segunda-feira, 25 de junho de 2012

Telhado da Matriz de Santo Antônio de Ouro Branco será restaurado

Mais de 600 pessoas visitaram as obras da Matriz no dia de Santo Antônio 



Fachada da Matriz de Santo Antônio, telhado será restaurado 

Iniciada em dezembro de 2010, a restauração da igreja Matriz de Santo Antônio está em andamento e a próxima etapa da obra será a recuperação integral do telhado e do seu madeiramento. Novas tecnologias do campo da restauração serão aplicadas para revitalizar o telhado, onde será colocada uma manta para proteger as pinturas do forro da igreja, atribuídas ao mestre Ataíde.

De acordo o especialista em gestão do patrimônio cultural Éverlan Stutz, a medida é necessária para evitar infiltrações causadas pelo acúmulo de água na parte interna do forro, além de representar um mecanismo de proteção das pinturas e dos elementos artísticos do templo religioso. “Em julho, vamos iniciar também a retirada parcial do piso interno da Matriz de Santo Antônio”, explica.

O especialista destaca ainda a necessidade de viabilizar um rigoroso sistema de vigilância para evitar roubos e danos ao patrimônio cultural. “Restaurar a igreja é importante, mas efetivar instrumentos para sua conservação e proteção são fatores essenciais para salvaguardar a Matriz, um patrimônio nacional que representa parte da identidade cultural brasileira”, completa Stutz.

 
Visita guiada às obras de restauro da Matriz de Santo Antônio 
Na semana passada, quando foi comemorado o Dia de Santo Antônio, padroeiro de Ouro Branco, cerca de 600 pessoas visitaram as obras de restauração na Matriz. Segundo o restaurador Gilson Felipe, a iniciativa visa mostrar para comunidade as intervenções realizadas nos elementos artísticos do monumento barroco, que incluem a restauração do altar-mor e das imagens e peças sacras.

“É essencial envolver a população em qualquer obra de restauro. É necessário que a comunidade entenda que uma obra de restauração deve ser criteriosa e que demanda tempo de pesquisa para qualquer tipo de intervenção realizada”, enfatiza Gilson que, paralelamente à restauração, desenvolve atividades de educação patrimonial voltadas para envolver a população na obra de restauro.

A restauração integral da Matriz de Santo Antônio está sendo realizada pela Associação Amigos da Cultura de Ouro Branco e conta com recursos oriundos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e com patrocínio da Cemig, do BNDES e do Governo de Minas. As obras de restauro são orientadas e fiscalizadas a partir dos critérios estabelecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).