domingo, 30 de dezembro de 2012

Amigos homenageiam Tio Mundinho e sua esposa Laura Fernandes Tôrres Pinto

Cerca de um mês após a morte de Edmundo Pinto Filho, mas conhecido como Tio Mundinho, a família e amigos ainda se perguntam porquê. O homem, que tinha orgulho de ser ourobranquense e dedicou a sua vida à família e acompanhou  com vigor o desenvolvimento de Ouro Branco, faleceu no dia 7 de novembro, deixando cinco filhos, um neto e um grande exemplo de humanidade e cidadania.
Tio Mundinho tinha 86 anos, nasceu em 6 de junho de 1926, natural de Ouro Branco, onde viveu com sua família e amigos. Sua trajetória como ourobranquense foi marcada pelo seu envolvimento humano e político com o cidadão e o crescimento da cidade, tendo atuado como vereador por dois mandatos.
Foi político atuante, contribuiu para a educação em Ouro Branco, participando de projetos para a implantação da Escola de Ensino Especial e verbas para a Creche Maria Firmina, criou o projeto Ilumina e telefonia para zona rural. Lutou pela aquisição de instrumentos para Associação Artístico Musical Santo Antônio de Ouro Branco

Laura - Sua esposa Laura Fernandes Tôrres Pinto morreu 31 de Janeiro de 2011, aos 75 anos. Ela era filho de Miguel Fernandes Torres (comerciante) e Maria de Aleluia Alves Tôrres (professora). Ela estudou no Colégio Providência, em Mariana e habilitou-se em Pedagogia, com especialização em supervisão, administração e inspeção escolar.

Ela também era natural de Ouro Branco e se casou com Edmundo Pinto Filho em 26 de julho de 1958. Iniciou sua carreira de educadora trabalhando para o serviço público do Estado de Minas Gerais, efetivando-se como professora primária em 1956, prestando serviços na Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva e na Escola Estadual Maria Auxiliadora Tôrres, aposentando-se neste cargo.

Exerceu também a função de supervisora pedagógica na Escola Estadual João XXIII e Escola Estadual José Brás dos Reis (CESEC). Participou do processo seletivo do Estado de Minas Gerais para  Diretores  e administrou a Escola Estadual João XXIII de 1991 a 1993. Aposentou-se em  2004. Aposentada, prestou serviços comunitários no Lar dos Idosos  e Creche Semente de Luz.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Ouro Branco fez 59 anos

O aniversario de 59 anos da emancipação política de Ouro Branco foi comemorado de forma intensa pela população. A prefeitura programou uma série de atividades para agradar a todos.
No sábado e domingo houve as finais dos campeonatos de futsal e Master e Sênior do Alto Paraopeba, além do encontro de Folia de Reis. A programação se estendeu pela segunda, terça e só terminou na quarta-feira, dia do aniversário da cidade.
Na quarta-feira, dia 12 de dezembro, feriado, os moradores puderam prestigiar, ao longo do dia, uma série de atividades sociais e recreativas. Entre elas, exposição dos veículos e máquinas adquiridos pela prefeitura, inauguração do bairro Campo Novo, missa de Ação de Graças pelo aniversário de Ouro Branco; entrega e bênção das 60 casas aos seus proprietários.
Além da tarde de lazer para as crianças, inauguração da academia ao ar livre na avenida Marisa Mendes, início do Natal de Luzes e do Presépio Municipal na praça Santa Cruz, além da partilha do bolo comemorativo do aniversário. A programação foi encerrada com um show da consagrada sambista Alcione, que foi realizado na quarta-feira 12 de dezembro, feriado em Ouro Branco, na Praça Santa Cruz.
A cidade de Ouro Branco é considerada uma das povoações mais antigas de Minas Gerais, para se ter uma ideia a construção da igreja matriz de Santo Antônio data de 1717. A cidade era distrito de Ouro Preto, mas foi emancipada, ou seja, tornou-se município independente somente em 1953.
A cidade ainda guarda bens históricos como a capela Nossa Senhora Mãe dos Homens e a Igreja de Santo Antônio de Itatiaia também são do século XVIII. Em Ouro Branco também se encontra a Casa de Tiradentes, situada à margem direita da Estrada Real.

Serra de Ouro Branco está ameaçada

A população de Ouro Branco deve se organizar e mostrar para os deputados estaduais que não está satisfeita com o Projeto de Lei 3405/2012, que dispõe sobre a remarcação da área e perímetro do Parque Estadual Serra de Ouro Branco. Os interessados podem se manifestar de várias formas, entre elas o email, pelo telefone (31) 2108-7240. Além disso, podem também se manifestar por meio das redes sociais.
Projeto de Lei 3405/2012 é do deputado Célio Moreira (PSDB) e altera a delimitação da área e perímetro do Parque Estadual Serra de Ouro Branco prevista no projeto original no qual foi embasado o decreto 45.180 em 2009 de criação do Parque Estadual Serra do Ouro Branco. Na ocasião foi definida uma área de 7.520,7888ha, sancionado pelo então governador Aécio Neves (PSDB).
O deputado se justifica argumentando que até o momento não houve a criação efetiva do Parque, tampouco ajuizamento de ações judiciais necessárias à desapropriação de imóveis que virão a integrá-lo, assim como os proprietários não foram indenizados. A região do Parque se encontra em estado de abandono, sujeita às intempéries climáticas, incêndios, queimadas e devastação.

Vale ressaltar que o parecer do Instituto Estadual de Florestas (IEF) é contrario a proposição do projeto e ainda assim a comissão de meio-ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deu parecer favorável ao projeto. 
Várias lideranças políticas da cidade já estiveram essa semana em Belo Horizonte para discutir a situação e encontrar saídas para que essa PL não seja aprovada.
A vereadora Nilma publicou em seu facebook, que esta indignada com o fato, que aconteceu depois de tantas lutas coletivas e de uma intensa mobilização popular e da constituição do parque a cidade de Ouro Branco que tanto esperou esteja preste a sofrer este golpe. “A importância que tem o parque extrapola as questões municipais, pois sua importância atinge os interesses do país e do planeta, devido a rara vegetação que este abriga”, diz.
Segundo ela, outro agravante caso este projeto seja aprovado é que o Estado estará abrindo um precedente para que haja situações de degradações em outros parques e reservas ambientais.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Referência de design e esportividade

Um automóvel compacto, bem equipado, de design moderno e extremamente ágil e veloz. Este é o JAC J2, um carro que não possui precedentes no mercado brasileiro. Apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro, o modelo chegará à rede autorizada JAC Motors no início de dezembro.
Seguindo o DNA habitual da JAC Motors, o J2 é absolutamente completo. Tudo é de série: ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, freios com ABS, air bag duplo e CD player com MP3. E isso não é tudo: rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro também compõem o pacote de itens de série do J2.
Dotado de todos esses equipamentos, o J2 segue fielmente um dos principais valores da JAC Motors: a relação custo-benefício imbatível. “Além de todo o conteúdo de itens, que motiva o consumidor a adquiri-lo por aspectos racionais, o J2 ainda possui um design atraente, moderno, um estilo ´pop´, sem contar um desempenho exuberante para sua categoria. Temos grande expectativa de expandir nossa marca através desse modelo”, explica Sergio Habib, presidente da JAC Motors.
Diferentemente de outros modelos da marca, o J2 exigiu mudanças não só mecânicas e estéticas. Mas também passou por um profundo face-lift para ganhar ares brasileiros. Equipado com motor de 1 litro no mercado chinês, o J2 “brasileiro”, no decorrer dos testes de 1 milhão de km , ressentiu-se de maior área frontal para o sistema de arrefecimento. A grade original do radiador não admitia ar suficiente para resfriar o novo motor 1.4, o que exigiu um completo redesenho de grade e pára-choque dianteiro. Mencionadas as novas necessidades, o novo design do J2 foi elaborado pelo Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália. Além de privilegiar linhas fluidas por intermédio da nova grade do radiador, conservando a identidade da marca na parte dianteira e acentuando a beleza das formas, a questão crítica de arrefecimento foi totalmente solucionada.
Os faróis foram mantidos do design original. Eles remetem ao formato de gota, realçando a personalidade orgânica do estilo do modelo, certamente um dos mais charmosos de todo o mercado brasileiro. Já as laterais receberam rodas de alumínio aro 14, calçadas em pneus 175/60, enquanto a traseira foi modificada na logotipia de identificação, no sistema de fixação do escapamento e nos materiais de acabamento internos do conjunto ótico.
Por dentro, entretanto, as modificações foram ainda mais profundas. Originalmente desenvolvido no Japão, no centro tecnológico da empresa em Tóquio, o painel de instrumentos, os bancos e os revestimentos de portas foram totalmente readequados ao gosto do consumidor brasileiro, através de uma equipe de designers e engenheiros que trabalha no Brasil.
Itens como cluster, console central e painel frontal do passageiro, além de insertos de acabamento nas portas, eram revestidos de materiais plásticos em cores vivas, ao gosto do mercado chinês. Para despertar o aguçado senso de exigência do cliente brasileiro, a equipe de designers da JAC Motors Brasil substituiu esses componentes por materiais escuros, com destaque para o console central e a régua de acabamento no painel frontal, que ganharam revestimentos de fibra de carbono. No quadro de instrumentos, a iluminação indireta é azul e toda a grafia dos mostradores foi alterada, enquanto as aletas de ventilação e as maçanetas internas das portas ganharam tons cromados.

Praticidade - O J2 tem ótimas chances de ser um carro bem aceito nos grandes centros urbanos. Não lhe faltam adjetivos para agradar aos clientes que residem nas cidades grandes. Compacto por fora, ele mede 3,53 metros de comprimento (43 cm mais curto que o J3). Nem por isso, é apertado por dentro. Tem 1,64 metro de largura, isto é, apenas 1 cm menor que seu irmão maior. Na prática, o compacto da JAC torna-se extremamente fácil de estacionar, pois é aquele carro que “cabe em qualquer vaga”, inclusive por contar com o apoio do sensor de estacionamento traseiro.
Mas essa praticidade não condena seus ocupantes, ao contrário. Tanto que, apesar do porte reduzido, ele acomoda cinco pessoas. Por ter uma altura bastante majestosa (1,475 m), ele é até 1 cm mais alto que o J3. Ou seja: a acomodação interna é ideal, sem qualquer sacrifício a pessoas com maior estatura.
 

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Grupo Nunes doa carro para a Asfa

O Grupo Nunes doou um veículo Saveiro semi-novo para Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa).  O veículo será utilizado para viabilizar um melhor serviço á comunidade.

De acordo com o gerente da entidade, Euclides de Souza Vieira, o veículo chegou na hora certa. “O outro veículo está na oficina há vários dias. A Asfa teve que alugar um veículo para honrar os compromissos e estava pagando R$ 100 de aluguel por dia”.
A Asfa é uma entidade que se baseia no princípio de que a promoção humana é feita por meio da capacitação da comunidade para obtenção de melhores condições de trabalho e automaticamente o resgate de sua cidadania.

A Asfa coloca-se como facilitadora, coordenadora, mantenedora e companheira no trabalho para atingir melhores condições de vida. Seus principais projetos são a creche Porta do Sonho, projetos agrícolas, artesanato, reciclagem, assistência social, pré escolar Nossa Senhora do Amparo, Projeto Padova e vários cursos profissionalizantes como marcenaria, informática, eletricidade básica e desenho técnico.

Grupo Nunes – O Grupo Nunes, que reúne quatro empreendimentos e é considerado um dos mais sólidos em sua área de atuação. Atende aos segmentos siderúrgico, têxtil, de mineração e cimenteiro.

Sesi promove rua de lazer

O Serviço Social da Indústria (Sesi) realizou no dia 24, uma Rua de Lazer e Artes literária na praça de eventos de Ouro Branco. Muitas crianças participaram de brincadeiras como cama elástica, pula-pula, oficinas diversas, além de jogos recreativos. 
De acordo com Luiz José Correadi, gerente do SESI de Ouro Branco, o objetivo da atividade era mostrar para a comunidade em geral, o que é o processo educacional do órgão. “Alem de tratar do pedagógico a gente trata do social, isso tudo alinhado com a saúde”, disse. 
O Sesi é uma instituição que visa o atendimento a indústria, aos industriários e também a comunidade. “O órgão oferece bolsa de estudo para os filhos dos industriários, que podem chegar até 70% do valor da mensalidade”, afirma. Hoje, a instituição, atende crianças desde o maternal, até o quinto ano do fundamental. “Para se ter uma ideia, o Sesi oferece tratamento odontológico gratuito para todo o aluno”, completa.
Para atender todas essas crianças, o espaço físico da unidade de Ouro Branco está em reforma que visa melhorias na sua infraestrutura. Em breve será inaugurada uma quadra poliesportiva oficial coberta, também haverá intervenções na pavimentação asfáltica das ruas que dão acesso a unidade. 
A unidade do Sesi, em Ouro Branco ganhou o 1º Prêmio Germinar de Educação Ambiental em 2011.Uma estação meteorológica, que possibilita aos alunos, a  pratica do controle do tempo foi o prêmio recebido.
Além da educação regular, o Sesi oferece também a Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do tele-curso que funciona não só para a comunidade mas também para a industria.
Além disso, oferece de cursos direcionados para o foco familiar, como renda e orçamento familiar, gestão do controle de saúde. Na área de medicina, do trabalho que oferece atendimento a indústria, o Sesi oferece cursos de ginástica laboral que atende também a indústria e se necessário a comunidade, com capacidade para atender 250 alunos.
Havendo demanda para cursos de corte e costura, corte de cabelo e tratamento facial, a instituição tem condições para atender.
Serviço: Em Ouro Branco, a unidade do Sesi fica na Estrada da Fazendinha S/Nº  - Bairro 1º de Maio. Telefone: 3742-2552.




terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Prefiro Tatu Bola

No último domingo, o Fantástico divulgou o resultado de um concurso realizado pela Fifa para escolher o apelido para o tatu bola,  mascote  da Copa do Mundo. Fuleco, esse foi o apelido escolhido por 48% dos votantes. Fiquei decepcionado.
Até então, da Fifa tinha  brilhado quando o assunto foi a escolha do mascote da Copa.   A escolha do tatu bola, que concorria com onça, arara e jacaré, foi brilhante. O animal que tem o formato de uma bola é perfeito para ser o mascote desse evento que tem a bola como símbolo.
Outro fato importante que me fez aprovar a escolha deste animal, era que a iniciativa de transformar o tatu-bola em mascote partiu da Associação Caatinga, sob o argumento de que esta visibilidade ajudaria a divulgar a possibilidade de extinção deste animal, que só existe no Brasil. Esperava-se encontrar interessados em contribuir com verbas para o projeto da ONG cearense que tenta proteger esta espécie.
Tudo estava perfeito até aparecer esse apelido ridículo. Tudo bem que este nome é a junção de futebol e ecologia e reflete a paixão pelo futebol e a preocupação com o meio ambiente, mesmo assim para mim não colou.
Minha indignação não é solitária, basta ficar cinco minutos conectados as redes sociais para sentir que muitas pessoas também não gostaram. Existe até mesmo uma campanha que quer conseguir o máximo de compartilhamentos contra esse apelido, para que os organizadores voltem a chamar o nosso mascote pelo nome original. Sinceramente, eu espero que essa campanha de certo. Fuleco coisa nenhuma, o nome dele é tatu bola.

Criminosos explodem três caixas eletrônicos em Ouro Branco

 Bandidos atacaram máquinas do Bradesco, Santander e Branco do Brasil de uma só vez, em Ouro Branco.  O crime aconteceu na madrugada de 26 de novembro. Cerca de seis assaltantes danificaram três terminais na avenida Marisa Mendes, no bairro Siderurgia. O grupo chegou por volta de 4h15 e instalou dinamites nos terminais. Eles detonaram e conseguiram acessar gavetas de dinheiro nas máquinas do Bradesco, Santander e Banco do Brasil.
Os caixas eletrônicos dos bancos do Brasil e Bradesco, apesar de terem sido danificados, não tiveram violados os compartimentos de dinheiro. O caixa eletrônico do banco Santander foi totalmente violado, mas segundo o gerente da agência, não havia dinheiro.
Os três caixas ficam em cabines instaladas na avenida para facilitar o serviço à população. De acordo com a PM, esse é o primeiro ataque no tipo na cidade. A perícia técnica compareceu no local, onde foram recolhidos e apreendidos próximo aos caixas danificados duas alavancas de ferro usadas pelos marginais e uma lanterna de cor preta fragmentada.
Militares fizeram rastreamento, na tentativa de prender os envolvidos no crime. O rastreamento foi facilitado pelas imagens do monitoramento do sistema de câmeras Olho Vivo, que mostrou um Palio de cor metálica prata, com vários ocupantes, subindo a avenida com os faróis apagados, após a explosão.
O Palio, juntamente com o Corsa vinho foi interceptado quando estava na próximo ao posto de combustível da avenida Maria Firmina, mas não obedeceram a ordem de parada dos policiais.
Os veículos pararam próximo ao acesso ao hospital FOB e um dos ocupantes do veículo Pálio efetuou um disparo de arma de fogo em direção a uma das viaturas. Ninguém foi atingido. Após os disparos o veículo Pálio seguiu pela MG 443, sentido rodovia BR 040 e o veículo Corsa  realizou uma conversão e seguiu sentido bairro 1º de Maio.
Com a ajuda Polícia Rodoviária Estadual, foi descoberto que um motociclista que estava uma motocicleta de cor preta, placa HBB-9402/BH, na rodovia, próximo a localidade de Lobo Leite, também estava envolvido no crime. Segundo a polícia, o condutor da moto e seus companheiros queimaram o veículo Pálio, que outros foram vistos transitando em um veículo Corsa de cor vinho.
Segundo dados da polícia, o condutor da moto, tem 26 anos e possui passagens pela justiça por porte ilegal de armas, tráfico de drogas e outros crimes, o qual reside na Vila Pinho, Belo Horizonte.
A policia militar informa que mandados de busca e apreensão e prisão temporária para todos os suspeitos identificados já foram requisitados.

PM inaugura posto de atendimento

A Polícia Militar em parceria com a AEA inaugurou na última terça-feira, dia 27 de novembro, um posto de atendimento a ocorrências no bairro Primeiro de Maio. O posto funcionará na AEA, na avenida Conselheiro Lafaiete.
Como o local onde funciona o posto foi cedido pela AEA, e por isso as chaves foram pelo Luiz Ney do Nascimento, presidente da AEA, ao comandante da 65° Cia, o Capitão Luiz Jorge Coelho.
Estavam presentes na cerimônia de inauguração, José Francisco das Graças, presidente da Associação dos Moradores do Bairro 1° de Maio; capitão Luiz Jorge Coelho, comandante da 65° Cia da PM; Juarez Lima Couto, diretor do Clube 1° de Maio; a vereadora Branca de Castilho; Allisson dos Santos, diretor administrativo e José Alfredo Marotta, diretor de Planejamento e Obras.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Padaria e Confeitaria Santa Gula já se tornou tradicional na cidade


Situada na avenida Ouro Preto, 321, bairro Primeiro de Maio, a Padaria e Confeitaria Santa Gula, que está em funcionamento há um mês, se tornou a preferência do público não só do bairro, onde se localiza mas também de toda Ouro Branco, além de pessoas de outras cidades.
Muito moderna para os conceitos atuais de mercado, a padaria conta com grande variedade de queijos, frios, e lacticínios. Na parte de confeitaria, a Santa Gula também não deixa por menos, o cliente tem a oportunidade de fazer encomendas de bolos para aniversários, salgados, bolos bombons, tortas, doces, patês.
A padaria oferece uma linha de doces exclusivos e 100% artesanal. Cada barra de doce tem 50 a 100 quilos. “Todos os produtos são fabricados aqui, sem glúten e não levam gordura trans. Tudo 100% natural”, explica a proprietária Mailsa Licas.

Tudo sem descuidar do tradicional cafezinho, que está sempre quentinho, sem deixar faltar o expresso, capuchino e uma linha de sucos naturais como açaí, acerola, manga, goiabada.  Em dezembro, será servido refeições, o famoso pão com lingüiça e uma linha especial de sanduíches.
Contudo seu maior diferencial é a qualidade dos produtos e o atendimento que é uma referência entre a população. Para proporcionar maior conforto para os clientes, a padaria conta com uma área de vendas de 250 metros quadrados e 16 funcionários treinados para oferecer sempre o melhor e surpreender o cliente.
A padaria fica aberta todos os dias de 6h ás 20h, telefone: (31) 3741-6537.

FORD APRESENTA A TRANSIT CONNECT WAGON:

A Ford apresentou a Transit Connect Wagon, um veículo versátil com a proposta de oferecer a dirigibilidade de um carro, a flexibilidade de um utilitário e a capacidade de reboque de uma picape grande. Além disso, ela é a primeira van para até sete passageiros a superar a barreira dos 12,75 km por litro de gasolina na estrada.
Com lançamento programado para o último trimestre de 2013 nos Estados Unidos, a Transit Connect Wagon teve seus detalhes técnicos antecipados pela Ford. Ela contará com duas distâncias entre-eixos, para cinco ou sete passageiros, nas versões XL, XLT e Titanium.
Outra informação liberada pela Ford é o fato de que será a única da categoria com bancos totalmente rebatíveis, capacidade de 545 kg e mais de 2,80 metros cúbicos de espaço para carga, além de rebocar até 900 kg com o equipamento adequado.
Motores econômicos
Para atender à sua finalidade de uso familiar e em pequenos negócios, a linha terá dois motores econômicos de quatro cilindros: um 2.5 e um 1.6 EcoBoost com consumo estimado de 12,75 km/l na estrada - o veículo de sete passageiros mais econômico do mercado. Ambos virão com transmissão automática de seis velocidades, calibrada para oferecer agilidade na cidade e baixa rotação em viagens.
A van terá também uma ampla lista de equipamentos, como teto de vidro panorâmico, câmera de ré, tela de 6,5 polegadas com navegador e sistema SYNC de conectividade e entretenimento com MyFord Touch.
Os bancos poderão ser revestidos em couro, tecido ou vinil de alta resistência, para atender diferentes tipos de consumidores. Toda a linha terá airbags frontais, laterais e de quadris nos bancos da frente e airbags de cortina na segunda e terceira fileiras de bancos nos modelos com entre-eixos longo.
Chave programável MyKey, que permite aos pais e administradores de frota limitar a velocidade e o volume máximo do veículo, e espelho para observação de crianças nos bancos de trás são outros equipamentos. Os bancos rebatíveis e deslizantes darão à Transit Connnect Wagon múltiplas combinações para acomodar pessoas e carga.
Tradição
A nova van mantém a tradição de confiabilidade e durabilidade da Transit Connect, lançada na América do Norte em 2009. Graças à sua combinação de capacidade de carga, flexibilidade, economia de combustível e facilidade de dirigir, ela se tornou o veículo preferido dos proprietários de pequenos negócios, frotas de empresas e táxi, além de usuários particulares como alternativa às vans grandes.
 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Morador de Cristiano cultivava maconha em casa

Um morador de Cristiano Otoni está sendo procurado pela polícia. Ele é acusado de cultivar a planta “cannabis sativa”, mais conhecida como maconha, e também de realizar tráfico de drogas e em sua residência, na rua Raul Maciel, bairro Pinheiros.

Segundo os policiais a planta estava sendo cultivada dentro de uma garrafa pet e estava no fundo do quintal da residência.

A polícia chegou até o local, por meio, de denúncia anônima, de que o suspeito estaria traficando drogas em sua propriedade, e que diversas pessoas, inclusive de outras cidades da região, estavam se deslocando até a casa do denunciado para adquirir drogas.