sábado, 10 de dezembro de 2011

Aniversário de Ouro Branco


Na segunda-feira, 12, Ouro Branco completa 58 anos de emancipação política. Neste dia haverá uma comemoração especial com uma programação especial, inclusive com o tradicional parabéns para você e distribuição de bolo para as pessoas que estarão presentes, tudo isso para você comemorar o aniversário de nossa cidade, por isso participe da festa conosco.   A programação especial vai até o próximo domingo, dia 16.

Muitas pessoas não entendem porque cidade está comemorando apenas 58 anos. Mas vale ressaltar que a comemoração é de emancipação política, ou seja, quando ela deixou de ser distrito de Ouro Branco e passou a ser cidade, com estrutura e administração própria. O município de Ouro Branco foi desmembrado de Ouro Preto, ou seja virou cidade, em 12 de Dezembro de 1953, por isso comemoramos apenas 58 anos nesta data. Para se ter um idéia, o primeiro prefeito da cidade, foi Raymundo Campos, pai da vereadora Cida Campos.  

Mas o povoado de Santo Antônio de Ouro Branco foi fundado em fins do século XVII, provavelmente no ano de 1664, como consequência do processo de ocupação iniciado com as primeiras bandeiras que, subindo o Rio das Velhas à procura de ouro, desbravaram a região, assentando-se ao pé da Serra do Ouro Branco, também denominada, na época, de Serra do Deus Te Livre, por isso a cidade tem provavelmente 347 anos. Apesar de ser considerada uma cidade histórica, Ouro Branco é uma jovem cidade, mas nova até mesmo que Belo Horizonte, que faz aniversário na mesma data.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Lista negra contra trabalhadores



É comum escutar de trabalhadores que, mesmo tendo qualificação profissional, não conseguem emprego em uma determinada região porque há cerca de 15, 20, 25 anos e mais, levou a empresa na justiça do trabalho.
É triste ver que em pleno século XXI, muitos empresários ainda adotam sistemas de perseguição e discriminação contra trabalhadores de forma covarde, simplesmente porque tem a certeza da impunidade reinante no Brasil desde seu descobrimento.
Hoje um bandido furta, paga uma taxa e está livre imediatamente, um banqueiro comete crime de milhões e até bilhões contra o cidadão e aos cofres públicos  e dificilmente vai preso,  pessoas alcoolizadas que atropelam e matam seres humanos e estão livres para repetir a atrocidade e políticos acusados de fazer campanhas eleitorais com recursos recebidos de forma ilícita são absolvidos porque o crime ocorreu em candidatura para mandato anterior.
Infelizmente, só o trabalhador continua sendo condenado a prisão perpétua (lista negra), por um dia ter a “ousadia” de pensar diferente do chefe e fazer o uso de seus direitos em momento e local oportuno.