terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

População de Ouro Branco ganha academia ao ar livre

 
Com o objetivo de proporcionar qualidade de vida e bem-estar à população, por meio de atividades físicas praticadas ao ar livre e sem custo financeiro ao praticante, a Prefeitura inaugurou, na última sexta-feira, dia 15 de fevereiro, na avenida Mariza de Souza Mendes, uma moderna academia pública, oferecendo uma série de benefícios que antes apenas as boas academias podiam proporcionar. 
A inauguração contou com a presença do deputado estadual Marques da Silva Abreu, que afirmou que a comunidade de Ouro Branco pode contar com ele, sempre que precisar. “As portas do meu gabinete estarão sempre abertas para todos os moradores de Ouro Branco”, disse.
Na oportunidade, a prefeita Maria Aparecida Campos agradeceu a presença do deputado. “Eu fiquei encantada com o fato do deputado ter se lembrado de Ouro Branco”, afirmou.  Já o vice-prefeito, Varonez Palomar enfatizou que a academia é será muito importante para o bem estar da população, uma vez que a ginástica pode trazer grandes benefícios para a saúde não só física, mas também mental das pessoas”, completou o vice-prefeito.
Dotada de modernos equipamentos, a academia ao ar livre foi pensada e implantada para beneficiar a população e poderá ser usada por qualquer cidadão, durante todos os dias da semana e na hora em que ele desejar, desde que tomados os devidos cuidados.
Os benefícios que a nova academia podem proporcionar à população são inúmeros. Segundo o Secretário Municipal de Esportes, Nelison José Alves, atividades físicas realizadas moderada e adequadamente ao ar livre e em bons equipamentos proporcionam o bem-estar físico e emocional e contribuem com a integração social da população. “Além disso, exercícios físicos fortalecem os músculos e as articulações, contribuem com a diminuição do risco de se contrair doenças cardíacas e coronarianas, diminui o colesterol, ajuda no controle da pressão arterial e melhora a coordenação motora e o condicionamento físico dos praticantes”, explica.      
Nelison também informa que nas primeiras semanas, após a inauguração da academia ao ar livre, a Prefeitura manterá professores de Educação Física no local para orientar os praticantes a como usar os equipamentos e a fazer os exercícios de maneira correta.  
 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Igreja lança Campanha da Fraternidade

A última quarta-feira foi considerada uma data muito importante para a Igreja Católica de todo o Brasil, além de ser marcada pela distribuição das cinzas, marcou também o início da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil, que neste ano tem como tema “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!”. A data marcou também o início da Quaresma, ou seja, os 40 dias que antecedem a Páscoa. Neste período, os devotos são convidados a um tempo de penitência e reflexão.
Em Ouro Branco, várias missas foram realizadas para marcar a data.  Além disso, houve um retiro espiritual para os jovens que queriam uma programação alternativa para o período de carnaval. De acordo Padre Elídio, pároco da Paróquia de Santo Antônio, mais de 200 jovens participaram do evento.  
O padre comentou ainda que haverá uma celebração no próximo dia 23 de fevereiro, na comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Luzia Augusta, onde haverá a passagem dos símbolos da juventude. Além disso, todas as quartas e sextas-feiras, às 18h30 haverá a via-sacra, onde os participantes farão uma reflexão dos passos de Jesus, a luz do tema da campanha.   
“A igreja católica tinha programado a Jornada Mundial da Juventude. Por isso, a campanha tem esse tema, justamente para dar uma atenção especial á esse público, que é o futuro da igreja”, Conta Padre Elídio.
Depois de 21 anos, a Campanha da Fraternidade retorna ao tema da juventude. O tema traz à discussão sobre os jovens e a mudança de época vivida atualmente. Em 1992, o tema "Juventude, Caminho Aberto" já havia discutido e refletido sobre a inclusão dos jovens na evangelização.
Em 2013, a Campanha da Fraternidade completa 50 anos. Coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Campanha é realizada anualmente para despertar nas pessoas à reflexão e à adesão de valores mais justos e solidários.
Ouça – Todas as terças-feiras, Padre Elídio transmite uma mensagem de paz e amor para todos aqueles que estão escutando a Radio Aliança. Sintonize na FM 98,8.  
 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Carnaval de Ouro Branco entra para a história

Música, animação e muita segurança. Essas foram às características mais marcantes do Carnaval de Ouro Branco. Durante seis dias de folia a cidade recebeu grandes nomes da música e deixou milhares de moradores e turistas empolgados com o sucesso da folia de Rei Momo na cidade mineira.
Desde a quinta-feira, dia 7 de fevereiro, as ruas da cidade foram tomadas por foliões em ritmo frenético. Cerca de 10 mil pessoas lotaram a Avenida Marisa de Souza Mendes no primeiro dia de festa para ouvir o som da banda Babado Novo.
E esse era apenas o começo de um Carnaval de muito sucesso. A Praça Santa Cruz também ficou lotada durante os outros dias de folia. O público estimado foi de 6 mil pessoas por dia de evento.
A Prefeita, Cida Campos, elogiou o público que aproveitou cada minuto com muita responsabilidade e segurança. “Todos estão de parabéns. Foi uma festa muito bonita, alegre e, principalmente, segura. Esse é o nosso objetivo. Resgatar a cultura da nossa cidade”. A prefeita explica que mesmo com o Carnaval histórico ela mantém o foco para resolver outras questões relacionadas à cidade. “Mesmo promovendo um Carnaval de alto nível, nós não esquecemos os problemas que afligem a nossa comunidade. Eu e a minha equipe continuamos empenhados em melhorar algumas deficiências”, afirma.
Além da agitação das noites de folia, a Prefeitura inaugurou as matinês no carnaval de rua. Tardes de lazer na comunidade de Itatiaia e na Praça Santa Cruz, no Centro, estavam repletas de atividades artísticas, culturais e muita marchinha de carnaval, tocada pelos integrantes da Corporação Artístico-Musical de Santo Antônio.
E o público pode esperar pelo Carnaval do próximo ano. O Secretário de Governo, Raymundo Campos Neto, responsável pela gerência de eventos, disse que toda a equipe já está mobilizada para aperfeiçoar a folia do ano que vem. “Vamos seguir a determinação da Prefeita Cida Campos e fazer um Carnaval ainda melhor em 2014. Esse ano foi muito corrido, porque não tivemos muito tempo. Mas o público correspondeu às expectativas. E ano que vem será ainda melhor.”
Blocos - Outro ponto forte foi o resgate dos desfiles dos blocos carnavalescos e a apresentação dos Bonecos Gigantes da cidade de Oliveira, localizada no Centro-Oeste mineiro. “Estou adorando este Carnaval. Não sou de Ouro Branco, mas resolvi vir para cá com algumas amigas pois fiquei sabendo que o Carnaval daqui seria muito bom”, afirmou Cleonice Ferreira, ao mesmo tempo em que segurava animada a mão de um dos bonecos gigantes.Cinco blocos carnavalescos alegraram o carnaval de Ouro Branco e provaram que a população é animada e gosta mesmo da folia.  
De acordo com Paulo Agostinho, presidente da Liga de Blocos Carnavalescos de Ouro Branco (Licar) Cinco blocos –Ordinárias, Beberão, Farrapos, Virada da Ladeira, e Cai na rede, desfilaram e, conseguiram ajuntar, ao todo mais de mil pessoas.  Somente o bloco das Ordinárias conseguiu ajuntar mais de 500 pessoas. “Em 2014, serão, no mínimo, mais dois blocos e eles desfilarão também em outros lugares, como a Mariza Souza Mendes”, por exemplo”, disse 
Blitz – Durante o carnaval, a Prefeitura realizou intervenções urbanas e campanhas educativas no trânsito para orientar nossos munícipes a evitar doenças e a ter uma vida mais saudável. Na tarde da sexta-feira de Carnaval, Secretaria Municipal de Saúde realizou uma blitz, em frente à Caixa Econômica Federal, e na avenida Marisa de Souza Mendes. Profissionais de saúde literalmente pararam o trânsito de veículos e pedestres para conversar com a população e distribuir um farto material educacional e centenas de preservativos.
A campanha, que recebeu apoio do Governo de Minas, buscou orientar a população a ficar longe das drogas, a moderar o consumo de bebidas alcoólicas e a nunca beber quando for dirigir. Sob o tema “AIDS, fique atento”, um outro aspecto importante abordado pelas blitzen alerta à necessidade do uso de preservativos para se evitar a AIDS e doenças sexualmente transmissíveis.
Domingo de lazer - O projeto Domingo de lazer, coordenado pela Secretária Municipal de Esportes de Ouro Branco, alegrou ainda mais as crianças que estiveram na Praça Santa Cruz, na terça-feira de carnaval, além daquelas que estiveram em Itatiaia no domingo.
Todas as crianças que moram em Itatiaia participaram de brincadeiras com brinquedos infláveis, jogos esportivos, como futebol e peteca. Além disso, muitas crianças de outras comunidades foram para Itatiaia para participar também.
Mais de 500 crianças estiveram na Praça Santa Cruz e também se divertiram muito. “Nosso objetivo é estar em todas as comunidades rurais e também nos bairros. Vamos movimentar a praça e promover ruas de lazer durante todo o ano”, explica o secretário Nelíson José Alves, mais conhecido como Nelinho.
 





quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ouro Branco na rota da folia


O Carnaval 2013 de Ouro branco começou na última semana. A Prefeitura de Ouro Branco preparou uma mega estrutura para atrair foliões e entrar definitivamente no circuito dos melhores carnavais de rua do estado.  Por isso, a folia de Rei Momo está cheia de atrações e novidades.

Com o tema “Ouro Branco na rota da folia”, a cidade abriu o Carnaval mais cedo: quinta-feira, dia 7 de fevereiro. O primeiro dia de festa ficou por conta do grupo Babado Novo. A banda se apresentou na avenida Mariza de Souza Mendes. Na sexta-feira, dia 8, a festa passou a acontecer na Praça Santa Cruz, no Centro da cidade, com apresentação do ObaOba Samba House.

Hoje, sábado, dia 9, é a vez da banda de baile Brilhantina. Domingo, a agitação fica por conta da Bateria Iluminados e do grupo Minas de Belô. Na segunda-feira, 11, quem sobe ao palco é o Vira e Mexe. E para encerrar a festa com chave de ouro, tem o grupo Copo Lagoinha e a Bateria da Escola de Samba da Portela.

“Ouro Branco vai se consagrar entre as cidades com os melhores carnavais de rua de Minas e do Brasil”, afirma Raymundo Campos Neto, Secretário Municipal de Governo, responsável pela gerência de eventos da Prefeitura.

Além dos shows principais, está havendo matinês com programação à tarde de sábado à terça-feira, na Praça Santa Cruz, no Centro, e na comunidade de Itatiaia. Entre as atrações está o grupo Nó na Madeira, Samba do Bem, Corporação Musical Santo Antônio, Cleiton Lucas, desfile com blocos de rua da cidade e Bonecos Gigantes.

A Prefeita Cida Campos quer resgatar o carnaval de rua de Ouro Branco. “Montamos uma grande estrutura para atender aos moradores e turistas. Tudo isso com muita segurança. Será um carnaval para toda a família”.

Babado Novo abriu a festa

No dia 7, foi realizada uma coletiva com a cantora Marielle Antunes,  de 25 anos, que está á frente da banda Babado Novo. Acompanhando a cantora na coletiva estava à prefeita Cida Campos, o vice- prefeito Palamar Vargas, e o Secretário Municipal de Governo Raymundo Campos Neto. Abaixo leia alguns trechos da entrevista da estrela que encantou Ouro Branco.

Pergunta – Como está a sua expectativa para a apresentação de hoje?

Mari - Fica ai enfermagem eu vou atrás da musica. É a primeira vez a frente do Babado Novo e é a primeira vez em Ouro Branco. A expectativa é muito grande na verdade.  Alguém e perguntou? Você está nervosa? Aí eu falei assim: Nervosa não, porque é uma palavra muito forte nervosismo assim. Pode suar como algo não muito bom, é ansiedade mesmo misturada com felicidade, misturada com emoção, misturada com realização. Eu sempre sonhei com uma oportunidade desta na minha vida e graças a Deus a gente esta conquistando a cada dia, eu só tenho que agradecer a vocês que estão nós recebendo com o novo Babado vamos fazer um showzão aqui.

E começando o carnaval aqui hoje de fato está sendo uma honra para mim. A minha responsabilidade a frente da banda é muito grande. A final das contas o Babado ele tem uma história linda te um reconhecimento nacional, a marca é forte não deixa de ter uma responsabilidade a frente disso ai. Mas paralelo a esta responsabilidade eu estou com vontade de trabalhar, vontade de mostrar o que a gente pode fazer, com vontade de mostrar esta novidade do novo Babado. Então é um misto de realização de felicidade como já falei e gente está ai para conquistar o publico.

Pergunta - Em que você difere da cantora Claudia Leite?

Mari - É questão de personalidade. A Claudinha tem a dela eu tenho a minha então de fato difere. Assim eu venho da região do sul da Bahia e lá tem um lance muito forte de arrochadeira  e eu adorarei dançar vocês vão ver esta noite. A música colou, bateu, ficou tem uma coreografia então eu gosto muito disso de esta misturando os ritmos e eu acho que é uma novidade para o novo Babado a gente conseguiu manter a alegria que o Babado tinha da época da Claudia. Aquela coisa de integração com os músicos a gente tem também. Mas a diferença que a é este lance de ficar mais dançante, misturei o ritmo, a personalidade diferente e da realidade local eu vim de uma região diferente que a dela.

Pergunta  - O repertório de vocês durante o ano é diferente do repertório do carnaval?

Mari - É diferente sim. O carnaval de Salvador tem teoricamente oito horas de trio, mas na pràtica costuma durar 12h, 10h. Então a gente precisa ter uma continuidade de música muito grande maior do que a gente costuma ter durante o ano. A gente tem as músicas que tocamos durante os shows colocamos mais clássicos do axé.
Serão 12 shows começando hoje aqui em Ouro Branco e precisa de uma preparação melhor e muito grande, uma vez que é preciso mais resistência, tem haver com a qualidade vocal, então assim de preparo vocal estou aquecendo com maior quantidade, durante o show tem que ter todo um roteiro que aquecimento. A duração do show no palco é de 2h, em trio elétrico de três a 10h.

Pergunta – Quando você decidiu ser cantora?

Mari - Com cinco anos. O curioso é que na minha família não tinha nenhuma influencia da família nenhum era artista. Surgiu em uma apresentação na escola de formatura no final de ano, tinham que escolher alguém para cantar e me escolheram para cantar uma paródia. Naquele dia em diante ninguém me tirou da cabeça que eu poderia ser cantora de axé. Quando fomos receber os diplomas os professores perguntaram aos alunos o que queriam ser quando crescerem uns diziam que seria médicos, advogados quando chegou à minha vez eu disse cantora. A platéia na hora caiu na risada. No final da apresentação eu cantei e ai as pessoas falaram olha ai ela vai ser cantora, Dela para cá, minha vontade só aumentou.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Participe do pré-carnaval no Espaço Multicultural Dona Jandira

Os apreciadores de marchinhas de carnaval, um gênero de música popular que foi predominante no carnaval dos brasileiros nos anos 60 do século XX, não pode faltar no pré-carnaval, que será promovido no Espaço Multicultural Dona Jandira, localizado na rua Santo Antônio, 484, na Comunidade Itatiaia, nos dias 2 e 3 de fevereiro.  O evento começa por volta das 10h e até ás 22h.
A idéia, segundo Dona Jandira, é resgatar, os velhos carnavais, quando as pessoas dançavam á noite inteira acompanhado de suas famílias.  “Não há idade para participar do evento, como serão apenas marchinhas e samba de raiz, toda a família pode participar do avô até o netinho”, diz. Dona Jandira conta ainda que vários  cantores já foram convidados, sendo que alguns deles, virão de Belo Horizonte para alegrar o público de Ouro Branco.
O Espaço Multicultural Dona Jandira está aberto ao público, todos os sábados e domingos e oferece ao público, gastronomia típica mineira. Quem organiza a cozinha é a chef Ana Nogueira. Além disso, o Espaço terá também shows, exposições de arte, artesanato, oficinas e workshops, culturais, apresentações de teatro, dança e muito mais.
No último domingo, dia 20 de janeiro, o Espaço esteve muito movimentado, e o público presente contou com a apresentação de Clever Bambú e sua família. Entre os convidados estavam amigos que fizeram questão de prestigiar os primeiros dias de funcionamento da casa.