quinta-feira, 29 de março de 2012

Paranasa reconstrói prédio para projetos sociais da ASFA

A construtora Paranasa acaba de firmar parceria com a Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa), para reconstrução do prédio onde funcionava o projeto “Sopão”, no bairro São Francisco. Desativada há um ano e meio, a construção foi depredada e se tornou um local perigoso para os moradores. A iniciativa da Paranasa permitirá que o prédio receba dois projetos sociais da Asfa, o “Artes ComPet”, que terá uma fábrica de vassouras e adereços, e o “PRE – Projeto Reciclagem Eletrônica – Ouro Branco”, onde sucatas de informática e eletrônicos são recebidas, separadas e vendidas.   
A parceria foi divulgada no início da semana passada, pelo superintendente de novos negócios da Paranasa, Francisco de Assis Elias, e o presidente da Asfa, Aloísio Bicalho, durante entrevista coletiva, realizada, na sede do Sindicado dos Metalúrgicos, bairro Siderurgia, em Ouro Branco. 
O superintendente de novos negócios da Paranasa informou que a reforma será custeada pela Construtora, que estima investir mais de R$ 40 mil para deixar o prédio totalmente novo. “Serão realizados serviços de troca da cobertura e parte da alvenaria e pisos; instalações elétricas e hidráulicas, acabamento, iluminação externa e cercas de proteção”, disse Francisco Elias.
Aproximadamente 25 funcionários irão trabalhar na reconstrução, entre engenheiros, carpinteiros, eletricistas, pintores, pedreiros e outros. A obra tem previsão de término no mês de maio, podendo ser antecipada.
O superintendente da Paranasa, Francisco Elias, ressaltou também que a ação reflete o compromisso da empresa, a sua responsabilidade e preocupação com as comunidades onde atua. “Sempre procuramos dialogar com a população local, levando contrapartidas positivas”, afirma.
Ele destaca que, ao longo de quase 40 anos de fundação, a Paranasa vem sendo reconhecida pela responsabilidade ambiental e social nas comunidades em que atua, o que é atestado pelas mais de 300 obras concluídas com elevados padrões de qualidade. A empresa presta serviços para as maiores corporações empresariais do país, entre as quais a Gerdau Açominas e outras de diversos segmentos, como siderurgia, mineração, petróleo, celulose, entre outros.
Além da reconstrução do prédio da Asfa, a Paranasa, desde que chegou à cidade, vem mantendo parcerias que beneficiam a população. A empresa patrocina as festividades do Dia 1º de Maio (Festa dos Trabalhadores) do município, promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Também executou a reforma do galpão do Centro de Preparação e Treinamento de Mão de Obra, coordenado pelo mesmo sindicato.
As ações não param por aí e também incluem o patrocínio da sondagem de solo na área onde será construída a nova igreja da paróquia Sagrada Família; doação de ônibus para transporte de paroquianos da terceira idade para acompanharem o passeio ciclístico previsto para abril e recuperação e manutenção de viaturas desativadas da Polícia Militar.
Reciclagem - O prédio irá receber projetos sociais realizados pela Asfa. Um deles é o PRÉ – Projeto Reciclagem Eletrônica – Ouro Branco, que existe há cerca de um ano e conta com apoio da Gerdau. Esse projeto atende 22 jovens de baixa renda do bairro São Francisco e tem como objetivo prepará-los para uma profissão. Eles aprendem a desmontar, separar e selecionar peças de computadores, impressoras e eletrônicos que, em seguida, são vendidas para a Lorene Importação e Exportação, empresa nacional de coleta de lixo eletrônico. Para participar do projeto, é necessário que o jovem esteja matriculado na escola e tenha um bom aproveitamento escolar.
A reforma realizada pela Paranasa também será base para uma nova iniciativa social da Asfa, o Artes ComPet, projeto auto-sustentável direcionado, sobretudo, a mulheres da comunidade que estão desempregadas. O trabalho, além de despertar as habilidades, será uma forma de subsistência para esse público, que será capacitado para fabricar vassouras e objetos de ornamentação com garrafas Pet. Inicialmente, a fábrica irá gerar 10 empregos.
“A parceria com a Paranasa vai propiciar o funcionamento desses dois projetos, proporcionando oportunidades de emprego para famílias. As vassouras e ornamentos produzidos no projeto `Artes com Pet´  serão vendidos para as prefeituras da região do Alto Paraopeba, Gerdau e para a comunidade em geral”, explicou o presidente da Asfa, José Aluísio Bicalho.
Paranasa – A Paranasa foi fundada em 1974. Em mais de três décadas de atividades, a empresa marcou sua presença em várias das mais importantes obras de implantação e expansão do setor industrial no Brasil. Combinando engenharia e qualidade com a capacidade de responder aos maiores desafios em prazo e complexidade nas suas obras, a Paranasa consolidou-se como uma das mais qualificadas empresas de construção industrial do país.
Além de obras industriais, a Paranasa atua também no desenvolvimento e execução de edificações comerciais e residenciais, shopping centers, flats e hotéis. Coordena a execução de detalhamento de projetos, atua em conjunto com montadoras, projetistas e empresas detentoras de tecnologia de processo em projetos tipo "turn key" e "EPC"
Essa ampla experiência é uma política permanente de melhoria da qualidade, desenvolvimento de tecnologias, foco nos objetivos do cliente, qualificação de seus colaboradores, compromisso com a segurança no trabalho e preservação do meio ambiente fizeram da Paranasa uma das mais competitivas empresas de construção no Brasil.

Asfa - Em 1992, a partir da iniciativa de um grupo de pessoas da Paróquia Sagrada Família foi criada a Associação Civil Religiosa São Francisco de Assis (Asfa). A associação tem como objetivo a promoção humana no bairro São Francisco. A entidade se baseia no princípio de que a promoção humana não acontece apenas com doações e sim com a capacitação da comunidade para obtenção de melhores condições de trabalho e automaticamente o resgate de sua cidadania.
A Asfa coloca-se como facilitadora, coordenadora, mantenedora e companheira no trabalho para atingir melhores condições de vida. Seus principais projetos são a creche Porta do Sonho, projetos agrícolas, artesanato, reciclagem, assistência social, pré escolar, projeto Padova e vários cursos profissionalizantes como marcenaria, informática, eletricidade básica e desenho técnico. Atualmente a Asfa possui parcerias com a Prefeitura e a Gerdau Açominas, além de receber doações de outras empresas, entidades e também doações individuais.
 


quarta-feira, 28 de março de 2012

Programa Germinar da Gerdau Açominas beneficia aproximadamente 5,5 mil pessoas em 2011

O Germinar, programa de educação ambiental da Gerdau Açominas, finalizou 2011 com um balanço positivo, beneficiando no total aproximadamente de 5,5 mil pessoas.  Entre as atividades que foram desenvolvidas no ano, estão as visitas técnicas de alunos ao Biocentro, que reuniram 4.823 alunos do 4º, 5º e 7º anos da rede escolar da região.

Nesses encontros, crianças e adolescentes das escolas públicas e privadas dos municípios de Ouro Branco, Congonhas e Ouro Preto vivenciaram situações de aprendizagem que incentivam mudanças de atitudes voltadas para uma ação ambiental responsável. Após as visitas, as turmas fizeram uma avaliação de aprendizagem, alcançando a média anual de 90%, superando a meta estabelecida de 85%.

Nos projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas, que teve como foco a busca de soluções sustentáveis para os problemas ambientais locais, foram atendidas 343 pessoas. Foram realizadas oficinas de Cidadania com 120 crianças e adolescentes do Lar de Maria e com 90 pessoas na comunidade de Lobo Leite. Também foi promovida ação de sensibilização e capacitação para 45 detentos do Programa Liberdade e Assistência ao Encarcerado (Prolae), em Ouro Preto.

As parcerias firmadas entre o Germinar e comunidade, ONGs e empresas locais para a prática de educação ambiental também rendeu bons frutos em 2011. Na Comunidade Terapêutica Bom Pastor foram realizadas seis oficinas sobre Ecologia Humana, com envolvimento de aproximadamente 180 residentes. No Instituto Miguel Fernandes Torres, no Projeto VemSer, foram 61 oficinas sobre cidadania e 180 crianças e adolescentes comprometidos. Já no programa Roda de Conversa, realizado em Miguel Burnier, 20 mulheres da cidade participaram de 18 oficinas.
 

Direcionado pelo Instituto Gerdau, área responsável pelas políticas e diretrizes da empresa em responsabilidade social, o Germinar é uma iniciativa da empresa voltada para a prática da educação e conservação ambiental. Desde 1990, ano de lançamento do programa, até hoje, foram 222.778 pessoas atendidas. Entre as diversas atividades oferecidas pelo projeto, destacam-se as visitas técnicas, cursos, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas.

Prêmio Germinar
Um dos destaques de 2011 foi o lançamento do Prêmio Germinar de Educação Ambiental, que tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos sobre a prática da educação ambiental nas escolas.

A premiação envolveu os educadores de escolas públicas e privadas das cidades de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto (Distritos de Miguel Burnier, Mota e Engenheiro Correa).
Ao todo, foram inscritos 69 projetos divididos entre quatro categorias: Sementinha, para educação infantil; Raiz, para ensino fundamental do 1º ao 5º ano; Folha, para ensino fundamental do 6º ao 9º ano; e Fruto, para ensino médio. Os vencedores de cada categoria foram: projeto Jardim de Atração, da Escola Municipal Dom Luciano (Sementinha); projeto Observadores de Nuvens, do SESI Unidade Prof. João Franzen de Lima (Raiz); projeto Educação Ambiental Inclusiva, do Colégio Batista Mineiro (Folha); projeto Horticultura Orgânica Hidrossustentável, da Escola Estadual Cônego Luís Vieira Da Silva (Fruto).Os vencedores receberam, cada um, R$ 8 mil para viabilizar a implantação do projeto em 2012.

Devido à grande participação e envolvimento das escolas, o Prêmio Germinar, previsto para ser bianual, passará a ser realizado anualmente. Portanto, em 2012, haverá nova seleção de projetos.

Sobre o Germinar
O Germinar foi criado em 1990 com a finalidade de atender as diretrizes da Política Ambiental da Empresa e a crescente demanda da rede escolar da região de influência da Usina. Desde a sua criação, o Biocentro já recebeu mais de 200 mil visitantes em seus mais diversos programas. Inspirado no trinômio educação, ambiente e cidadania, o Germinar capacita jovens e adultos por meio de programas educativos que atuam na formação de cidadãos com conhecimento para atuarem de forma participativa e responsável em relação ao meio ambiente.

O projeto dispõe de um centro de educação ambiental com 48 hectares de áreas preservadas e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau Açominas com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.


Sobre a Gerdau
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço. Com mais de 140 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.

terça-feira, 27 de março de 2012

ZOE, o primeiro carro 100% elétrico

Durante o 82ª Salão Internacional do Automóvel de Genebra, a Renault apresenta ao público o ZOE, primeiro carro concebido para ser 100% elétrico, acessível por todos, a partir de 15.700, com impostos, e ideal para uso diário. O ZOE integra a tecnologia mais avançada com inovações em escala mundial a serviço da simplicidade na utilização, autonomia e conectividade.
Após o sofisticado sedã Fluence Z.E., o utilitário Kangoo Z.E (ambos lançados em 2011), e o urbano descolado Twizy, a Renault coloca a mobilidade Zero Emissão ao alcance do maior número de pessoas com o ZOE, um compromisso que aparece em sua assinatura de marca Mude a Direção.
Com o veículo elétrico e o desenvolvimento das motorizações térmicas, através do plano “Renault 2016”. Mude a Direção, a Renault se comprometeu a reduzir em 10% os seus níveis de emissões de carbono em todo o mundo até 2013, além de 10% adicionais entre 2013 e 2016. Esta decisão estratégica já pode ser vista nas ruas.
Durante o Salão de Genebra deste ano, a Renault apresenta duas novas motorizações Energy: o Energy TCe 90 - inédito propulsor turbo de três cilindros, movido a gasolina, com 899 cm - e o Energy dCi 90, derivado do Energy dCi 110 (revelado no Salão de Frankfurt 2011). Essas duas novidades ampliam para oito a gama de motores da família Energy, que foram sido lançadas em apenas 16 meses.
Vale a pena ressaltar que a gama de motores Renault Energy representa para a marca a inovações a serviço da performance mecânica, com baixo consumo de combustível e baixas emissões de CO2.
Após quatro carros-conceito, a estratégia de design se materializa nos veículos de série, com o Novo Twingo e o ZOE, incluindo uma nova frente, que representa a nova identidade visual da marca. Sem esquecer o Twizy.
“Apresentado no Salão de Genebra em sua versão definitiva, o ZOE, o grande destaque da gama Renault Z.E. Este veículo integra toda a excelência da tecnologia elétrica da Renault a um preço acessível, com um design compacto e sedutor. Ele marca a entrada em uma nova era, a mobilidade elétrica acessível para todos, e confirma o compromisso que firmamos em favor do veículo elétrico.
“Uma nova etapa tecnológica para a Renault, que sempre conseguiu, em 110 anos de história, tornar grandes inovações acessíveis. Esta estratégia de inovações para todos também se mantém através de nossa gama de motores Energy. Fruto de nossa experiência e nosso sucesso na F1, esta gama de oito motores, dentre os quais dois estão sendo apresentados hoje, alia performance, prazer de condução e parcimônia em termos de consumo e emissão de CO2, afirma Carlos Ghosn, Presidente e CEO da Renault.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Curso para agricultoras em Carreiras

Agricultoras de Ouro Branco recebem treinamento de Produção artesanal de alimentos
A Prefeitura de Ouro Branco realizou no período de 27/02 a 01/03, um curso de produção artesanal de alimentos. 
O treinamento foi ministrado pela professora Teresa Rachel Alves Uba, economista doméstica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), na Sede Municipal de Encontros da Área Rural (SEMEAR), em Carreiras e contou com a participação de 12 agricultoras que fornecem suas quitandas para a alimentação escolar. O SENAR tem como meta promover a capacitação do trabalhador e produtor rurais e de suas famílias.
O objetivo do curso foi proporcionar, de forma artesanal, a fabricação de assados como pães, biscoitos roscas, bolos e bolachas com a finalidade de agregar valores culturais, regionais e populares além da geração de rendas.
Uma parceria entre a Prefeitura de Ouro Branco e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete, tem como objetivo o desenvolvimento de ações de qualificação de produtores rurais, através de cursos de especialização profissional, possibilitando conhecimento de novas técnicas de preparo, aproveitamento e conservação de alimentos, agregação de valores e trabalhos manuais.
No mês de março serão realizados os cursos de defumados e embutidos, no período de 12 a 16 e de casqueamento e ferrageamento de 19 a 23. Em abril, entre os dias 9 e 13, o curso será de Apresentação de equinos em pista. Os treinamentos são oferecidos para toda a população de acordo com a disponibilidade de vagas. Informações podem ser adquiridas pelo telefone 3749.6054 ou na Divisão de Agricultura no anexo um da Prefeitura.
“Ao final do curso, as alunas estarão aptas a preparar os alimentos para as escolas melhorando, como é o objetivo do curso, o valor nutricional e a qualidade dos assados inserindo os produtos cultivados em casa como mandiocas, cenouras, batatas, beterrabas, morangas, inhame, entre outras”, informou a instrutora do curso.
Luciene Ângela, dona de casa, já fornecia pães para as escolas do município. “Com este curso vou poder diversificar os produtos com melhor qualidade, tornando-os mais saudáveis e nutritivos”, comentou a moradora da comunidade de Cristais.
Participaram do treinamento moradoras das comunidades de Marimbondo, Campestre, Cristais, Geada, Castiliano, Carreira e Cristalino.


sábado, 24 de março de 2012

Ford apresenta a SuperDityPlatinun 2013

A Ford apresentou a picape SuperDuty Platinum, a mais luxuosa versão já produzida na linha Série F, composta pelos veículos mais vendidos no mundo. A nova picape chega ao mercado norte-americano este ano com um visual marcado por vários detalhes em cromo acetinado, além de exibir um interior superluxuoso destacado por apliques com textura de madeira no painel e no console.
O cromo acetinado está na grade dianteira, nos estribos, nas maçanetas, na capa dos espelhos, na tampa da caçamba e no acabamento do escapamento. As rodas de alumínio de 20 polegadas trazem apliques em preto.
Se o visual externo impressiona, o interior não é diferente. Entre as novidades que oferece estão os pedais com ajuste elétrico, a câmera de ré, a partida remota, o controle de acionamento de garagem universal e os espelhos elétricos telescópicos. A direção é aquecida e revestida em couro, exibindo detalhes de madeira genuína.
O luxo no interior é complementado pelos bancos dianteiros de estilo poltrona e em posição de comando, com ajustes elétricos em 10 posições para o motorista e revestimento em couro. Os tapetes e bancos vêm assinados com o logotipo Platinum.
Conectividade total - O sistema de conectividade é outro ponto forte da SuperDuty Platinum. Ela é equipada com a nova geração do sistema de conectividade SYNC, com MyFordTouch. Além de conexão para celular e aparelhos móveis via USB e Bluetooth, com comando de voz, oferece alerta automático de emergência e acesso a informações de tráfego e negócios pelo SYNC Services. Controla também os sistemas de navegação, climatização e entretenimento do veículo, com uma tela de 8 polegadas.
O tamanho grande de todos os comandos do SYNC tem uma razão especial: eles foram projetados para ser facilmente manuseados com luvas, já que muitos clientes usam a picape para o trabalho. Uma demonstração dessa funcionalidade pode ser vista neste vídeo: http://youtu.be/LIaNyyd8hOw.
Na cabine, há ainda a praticidade do painel com um compartimento específico para as duas entradas USB, conexões de áudio e vídeo, entrada de cartão SD e tomada de 12 volts para celular e outros aparelhos.

Robustez e Imponência - Reconhecida pela sua robustez e visual imponente, a nova picape é produzida na versão SuperDuty com cabine dupla. É apresentada nas versões F-250, F-350 e F-450. A Platinum traz duas opções de motores: o Power Stroke 6.7 diesel e o V8 6.2 a gasolina, ambos de alta potência.







domingo, 18 de março de 2012

Piadas do nosso amigo Marco Antônio

Arrogância

Um oficial da Polícia Federal vai a uma fazenda, em Formiga, MG, e diz ao
dono, um velho fazendeiro:
- Preciso inspecionar sua fazenda por suspeita de plantação ilegal de
maconha!
O fazendeiro diz:
- Sim senhor, mas não vá naquele campo ali - e aponta para uma certa área.
O oficial, puto da vida e cheio de arrogância, diz indignado:
- O senhor sabe que tenho o poder do governo federal comigo?
E tira do bolso um crachá mostrando ao fazendeiro:
- Este crachá me dá a autoridade de ir onde quero, e entrar em qualquer
propriedade. Não preciso pedir ou responder a nenhuma pergunta. Está claro?
Me fiz entender?
O fazendeiro todo educado pede desculpas e volta para o que estava fazendo.
Poucos minutos depois o fazendeiro ouve uma gritaria e vê o oficial do
governo federal correndo para salvar sua própria vida perseguido pelo "Santa
Gertrudes", o maior touro da fazenda.
A cada passo o touro vai chegando mais perto do oficial, que parece que será
chifrado antes de conseguir alcançar um lugar seguro.
O oficial está apavorado.
O fazendeiro, mineirinho muito educado e solícito, larga suas ferramentas,
corre para a cerca e grita com todas as forças de seus pulmões:
- O cracháááááá!!!!!!
- Mostra o crachá pra ele...

Ouro Branco reduz índice de infestação da dengue


Número de focos do mosquito e pessoas infectadas diminui em relação a 2011 e cidade fica abaixo da média estabelecida pelo Ministério da Saúde
 Em Ouro Branco a Prefeitura em parceria com a população está se mobilizando para combater a Dengue. Desde o ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando uma série de atividades de prevenção e controle dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. No ano passado foram registrados 50 casos da doença na cidade e neste ano nenhum.
A dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada de um mosquito, o Aedes aegypti. Há dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminada pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco muito maior de se contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
No levantamento apresentado pela Secretaria de Saúde, o índice de infestação do mosquito e casos da doença de janeiro a fevereiro foi de 0,6%. Menos de 279% do registrado na pesquisa anterior, realizada no mesmo período em 2011, onde o índice era de 2,15%. Com esses valores, Ouro Branco está dentro do índice tolerado pelo Ministério da Saúde - Programa Nacional do Controle da Dengue que é de até 1% de infestação por município.
A queda se deve a adesão dos moradores da cidade às medidas e campanhas promovidas pela Prefeitura, entre elas, os mutirões de limpeza, eliminação de depósitos e recipientes propícios para o criadouro de mosquito, trabalhos nos bairros e escolas, distribuição de materiais educativos, e muito diálogo com os moradores.
Para que o trabalho seja eficiente e apresente bons resultados, todos devem se envolver na guerra contra a dengue, colaborando efetivamente para que não haja locais com água parada, diminuindo assim a chance de haver mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Para evitar que o mosquito se instale nas caixas d’água, a Prefeitura está disponibilizando aos moradores telas de proteção.
Os agentes do controle de endemias que são extremamente treinados para exercer os trabalhos estão visitando as residências da área urbana e rural e conversando com a população sobre os riscos da doença e as maneiras de evitá-la, colaborando ativamente no controle da doença e fazendo com que a cidade atinja um índice tão satisfatório.
Projetos
Para que toda cidade se envolva cada dia mais no combate a dengue a Prefeitura esta desenvolvendo vários projetos que já estão fazendo a diferença e trazendo mais qualidade de vida para Ouro Branco. São eles:
Gincana nas Escolas: Tem como objetivo trazer para as tarefas escolares dicas para o combate à dengue e a reutilização dos materiais que possam servir de criadouros. O trabalho será realizado em todas as escolas municipais.
Agentes Mirins: Os alunos assistirão palestras e receberão cursos sobre as ações de controle à dengue, com informações sobre a doença e o modo de transmissão. O projeto será finalizado com um trabalho de campo, visando que os alunos coloquem em prática o que aprenderam dentro da sala de aula.
Estrada Real: É uma pareceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ, que trabalha na instalação de armadilhas – ovotrampas - nas escolas municipais e estaduais, com objetivo de coleta de ovos de Aedes aegypti. Após recolhidos, acontece à eclosão dos ovos em estufas e posteriormente a análise das enzimas que detectam vírus da dengue nas larvas, antecipando assim um possível surto ou epidemia da doença.
Citronela: Esse é um projeto da Escola Estadual de Ensino Especial e conta com a parceria da Prefeitura, onde garrafas pet serão utilizadas na confecção de pequenos vasos para o plantio de mudas de citronela. Os vasos serão distribuídos a toda população. Considerada um dos principais repelentes naturais, a citronela afasta os mosquitos. Vale lembrar que a citronela tem um odor agradável para os seres humanos, mas é eficaz para manter os insetos à distância.
População aprova
O trabalho de combate à dengue realizado pela Prefeitura está acontecendo em todos os pontos de Ouro Branco e a população, além de colaborar recebendo os agentes, aprova a atuação e os projetos desenvolvidos.
A manicure Nilma Mateus Alves, que faz sua parte como cidadã e se previne contra a dengue, aprova o trabalho realizado pela Prefeitura. “Sigo as orientações dos agentes de saúde. Não deixo água parada e faço minha parte. Toda a população deve ter consciência do perigo e evitar a propagação do mosquito transmissor, eliminando os locais que acumulam água e que servem de criadouro. São as pequenas mudanças de hábitos que fazem diferença. Os agentes estão realizando um ótimo trabalho com suas visitas periódicas e orientações”, afirmou Nilma.
As pessoas interessadas em tirar dúvidas sobre a Dengue ou saber mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no combate a Dengue pode ligar para o telefone 3741-4309 e 3741-4761, ou acessar o site http://www.ourobranco.mg.gov.br/.










quarta-feira, 14 de março de 2012

Prefeitura investe em infraestrutura e pavimenta ruas da cidade

 Melhorar a qualidade de vida e de acesso às ruas da cidade são alguns dos objetivos da Prefeitura com as obras de infraestrutura realizadas na cidade. Consideradas essenciais, de acordo com a Secretária Municipal de Obras e Serviços Públicos, Nilma Silva, essas obras visam atender as demandas de drenagem pluvial e pavimentação nas partes periféricas de Ouro Branco. “Mais uma vez esse governo está atendendo as demandas de qualidade de vida da população. Essas pessoas realmente dependem da atuação do poder público porque não conseguiriam resolver essas questões sem a intervenção do poder público, considerando que o empreendedor não assumiu, conforme a lei, a responsabilidade de fazer a infraestrutura. Nosso objetivo é atender a todos, mas priorizando sempre aqueles que mais precisam”, disse Nilma Silva.
Vários bairros serão beneficiados, entre eles, Amália Rodrigues onde as ruas Rosália Rodrigues, Raimundo Euzébio e a rua construída sobre o córrego buraquinho, já estão recebendo pavimentação. A dona de casa, Aparecida de Fátima Pereira, há 10 anos é moradora da região e contou que antes o local era de mato e depois de terra, e que os moradores sofreram muito. “Quando chovia a rua ficava puro barro e era muito trabalhoso levar os meus filhos para a escola”. A obra realizada pela prefeitura deixou a moradora muito satisfeita. “Achei muito bom tudo o que está sendo e com o asfalto vai ficar melhor ainda. Com certeza é um trabalho muito bom da Prefeitura”, afirmou a moradora.
Já no bairro São Francisco, as ruas contempladas serão a VL 61, 62, 63, e 64. Além da pavimentação, também receberão drenagem pluvial e bocas de lobo. “Isso é uma coisa muito boa. Toda melhoria é muito importante para o nosso bairro. Se é benefício, é muito bom”, relatou Antônio Cândido de Oliveira, morador do bairro São Francisco há mais de 30 anos. O senhor “Candinho” disse que quando foi morar no bairro, há muitos anos, o São Francisco era muito mais carente em termos de infraestrutura. “Agora aqui está muito bom. Essas ruas receberam os postes com iluminação que sempre foi um pedido nosso. Com a ligação de água/rede de esgoto e também a pavimentação, vai ficar melhor ainda”, finalizou Candinho.O bairro Serra também receberá pavimentação, com exceção das ruas que são áreas de preservação. “Estas ruas foram oficialmente delimitadas pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF como área de preservação ambiental. Além disso, uma cláusula restritiva impede construções nessa área, até mesmo de infraestrutura. Então, esse perímetro delimitado pelo IEF será cercado pela Prefeitura, e não haverá rua e nem qualquer tipo de construção no local”, informou Nilma Silva. A secretária de Obras disse ainda que “as outras ruas já receberam água, esgoto e iluminação, e que agora, elas receberão asfalto”.
Os moradores da rua Cecília Neiva também serão beneficiados pelos investimentos da Prefeitura. O objetivo é que com a as obras de infraestrutura os moradores de alguns prédios deixem de conviver com o problema de invasão de água pluvial no período chuvoso.
Para o centro está previsto a pavimentação das travessas Maria Silvéria e Antônio Guardiano Salgueiro, e a ligação dos bairros Nova Serrana com o Luzia Augusta.
Para o vereador Flavinho que solicitou insistentemente ao Executivo a execução das obras, “os serviços de infraestrutura que estão sendo executados nos bairros Amália Rodrigues, São Francisco, Serra, Centro, Soledade, Siderurgia e Inconfidentes, além de um sonho antigo da comunidade, irão solucionar definitivamente os problemas daquelas comunidades, além de melhorar de forma significativa a qualidade de vida dos moradores”.
A Prefeitura trabalha para que Ouro Branco tenha o máximo de melhorias em todos os bairros. Desta forma, garante mais qualidade de vida para os moradores. “O governo tem convicção que estas obras são prioritárias e que irão de fato resolver os graves problemas de infraestrutura -  heranças deixadas por anos e anos e que agora estamos definitivamente resolvendo”, finalizou Nilma Silva.


quinta-feira, 8 de março de 2012

Durabilidade do motor depende de cuidados especiais

Para que o veículo tenha um bom tempo de uso são necessários certos cuidados, principalmente porque nem sempre o motorista tem condições de ficar trocando de carro constantemente. Mas não é somente a fabricante que deve garantir a qualidade. O motorista também pode prezar por ela. O motor, por exemplo, é uma “peça-chave” do automóvel que necessita de atenção especial para que o veículo tenha mais durabilidade e renda aquilo que se espera dele.
Andar a 40km/h na quarta marcha, por exemplo, representa uma carga muito forte para o motor, ou ainda, ir além da faixa vermelha do conta giros pode danificar peças, entortar válvulas, quebrar bielas, etc, e até mesmo simples atitudes que o motorista está acostumado a fazer. Antonio Cordeiro, consultor técnico da Decar, cita a importância de entender bem o painel de instruções, usar o óleo recomendado pela fabricante e trocar no momento apontado, sempre usar aditivo no sistema de arrefecimento, substituir o filtro de ar e combustível a cada 15 ou 20 mil km, e também substituir o filtro de óleo em todas as trocas, pois a sujeira fica acumulada.
“Recomenda-se verificar o nível de água e óleo pelo menos uma vez por semana, conhecer o fabricante ou importador das peças e quanto tempo a empresa comercializa o produto.”, afirma Cordeiro. Para situações assim, a Decar, fabricante de autopeças, possui diversos componentes para motor, além do kit do motor para linhas VW e Ford, bronzinas, válvulas, anéis, pistões com anéis, entre outros.
Produtos assim têm como objetivo facilitar a vida do motorista quando for necessária alguma troca das peças. “Quando o motor precisa de uma revisão ou retificação, ele apresenta alguns defeitos como excesso de fumaça no escapamento, barulho no motor e a lâmpada no painel de instruções começa a piscar, ou seja, o motor não terá a mesma potência.”, conclui o consultor técnico. Na hora de comprar novas peças ou pedir para o mecânico trocar, verifique se possuem certificação ISO 9001, hoje recomendada pelo Inmetro.

Prefeitura realiza mais um sonho da população e implanta o SAMU em Ouro Branco

Com muito orgulho e satisfação, a Prefeitura de Ouro Branco dá mais um importante passo em prol da saúde da população e passa a oferecer a partir de março, os Serviços de Atendimentos Móveis de Urgência (SAMU 192). O serviço ocupa indiscutível posição dentro do Sistema de Saúde, com reconhecimento de sua importância pela sociedade.
O Samu é um programa dos Governos Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em caso de urgência e emergência. Com estrutura bem montada e profissionais altamente qualificados, o SAMU consegue reduzir sensivelmente o número de óbitos, tempo de internação hospitalar e sequelas decorrentes da falta de um socorro em tempo hábil.
O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, com equipes de profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, ginecologia, obstétrica e de saúde mental da população.
Aumento na qualidade da saúde
A melhoria na qualidade de vida da população sempre foi o objetivo da Prefeitura de Ouro Branco. A implantação dessa base que faz parte do serviço de atendimento do SAMU Centro-Sul de Minas Gerais irá melhorar ainda mais o atendimento à saúde dos moradores, que poderão contar com socorro rápido.
A região Centro-Sul é formada por 50 cidades, entre elas Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena, que implantaram o serviço através de consórcio intermunicipal. Esta será a segunda região de Minas a inserir o serviço. A primeira foi a região Norte, com a regulação do serviço em Montes Claros. A Central de Regulação Centro-Sul será em Barbacena, inaugurada no dia 2 de março, interligará a base às demais cidades.
De acordo com o secretário de Saúde Hideraldo Belini com a implantação do SAMU a população da região Centro Sul ganhará um atendimento extremamente resolutivo.  Os profissionais que irão compor a equipe de trabalho já foram contratados através de Processo Seletivo.
Quando chamar o SAMU?
- Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
- Intoxicação;
- Queimaduras graves;
- Maus tratos;
- Trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou feto;
- Tentativas de suicídio;
- Crises hipertensivas;
- Acidentes e traumas com vítimas;
- Afogamentos;
- Choque elétrico;
- Acidente com produtos perigosos;
- Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.
Como é o atendimento?
A ligação para o número 192 é gratuita com atendimento 24 horas e gravação completa das conversações. Após ligação pelo 192 o solicitante falará com a atendente que pedirá algumas informações como motivo da ligação, se está perto do paciente, e dados como sexo, idade aproximada, endereço e ponto de referência para facilitar a chegada da unidade ao local.
Em seguida, o solicitante conversará com o médico regulador que pedirá informações se o paciente está consciente, respirando, se fala, entre outras. Se for caracterizado que a unidade deverá se deslocar até o local, o médico regulador orientará e acompanhará todo atendimento até a chegada do paciente ao hospital. Caso não seja necessário o deslocamento da unidade, o médico regulador dará todas as orientações necessárias, garantindo a assistência do paciente.
Atendimento móvel
O SAMU dispõe de dois tipos de ambulância: a Unidade de Suporte Básico – USB e a Unidade de Suporte Avançado – USA (UTI Móvel).
A USB é utilizada em casos de emergência quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte eminente. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista e um técnico em enfermagem.
Já a USA é acionada em casos de emergência, quando há necessidade de intervenção medica imediata. Nestes casos, o resgate é feito por um condutor-socorrista, um médico e um enfermeiro.
Se identificar situações de urgência ou emergência ligue 192. Este número é gratuito e dispensa cartão telefônico ou crédito no celular.


População aprova
Os moradores de Ouro Branco estão muito satisfeitos com a notícia e acreditam que a implantação do SAMU irá melhorar ainda mais o atendimento à saúde.
Para Joaquim Teodoro Alves, comerciante e morador de Ouro Branco há 32 anos, o SAMU resolverá muito o problema das pessoas que necessitam de atendimento domiciliar. “A iniciativa de trazer o sistema para cidade foi excelente e todos, sem nenhuma distinção receberão o atendimento com muita qualidade. O SAMU era o beneficio que faltava em Ouro Branco e agora está chegando para ajudar a todos”.
O Farmacêutico e comerciante Tiago Fonseca Campos lembrou da expansão da cidade e dos benefícios que o SAMU oferece. “Diariamente chegam mais moradores e a cidade está em fase de crescimento, por isso a necessidade de um serviço que atenda às urgências e emergências com rapidez e qualidade. Todos vão ganhar muito em atendimento ao socorro necessário. Tomara que seja um sucesso, pois a iniciativa é muito boa”.

terça-feira, 6 de março de 2012

Ciúme

 Que sentimento é este que tem força avassaladora muitas vezes incontrolável. Queima como fel, sobe a cabeça, cega os olhos e descarrega ações brutais, gerando medo, insegurança e revolta.
É o famoso ciúme que governa os corações apaixonados, sinal de carinho e amor.  Dosado é apreciado, exagerado é domínio. Nos dias atuais, a mídia tem enfocado com relevância acontecimentos assustadores, chocantes e surpreendentes deixando os telespectadores em alerta. O ser humano está perdendo a razão. Sua história de vida é marcada por registros bons e ruins. Os ruins são conflitos que guardados no inconsciente tem possibilidades de serem revividos por situações similares no presente. O inconsciente dá respostas para tudo e como não temos a chave dele, sua ação é inconsciente e imprevisível. Ele abre e trás lembranças de um passado remoto ou recente com similaridade na dor.  Uma perda, uma rejeição, uma crítica, um desafio, um abuso, uma violência sexual, uma exposição de imagem, uma traição, uma competição, enfim tudo que mexe com a mente, o coração e a emoção.  Situações escondidas, não valorizadas, desprezadas e não resolvidas comprometem o caminho vital.
Amigo é preciso falar com muita prioridade e seriedade a verdade que leva uma pessoa a cometer um ato grave. No desenrolar dos entendimentos se chega à conclusão - por ciúmes.
Toda relação afetiva tem que ter compreensão, partilha, renúncia, diálogo, amor, perdão, cumplicidade, respeito e liberdade para ser ele ou ela mesma. Quando a proibição toma lugar é sinal que a desconfiança está abrindo portas para sentimentos perversos. Dúvidas que precisam ser comprovadas caso contrário serão tomadas como verdades desencadeando uma estória drástica para o futuro. 
O desgaste dos atritos constantes faz perder o interesse, Muitas tentativas por amor leva a suportar estes transtornos acreditando que é possível reverter. É preciso ter muita garra para prosseguir com o sonho. Não é comodismo, mas amor mesmo que tudo sacrifica para chegar à vitória de ser amado ou amado. Os olhos abertos conseguem ver os erros e consertá-los, mas os fechados levam tempo e pode ser tarde demais.  Esta realidade é que estamos vendo nos canais de comunicação como febre que parece não ser controlada. Tratamento é o único meio para romper esta prisão.
Querido leitor educar um filho não é fácil, se educar é mais ainda, todavia este é o primeiro caminho. Aprendamos a viajar nos sentimentos e educá-los como devem ser. Seremos portadores de esclarecimentos para aqueles que estão na nossa vida e dependem de nós. Evitaremos decepções.       
Até breve. Meu grande abraço.
Elizabeth Resende

Endereço da Dra Beth
Consultório de Psicanálise Menino Jesus de Praga
Rua Frei Conceição Veloso, nº 245 – Bairro João Pinheiro – Belo horizonte – MG – CEP – 30.530-300
E-mail –
psicanalizebethresende@yahoo.com.br

Aniversário de Ouro Branco é marcado por grandes homenagens

Cidadões ourobranquenses homenageados pela prefeitura municipal de Ouro Branco
As comemorações de aniversário dos 288 anos da Fundação de Ouro Branco foi encerrada com uma grande festa em 16/2, na Sede Social da Associação dos Empregados da Açominas (AEA). Na oportunidade, a Prefeitura Municipal homenageou cidadãos que contribuíram para o crescimento da cidade ao longo de2011.
O evento contou com a participação do Prefeito Pe. Rogério, vereadores, autoridades, Secretários e familiares que prestigiaram os homenageados da noite. “É com muita alegria que comemoramos os 288 anos, da cidade de Ouro Branco.
Sonhos de liberdade, e antes de tudo de vida, povoaram as mentes de quem por aqui passaram, em busca do ouro e de riquezas próprias. As margens da serra, vários ciclos começaram; ciclo do ouro, uva, batata, aço e agora o ciclo da educação. No trabalho, na doação, na historia de cada um de vocês que buscam seus sonhos e seus ideais, e que, além disso, contribuem para o crescimento de nossa cidade”, ressaltou o Prefeito Pe. Rogério.
Para o Pe. Paulo Barbosa, homenageado na categoria religioso, Ouro Branco já faz parte de sua vida. “Dos nove irmãos que tenho, seis moram em Ouro Branco. Essa cidade sempre nos abrigou. Quero parabenizar a Prefeitura pelos 288 anos e espero que continue crescendo na erradicação da miséria na busca da cidadania, educação e serviço social”, afirmou.
A emoção tomou conta da platéia quando o gari Jorge Galdino foi destaque da noite na categoria Funcionário Público. Galdino se emocionou quando “puxou” os aplausos, e o público respondeu com muitas manifestações a seu favor. “É uma homenagem importante, pois é o reconhecimento de nosso trabalho. Muito bom poder contribuir para o crescimento de nossa cidade”, disse Marcos Paulo da dupla Marcos Paulo e Patrício, ganhadores na categoria Artista.
Para o diretor do Jornal Ponto de Vista e reconhecido na categoria Meios de Comunicação, Lauderlandson Andrade, foi gratificante receber um prêmio como este, pois mostra que o trabalho que ele realiza no Jornal Ponto de Vista está sendo reconhecido pela população. E também ressaltou a importância da Prefeitura reconhecer pessoas que ajudam no desenvolvimento e crescimento da cidade. “É muito bom saber que seu trabalho está sendo reconhecido e bem aceito pela comunidade. Este título nos impulsiona a prestar serviços cada vez melhor para a população”, anunciou.
O reconhecimento “Cidadão de Ouro”
Instituído pela Administração atual, em 2011, a entrega de títulos e troféus “Cidadão de Ouro”, é um evento que homenageia a quem contribui na construção da história deste município. Em 2012, 78 pessoas foram indicadas divididas em 29 categorias com três indicações.

domingo, 4 de março de 2012

Piadas contadas por Marco Antônio

Maria Madalena estava para ser apedrejada quando Jesus interferiu a seu favor....
- Quem aqui nunca errou, que atire a primeira pedra.....
O português que estava ali por perto, pegou um baita tijolo do chão e meteu bem no meio da testa da Maria Madalena... Jesus foi conversar com o português....
- Escuta meu filho, você nunca errou?
- Desta distância não senhor...
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Na sala de aula, o professor pergunta à garota:
- Dorotéia, você sabe com quantos paus se faz uma canoa?
- Bom, canoa eu não sei, mais tenho uma amiga que com um só, conseguiu apartamento, casa e carro importado!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

O funcionário, para o patrão, desculpando-se após ter sido flagrado dormindo em serviço:
- Não estou dormindo não, chefia! É que o meu serviço é tão fácil que eu faço de olhos fechados!

Nosso amigo Marco Antônio com algumas piadas ótimas




Maverick
Vi esse Carro hoje e me lembrei de você!
 

 
JÁ FOI BONITO
 
JÁ ESTEVE NA MODA
 
JÁ TEVE POTÊNCIA
 
JÁ FOI DESEJADO...
 
AGORA SÓ BEBE!!!!

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS SIDERURGICAS, METALÚRGICAS, MECÂNICAS, MATERIAS ELÉTRICOS DE OURO BRANCO E BASE

Auxílio-doença não é levado em consideração na hora da aposentadoria
A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou que o período em que o trabalhador recebe auxílio-doença do INSS não pode ser levado em conta na base de cálculo usada para fixar o valor da aposentadoria por invalidez.
Um segurado do INSS, aposentado desde 2000, alegava que a autarquia não havia considerado no valor final de seu benefício o tempo em que ele esteve afastado de sua atividade, em razão de um acidente de trabalho. Ele pedia a revisão e o pagamento das diferenças, com juros.
A solicitação chegou a ser atendida na primeira instância, mas a AGU recorreu alegando que, no recebimento do auxílio-doença, o segurado não teve salário de contribuição e, por isso, o pedido afrontava o princípio da preservação do equilíbrio financeiro.

Mantenha sua cidade limpa. Coloque seu lixo nos horários programados.

sábado, 3 de março de 2012

Minha Casa, Minha Vida e Moral Legal – Ações da Prefeitura

Morador  recebe documento que regulariza seu imóvel



Futura moradora do bairro Campo Novo assina termo de compromisso

Foi realizado no dia 15, no auditório Fernando de Oliveira Silva a entrega das escrituras do Programa do Projeto Morar Legal e o termo de compromisso do Conjunto Habitacional Campo Novo.
O Programa Morar Legal tem como objetivo a regularização fundiária, buscando regularizar os imóveis que se encontra com sua documentação em situação de irregularidade. Desde 2005 a Prefeitura de Ouro Branco busca regularizar lotes e assentamentos. Mais de quatrocentas famílias já foram beneficiadas através desde Programa. Esse ano, o Programa já beneficiou sessenta e oito famílias dos bairros Amália Rodrigues, Alto Chalé, Dom Orione, São Francisco, Luzia Augusta e Nova
Serrana.
Segundo o Secretário de Desenvolvimento Social, Odilon Alicio, essa ação é um momento importante na história do município, onde Ouro Branco completa 288 anos de fundação. “Estamos recebendo os munícipes para a entrega de 68 escrituras em cumprimento aos objetivos do Programa Morar Legal, que atende 07 bairros do município: São Francisco, Tiradentes, Luzia Augusta, Nova Serrana, Dom Orione,especialmente, os bairros Alto Chalé e Amália Rodrigues, que neste momento recebem as primeiras escrituras.
Com relação ao Conjunto Habitacional Campo Novo, este projeto foi iniciado em 2010,contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Ouro Branco, do Estado através da COHAB e do Governo Federal, através dos recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, que viabilizou a construção de 60 moradias para atender às famílias cadastradas no CADúnico, e que nunca tiveram moradia”, apontou o Secretário.
“Buscamos garantir um direito natural; o direito de se morar bem. Cada vez mais Ouro Branco está crescendo com qualidade de vida e dignidade. Não basta ter um lote ou uma casa sem ter o documento que prove isso. E nossa administração está dando essa oportunidade”, anunciou o vereador e líder do governo da Câmara de Ouro Branco, Flavio Geraldo.
Segundo a Vice Prefeita Valeria de Melo, a população ourobranquense precisa desse apoio. “Muitas pessoas tem sua casa, porém não eram regularizadas. E com esse Projeto, muitos tem se beneficiado, aumentando a qualidade de vida”, concluiu.
Já o Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, visa a construção de unidades residenciais em Ouro Branco. Todos os serviços de infraestrutura à completa urbanização do empreendimento foram de responsabilidade da Prefeitura.
“Ouro Branco tem muito emprego, e por isso os alugueis tem crescido. Moro há cinco anos de aluguel, e agora sim, vou poder dizer que é a minha casa. Estou muito satisfeita com o apoio que a Prefeitura tem nos dado”, afirmou a auxiliar administrativa, Tatiana Santana.
Sessenta casas foram construídas próximas a Praça de Eventos, Centro e Siderurgia,possibilitando o fácil acesso à cidade. O conjunto habitacional Campo Novo, é o mais novo bairro de Ouro Branco.
“Enche-nos de orgulho saber que cada vez mais estamos dando oportunidade de melhoria aos cidadãos ourobranquenses. Quem não tinha casa, agora tem. E quem já
tem, mas não era regularizada, agora está. Realizamos juntos esses sonhos”,ressaltou o Prefeito Pe. Rogério.
“A sensação que eu tenho é de alívio. É muito tranquilizante saber que agora possuo em mãos os documentos que regularizam minha casa. Sou muito grato por isso”,concluiu o montador de andaime José Roberto dos Santos.
Contribuir para a regularização dos imóveis e construir um conjunto habitacional realizando o sonho da casa própria para sessenta famílias são ações que a Prefeitura faz porque acredita que o acesso a moradia digna é direito de todos.