube.
A equipe já havia vencido pelo mesmo placar o jogo de ida, no campo Centro Luz, em Conselheiro Lafaiete. Outra vitória foi o troféu de artilheiro recebido pelo jogador Cristiano, que marcou 18 gols em todo campeonato.
A conquista agora passa a integrar um hall de títulos nacionais e regionais da AEA. Nas últimas três décadas, a Associação se transformou no maior complexo de lazer e esportes do Alto Paraopeba, além de se destacar como grande incentivadora de diversas modalidades esportivas. 

domingo, 7 de abril de 2013

Ouro Branco sedia reunião da Amalpa

A cidade de Ouro Branco foi o local escolhido para a 198ª Assembleia Ordinária da Amalpa, Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. O encontro aconteceu no dia 22/03, no Hotel Verdes Mares, no Centro da cidade.
A Prefeita Cida Campos, que é Vice-Presidente da Amalpa, recebeu prefeitos, vice-prefeitos das cidades que fazem parte da Associação e autoridades. “É muito importante para Ouro Branco fazer parte da diretoria desse grupo. A Amalpa tem muito a contribuir com a nossa cidade e com a nossa microrregião, e eu pretendo lutar por melhorias para todos nós.”
Participaram ainda do encontro o Presidente da Amalpa, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, Prefeito de Conselheiro Lafaiete; o Comandante do 3° Pelotão de Bombeiros Militar, Tenente Ronaldo Rosa de Lima; o Agente de Relacionamento Comercial da Cemig, Abel Eugênio Cardoso; e vereadores de Ouro Branco. Já o Deputado Federal Carlos do Carmo Andrade Melles, Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas tinha confirmado presença, mas não pode comparecer ao encontro e participou por meio de um vídeo gravado.

sábado, 6 de abril de 2013

Semana Santa em Ouro Branco



Depois de uma programação intensa
na Semana Santa, os católicos se
preparam para as celebrações do domingo
de páscoa, que será celebrada
neste domingo, 31 de março. Para
celebrar a ressurreição do Senhor,
serão realizadas missas durante todo
o dia
Às 8h30, na igreja Nossa Senhora
das Graças, bairro Luzia Augusta. Ás
9h na igreja São Judas Tadeu, no bairro
Belvedere haverá missa e batizados,
às 10h, missa no auditório Dom
Orione. O auge da festa religiosa será
ás 17h, com a procissão da ressurreição
do Senhor, na Praça Santa Cruz
Para o Padre Ilídio, a intensa programação
tem sentido, uma vez que
para os cristãos, esse é um dos dias
mais importantes da fé. “Através da
Ressurreição, Jesus mostra que a
morte não é o fim e que Ele é, verdadeiramente,
o filho de Deus”, diz.
Ele enfatiza que na Páscoa os cristãos
católicos celebram a Ressurreição
de Jesus Cristo depois da sua
morte por crucificação que teria ocorrido
nesta época do ano em 30 ou 33
dC. A Páscoa pode cair em uma data,
entre 22 de março e 25 de abril. O
termo pode referir-se também ao período
do ano canônico que dura cerca
de dois meses, desde o domingo
de Páscoa até ao Pentecostes.
A preparação para a Páscoa começou
no último domingo, dia 24, quando
foram realizadas as primeiras celebrações
da semana santa em Ouro
Branco. Três procissões de ramos findas
dos bairros Luzia Augusta, Belvedere
e da capela Nossa Senhora Mãe
dos Homens acompanhada pela corporação
Musical Santo Antônio se
encontraram no pátio da Matriz de
Santo Antônio. Houve a missa campal
com a participação dos padres Ilídio,
Geraldo e Gil.






quarta-feira, 3 de abril de 2013

Carreiras recebe o 2º Torneio Rural Olímpico


A comunidade de Carreiras recebeu, em março, o 2º Torneio Olímpico, organizado por Paulo Surubim e sua esposa Branca. Este evento faz parte do projeto Esporte é Vida lançado pela Instituição Missionários Bons Samaritanos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Como parte das atividades que foram realizadas, a Associação dos Ciclistas Ecológicos de Ouro Branco e a Associação dos Corredores de Rua realizaram uma corrida e passeio ciclístico. A largada aconteceu na praça Santa Cruz, no centro da cidade, e os participantes percorrem 8,5 quilômetros até a comunidade de carreira.
Foram realizadas ainda futebol e jogo de queimada para o público infantil. Estiram presentes os grupo Altos Antigos e o clube dos Gipeiros, ambos de Congonhas que ofereceram um almoço para 500 pessoas.
O evento teve apoio das policias militar e rodoviária, além de uma ambulância do hospital Raymundo Campos.